Browsing by Issue Date, starting with "2021-07-20"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Cutaneous manifestations associated with SARS CoV-2: an emerging topic in a pandemic eraPublication . Luís, Helena; Barros, Carolina; Malheiro, AlexandraA 70-year-old man was admitted to our COVID-19 ward with thoracalgia, productive mucus cough, fatigue and erythematous–violaceous macules on the inner side of feet and interdigital regions. The patient was started on oxygen and dexamethasone. On the day of discharge, he maintained the skin changes despite the resolution of COVID-19 symptoms. A 57-year-old woman initially presented with diffuse urticarial rash on the cervical and chest region. Oral cetirizine was started, and pruritus improved. Thirty days after the discharge, the patient maintained the rash, but without pruritus. A 49-year old man was admitted with thoracalgia, shortness of breath, dry cough and urticarial rash on the cervical and chest region. The patient was treated with cetirizine. The pruritus improved, and 5 days after discharge, the urticarial areas completely disappeared
- Discinesia paroxística em cãesPublication . Bastos, Nádia Filipa Fernandes; Montezinho, Liliana Cristina PereiraA discinesia paroxística tem-se tornado cada vez mais reconhecida e estudada na Medicina Veterinária. É considerada uma doença do movimento e caracteriza-se por apresentar episódios de movimentos involuntários. Durante o episódio o animal permanece consciente, não se observa sinais do sistema nervoso autónomo e o comportamento pós ictal é normal. O mecanismo que suscita esta doença não é totalmente conhecido, porém alguns estudos consideram muito provável ser uma disfunção dos gânglios da base, que reflete uma alteração do funcionamento dos circuitos que contribuem para o controlo do movimento voluntário. A classificação das discinesias paroxísticas é baseada na etiologia, e permite diferenciar as discinesias paroxísticas primárias, ou de origem hereditária, das discinesias secundárias, ou de origem adquirida. Existem várias evidências de discinesia paroxística primária reportada em diversas raças de cães publicadas na literatura. A discinesia paroxística secundária está relacionada com a administração de fármacos ou doenças que causam alterações estruturais intracranianas. A abordagem de diagnóstico a esta doença deve ser criteriosa, tendo em conta uma descrição detalhada do episódio ou a visualização deste em vídeo. A realização de testes genéticos ou o teste de sensibilidade ao glúten permite diagnosticar a doença em raças de cães específicas. A abordagem terapêutica pode ser feita através da administração de fármacos antiepiléticos, como a acetazolamida, fluoxetina, levetiracetam, ou através da alteração da alimentação do animal para uma dieta sem glúten. No entanto, também há evidências de casos em animais que cessam os episódios sem qualquer tratamento instituído, sugerindo tratar-se de uma condição benigna e autolimitante. Apesar da evolução atual e constante sobre este tema, outros estudos tornam-se necessários para investigar os mecanismos genéticos e fisiopatológicos subjacentes às manifestações clínicas desta doença e assim se proceder ao seu diagnóstico com maior facilidade e rigor, bem como desenvolver abordagens terapêuticas consensuais, apoiadas por ensaios clínicos através de estudos retrospetivos, farmacológicos, bioquímicos e genéticos.
- O controlo de pagamentos no reforço do fluxo monetário da cadeia de abastecimento de uma empresa de logística - o caso da Healthco - Business Services & Management, SGPS, S.A.Publication . Matos, Duarte; Vilaça, AbílioO fluxo monetário no domínio da logística é extremamente importante para garantir a estabilidade da cadeia de abastecimento. É neste contexto que neste trabalho se investigou a questão do controlo dos pagamentos da cadeia de abastecimento de uma empresa logística, no caso a Healthco-Business Services & Management, SGPS, S.A.. O relatório apresenta um estudo e demonstração de como as tarefas de verificação e controlo de pagamentos numa Cadeia de Abastecimento ligada ao setor da saúde possui um papel extremamente relevante e contribui para evitar bloqueios e disfuncionalidades no sistema. Efetivamente é possível constatar pelo estudo de caso da Healthco - Business Services & Management, SGPS, S.A., como as tarefas de controlo de pagamentos são efetuadas, apresentando um conjunto de melhorias a implementar para o seu bom funcionamento. Apresentam-se exemplos de melhoria e estabelece-se a relação entre todos os elementos da Cadeia de abastecimento, desde os fornecedores, passando pelas empresas de logística e distribuição, até aos clientes. O mercado da oferta e da procura estão ligados por cadeias de fornecimento em que a função monetária surge necessária e consistente para garantir o seu equilíbrio.
- Vinculação e dificuldades de regulação emocional em jovens adultos vítimas de maus-tratos na infânciaPublication . Aranha, Catarina; Semedo, DanielaA presente dissertação tem como fundamental objetivo analisar a inter-relação entre as distintas dimensões da vinculação e as dificuldades na capacidade de regulação emocional, em jovens adultos vítimas de maus tratos no período da infância. Para o efeito, apresenta-se um enquadramento teórico explorando, sobretudo, definições e associações entre as variáveis acima explicitadas. A amostra é composta por 55 participantes, de ambos os sexos (feminino = 63.6%; masculino = 36.4%) , com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos ( M= 22.29; DP= 2.362) , que tenham experienciado maus tratos aquando da sua infância. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário que contempla as características sociodemográficas dos participantes e permite a caracterização das situações de maus tratos. Para a análise das variáveis psicológicas foram utilizadas a Escala de Vinculação do Adulto (EVA) e a Escala de Dificuldades de Regulação Emocional (EDRE). Os principais resultados obtidos demonstram que a duração dos maus tratos se encontra positivamente relacionada com a ansiedade e com um acesso mais limitado a estratégias de regulação emocional. Foram ainda encontradas evidências significativas de que, na sua generalidade, todos as dimensões da vinculação se encontram relacionadas com as diversas dificuldades na capacidade de regular emoções.
- Influência das Redes Sociais no processo de decisão de compraPublication . Ferreira, Diogo Matias Polido; Abreu, Ricardo; Bilro, RicardoCom o aumento da utilização de redes sociais e enquanto novo meio de adquirir novos produtos/serviços digitais, o presente estudo tem o objetivo de investigar a confiança que as pessoas têm dentro das redes sociais, no processo de decisão de compra e características associadas. Como tal, este estudo tem como intuito compreender a interação da confiança nas redes sociais entre o WoM e intensão de compra como também entre o envolvimento online do consumidor e a intenção de compra. Para prosseguir com esta investigação, foi necessário recorrer a métodos quantitativos, utilizando um questionário baseado em estudos com escalas idênticas. A informação recolhida através do inquérito, conta com uma amostragem de 242 (duzentas e quarenta e duas) participações, partilhado nas redes sociais, nomeadamente o Facebook, Instagram e LinkedIn, de modo a compreender o seu comportamento nas redes sociais, bem como o grau de confiabilidade dos grupos de redes sociais e influencer, entender a dinâmica de passa palavra, o envolvimento do consumidor nas redes sociais e a intenção de compra. O estudo identificou alguns impactos relevantes relativamente às variáveis em estudo, que condiciona de certa forma a intenção de compra por parte dos consumidores, compreendendo através das métricas utilizadas neste estudo.
- Mensagens persuasivas de sustentabilidade no envolvimento do clientePublication . Moutinho, Ana Rita dos Santos; Rodrigues, HelenaEste estudo visa compreender a importância da comunicação persuasiva enquanto meio de transição para um modelo de consumo “verde”, devido a uma fase de mudanças de hábitos e comportamentos dos indivíduos, que se transforma de uma perspetiva de mercados consumidores, para um segmento de consumidores preocupados com a sua qualidade de vida. Uma fase onde as decisões de compras são cada vez mais influenciadas pelo impacto do consumo no meio ambiente e na saúde. Entre as várias estratégias de publicidade existentes, a mensagem persuasiva é uma abordagem frequentemente usada para influenciar o comportamento e as atitudes dos consumidores. A persuasão é como um processo de aprendizagem sobre aquilo que poderá ser a verdadeira necessidade do cliente, e este processo dá-se através das informações da Mensagem Persuasiva de Sustentabilidade que influenciam o comportamento do consumidor. O processo persuasivo relaciona-se com o Envolvimento do Cliente, desde o estímulo através das Mensagens Persuasivas de Sustentabilidade à mudança do comportamento do consumidor. Uma abordagem qualitativa foi adotada neste estudo para atingir os objetivos da pesquisa de compreender o impacto de Mensagens Persuasivas de Sustentabilidade no Envolvimento do Cliente por meio de entrevistas em formato online, via plataforma Zoom, selecionando 32 perguntas por meio de revisão da literatura. De acordo com os dados recolhidos identificou-se nos grupos de Consumidores que o tema dominante é “Produto”, podendo concluir-se que esta palavra-chave detém maior força. Isto revela que o impacto é significativo quando é determinada a qualidade e credibilização de um produto complementado pelos conceitos associados apresentados na metodologia.
- Liderança transformacional e autoliderança como potenciadores de bem-star em contexto de teletrabalhoPublication . Nascimento, Juliana Costa; Martinez, Luísa; Ramos, FilipeO mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, especialmente graças às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e da internet, que permitem aos indivíduos trabalhar a qualquer hora e independentemente do local (Maeneja & Abreu, 2020). Portanto, observa-se a crescente tendência pelo teletrabalho (Santana & Cobo, 2020), que foi potencializada pela pandemia da COVID-19. Esta pesquisa aprofundou os estudos do teletrabalho, da liderança transformacional e da autoliderança. O perfil do líder transformacional estimula os colaboradores a buscarem comportamentos inovadores para lidar proativamente com a sua carga de trabalho (Prabowo et al., 2018). Por outro lado, a autoliderança está associada à capacidade de gerir os seus comportamentos (Abid et al., 2021). Assim, esta pesquisa explorou a relação do perfil da liderança transformacional com o desenvolvimento da autoliderança no trabalhador, com o objetivo de investigar se estes comportamentos potencializam o bem-estar no trabalho em contexto de teletrabalho. A metodologia utilizada foi um questionário online aplicado somente à trabalhadores em regime de teletrabalho, onde foi possível analisar a perceção destes trabalhadores sobre seus líderes e uma autoanálise dos seus comportamentos de autoliderança. Os resultados demonstram que o perfil da liderança transformacional está correlacionado de forma positiva com o desenvolvimento da autoliderança e do bem-estar no teletrabalho, no entanto, a autoliderança não está correlacionada com o bem-estar no teletrabalho. Esta pesquisa mostra-se relevante para o desenvolvimento da gestão do marketing interno das empresas, na medida em que a satisfação dos colaboradores - considerados clientes internos - é canalizada para a satisfação dos clientes externos, o que é uma vantagem competitiva num ambiente altamente globalizado (Andrew et al., 2020).
- Criação de marca para a comercialização de produtos de cosmética natural: NATURA COSMETICSPublication . Borralha, Vera Maria Coutinho Caldeira da; Freire, JoãoNos últimos anos, tem-se assistido a uma crescente consciencialização por parte da sociedade de que é necessário uma alteração profunda no nosso modo de vida de forma a conseguir responder aos desafios colocados pelas rápidas alterações ambientais tais como o aquecimento global. Neste contexto o Acordo de Paris de 2015 representou um virar de página nas políticas ambientais, com os países aderentes a comprometerem-se com a implementação de um conjunto de medidas que visam promover o desenvolvimento sustentável do mesmo. A cosmética não tem sido alheia à tendência tendo-se vindo a assistir a alterações graduais de forma a que seja possível a criação de produtos cada vez mais sustentáveis em todo o seu ciclo de vida, neste contexto pareceu-me que seria um contributo importante criar uma marca que preencha estes requisitos mas que simultaneamente se mostra-se distinta e inovadora. E assim nasce o projeto NaturaCosmetics, que traz uma marca feita à base de produtos naturais que se distingue pela possibilidade do recarregamento das suas embalagens em máquinas de venda automática colocadas estrategicamente em grandes superfícies comerciais na zona de Lisboa. Uma marca como símbolo do cuidado individual do corpo em simultâneo com o do meio ambiente como prática generalizada e ao alcance de todos dado os seus preços competitivos. O trabalho aqui apresentado está também suportado pela revisão de literatura focada na história da cosmética, na cosmética natural, no marketing ecológico, no comportamento do consumidor (face aos cosméticos naturais) e no modelo de construção da marca. Nos dados estatísticos e os resultados do questionário que permitiram extrair as percepções e necessidades do mercado. A metodologia usada para o desenvolvimento do projeto baseou-se em quatro grandes pilares: Análise Estratégica da Marca composta pela análise da organização, análise do meio envolvente, análise aos consumidores e análise à concorrência; Análise SWOT; Estratégia de Marketing: que inclui a identidade da marca, a proposta de valor, os tangíveis da marca, o plano dos intangíveis da marca e o plano de comunicação e Análise Financeira.
- Os anúncios publicitários pelos olhos dos grupos minoritários: mulheres, negros e LGBTQ+Publication . Fortes, Flávia dos Anjos; Rodrigues, HelenaQuando as empresas utilizam pessoas para representar a marca, a maioria delas não refletem a sociedade no seu todo. Existem estereótipos bastante enraizados na mente das organizações que precisam de uma mudança. Não são apenas brancos, mulheres magras e heterossexuais que existem e isso deveria transparecer nas campanhas publicitárias. O presente estudo visa entender a perceção das mulheres, dos negros e da comunidade LGBTQ+ relativamente aos anúncios publicitários. Com a utilização do método qualitativo, 18 indivíduos foram divididos em 3 focus group para que se entenda o seu ponto de vista e se estes se sentem representados na publicidade. Os resultados obtidos através do software Leximancer, demonstraram que estes focus group não se sentem representados e que gostariam de ver a realidade da sociedade transmitida na publicidade.
- Novas tendências online: o processo de decisão de compra de produtos de moda no InstagramPublication . Santos, Daniela Almeida Ferreira dos; Rodrigues, HelenaVivemos numa era digital onde as novas tecnologias, os dispositivos móveis e as redes sociais fazem parte da rotina do dia-a-dia das relações, do trabalho e do consumo. Os desafios são constantes, os negócios online concorrem diretamente com os espaços físicos comerciais e as redes sociais tornam-se um veículo de influência no comportamento do consumidor. Este contexto, contribui para o surgimento de outra vertente do comércio eletrónico denominada comércio social. Esta é uma experiência nova, de compra online, nas plataformas sociais como o Instagram, o que levou à pergunta de partida: “O Instagram é uma ferramenta útil para impulsionar as vendas online de produtos de moda?”. Para responder a esta questão é necessário conhecer o comportamento do consumidor no contexto do comércio social. Traçou-se, por isso, como foco deste estudo o processo de decisão de compra do consumidor online e como objetivo: identificar, através da perspetiva do consumidor, o papel do Instagram no processo de decisão de compra online de produtos de moda. A recolha dos dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas e a ferramenta utilizada para a análise de conteúdo e identificação dos principais temas foi o Leximancer. Desta análise resultaram seis temas que retratam os pontos-chave da experiência dos consumidores: produto, comprar, gosto, preço, loja e feedback. A partir dos dados foi possível inferir que o Instagram tem um papel influenciador no comportamento do consumidor e leva à efetivação da compra online.