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- Desenhar o espaço pelas ideias. O esquisso como fio condutor do projetoPublication . Coutinho, Ana; Cruz, MartaAtualmente, na era do digital, o computador veio substituir a rotring, o que leva a questionar se a prática do esquisso é uma constante na práxis profissional, no campo disciplinar do design de interiores e da arquitetura. Esta dissertação investiga, sob o ponto de vista do projetista desenhador, cinco casos de estudo: os arquitetos João Mendes Ribeiro, Guilherme Machado Vaz, Désirée Pedro (Atelier do Corvo), Filipe Magalhães (Fala Atelier) e a designer de interiores Eleonora Fedi. Através da análise das entrevistas realizadas aos projetistas em estudo e dos projetos selecionados criteriosamente da autoria dos mesmos, revela-se a importância e a função do esquisso no processo de projeto do espaço. Sobretudo, a relevância da sua prática quer para o projetista, quer para o desenvolvimento do projeto e por consequente para o campo disciplinar do design de interiores e da arquitetura.
- O impacto da prática do desporto escolar na competência motora dos alunosPublication . Bernardes, Bráulio; Flôres, FábioO presente documento, denominado de Relatório Final, tem como principal finalidade a reflexão sobre todos os aspetos e atividades desenvolvidas ao longo da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), desenvolvido no ano letivo 2021/2022, integrado no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. A PES foi desenvolvida na Escola Secundária António Damásio, nos Olivais, Lisboa, especificamente, com uma turma do 7º ano e uma turma de 12º ano de escolaridade (3o Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, respetivamente). A estrutura definida pela Instituição prevê a compreensão do relatório dividido por quatro áreas de intervenção: Profissional, Social e Ética (Área I), Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem (Área II), Escola e Comunidade (Área III) e Desenvolvimento Profissional (Área IV). Relativamente à primeira área é de salientar a oportunidade de ter um conhecimento profundo sobre a estrutura do ensino publico português, pela visão do professor. A segunda área será relatada, de forma reflexiva e critica, de todo o processo de lecionação das aulas de Educação Física (EF). Em relação à terceira área, a reflexão acerca da importância da relação formada com a comunidade escolar, em tarefas como o acompanhamento da direção de turma, a participação em eventos organizados pelo grupo de Educação Física e a realização de projetos de intervenção e investigação-ação. Por último realizei um estudo com o objetivo de perceber o impacto do Desporto Escolar nas competências motoras dos alunos. Concluo que o ano letivo de estágio pedagógico proporciona a compreensão da educação no seu contexto mais abrangente e a reflexão do processo de ensinar e aprender mediante atitudes reflexivas da realidade escolar e do universo da sala de aula onde a ação docente se desenrolou, e permitiu colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso académico e das minhas vivências pessoais desportivas.
- Associação entre a participação em atividades de enriquecimento curricular no rendimento escolar e nas capacidades motoras de alunos do 3º cicloPublication . Vieira, Fábio; Flôres, FábioEste relatório de estágio tem como objetivo apresentar de uma forma sucinta, todo o meu percurso enquanto estagiário ao longo do ano letivo 2021/2022. Este relatório, está dividido em duas partes, a primeira parte é alusiva à prática do ensino supervisionado (PES). Esta primeira, parte faz referência ao enquadramento pessoal do estagiário, à instituição de estágio, às estratégias utilizadas, às turmas com quem se desenvolveu este trabalho, às etapas de avaliação e às considerações finais de cada uma delas. A segunda parte do trabalho aborda a Dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida. Esta Dimensão de investigação, procurou encontrar resultados que afirmassem indubitavelmente os benefícios da prática de Atividade Física e Desportiva (AFD) no 1º ciclo de estudos, a sua influência num grupo de alunos de 3º ciclo no que diz respeito ao conjunto de competências motoras e rendimento escolar em educação física. A amostra formada por 58 alunos de 3º ciclo da Escola Secundária António Damásio, teve como tema: Associação entre a participação em Atividades de Enriquecimento Curricular de Atividade física e desportiva no rendimento escolar e nas capacidades motoras de alunos do 3º ciclo. Este estudo corroborou a ideia inicial que apontava à importância da prática de atividade física e desportiva em idades mais jovens, neste caso, correspondentes ao 1º ciclo.
- O grau de preferência das raparigas em relação à oferta formativa da educação física no ensino secundário e a sua perceção quanto à importância da atividade físicaPublication . Marques, Catarina; Vieira, FernandoA Educação Física (EF) é uma disciplina que procura uma educação integral do corpo e da mente, sendo o movimento o instrumento pedagógico de desenvolvimento motor e cognitivo. Esta disciplina reúne as melhores oportunidades para a prática de Atividade Física (AF), na medida que combina o facto de ser uma disciplina de carácter obrigatório com a disponibilidade de recursos físicos, materiais e orientação de profissionais especializados. Desta forma, a EF revela-se uma disciplina fundamental no contributo da saúde pública. Para que o ensino da Educação Física seja de qualidade, o professor deve ter a capacidade de organizar situações de aprendizagem, de forma que todos os alunos, independentemente das suas características, desenvolvam os conhecimentos, atitudes e competências necessárias, com vista a uma vida fisicamente ativa e saudável. A Prática de Ensino Supervisionada (PES) caracteriza o ano curricular ao qual o professor estagiário aplica as suas aprendizagens num contexto real de ensino, sob orientação de um Orientador Cooperante, assim como todo o envolvimento na vida da comunidade educativa onde se realiza o estágio. Ao longo do processo é esperado que o professor estagiário desenvolva a sua capacidade para refletir acerca dos seus conhecimentos e práticas. A PES responsabiliza de forma progressiva o professor estagiário pelas atividades letivas, iniciando com uma primeira fase de observação e registo das aulas e outras atividades do Orientador Cooperante (OC), passando por uma fase de partilha da organização e gestão da aula entre estagiário e OC, e por último, a fase onde o professor estagiário assume todas as responsabilidades da regência das aulas, sob a supervisão do Orientador Cooperante. Concluída a PES, o professor estagiário elabora um relatório final, contemplando as suas reflexões sobre as facilidades e dificuldades sentidas, que fatores influenciaram os resultados e o que poderia ter alterado, baseando-se na literatura científica. O relatório final tem por base o Decreto-Lei nº 240/2001, de 30 de agosto, que aprovou o perfil geral de desempenho profissional dos professores dos ensinos básico e secundário, e é dividido em 4 dimensões: I. Profissional, social e ética; II. Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; III. Participação na escola e relação com a comunidade; IV - Desenvolvimento profissional ao longo da vida. A quarta dimensão caracteriza um artigo científico desenvolvido ao longo da PES e tem como título “O grau de preferência das raparigas em relação à oferta formativa da Educação Física no Ensino Secundário e a sua perceção quanto à importância da Atividade Física.” Os objetivos deste artigo são perceber a preferência que as raparigas têm em relação à oferta formativa da Educação Física escolar e a sua perceção quanto à importância da atividade física, através da aplicação de dois questionários. O estudo incluiu uma amostra de 146 raparigas das escolas do concelho de Alcobaça. Como resultados, foi possível verificar que o Badminton e o Voleibol são as modalidades com maior grau de preferência e que as raparigas consideram que a atividade física é um contributo fundamental para um estilo de vida saudável.
- Differential Patterns in Motivations for Practicing Sport and Their Effects on Physical Activity Engagement across the LifespanPublication . Nascimento, Marcelo de Maio; Gouveia, Élvio Rúbio; Gouveia, Bruna R.; Marques, Adilson; França, Cíntia; Campos, Pedro; Martins, Francisco; Garcia-Mayor, Jesús; Ihle, AndreasThis study aims to report what motivates individuals to be physically active, to determine whether motivating factors influence physical activity (PA) levels, and whether this differs across the lifespan. This is a cross-sectional study with 498 individuals: 117 adolescents, 306 adults, and 75 older adults. PA was assessed using Baecke’s questionnaire, and motivating factors for practicing sports were investigated using a scale with twelve questions. The factor analysis identified three motivating factors for sports practice: psychosocial, bodily, and well-being. The scale’s overall reliability and internal consistency indicated a Cronbach’s alpha of 0.885. The analysis of covariance (ANCOVA) adjusted for sex indicated the three factors as having a significant effect on PA (p < 0.050); however, only the well-being factor showed a significant interaction with age groups (p = 0.023, ηp2 = 0.030). Subsequently, the effect of the well-being factor on PA scores in each age group was explored through regression analyses. Only older adults showed a significant association in the unadjusted [OR = 0.378, p = 0.001, R2 = 0.243] and the sex-adjusted analysis [OR = 0.377, p = 0.001, R2 = 0.288]. These results help us to better understand the underlying motivational reasons in different age groups for engaging in sports.