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- Associação entre a participação em atividades de enriquecimento curricular no rendimento escolar e nas capacidades motoras de alunos do 3º cicloPublication . Vieira, Fábio; Flôres, FábioEste relatório de estágio tem como objetivo apresentar de uma forma sucinta, todo o meu percurso enquanto estagiário ao longo do ano letivo 2021/2022. Este relatório, está dividido em duas partes, a primeira parte é alusiva à prática do ensino supervisionado (PES). Esta primeira, parte faz referência ao enquadramento pessoal do estagiário, à instituição de estágio, às estratégias utilizadas, às turmas com quem se desenvolveu este trabalho, às etapas de avaliação e às considerações finais de cada uma delas. A segunda parte do trabalho aborda a Dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida. Esta Dimensão de investigação, procurou encontrar resultados que afirmassem indubitavelmente os benefícios da prática de Atividade Física e Desportiva (AFD) no 1º ciclo de estudos, a sua influência num grupo de alunos de 3º ciclo no que diz respeito ao conjunto de competências motoras e rendimento escolar em educação física. A amostra formada por 58 alunos de 3º ciclo da Escola Secundária António Damásio, teve como tema: Associação entre a participação em Atividades de Enriquecimento Curricular de Atividade física e desportiva no rendimento escolar e nas capacidades motoras de alunos do 3º ciclo. Este estudo corroborou a ideia inicial que apontava à importância da prática de atividade física e desportiva em idades mais jovens, neste caso, correspondentes ao 1º ciclo.
- O grau de preferência das raparigas em relação à oferta formativa da educação física no ensino secundário e a sua perceção quanto à importância da atividade físicaPublication . Marques, Catarina; Vieira, FernandoA Educação Física (EF) é uma disciplina que procura uma educação integral do corpo e da mente, sendo o movimento o instrumento pedagógico de desenvolvimento motor e cognitivo. Esta disciplina reúne as melhores oportunidades para a prática de Atividade Física (AF), na medida que combina o facto de ser uma disciplina de carácter obrigatório com a disponibilidade de recursos físicos, materiais e orientação de profissionais especializados. Desta forma, a EF revela-se uma disciplina fundamental no contributo da saúde pública. Para que o ensino da Educação Física seja de qualidade, o professor deve ter a capacidade de organizar situações de aprendizagem, de forma que todos os alunos, independentemente das suas características, desenvolvam os conhecimentos, atitudes e competências necessárias, com vista a uma vida fisicamente ativa e saudável. A Prática de Ensino Supervisionada (PES) caracteriza o ano curricular ao qual o professor estagiário aplica as suas aprendizagens num contexto real de ensino, sob orientação de um Orientador Cooperante, assim como todo o envolvimento na vida da comunidade educativa onde se realiza o estágio. Ao longo do processo é esperado que o professor estagiário desenvolva a sua capacidade para refletir acerca dos seus conhecimentos e práticas. A PES responsabiliza de forma progressiva o professor estagiário pelas atividades letivas, iniciando com uma primeira fase de observação e registo das aulas e outras atividades do Orientador Cooperante (OC), passando por uma fase de partilha da organização e gestão da aula entre estagiário e OC, e por último, a fase onde o professor estagiário assume todas as responsabilidades da regência das aulas, sob a supervisão do Orientador Cooperante. Concluída a PES, o professor estagiário elabora um relatório final, contemplando as suas reflexões sobre as facilidades e dificuldades sentidas, que fatores influenciaram os resultados e o que poderia ter alterado, baseando-se na literatura científica. O relatório final tem por base o Decreto-Lei nº 240/2001, de 30 de agosto, que aprovou o perfil geral de desempenho profissional dos professores dos ensinos básico e secundário, e é dividido em 4 dimensões: I. Profissional, social e ética; II. Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; III. Participação na escola e relação com a comunidade; IV - Desenvolvimento profissional ao longo da vida. A quarta dimensão caracteriza um artigo científico desenvolvido ao longo da PES e tem como título “O grau de preferência das raparigas em relação à oferta formativa da Educação Física no Ensino Secundário e a sua perceção quanto à importância da Atividade Física.” Os objetivos deste artigo são perceber a preferência que as raparigas têm em relação à oferta formativa da Educação Física escolar e a sua perceção quanto à importância da atividade física, através da aplicação de dois questionários. O estudo incluiu uma amostra de 146 raparigas das escolas do concelho de Alcobaça. Como resultados, foi possível verificar que o Badminton e o Voleibol são as modalidades com maior grau de preferência e que as raparigas consideram que a atividade física é um contributo fundamental para um estilo de vida saudável.
- Desenhar o espaço pelas ideias. O esquisso como fio condutor do projetoPublication . Coutinho, Ana; Cruz, MartaAtualmente, na era do digital, o computador veio substituir a rotring, o que leva a questionar se a prática do esquisso é uma constante na práxis profissional, no campo disciplinar do design de interiores e da arquitetura. Esta dissertação investiga, sob o ponto de vista do projetista desenhador, cinco casos de estudo: os arquitetos João Mendes Ribeiro, Guilherme Machado Vaz, Désirée Pedro (Atelier do Corvo), Filipe Magalhães (Fala Atelier) e a designer de interiores Eleonora Fedi. Através da análise das entrevistas realizadas aos projetistas em estudo e dos projetos selecionados criteriosamente da autoria dos mesmos, revela-se a importância e a função do esquisso no processo de projeto do espaço. Sobretudo, a relevância da sua prática quer para o projetista, quer para o desenvolvimento do projeto e por consequente para o campo disciplinar do design de interiores e da arquitetura.
- O impacto da prática do desporto escolar na competência motora dos alunosPublication . Bernardes, Bráulio; Flôres, FábioO presente documento, denominado de Relatório Final, tem como principal finalidade a reflexão sobre todos os aspetos e atividades desenvolvidas ao longo da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), desenvolvido no ano letivo 2021/2022, integrado no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. A PES foi desenvolvida na Escola Secundária António Damásio, nos Olivais, Lisboa, especificamente, com uma turma do 7º ano e uma turma de 12º ano de escolaridade (3o Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, respetivamente). A estrutura definida pela Instituição prevê a compreensão do relatório dividido por quatro áreas de intervenção: Profissional, Social e Ética (Área I), Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem (Área II), Escola e Comunidade (Área III) e Desenvolvimento Profissional (Área IV). Relativamente à primeira área é de salientar a oportunidade de ter um conhecimento profundo sobre a estrutura do ensino publico português, pela visão do professor. A segunda área será relatada, de forma reflexiva e critica, de todo o processo de lecionação das aulas de Educação Física (EF). Em relação à terceira área, a reflexão acerca da importância da relação formada com a comunidade escolar, em tarefas como o acompanhamento da direção de turma, a participação em eventos organizados pelo grupo de Educação Física e a realização de projetos de intervenção e investigação-ação. Por último realizei um estudo com o objetivo de perceber o impacto do Desporto Escolar nas competências motoras dos alunos. Concluo que o ano letivo de estágio pedagógico proporciona a compreensão da educação no seu contexto mais abrangente e a reflexão do processo de ensinar e aprender mediante atitudes reflexivas da realidade escolar e do universo da sala de aula onde a ação docente se desenrolou, e permitiu colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso académico e das minhas vivências pessoais desportivas.