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- Anjos ou demónios? Crianças, jovens e crimes nos media: um debate sobre a ética jornalística e os direitos infantisPublication . Marôpo, LidiaA representação noticiosa de crimes envolvendo crianças e jovens (0 a 18 anos) como vítimas ou autores suscita críticas ao desrespeito à privacidade, à propagação de estereótipos e à escassez de enquadramentos público- -políticos. Problemas que remetem para a relação entre a ética jornalística e os direitos infantis, aqui analisados a partir de uma ampla revisão de bibliografia e de documentos normativos que nos permitem refletir sobre o papel de jornalistas, fontes de informação e outros atores sociais na promoção de uma cobertura que proteja e promova os direitos das crianças
- Construíndo sentidos com base nas notíciasPublication . Marôpo, Lidia; Gomes, LuanaComo os adolescentes recebem e interpretam as notícias sobre o mundo e sobre eles próprios? Com base em dois grupos de foco com adolescentes de um bairro brasileiro de baixos rendimentos, este estudo aponta para o papel central que os media desempenham nos tempos livres destes adolescentes, em consonância com a ideia de que atualmente ouvem mais histórias e factos através de diferentes media do que através dos pais, escolas ou comunidade. Os dados coletados revelam que, apesar dos conteúdos noticiosos não despertarem muito interesse, os participantes são audiência frequente de telejornais em momentos de reunião familiar (especialmente dos chamados programas policiais, noticiários especialmente focados na cobertura do crime e da violência) e possuem conhecimentos sobre os processos de produção jornalística. Sentem-se estigmatizados pelo discurso noticioso que, na sua percepção, trata de maneira diferenciada “ricos” e “pobres” e privilegia fortemente os aspectos negativos na cobertura sobre o bairro onde vivem. Nesta perspectiva, reconhecem especialmente o direito à privacidade dos adolescentes nas notícias e refletem sobre as consequências da identificação em situações que possam causar constrangimentos ou problemas para o seu desenvolvimento.
- Movimentos de defesa da infância e a cobertura sobre educação públicaPublication . Marôpo, LidiaA proposta deste trabalho é analisar empiricamente de que forma movimentos sociais conseguem influenciar os processos de agendamento e enquadramento da informação jornalística. Como objeto de estudo, elegemos os dois maiores jornais cearenses – O Povo e Diário do Nordeste – e os grupos organizados que defendem os direitos de crianças e adolescentes. A partir da análise de conteúdo quantitativa e qualitativa, comparamos os fatores que interferiram nas escolhas e disputas de noticiabilidade dos dois veículos sobre educação pública, temática escolhida por aglutinar diversos setores da sociedade civil. O corpus inclui 147 itens publicados durante três anos e o nosso foco central é a visibilidade e influência da Comissão de Defesa do Direito à Educação como fonte de informação.
- ‘Family time’: a partilha sobre a experiência de parentalidade de celebridades globais no InstagramPublication . Marôpo, Lidia; Jorge, Ana; García-Rapp, Florencia
- Audiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em PortugalPublication . Silva, Marisa Torres da; Figueiras, Rita; Brites, Maria José; Amaral, Inês; Marôpo, Lidia; Santos, Sílvio Correia; Jerónimo, Pedro; Santo, Paula Espírito; Pacheco, LilianaAs práticas digitais que decorrem da ubiquidade dos media e da sua utilização possibilitaram a combinação de múltiplas plataformas no consumo de notícias. Neste artigo, procurámos identificar repertórios mediáticos (padrões de uso dos media noticiosos) em Portugal, de modo a compreender como são construídas as preferências mediáticas das audiências e de que forma o consumo noticioso integra os seus hábitos quotidianos. Neste sentido, desenvolvemos uma análise a padrões de consumo de media noticiosos a partir de uma abordagem mista de métodos qualitativos e quantitativos baseada na Metodologia Q (Davis & Michelle, 2011), a partir de uma amostra constituída por 36 participantes. A análise dos padrões de consumo de notícias permitiu identificar e analisar sete repertórios mediáticos em função do uso, relevância e utilidade atribuída pelos sujeitos aos media noticiosos. Os resultados revelam perfis híbridos de consumo mediático e uma tendência para consumos de notícias numa lógica móvel e multiplataforma, embora os media tradicionais continuem a desempenhar um papel determinante nos repertórios mediáticos em Portugal.
- Crianças como fontes de informaçãoPublication . Marôpo, LidiaCom base em entrevistas com 21 jornalistas portugueses e brasileiros e tomando como referencial teórico as teorias do jornalismo e a sociologia da infância, este artigo discute a escassez da voz das crianças nas notícias. O estatuto minoritário das crianças na sociedade, as rotinas produtivas dos jornalismo e as prioridades comerciais dos media são alguns dos obstáculos para promover o ponto de vista infantil no discurso noticioso. Apontamos caminhos para promover esta participação com base no depoimento dos próprios entrevistados, nas boas práticas de alguns veículos de informação e nas sugestões de organizações de defesa dos direitos infantis.
- Jornalistas e fontes de informaçãoPublication . Marôpo, Lidia
- Feminismo online no Brasil e em PortugalPublication . Silva, Marisa Torres da; Magalhães, Mara Semyra de Paula; Marôpo, LidiaEste trabalho realizou um mapeamento do ativismo feminista no Brasil e em Portugal no Facebook, através de um estudo exploratório quantitativo de 40 páginas de cada país ligadas às causas feministas. Em Portugal, as páginas são maioritariamente institucionais e o número médio de seguidores é relativamente baixo. No Brasil, a quase totalidade das páginas catalogadas são de coletivos de mulheres sem vínculo institucional que, com publicações diárias, recebem considerável atenção por parte dos seus seguidores.
- Selling play and perfection in the digital imaginaries of young peoplePublication . Coulter, Natalie; Jorge, Ana; Núñez-Gómez, Patricia; Porfírio, Francisca; Feijoo, Beatriz; Dias, Patrícia; Marôpo, Lidia
- Identidade e estigmatizaçãoPublication . Marôpo, LidiaEste artigo apresenta os resultados de uma investigação-ação com crianças e jovens de um bairro de realojamento sobre os seus processos de construção identitária face aos discursos frequentemente estigmatizantes dos media. Concluímos que a experiência da violência no bairro e a representação noticiosa acerca deste fenómeno (percebida como a principal causadora da má imagem externa da comunidade) marcam significativamente o grupo estudado, contribuindo para construções identitárias que classificamos em três categorias: a identidade angustiada, a identidade desconfiada e a identidade estigmatizada.