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- Concerto Finalistas ANSO - Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Mikirtumov, Yan; Sousa, Bernardo; Coelho, Mariana; Matos, Tomás; Doujak, Ivan; Ferreira, Beatriz; Baptista, Nuno; Tomasik, AnnaBrochura de sala do concerto realizado pelos alunos finalistas da ANSO a 23 de Julho de 2021 no MUSEU DO ORIENTE em Lisboa no âmbito da Temporada 2020/2021 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras de Brahms, Sibelius, Lutosławski, Jolivet e Mozart. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Proposta de melhoria no setor elétrico de São Tomé e PríncipePublication . Carvalho, Abdulay da Graça Ananias de; Ferreira, Carlos Manuel Borralho MachadoO setor elétrico em São Tomé e Príncipe tem vivenciado frequentes crises nos maisdiversos níveis. Desta forma, pretende-se com este trabalho de mestrado dar um contributopara a melhoria do setor elétrico santomense.Para atingir este objetivo, pretende-se analisar o setor elétrico a busca de oportunidade demelhoria.No que diz respeito a caraterização do setor elétrico santomense, esta centrou-se na análisedo estado passado e presente do setor no domínio da produção, transporte, distribuição bemcomo da comercialização de energia elétrica. Nesta análise, verificou-se diversas necessidadesde melhorias, nomeadamente, na utilização de centrais electroprodutoras pouco eficientes,pouca contribuição das energias renováveis, embora a taxa de eletrificação esteja na ordem dos90%. Verificou-se, igualmente, a necessidade de modernização da rede, para responder maisrapidamente aos defeitos do sistema, a necessidade de adaptar o regulamento da qualidade deserviço à realidade santomense, bem como a necessidade de a fatura elétrica refletir os custosassociados à produção de energia e a disponibilização deste bem aos consumidores finais.Da análise feita, a produção de energia é identificada como sendo fator mais crítico. Destaforma, são apresentadas algumas possíveis soluções para a melhoria da matriz electroprodutoraatravés de inclusão das energias renováveis, particularmente eólica e fotovoltaica. Nestesentido, a proposta de melhoria do setor apresentada consiste no reforço da matrizelectroprodutora centrada nos recursos renováveis.Atualmente o tarifário aplicado em São Tomé e Príncipe é de 0.22€/kWh. De acordo coma simulação feita para implementação da energia solar fotovoltaica na ilha do Príncipe, o custode kWh rondaria os 0.09€.Assumindo que a tarifa aplicada atualmente em São Tomé e Príncipe é inferior ao custo deprodução, este resultado reforça a necessidade de diversificar a matriz electroprodutora
- A relação entre as dificuldades na prestação de cuidados à pessoa com demência e a personalidade dos cuidadores informais:Publication . Serpa, Daniela; Serra, LídiaO objetivo deste estudo foi verificar a relação da personalidade dos cuidadores informais com as dificuldades na prestação de cuidados a pessoas com demência e perceber se existe efeito de mediação da ansiedade social e da fobia social nesta relação. O estudo contou com a participação de 100 cuidadores informais. Para a recolha de informações sobre os cuidadores e respetivas características da personalidade, foram aplicados um questionário sociodemográfico e o Big Five Inventory - Inventário dos Cinco grandes fatores de personalidade (BFI), para identificar as dificuldades sentidas pelos cuidadores foi utilizado o Careres Assessment of Difficulties Index - Índice de Avaliação das Dificuldades na Prestação de Cuidados (CADI), e para avaliar a ansiedade social e a fobia social foram utilizadas a Escala de Ansiedade em Situações de Interação Social (EASIS) e a Escala de Fobia Social (EFS), respetivamente. Os resultados mostraram diferenças significativas nas características da personalidade relativamente às características sociodemográficas dos cuidadores informais, das pessoas cuidadas e da prestação de cuidados. Também se verificou uma relação significativa entre as dimensões da personalidade e as dificuldades na prestação de cuidados informais e entre as dimensões da personalidade e a ansiedade social e fobia social. Por fim, a fobia social mostra-se preditora da personalidade e tanto a ansiedade social como a fobia social, medeiam a relação entre as dificuldades na prestação de cuidados informais e a personalidade dos cuidadores. Deste modo, a integração deste tipo de variáveis em programas de intervenção junto dos cuidadores informais de pessoas com demência, podem ajudar a diminuir as suas dificuldades na prestação dos cuidados e a promover o bem-estar geral de todos os intervenientes no contexto dos cuidados.
- O efeito mediador das dificuldades de regulação emocional na relação entre os traumas de infância e o stress pós-traumático em adultos vítimas de maus-tratos infantisPublication . Artífice, Raquel; Serra, LídiaOs traumas de infância têm sido cada vez mais abordados pela literatura devido ao aumento da prevalência no mundo. Neste sentido, o objetivo deste estudo é analisar a relação entre os traumas na infância, as dificuldades de regulação emocional (DRE) e o stress pós-traumático (SPT), e compreender de que modo as DRE têm um papel mediador na relação entre os traumas de infância e o SPT, em adultos vítimas de traumas na infância. Considerou-se no estudo uma amostra de 76 adultos vítimas de maus-tratos infantis, que foram contatadas através de núcleos de apoio à vítima e de comissões de proteção a sul do Tejo, com uma idade média de 28.75 anos (±11.759). Foi aplicado um protocolo composto por um questionário sociodemográfico, o Questionário de Trauma na infância- Versão Breve, a escala Posttraumatic Stress Disorder Checklist-Civilian Version e a escala de Dificuldades de Regulação Emocional. Como resultados, verificou-se que as caraterísticas sociodemográficas e as vivências traumáticas não revelaram diferenças significativas entre os grupos em relação à SPT. Os apoios especializados (e.g., júridico e social) revelaram diferenças significativas entre os grupos em relação à SPT. Os traumas na infância e as DRE mostraram relações significativas com o SPT e foram preditores significativos de SPT. Para além disto, as DRE mostraram ter um efeito mediador na relação entre os traumas infantis e o SPT. A identificação de variáveis como os traumas e as DRE na predição do SPT, podem ajudar a construir guiões de apoio às vítimas, minimizando o seu sofrimento psicológico.
- A influência da centralização dos serviços de logística de entrada do Grupo FaureciaPublication . Oliveira, Pedro; Vilaça, AbílioVerifica-se que a competitividade de uma empresa se encontra diretamente relacionada com o planeamento estratégico logístico. A definição de uma estratégia, revela-se um fator crucial às organizações sobretudo no planeamento de longo prazo, permitindo a estas que se concentrarem nas suas forças e explorem oportunidades, alavancando as suas capacidades, com o objetivo de obtenção de vantagens competitivas. A centralização de serviços, finalidade do presente projeto, pode sobressair o processo logístico com maior probabilidade de sucesso, assim como uma aplicação rigorosa e efetiva da logística, simplifica e facilita no fluxo de recursos dentro de uma organização. Os sistemas de informação são um fator importante e capazes de auxiliar na gestão dos processos internos, dando a possibilidade às empresas, realizar um maior controlo sobre os seus processos logísticos, para atender à procura com o máximo de agilidade e confiabilidade. A aplicabilidade do presente projeto é realizada através de uma metodologia qualitativa para reflexão da eficiência da mesma, complementada anteriormente com uma revisão de literatura que suporta a análise, conduzindo a conclusões fundamentadas à cerca da investigação, nomeadamente a dependência da atual logística com os sistemas de informação organizacionais. A metodologia adotada, deve-se ao cariz limitativo dos problemas de saúde da sociedade no presente relatório
- Plano de Comunicação Integrada de Marketing para um mercado alimentar da Auchan Retail PortugalPublication . Raimundo, Mariana Filipa Conceição; Martinez, Luísa; Ramos, FilipeO presente projeto tem como principal objetivo a elaboração de uma proposta de plano de comunicação integrada de marketing para um mercado alimentar da Auchan Retail Portugal, empresa que atua no setor do retalho. A necessidade deste plano de comunicação surge pelo facto do mercado em estudo estar a ser reinventado, face aquilo que é hoje em dia, e necessitar de uma aposta ao nível da comunicação. Este plano apresenta como principais objetivos: aumentar a notoriedade da marca Auchan; desenvolver e fortalecer a imagem da marca enquanto especialista alimentar; atrair novos clientes; e aumentar a quota de mercado. De modo a reunir a informação necessária para a construção deste plano de comunicação foram recolhidos dados primários, com recurso a entrevistas semiestruturadas e a um questionário online, e dados secundários, através de pesquisa online e informações disponibilizadas pela empresa. Após a recolha e análise dos mesmos, foi possível perceber a importância da comunicação e quais os meios de comunicação e as estratégias que são mais atrativos para os consumidores. Posteriormente, foi possível desenvolver o plano de comunicação integrada de marketing, começando por definir os objetivos, a estratégia e as áreas de atuação do plano e terminando com a definição das táticas a serem aplicadas em cada área de atuação, com a calendarização das ações e com os métodos de avaliação e controlo. Com a implementação deste plano pretende-se que sejam alcançados os objetivos definidos, para que a Auchan Retail Portugal aumente a sua notoriedade enquanto marca e seja reconhecida como uma insígnia especialista alimentar.
- A Co-criação de valor nas ações de Marketing Digital: um estudo de casoPublication . Gonçalves, Érica Cristina Correia; Abreu, Ricardo; Bilro, RicardoO presente case study enquadra-se no âmbito da realização de um estágio curricular para obtenção do grau de mestre em Gestão de Marketing, pelo Instituto Português de Administração e Marketing - Lisboa. A inserção na agência de marketing digital AMA- Apart Marketing Agency, durante um período de 22 semanas, na função de gestor de projetos, permitiu a deteção de um problema organizacional: os clientes da agência, muitas vezes, desconhecem o “porquê” dos seus negócios e as características dos públicos-alvo que pretendem atingir com as ações de marketing digital, o que se traduz, geralmente, em ações mal direcionadas. Assim, considerouse pertinente investigar se uma maior abertura entre o cliente e a agência, numa fase inicial de cada projeto, traduzida num processo de co-criação de valor, poderia influenciar positivamente as ações de marketing digital. Neste sentido, lançou-se a seguinte questão: será que a co-criação de valor exerce influência nas ações de marketing digital? Assim, o intuito deste estudo de caso passa por enquadrar e justificar a pertinência do problema organizacional, tendo por base contributos teóricos na área em investigação em conjugação com os casos reais da AMA, desenvolver uma metodologia adequada ao seu aperfeiçoamento e, ainda, expor um conjunto de recomendações necessárias à sua resolução. Enquanto metodologia foram utilizados três métodos: observação, entrevista e focus group. A utilização destes três métodos qualitativos de análise permitiu, através de uma profunda análise de conteúdo, desenvolver um conjunto de conclusões-chave, sendo que, se destacam as seguintes: há um problema no que se refere ao conhecimento das características, assim como, ao acompanhamento do público-alvo nos meios digitais por partes dos clientes da agência; estas micro e pequenas empresas consideram que o marketing é o elemento maioritariamente responsável pelo sucesso das suas vendas e, por último, a compreensão da importância da co-criação de valor nas ações de marketing, traduzse em ações de marketing digital mais eficazes. Deste modo, a discussão dos resultados obtidos é exposta na parte final deste trabalho, traduzindo-se, por sua vez, num conjunto de recomendações deixadas à agência AMA, das quais emerge a descrição do processo de implementação e, seguidamente, as conclusões finais obtidas.
- Estratégia de Endomarketig na qualidade dos serviços e satisfação do clientePublication . Ribeiro, Cristina Carvalho Pinto; Martinez, Luísa; Ramos, FilipeO marketing interno consiste em processos de formação e motivação desenvolvidos com os funcionários para que possam atender os clientes de forma adequada (Kotler & Keller, 2016). A prioridade das empresas não é apenas produzir e vender bens e serviços, mas fornecer um nível de satisfação (dentro do serviço). Consequentemente, a satisfação e a fidelidade dos clientes podem ser alcançadas (Brum, 2010). O objetivo desta pesquisa é analisar o impacto da estratégia de Endomarketing na qualidade de serviço do setor bancário. Com base no modelo de Bekin (1995), pretende-se verificar em que medida a atitude - como uma linha de ação do marketing interno - influencia os funcionários na orientação para o cliente e, consequentemente, na satisfação do cliente. Para implementar esta pesquisa, foi selecionado um banco no Dubai (apenas uma agência) onde foram aplicados dois questionários: (i) colaboradores do banco e (ii) clientes do banco. Responderam ao primeiro questionário 24 colaboradores (número total de funcionários da agência). Quarenta e quatro clientes responderam ao segundo questionário (de um total de 80 clientes). Para o questionário dos colaboradores, foram aplicadas as seguintes escalas validadas: (i) a escala de Endomarketing de Park e Tran (2018); e (ii) a Escala Multifatorial de Motivação no Trabalho (Multi-Moti) (Ferreira et al., 2006). Para o questionário dos clientes, foi aplicado o modelo SERVQUAL (Parasuraman et al., 1988; Yan & McLaren, 2010). Esta pesquisa contribui para o desenvolvimento da gestão de recursos humanos e do marketing interno, pois para alcançar com sucesso um sistema de "service-profit chain", as empresas devem criar um ambiente positivo em que todos os funcionários estejam satisfeitos e motivados. O Endomarketing surge como uma ferramenta fundamental neste processo, que deve ser levado em consideração pelos gestores e profissionais de marketing.
- Knowledge and Use of PEP and PrEP Among Key Populations Tested in Community Centers in PortugalPublication . Daniel, Simões; Paula Meireles (141F-CCDF-0735); Rocha, Miguel; Freitas, Rosa; Ana Aguiar (4C17-7295-012E); Henrique Barros (4E1A-FE7A-C959)