IP - ISEITA - Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IP - ISEITA - Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada by advisor "Flôres, Fábio"
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- Análise da oportunidade de estimulação motora em crianças da região Algarve (6-11 anos)Publication . Dias, João; Flôres, FábioO documento que a seguir se transcreve tem como finalidade refletir e descrever dinâmicas associadas e desenvolvidas durante o processo de estágio pedagógico, no ano letivo 2021/2022, numa escola secundária em Lagos – Algarve. Estarão registados neste documento todos os fundamentos do processo, todas as opções metodológicas e didáticas, propostas e/ou aplicadas no decorrer do ano letivo. O trabalho prático desenvolveu-se numa turma de terceiro ciclo – 9ºano - onde se aplicaram as orientações curriculares que são consideradas nas Aprendizagens Essenciais que visam promover o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A praticidade do trabalho desenvolvido está registada num portfólio, elaborado com a finalidade de reunir documentos relativos à organização interna do agrupamento, do departamento, do grupo de Educação Física e construídos/personalizados para a turma. Este relatório pretende descrever e refletir sobre o impacto da prática letiva e sobre a análise do percurso enquanto estagiário, na vertente holística e metodológica, com enfoque nas quatro áreas de formação do Professor; Área I – Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Na área IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida - foi desenvolvido um estudo de investigação científica que dá título ao próprio relatório – “Análise da oportunidade de estimulação motora em crianças da região Algarve (6-11 anos).”
- Associação entre a competência motora e o tempo de reação em crianças do ensino básico, num colégio em PortugalPublication . Mesquita, Diogo; Flôres, FábioEste trabalho apresenta uma análise detalhada do estágio realizado na área de Educação Física (EF). Na Área I, descreve-se o local onde o estagiário efetuou a Prática de Ensino Supervisionada (PES), incluindo a instituição e as turmas envolvidas. A Área II aborda os procedimentos seguidos, o planeamento desenvolvido e as estratégias aplicadas no ensino de EF. São discutidas as abordagens pedagógicas utilizadas, assim como as avaliações periódicas, com uma explicação dos critérios e métodos aplicados, bem como os resultados obtidos. Na Área III, é explorada a modalidade de Desporto Escolar em que o professor estagiário atuou, ressaltando os objetivos gerais e específicos dessa prática. Por fim, na Área IV, analisa-se a componente de investigação, focando na associação entre a competência motora e o tempo de reação nos alunos. Os resultados demonstram que, de facto, quanto maior a competência motora, menos o tempo de reação, sublinhando também alguma diferença entre as raparigas e os rapazes.
- Associação entre a competência motora e o tempo de reação em crianças do ensino secundárioPublication . Fernandes, João; Flôres, FábioEste relatório final de estágio, realizado no âmbito do 2.º ciclo de Estudos em Ensino de Educação Física no Instituto Piaget, em Almada, apresenta uma reflexão sobre as competências adquiridas durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES). Estruturado em quatro áreas — Profissional, Social e Ética; Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem; Participação na Escola e Relação com a Comunidade; e Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida —, o relatório descreve a instituição de estágio, os objetivos definidos, o planeamento e os métodos de ensino e avaliação aplicados, assim como a interação com a comunidade escolar. Inclui ainda um projeto científico desenvolvido no âmbito da PES, com destaque para a sua relevância prática. Durante este período, foram acompanhas 3 turmas de diferentes ciclos: uma turma de 6º ano (2ºciclo), sob a orientação da professora Teresa Rodrigues, uma de 7º ano (3ºciclo), também sob a orientação da professora Teresa Rodrigues, e uma de 12ª ano (secundário), sob a orientação do professor Tiago Severino. Estes professores Este documento regista as aprendizagens e experiências do ano letivo de 2023/2024 e constitui um recurso de reflexão crítica e aperfeiçoamento contínuo, visando apoiar o desenvolvimento progressivo e sustentado da prática docente no futuro
- Associação entre a participação em atividades de enriquecimento curricular no rendimento escolar e nas capacidades motoras de alunos do 3º cicloPublication . Vieira, Fábio; Flôres, FábioEste relatório de estágio tem como objetivo apresentar de uma forma sucinta, todo o meu percurso enquanto estagiário ao longo do ano letivo 2021/2022. Este relatório, está dividido em duas partes, a primeira parte é alusiva à prática do ensino supervisionado (PES). Esta primeira, parte faz referência ao enquadramento pessoal do estagiário, à instituição de estágio, às estratégias utilizadas, às turmas com quem se desenvolveu este trabalho, às etapas de avaliação e às considerações finais de cada uma delas. A segunda parte do trabalho aborda a Dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida. Esta Dimensão de investigação, procurou encontrar resultados que afirmassem indubitavelmente os benefícios da prática de Atividade Física e Desportiva (AFD) no 1º ciclo de estudos, a sua influência num grupo de alunos de 3º ciclo no que diz respeito ao conjunto de competências motoras e rendimento escolar em educação física. A amostra formada por 58 alunos de 3º ciclo da Escola Secundária António Damásio, teve como tema: Associação entre a participação em Atividades de Enriquecimento Curricular de Atividade física e desportiva no rendimento escolar e nas capacidades motoras de alunos do 3º ciclo. Este estudo corroborou a ideia inicial que apontava à importância da prática de atividade física e desportiva em idades mais jovens, neste caso, correspondentes ao 1º ciclo.
- Associação entre os níveis de atividade física, competência motora e imagem corporal de rapazes e raparigas do ensino secundárioPublication . Silva, Paulo; Flôres, FábioO presente relatório documenta a experiência prática adquirida no ensino da Educação Física junto de alunos do ensino básico e secundário do Colégio Campo de Flores. Durante o estágio, o principal foco centrou-se no aperfeiçoamento das competências pedagógicas necessárias para estimular a prática de atividade física e a adoção de hábitos de vida saudáveis entre os alunos. No decurso do estágio, acompanhei turmas de diferentes ciclos de ensino, elaborando planos de aula adaptados com o objetivo de promover o desenvolvimento motor dos estudantes. O processo de ensino-aprendizagem foi enriquecido através da aplicação de avaliações diagnósticas, formativas e sumativas, conduzidas maioritariamente pelos professores titulares, permitindo, assim, monitorizar o progresso individual dos alunos e ajustar as estratégias pedagógicas de acordo com as suas necessidades específicas. Para além da prática pedagógica, foi realizado um estudo envolvendo 88 alunos, com o intuito de analisar a relação entre a prática de atividade física, a competência motora e a perceção da imagem corporal. Os resultados obtidos evidenciaram que os alunos que praticavam desporto apresentaram um melhor desempenho em atividades de intensidade vigorosa e moderada, destacando-se, em particular, no desenvolvimento de habilidades de manipulação. Esta experiência permitiu aprofundar a compreensão do papel da Educação Física no desenvolvimento integral dos alunos, consolidando as competências pedagógicas adquiridas e reforçando a importância de uma prática educativa inclusiva e orientada para o bem-estar dos estudantes. Adicionalmente, o estágio consolidou o compromisso com a promoção de um ambiente escolar que valorize não apenas o desenvolvimento motor, mas também o bem-estar físico e psicológico dos alunos.
- Avaliação da perceção subjetiva de esforço de adolescentes em idade escolar em contexto urbanoPublication . Santos, Inês; Flôres, FábioO presente Relatório Final de Estágio enquadra-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do 2.º ciclo de Estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget, em Almada. O estágio pedagógico realizado tem um papel fundamental na formação de novos professores de Educação Física, tornando possível a nossa evolução profissional e pessoal. O presente Estágio Pedagógico ocorreu no Colégio de São Tomás, na Quinta das Conchas, durante o ano letivo de 2022/2023, no contexto da disciplina lecionada de Educação Física no 6º e 12º anos de escolaridade. Este Relatório tem como principal objetivo relatar e refletir sobre as aprendizagens e atividades realizadas durante o estágio, face às expetativas iniciais. Importa mencionar que o presente Relatório se divide em quatro áreas principais. A primeira área trata-se de uma secção descritiva, em que se abordam os principais objetivos do estágio, breve descrição da instituição e todo o desenrolar do processo de estágio. A segunda área pretende descrever o tipo de ensino, avaliação e planeamento implementados no Colégio. Por seu lado, na terceira área descreve-se a nossa participação e papel enquanto professores estagiários na escola, bem como todo o relacionamento com a comunidade docente e educativa. Por fim a área quatro é reservada para a investigação, a qual trata de uma temática ainda pouco explorada em contexto escolar, mas que está intimamente conectada às atividades e exercícios utilizados durante as aulas. Desta forma, buscou-se analisar a perceção subjetiva de esforço de adolescentes no teste de esforço do vaivém que é mensurado indiretamente, componente principal dos testes do FitEscola ® de forma a detetar deficiências na componente da condição física.
- Avaliação da perceção subjetiva de esforço em crianças de uma região rural de PortugalPublication . Atalaia, José; Flôres, FábioO relatório final de estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inerente ao currículo formativo do 2º ciclo de Estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada. O estágio pedagógico desempenha um papel extremamente significativo ao proporcionar uma oportunidade inestimável para colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a formação educacional. Funcionando como um ponto de ligação entre a teoria e a prática, ou seja, permite que os futuros professores em estágio inicial desenvolvam e aperfeiçoem as suas competências de ensino, administração da dinâmica de sala de aula e interação com os alunos. Este estágio ocorreu no AEA, mais concretamente na Escola Secundária de Alcochete (ESA) e na El Rei D. Manuel I, onde foi lecionada a disciplina de Educação Física (EF), no ano letivo 2022/2023. No meu caso em específico, fiquei com duas turmas em fins de ciclo, ou seja, uma turma de 9º e outra de 12º ano. O propósito deste relatório consiste em narrar e analisar as experiências vivenciadas e tarefas empreendidas durante o período de estágio, em comparação com as expectativas iniciais. Este relatório é estruturado em 4 áreas fundamentais: participação na escola, organização e gestão do ensino e aprendizagem, relações com a comunidade e, por fim, uma componente de investigação e inovação pedagógica sobre a avaliação da perceção subjetiva do esforço em crianças.
- Comparação entre a competência motora real de rapazes e raparigas e a percebida pelos professores de educação físicaPublication . Santos, Matilde; Flôres, FábioO Relatório Final de Estágio insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do 2º ciclo de Estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget, em Almada. O estágio pedagógico realizado representa um papel fundamental na nossa formação pessoal e profissional, permitindo-nos evoluir como docentes na área da Educação Física por meio de experiências vivenciadas, conhecimentos e competências adquiridas. O Estágio Pedagógico decorreu no Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal, Escola Secundária de Alcácer do e Sal e Escola Básica Pedro Nunes 2/3, em Alcácer do Sal, durante o ano letivo de 2023/2024, onde foi lecionada a disciplina de Educação Física ao 5º, 8º e 12º anos de escolaridade. Este relatório tem como propósito detalhar e refletir sobre as aprendizagens e atividades realizadas durante o estágio, em comparação às expetativas iniciais. Está dividido em quatro áreas principais: Área I – Profissional, Social e Ética; é descrito e abordado os principais objetivos do estágio e caracterização da instituição; Área II – Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; descreve o tipo de ensino e planeamento; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; descreve a participação da estudante-estagiária na escola e relacionamento com a comunidade, por último na Área IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida, é destinada à investigação, que se encontra interligado com o processo de estágio.
- Comparação entre os níveis de aptidão física de alunos e os seus comportamentos ao pequeno-almoçoPublication . Santos, Diogo; Flôres, FábioO presente documento surge como o culminar do processo de formação e tem por objetivo documentar as atividades desenvolvidas ao longo da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), desenvolvido no ano letivo 2021/2022, integrado no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. A atividade de Estágio, realizada na Escola Básica e Secundária Gama Barros, teve como referência o Guia de Estágio Pedagógico, no qual estão explícitos os objetivos, relativos a quatro áreas de intervenção: Profissional, Social e Ética (Área I), Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem (Área II), Escola e Comunidade (Área III) e Desenvolvimento Profissional (Área IV). O Relatório Final de Estágio assume-se, então, como um documento de caráter reflexivo sobre o impacto do estágio no meu desenvolvimento pessoal e profissional. Esta dissertação é feita em torno do trabalho desenvolvido, tendo como orientação todas as competências definidas nas quatro áreas de formação, articulando-as entre si. Desta forma, todas as dificuldades sentidas, experiências vividas e o investimento feito, serão alvos de análise crítica recorrendo a tarefas de balanço desenvolvidas durante o processo de formação supervisionado. Por último, pretende-se apresentar o projeto socioeducativo de Investigação-Ação.
- Efeito agudo da prática do ténis no tempo de reação simples de jovens em idades escolarPublication . Horta, Bruno; Flôres, FábioO presente documento, denominado de Relatório Final de Estágio, surge como o culminar do processo de formação e tem como principal finalidade a reflexão sobre todos os aspetos e atividades desenvolvidas ao longo da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget, em Almada. O processo de estágio ocorreu no Colégio Atlântico, durante o ano letivo 2022/2023, onde foi lecionada a disciplina de Educação Física a uma turma de 9.º ano e a uma turma de 10.º ano. Este relatório distingue-se em quatro áreas de intervenção. A primeira área descreve os principais objetivos do estágio, a caracterização do local de estágio e das turmas acompanhadas. A segunda área relata o tipo de planeamento, ensino e avaliação utilizado na instituição. A terceira área apresenta de forma detalhada a nossa participação em diversos projeto e atividades enquanto professores estagiários, bem como, a integração e relacionamento com toda a comunidade escolar. Por fim, a última parte conta com uma investigação realizada para explorar os efeitos agudos da prática da modalidade de ténis no Tempo de Reação dos alunos do Colégio. Em suma este ano letivo representou um papel fundamental na formação pessoal e profissional, proporcionando diversos momentos de aquisição de conhecimentos e preparação para o futuro, como professor de Educação Física.