IPAM - Lisboa - Dissertação de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPAM - Lisboa - Dissertação de Mestrado by advisor "Bilro, Ricardo"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Business Plan MILL BAY: Alojamento de Turismo em espaço rural: Salir do PortoPublication . Neves, Ana Beatriz Castelo Branco das; Bilro, RicardoO objetivo do presente projeto é o desenvolvimento de um Business plan para o MillBay, um alojamento de turismo em espaço rural com um moinho reconstruído, focado na ecologia e natureza, sendo 100% sustentável. O marketing tem um papel fundamental para qualquer organização, sendo fundamental a sua integração a todos os níveis, nomeadamente Online e Offline. Para que este projeto possa ser implementado no futuro, este plano apresenta-se como algo necessário, visto que, é fulcral ter uma orientação estratégica organizada para que o projeto possa ter sucesso no futuro. Na Revisão da Literatura foram abordados os temas essenciais deste Projeto: Marketing Turístico; Alojamento de Turismo em Espaço Rural; Turismo; Turismo Sustentável; Turismo em Espaço Rural; Turismo de Natureza; Estratégias de Gestão Turística; Agroturismo; e Portfólio de Produtos. Estes temas foram sintetizados num Quadro de Referências com os pontos mais relevantes para a este Projeto. Ao nível da metodologia, foram recolhidos dados secundários e primários, com o propósito de recolha de informação relevante sobre o comportamento do turista que pernoita em alojamentos de turismo em espaço rural, por forma a obter um conjunto de conhecimentos que permitissem elaborar estratégias e um plano que permita que o alojamento tenha assim sucesso no futuro . Deste modo, apresentaram-se diversas estratégias, e indo ao encontro dos resultados das análises realizadas a estratégias a adotar são maioritariamente no meio online, com o principal objetivo de atingir o nicho de mercado por explorar pretendido, conseguindo uma maior influência e alcance com menos recursos financeiros.. O investimento para este projeto será elevado, devido à construção do alojamento e reconstrução do moinho que é necessária. Após a recolha de informações e desenvolvimento deste projeto, conclui-se que se encontram reunidas as condições para que o projeto seja bem sucedido e que o alojamento tenha sucesso.
- A Co-criação de valor nas ações de Marketing Digital: um estudo de casoPublication . Gonçalves, Érica Cristina Correia; Abreu, Ricardo; Bilro, RicardoO presente case study enquadra-se no âmbito da realização de um estágio curricular para obtenção do grau de mestre em Gestão de Marketing, pelo Instituto Português de Administração e Marketing - Lisboa. A inserção na agência de marketing digital AMA- Apart Marketing Agency, durante um período de 22 semanas, na função de gestor de projetos, permitiu a deteção de um problema organizacional: os clientes da agência, muitas vezes, desconhecem o “porquê” dos seus negócios e as características dos públicos-alvo que pretendem atingir com as ações de marketing digital, o que se traduz, geralmente, em ações mal direcionadas. Assim, considerouse pertinente investigar se uma maior abertura entre o cliente e a agência, numa fase inicial de cada projeto, traduzida num processo de co-criação de valor, poderia influenciar positivamente as ações de marketing digital. Neste sentido, lançou-se a seguinte questão: será que a co-criação de valor exerce influência nas ações de marketing digital? Assim, o intuito deste estudo de caso passa por enquadrar e justificar a pertinência do problema organizacional, tendo por base contributos teóricos na área em investigação em conjugação com os casos reais da AMA, desenvolver uma metodologia adequada ao seu aperfeiçoamento e, ainda, expor um conjunto de recomendações necessárias à sua resolução. Enquanto metodologia foram utilizados três métodos: observação, entrevista e focus group. A utilização destes três métodos qualitativos de análise permitiu, através de uma profunda análise de conteúdo, desenvolver um conjunto de conclusões-chave, sendo que, se destacam as seguintes: há um problema no que se refere ao conhecimento das características, assim como, ao acompanhamento do público-alvo nos meios digitais por partes dos clientes da agência; estas micro e pequenas empresas consideram que o marketing é o elemento maioritariamente responsável pelo sucesso das suas vendas e, por último, a compreensão da importância da co-criação de valor nas ações de marketing, traduzse em ações de marketing digital mais eficazes. Deste modo, a discussão dos resultados obtidos é exposta na parte final deste trabalho, traduzindo-se, por sua vez, num conjunto de recomendações deixadas à agência AMA, das quais emerge a descrição do processo de implementação e, seguidamente, as conclusões finais obtidas.
- Como eliminar filas de espera no serviço da nacionalidade na organização IRN?Publication . Rodrigues, Teresa Koch Fritz; Bilro, RicardoNo decorrer do Mestrado em Gestão de Marketing, o meu desejo desde o início sempre foi realizar um estágio profissional, com o intuito de perceber na prática como funciona o marketing no interior de uma organização. Vinda de Gestão e ter a oportunidade de juntar os conteúdos de gestão aos conteúdos de marketing, tornou-se excelente quando ao chegar à organização tinha de aplicar ferramentas de gestão em trabalhos de marketing. Ao chegar à organização, foi-me proposto realizar um projeto com o objetivo de solucionar um problema já existente num dos serviços dessa organização. A ideia principal deste projeto, passa por analisar o mercado, a organização como um todo e o serviço em particular, de modo a compreender o funcionamento da organização e em que universo a mesma está inserida. Sendo a organização pública de prestação de serviços e inserida no setor da justiça, ou seja, tendo a mesma um enquadramento legal, os temas de revisão de literatura são sobretudo em relação ao Marketing de Serviços, ao desempenho do Serviço Público noutros países do mundo, aos Stakeholders deste tipo de organizações e às Tecnologias e Plataformas Online usadas em todo o mundo para a Gestão Pública. Após a revisão de alguns temas abordados na sociedade, o próximo passo será a análise do ecossistema, com a recolha de alguns dados estatísticos, a análise de alguns fatores que influenciam a organização e a análise interna da própria organização. Em seguida irá ser implementada a metodologia, composta por uma Observação Direta em Loja e um conjunto de Entrevistas. Esta metodologia irá trazer resultados para que de seguida se possa proceder à Análise Estratégica do Projeto e ao Enquadramento das Opções Estratégicas do Projeto, ou seja, serem desenvolvidas e detalhadas estratégias para migrar o serviço do presencial para o online e assim combater o problema principal da organização. Por fim irei proceder às minhas conclusões acerca deste estudo e deste projeto e irei dar recomendações para que a organização conduza o serviço por outro meio.
- Há mais do que "Social" e "Selling" em Social Selling: analisando o conceito e suas implicaçõesPublication . Pinto, Mariana Lima de Souza; Bilro, RicardoO processo de compra evoluiu e com isso surgiu a necessidade de reinventar o processo de vendas. Através de ferramentas e táticas de marketing e vendas, o social selling se apresenta como uma estratégia que apoia a empresa como um todo a se posicionar no início da jornada de compras. Além disso, permite que a empresa retome a influência no processo de tomada de decisão, através de educação dos prospects, construção e fortalecimento de relacionamento baseados na confiança, estratégias de prospecção personalizadas e geração de valor e conteúdo. Neste âmbito, o presente trabalho tem como objetivo dar notoriedade à um tema ainda pouco explorado em alguns mercados e propor um programa de aplicação da estratégia em empresas, tendo em consideração os princípios básicos do social selling.
- O impacto das estratégias de Massclusivity na imagem de marca das marcas de moda de luxoPublication . Pires, Rita Curião Dominguez de Oliveira; Bilro, RicardoEsta dissertação tem como objetivo principal compreender o impacto das campanhas de massclusivity na imagem da marca das marcas de moda de luxo bem como na sua possível diluição. A presente investigação tem na sua composição a exposição e a análise do conceito de luxo e a sua perceção, do perfil do consumidor de luxo, do conceito de marcas de luxo e marcas de luxo no setor da moda e ainda feita a devida distinção entre marcas de moda de luxo e marcas de produção em massa, foram ainda clarificados e analisados os conceitos: masstige, massclusivity, imagem da marca e diluição da marca. Foi realizada uma entrevista a uma amostra de 23 consumidores de luxo com o intuito de compreender melhor a sua dinâmica e até opinião e sentimentos acerca de vários tópicos como é o caso da sua perceção do que é o luxo, da importância que as campanhas das marcas de luxo têm para si, da sua imagem da marca Prada antes e após visualizarem uma Campanha de massclusivity feita pela mesma marca e ainda a perceção que o mesmo grupo tem deste tipo de campanhas, se é algo que afeta ou não a imagem da marca e até da categoria em que a mesma se insere: marcas de luxo. O presente estudo identifica possíveis impactos que poderão gerar implicações na atual visão da gestão das marcas de moda de luxo como também das marcas de moda e de luxo em geral. Apesar de os consumidores revelarem que de facto este tipo de campanhas tem impacto na sua imagem da marca, de forma negativa, quando é algo recorrente, pois isto é algo que fará com que a marca se torne mais acessível e com que a mesma inicie a sua diluição e afastamento dos seus normais consumidores, é também possível compreender que a maioria dos consumidores gosta deste tipo de campanhas quando é algo pontual e é algo que consideram normal, devido ao facto de já várias marcas o fazerem.
- A influência das abordagens tradicionais de Marketing Desportivo nas Aatitudes de lealdade dos adeptos de clubes de futebolPublication . Costa, Ana Beatriz Rodrigues da; Abreu, Ricardo; Bilro, RicardoTal como a evolução tecnológica, também a literatura desportiva tem procurado manter-se atual e inovadora. No entanto, com o foco nas novas tecnologias, algumas das abordagens tradicionais acabam por ser esquecidas e, muitas vezes, menosprezadas. Foi com isto em mente que desenvolvemos esta dissertação em torno da influência de abordagens tradicionais de marketing desportivo nas atitudes de lealdade dos adeptos de futebol. Recorrendo sempre a evidências comprovadas pelos autores da literatura, escolhemos incidir particularmente sobre os bilhetes de época, as visitas às instalações dos clubes e a venda de produtos promocionais, compreendendo a sua influência nos itens não relacionados com o produto e os benefícios de marca. Para compreender esta influência foi aplicado um estudo quantitativo, com recurso a um questionário distribuído por diversas plataformas online, que permitiu validar as hipóteses previamente colocadas. Os resultados obtidos revelam que todas as hipóteses colocadas foram verificadas. Como tal, conclui-se que: “os bilhetes de época influenciam positivamente os itens não relacionados com o produto”, “os bilhetes de época influenciam positivamente os benefícios de marca”, “as visitas às instalações do clube influenciam positivamente os itens não relacionados com o produto”, “as visitas às instalações do clube influenciam positivamente os benefícios de marca”, “a compra de produtos promocionais influencia positivamente os itens não relacionados com o produto” e “a compra de produtos promocionais influencia positivamente os benefícios de marca”.
- Influência das Redes Sociais no processo de decisão de compraPublication . Ferreira, Diogo Matias Polido; Abreu, Ricardo; Bilro, RicardoCom o aumento da utilização de redes sociais e enquanto novo meio de adquirir novos produtos/serviços digitais, o presente estudo tem o objetivo de investigar a confiança que as pessoas têm dentro das redes sociais, no processo de decisão de compra e características associadas. Como tal, este estudo tem como intuito compreender a interação da confiança nas redes sociais entre o WoM e intensão de compra como também entre o envolvimento online do consumidor e a intenção de compra. Para prosseguir com esta investigação, foi necessário recorrer a métodos quantitativos, utilizando um questionário baseado em estudos com escalas idênticas. A informação recolhida através do inquérito, conta com uma amostragem de 242 (duzentas e quarenta e duas) participações, partilhado nas redes sociais, nomeadamente o Facebook, Instagram e LinkedIn, de modo a compreender o seu comportamento nas redes sociais, bem como o grau de confiabilidade dos grupos de redes sociais e influencer, entender a dinâmica de passa palavra, o envolvimento do consumidor nas redes sociais e a intenção de compra. O estudo identificou alguns impactos relevantes relativamente às variáveis em estudo, que condiciona de certa forma a intenção de compra por parte dos consumidores, compreendendo através das métricas utilizadas neste estudo.
- A influência dos apelos racionais e emocionais na publicidade televisivaPublication . Neves, Alexandre Assunção das; Bilro, RicardoDevido a relevância da publicidade televisiva como um meio de comunicação entre uma determinada empresa e o telespectador, torna-se crucial abordar uma questão que pode trazer grandes benefícios para ambos. Além de apresentar produtos e serviços, a publicidade também pode influenciar os indivíduos por meio da sua capacidade de persuasão e, assim, atrair um grande número de consumidores. Entre as inúmeras ferramentas de persuasão, considerei os apelos racionais e emocionais, que são utilizados há anos a partir da retórica de Aristóteles (logos e pathos), mas que mostram ainda serem eficazes nos dias de hoje. Neste contexto, pretende-se saber qual destes dois apelos exercem maior influência no telespectador. Baseado em uma bibliografia composta por livros, dissertações e artigos científicos foi possível compreender os temas que envolvem este estudo e utilizar uma metodologia capaz de responder as hipóteses e ao objetivo geral. Este estudo permitiu concluir que ambos os apelos racionais e emocionais exercem alguma influência sobre os telespectadores e podem ser consideradas ótimas ferramentas de persuasão. No entanto, também concluiu-se que os apelos emocionais influenciam mais do que os apelos racionais nas publicidades televisivas. Acredita-se que este estudo será de suma importância para aqueles que buscam entender e aprofundar-se um pouco mais sobre esta temática. Além disso, os resultados poderão ser úteis para futuras pesquisas e para os setores de marketing das empresas, na medida em fornece dados que proporcionam um melhor entendimento destas duas ferramentas de persuasão, permitindo desse modo, definir estratégias de marketing mais eficazes e assim posicionarem-se num mercado com uma vantagem frente a concorrência. Por se tratar de uma amostra por conveniência, este estudo limita-se a uma compreensão do universo em que está inserido, mas que não pode ser considerado como uma verdade absoluta. Portanto, recomenda-se que, em pesquisas futuras, sejam consideradas amostras probabilísticas com maior abrangência. Além disso, aconselha-se também considerar uma análise bilateral e a comparação das concordâncias sobre os apelos racionais e emocionais com os dados sociodemográficos.
- Lançamento de um novo serviço na EUROPALCO: Máquina de Impressão 3DPublication . Tiago, Andreia Filipa Gama Miguel; Bilro, RicardoVinda de Desporto, que sempre foi a minha área de eleição, decidi por vários motivos embarcar numa outra em expansão que é o Marketing. Desde o início do Mestrado em Gestão de Marketing, que tinha muita vontade em realizar um estágio profissional, com o intuito de pôr em prática os conteúdos abordados no curso e assim perceber como funciona o marketing dentro de uma organização. Dia 2 de Setembro de 2019 é o primeiro dia no estágio, estou nervosa e com imensas expectativas, sendo recebida de braços abertos pela minha orientadora. Houve uma sessão de acolhimento e de seguida, começámos o trabalho. Passados alguns dias, foi-me transmitida a informação de que no próximo ano (2020) a EUROPALCO iria adquirir uma nova máquina para disponibilizar um novo serviço para os seus clientes: a Impressão 3D. Rapidamente decidi que iria desenvolver um projeto para a empresa e que esse seria o meu tema. A ideia principal deste projeto é então a elaboração de um plano de marketing que vise comunicar aos clientes este novo serviço disponibilizado pela empresa,sobretudo às agências de eventos e às empresas, que são o Target da EUROPALCO. Estamos perante uma organização de prestação de serviços inserida no setor do turismo e sobretudo dos eventos, logo os temas de revisão de literatura são sobretudo o Turismo, Marketing de Serviços, Stakeholders e tudo o que envolver o serviço em questão, desde o que é, como se processa, e quais as suas limitações e possibilidades. Após esta revisão, torna-se fundamental analisar todo o ecossistema da empresa, analisando os fatores que influenciam a organização tanto de forma interna como externa. De seguida, será implementada a metodologia composta por uma Observação num evento, e um conjunto de Entrevistas a algumas empresas de variadossetores como a decoração, hotelaria, eventos, etc. Osresultados desta metodologia levarão à Análise Estratégica do Projeto e ao Enquadramento dessas Opções Estratégicas do mesmo. Ou seja, serão desenvolvidas e detalhadas estratégias para comunicar o novo serviço da empresa. Por fim, irei expôr todas as minhas conclusões acerca do estudo e projeto realizado, dando recomendações para que a organização consiga obter resultados deste novo serviço
- Marketing Integrado: inclusão da implementação de materiais digitais: o caso da Leo BurnettPublication . Lopes, Ricardo Miguel Pinto; Bilro, RicardoA Leo Burnett, inserida na Publicis Groupe (uma das maiores empresas de exploração de publicidade no mundo), é a agência em Portugal mais premiada nos principais festivais internacionais de publicidade. Focada, essencialmente, na publicidade tradicional (above the line) tem grande potencial de crescimento na execução e implementação de materiais digitais, com capacidade de gerar maiores lucros. Torna-se importante identificar estratégias para que a agência consiga integrar todo o trabalho, tanto o online com os offline, na sua resposta aos seus clientes, tendo em vista a sua melhoria lucrativa, de presença no mercado e de oferta ao cliente. Para explorar esta possibilidade de mudança no modo de trabalho foi aplicado como método de recolha um focus group com a presença dos principais elementos da LB Portugal e das agências/grupos da PG que trabalham em contacto com a LB. Compreendeu-se que existem algumas questões internas que parecem dificultar o crescimento potencial procurado na execução e implementação de materiais digitais no seio da PG – a organização do departamento responsável pela componente digital e a aparente resistência à mudança dos colaboradores da empresa. Propõem-se, então, estratégias de gestão da mudança que procuram fazer face a estas dificuldades, através de um processo faseado e atento à individualidade de cada colaborador e ao trabalho integrado de todas as áreas envolvidas, construído com base no modelo ADKAR de Jeff Hiatt, fundador da Prosci.