Repository logo
 
Publication

Audiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em Portugal

dc.contributor.authorSilva, Marisa Torres da
dc.contributor.authorFigueiras, Rita
dc.contributor.authorBrites, Maria José
dc.contributor.authorAmaral, Inês
dc.contributor.authorMarôpo, Lidia
dc.contributor.authorSantos, Sílvio Correia
dc.contributor.authorJerónimo, Pedro
dc.contributor.authorSanto, Paula Espírito
dc.contributor.authorPacheco, Liliana
dc.date.accessioned2018-02-02T15:37:59Z
dc.date.available2018-02-02T15:37:59Z
dc.date.issued2017-12
dc.description.abstractAs práticas digitais que decorrem da ubiquidade dos media e da sua utilização possibilitaram a combinação de múltiplas plataformas no consumo de notícias. Neste artigo, procurámos identificar repertórios mediáticos (padrões de uso dos media noticiosos) em Portugal, de modo a compreender como são construídas as preferências mediáticas das audiências e de que forma o consumo noticioso integra os seus hábitos quotidianos. Neste sentido, desenvolvemos uma análise a padrões de consumo de media noticiosos a partir de uma abordagem mista de métodos qualitativos e quantitativos baseada na Metodologia Q (Davis & Michelle, 2011), a partir de uma amostra constituída por 36 participantes. A análise dos padrões de consumo de notícias permitiu identificar e analisar sete repertórios mediáticos em função do uso, relevância e utilidade atribuída pelos sujeitos aos media noticiosos. Os resultados revelam perfis híbridos de consumo mediático e uma tendência para consumos de notícias numa lógica móvel e multiplataforma, embora os media tradicionais continuem a desempenhar um papel determinante nos repertórios mediáticos em Portugal.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn1646-4974
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/20968
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherUniversidade da Beira Interior. LabCom.IFP - Comunicação, Filosofia e Humanidadespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/article/view/287pt_PT
dc.subjectAudiênciaspt_PT
dc.subjectConsumos notíciosospt_PT
dc.subjectRepertórios mediáticospt_PT
dc.subjectCross-mediapt_PT
dc.subjectMetodologia Qpt_PT
dc.titleAudiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCovilhãpt_PT
oaire.citation.endPage199pt_PT
oaire.citation.startPage177pt_PT
oaire.citation.titleEstudos em Comunicaçãopt_PT
oaire.citation.volume1, n. 25pt_PT
person.familyNameBarreto Marôpo
person.givenNameLidia Soraya
person.identifierhttps://scholar.google.pt/citations?hl=en&user=r-JdsO0AAAAJ
person.identifier.ciencia-id801F-2368-4801
person.identifier.orcid0000-0003-4687-7628
person.identifier.scopus-author-id56196180100
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typearticleen
relation.isAuthorOfPublication92928599-f7ba-42a9-9cbf-c13e3f142255
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery92928599-f7ba-42a9-9cbf-c13e3f142255

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Audiências e cross-media - pp. 81-102.pdf
Size:
1.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: