Browsing by Issue Date, starting with "2020-11-26"
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- NOVOS RUMOS DA SUSTENTABILIDADE E TURISMO DE HABITAÇÃO/RURAL – A CASA DA PEQUENINA/ABOIM DA NÓBREGA VILA VERDE - BRAGAPublication . Madureira, Serafim Jorge Silva; Cannatà, MicheleO presente trabalho de investigação aborda a implementação de uma exploração de turismo em espaço rural, em Aboim da Nóbrega, lugar de Vila Verde, um lugar quase abandonado. A escolha deste trabalho foi motivada pelo conhecimento prévio da propriedade onde se pretende implementar o Turismo em Espaço Rural, numa grande propriedade que outrora ali existiu, e que agora se encontra praticamente na sua totalidade abandonada e em risco de ruína – a Casa da Pequenina. Este trabalho aborda a sustentabilidade de um edificado datado de 1828, como uma exploração de carácter turístico e propõem-se soluções de sustentabilidade, nomeadamente a Permacultura e o Turismo Rural. Desta forma procura-se combater a deslocalização de pessoas, melhoramento do meio ambiente e criar/inovar um ponto de desenvolvimento para a freguesia. Caracteriza-se a povoação de Aboim da Nóbrega e seu enquadramento natural e geográfico fundamentando assim, a necessidade de implementação de um espaço que seja vivenciado, ao mesmo tempo que se promova o turismo, criando um polo dinamizador para um reinventar do espaço rural de Aboim da Nóbrega. Finalmente explora-se a implementação de uma exploração de Turismo de Aldeia em Aboim da Nóbrega.
- Grau de Dependência dos Clientes com Patologia Ortotraumatológica na RAMPublication . Santos, Tânia; Bettencourt, MeríciaA dependência resulta de um défice que limita a atividade, relaciona-se com a incapacidade da pessoa para a satisfação das necessidades humanas básicas. Resultante do duplo envelhecimento da população, decorrente de uma maior longevidade, constata-se que as doenças crónicas não transmissíveis se tornaram mais prevalentes e consequentemente a dependência. Assim, este estudo procurou responder à seguinte pergunta de investigação: “Qual o grau de dependência dos clientes alvo de cuidados de enfermagem de reabilitação, com patologia ortotraumatológica, no serviço de saúde da RAM?” Neste estudo do tipo exploratório e descritivo, participaram 163 clientes com patologia ortotraumatológica, alvo de cuidados de enfermagem de reabilitação, maioritariamente do género feminino, idosos, vivendo em domicílio familiar, casados, com baixo nível de escolaridade e reformados ou inválidos. A dependência é mais acentuada nos idosos, do género masculino, que não sabem ler nem escrever, reformados ou inválidos e que se encontram, sobretudo, nas Unidades de Internamento de Longa Duração. O item H, Higiene, é o que apresenta a maior percentagem de participantes no grau mais grave de dependência. O item comunicação, item J, foi aquele em que mais participantes se encontravam no Grau 5, praticamente independentes. Verificou-se que, tal como encontrado na literatura que as atividades comer e beber, posição corporal, mobilidade, higiene e evitar perigos foram os itens da Escala de Dependência em Cuidados de Enfermagem de Reabilitação com maior prevalência, constituindo uma chamada de atenção no sentido de planear e implementar ações de enfermagem de reabilitação adequadas e exequíveis, que visem a promoção da independência funcional, o autocuidado, a manutenção capacidades remanescentes e a prevenção de acidentes. Tal como em vários dos estudos publicados, a dor foi referida pela maioria dos participantes neste estudo. De salientar que a evidência científica nos revela que a dor está frequentemente presente na patologia ortotraumatológica e é causadora de limitação no desempenho de AVD e consequente dependência. Porque a dependência pode estar presente em qualquer fase da vida, não sendo a idade que a define, mas sim determinados processos patológicos que levam ao declínio e consequentemente à dependência, sugerem-se mais estudos neste âmbito e que avaliem os impactos da intervenção do enfermeiro de reabilitação nos níveis de dependência dos clientes com patologia ortotraumatológica.
- Controlo de Processo e QualidadePublication . Paulino, Ana Jacinta Rodrigues; Dias, Maria João Mendes Cardoso BarrocaO estágio teve como objetivo o acompanhamento das várias linhas de produção, garantindo sempre a qualidade e segurança alimentar, de forma a satisfazer as necessidades dos clientes. Para garantir produtos de qualidade, é necessário criar mecanismos e instruções a serem cumpridos, de modo a garantir a sua segurança ao longo da cadeia de fabrico, desde a receção das matérias-primas até a expedição do produto.Deste modo o relatório pretende descrever as tarefas realizadas como Técnica de Processo e Qualidade nomeadamente na colaboração na identificação das necessidades de melhoria, tanto em termos de formulação como de embalagens; na identificação e implementação de pontos de controlo no processo que contribuam para a qualidade do produto, melhoria contínua e diminuição do custo industrial; na análise de causas de não conformidade, propostas e implementação de ações corretivas/preventivas adequadas, com os diversos setores envolvidos; na colaboração com a equipa de HACCP no levantamento de perigos e definição de medidas de controlo do Sistema de HACCP (Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos) e na colaboração com a produção na monitorização dos PCC (Pontos Críticos de Controlo).
- Controlo de Processo e Qualidade - Monitorização de uma linha de produção de Bolachas Butter CookiesPublication . Paulino, Ana Jacinta Rodrigues; Barroca, Maria João Mendes CardosoO estágio teve como objetivo o acompanhamento das várias linhas de produção, garantindo sempre a qualidade e segurança alimentar, de forma a satisfazer as necessidades dos clientes. Para garantir produtos de qualidade, é necessário criar mecanismos e instruções a serem cumpridos, de modo a garantir a sua segurança ao longo da cadeia de fabrico, desde a receção das matérias-primas até a expedição do produto.Deste modo o relatório pretende descrever as tarefas realizadas como Técnica de Processo e Qualidade nomeadamente na colaboração na identificação das necessidades de melhoria, tanto em termos de formulação como de embalagens; na identificação e implementação de pontos de controlo no processo que contribuam para a qualidade do produto, melhoria contínua e diminuição do custo industrial; na análise de causas de não conformidade, propostas e implementação de ações corretivas/preventivas adequadas, com os diversos setores envolvidos; na colaboração com a equipa de HACCP no levantamento de perigos e definição de medidas de controlo do Sistema de HACCP (Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos) e na colaboração com a produção na monitorização dos PCC (Pontos Críticos de Controlo).
- [Neurodevelopmental Pediatrics in Portugal: Hospital Patient Volume, Resources and Needs - Changes After Ten Years]Publication . Oliveira, G; Nunes Vicente, I; Guardiano, M; Aguiar, L; Loureiro, S; Gouveia, R; Glória Silva, FIntroduction: Neurodevelopmental disorders are, in modern societies, the most common chronic pediatric conditions. Many remain in adulthood. Organizing the national health care network to respond efficiently and effectively requires grounded knowledge of care needs. The Neurodevelopmental Pediatrics Society of the Portuguese Society of Pediatrics in order to know the current hospital care reality of Neurodevelopmental Pediatrics, carried out a national survey in 2007, repeating it ten years later. Material e Methods: In the 2016-2017 biennium, a survey of 45 hospital units was conducted on the patient volume of Neurodevelopmental clinics, the allocation of human resources, and the needs for professional reinforcement. Results: We obtained a 100% response rate. The total number of Neurodevelopmental Pediatrics consultations rose from 38 238 (2007) to 99 815 (2017). The number of professionals has also increased: pediatricians increased from 82 to 156. A median of 101 children were awaiting first consultation, compared with 185 in 2007. Discussion: In a decade, the patient volume almost tripled. The reinforcement of professionals, even though it was beneficial, did not increase accordingly; even so, the number of children on the waiting list for their first appointment has almost halved, reflecting the commitment of professionals. Conclusion: It is noteworthy that the overall improvement of the national response in the area of Neurodevelopmental Pediatrics is remarkable. However, the requested reinforcement of human resources from a multidisciplinary perspective should not be neglected in view of the continuous improvement in care delivery in an area of great chronicity and complexity.
- FANFARRAS, SUÍTES E DANÇAS - ORQUESTRA ACADÉMICA METROPOLITANAPublication . Leitão, Rui Campos; Burfin, Jean-Marc; Novais, António; Afonso, Pedro; Andrade, DeboraBrochura de sala do concerto realizado pela Orquestra Académica Metropolitana a 26 de Novembro de 2020 no CENTRO CULTURAL E DE CONGRESSOS DAS CALDAS DA RAINHA no âmbito da Temporada 2020/2021 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras de Tomasi e Stravinsky. O concerto foi dirigido pelo Maestro Jean-Marc Burfin, Maestro Titular da Orquestra Académica Metropolitana, e pelos alunos de Direção de Orquestra da Licenciatura em Música da ANSO.
- Impressão tridimensional — 3D-PRINTING (3DP) — Uma estratégia inovadora para a produção de medicamentosPublication . Figueiredo, Sara; Brízio, Ana; Carvalho, Fátima; Fernandes, Ana I.; Pinto, João F.
- Limpeza e hidratação do rosto: hábitos e preferênciasPublication . Pires, S.; Laúdo, D.; Auxtero, M. D.
- Alergias “alimentares” a medicamentos: presença de proteína do leite de vaca, soja e /ou glútenPublication . Auxtero, M. D.; Brás, A.; Casimiro, A.; Costa, I. M.; Figueiredo, A.; Santo, M.
- “Agitar antes de usar” – rotular não basta!Publication . Neves, Inês; Auxtero, Maria Deolinda