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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A proposta deste trabalho é analisar empiricamente de que forma movimentos sociais
conseguem influenciar os processos de agendamento e enquadramento da informação
jornalística. Como objeto de estudo, elegemos os dois maiores jornais cearenses – O Povo e
Diário do Nordeste – e os grupos organizados que defendem os direitos de crianças e
adolescentes. A partir da análise de conteúdo quantitativa e qualitativa, comparamos os
fatores que interferiram nas escolhas e disputas de noticiabilidade dos dois veículos sobre
educação pública, temática escolhida por aglutinar diversos setores da sociedade civil. O
corpus inclui 147 itens publicados durante três anos e o nosso foco central é a visibilidade e
influência da Comissão de Defesa do Direito à Educação como fonte de informação.
Description
Keywords
Movimentos sociais Mídia Infância Jornalismo Fontes de informação
Citation
Marôpo, L. (2006). Movimentos de defesa da infância e a cobertura sobre educação pública: um estudo empírico sobre a imprensa cearense. In XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (pp. 1-15). Fortaleza: Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
Publisher
Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação