Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Audiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em Portugal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Audiências e cross-media - pp. 81-102.pdf1.99 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

As práticas digitais que decorrem da ubiquidade dos media e da sua utilização possibilitaram a combinação de múltiplas plataformas no consumo de notícias. Neste artigo, procurámos identificar repertórios mediáticos (padrões de uso dos media noticiosos) em Portugal, de modo a compreender como são construídas as preferências mediáticas das audiências e de que forma o consumo noticioso integra os seus hábitos quotidianos. Neste sentido, desenvolvemos uma análise a padrões de consumo de media noticiosos a partir de uma abordagem mista de métodos qualitativos e quantitativos baseada na Metodologia Q (Davis & Michelle, 2011), a partir de uma amostra constituída por 36 participantes. A análise dos padrões de consumo de notícias permitiu identificar e analisar sete repertórios mediáticos em função do uso, relevância e utilidade atribuída pelos sujeitos aos media noticiosos. Os resultados revelam perfis híbridos de consumo mediático e uma tendência para consumos de notícias numa lógica móvel e multiplataforma, embora os media tradicionais continuem a desempenhar um papel determinante nos repertórios mediáticos em Portugal.

Description

Keywords

Audiências Consumos notíciosos Repertórios mediáticos Cross-media Metodologia Q

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade da Beira Interior. LabCom.IFP - Comunicação, Filosofia e Humanidades

CC License