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- Hidroeléctrica do Cávado 1945-1964. Uma ideia de paisagem na arquitectura de Januário GodinhoPublication . MOREIRA, César MachadoAmong many transformations that occur in the territory, some are provoked conscientiously and correspond to cultural and social acts, nominally public works, as there are the hydroelectric exploitations and the human settlements that follow them. In the urban and territorial landscape developed for the five exploitations of HICA analysis, it’s evident in the architecture the pragmatism of its conception and the Januário Godinho architecture sensibility “to the landscape rusticity”. As per the specific character of each of the pre settled programs for each place, the architect made the correlation with a distinct solution “in the perfect balance between the classicism and the modernity, industry and nature” where “it results the impression in the option of recognize the specific character of each one of the places, to delineate its preferences and actions”. First, through three options to read the landscape (the desired landscape, the practiced landscape and the materialized landscape), we explain the methodology we are using to understand the meaning of transformation operated by Januário Godinho architecture in the Cávado landscape recognizing the history of hydroelectric and using the debate around its location and the general lines of its development. Secondly, through a practical application, we use the first of exploitations made, the Venda Nova to exemplify this process of landscape construction in Cávado.
- APROPRIAÇÕES DO MOVIMENTO MODERNO / Apropriaciones del Movimiento Moderno.Publication . AAVVReflexão colectiva em torno da relação do Movimento Moderno com as tradições e correntes arquitectónicas e urbanísticas de diferentes épocas e lugares e, mais concretamente, a possível condição do Movimento Moderno como encruzilhada na História da arquitectura e do urbanismo. De facto, a referência que se faz no título às “apropriações do Movimento Moderno” assume plenamente a ambiguidade da expressão e procura englobar os seus possíveis sentidos: as apropriações em que o Movimento Moderno foi sujeito e aquelas em que foi objecto. No primeiro sentido, é já conhecida a contradição entre a apresentação de uma arquitectura nova, em ruptura total com a História e as representações e transposições feitas por alguns célebres arquitectos modernos, de conceitos oitocentistas (como o caso, por exemplo, da relação entre o falanstério de Fourier e a Unidade de habitação de Le Corbusier). Trata-se aqui de aprofundar o conhecimento e compreensão das transposições ou reinterpretações nas obras do Movimento Moderno de elementos e conceitos provenientes de outras correntes arquitectónicas e urbanísticas ou de outros contextos culturais.
- João Andresen: o Projecto da Casa Ruben APublication . PINTO, Miguel MoreiraThe paper approaches the house of Montedor (Viana do Castelo), which was designed by the architect João Andresen for the writer Ruben A. in the late 1940’s. The current context of adherence to and assertion of a modern approach within Portuguese architecture explains the general interpretation of a specific program, the priority given to functional aspects as well as the way a building relates by opposition to the landscape. The confrontation both with models of Brazilian architecture and proposals by Corbusier (particularly the project of the house Errázuriz, in Chile) enable us to confirm all its rational and modern characteristics, but also its unique and unexpected elements. The project attests the youth of national modern production, its feeble theoretical consistency as well as its tendency to appropriate and reinvent others’ schemes, transforming them freely according to its problems.
- Relatório de estágio profissionalPublication . Domingues, Susana Serpins
- A colaboração entre a família de crianças com necessidades educativas especiais e a escola: perceções de pais e de educadores de infância/professores do 1º cicloPublication . Ribeiro, Joana Maria de MagalhãesO presente estudo pretende analisar como se processa a colaboração entre família de crianças com necessidades educativas especiais e a escola, bem como os sentidos que atribuem a essa colaboração. A investigação parte da identificação dos conceitos centrais que emergem da colaboração sustentada em referenciais teóricos de investigadores e pedagogos que se têm debruçado nas temáticas do envolvimento parental em geral e do envolvimento parental na especificidade das situações de pais com crianças com necessidades educativas especiais (NEE). Neste sentido adotou-se como objetivos tentar percecionar e compreender o quando e o como colaboram a família e a escola bem como as motivações que as levam a estabelecer e a manter uma relação entre os pais de crianças com NEE e os professores/educadores. Para cumprir os objetivos procedeu-se a um estudo de natureza quantitativa, utilizando como instrumento de recolha de dados dois questionários diferentes: um para os pais de crianças com necessidades educativas especiais e outro para professores do 1º ciclo e educadores de infância. A partir do tratamento dos dados, verificou-se que a colaboração existe, embora de formas muito variadas e que a opinião de pais e professores sobre as modalidades de colaboração varia. Em conclusão e de modo geral podemos referir que a problemática da colaboração entre família e a escola, tendo em conta a criança com NEE, necessita da formação/educação de pais e professores, de forma a inferir mudança de atitudes e práticas; impondo-se, nesta perspetiva, a regularização da comunicação entre pais e professores, tornando-se as relações entre ambos, um "hábito" desenvolvido a vários níveis.
- Relatório de estágio profissionalPublication . Leocádio, Talma Alexandra Santos MirandaConsiderando que a Educação é a etapa decisiva na vida da criança justifica- -se que o Educador/Professor utilize programas de qualidade, segundo as Orientações Curriculares da Educação Pré-Escolar, estes têm efeitos permanentes na vida das crianças. Sendo a criança um ser ativo, ela constrói a sua aprendizagem através de atividades que planeia, desenvolve e reflete. Mas não é possível a criança ter um ensino de qualidade se os Educadores/Professores não possuírem uma formação “inicial” que lhes proporcione uma visão da Prática Pedagógica.
- As atitudes dos professores do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico face à inclusão de alunos com a síndrome de Asperger no ensino regularPublication . Rodrigues, Maria da Conceição AlvesA incessante procura de conhecer e perceber o Ser Humano, leva os cientistas a descobrir os processos psicológicos do Homem. A Síndrome de Asperger é uma categoria recente da investigação científica e ainda existe pouca informação relativamente a este assunto. As crianças/jovens com a Síndrome de Asperger não apresentam qualquer atraso no desenvolvimento da fala ou cognitivo porém é importante que esta receba uma educação especializada o mais cedo possível. (Teixeira, s.d.) Actualmente, uma das metas da escola, é levar aos alunos a aprender as normas da cultura onde encontram-se inseridos (solidariedade, respeito, cooperação…) mas também deve dar condições para que construam e interiorizem tais valores. O direito a uma igualdade de oportunidades exige da escola as melhores condições possíveis e profissionais cada vez mais qualificados para a formação de alunos que necessitam de uma educação especial. Assim é necessário conhecer as estratégias de ensino individual e transmitir aos alunos certas ferramentas para que estes recebam um ensino adequado à sua patologia. Os professores têm um papel importante neste processo, pois são os responsáveis na formação do indivíduo, são estes que fornecem-lhe as ferramentas/conhecimentos necessários para o convívio em sociedade. (Guimarães, s.d.) O presente estudo propõe-se descrever as atitudes dos professores do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico face à inclusão de alunos com a Síndrome de Asperger no ensino regular. O objectivo do trabalho consiste em saber quais as variáveis que influenciam as atitudes dos professores face à inclusão de alunos com a Síndrome de Asperger, tentando relacionar o nível de ensino (1º, 2º e 3º ciclos) com as atitudes mais ou menos favoráveis apresentadas pelos docentes.
- Relatório de estágio profissionalPublication . Pita, Lília Isabel Martins
- Relatório de estágio profissionalPublication . Grilo, Diana Nogueira
- A percepção dos educadores de infância e dos professores do 1.º ciclo sobre a importância das expressões artísticas em crianças autistas no contexto da sociabilidadePublication . Ladeira, Sónia Andreia da MaiaEste trabalho visa saber a opinião dos Professores de 1.º Ciclo sobre a importância das Expressões Artísticas em Crianças Autistas no Domínio da Sociabilidade e fazer a comparação com a percepção dos Educadores de Infância. Este trabalho é constituído por duas partes, sendo a primeira teórica e a segunda de carácter prático. A primeira parte do trabalho desenvolvido é constituída por três capítulos. No primeiro capítulo será feita uma abordagem ao Autismo no domínio da Sociabilidade, fazendo o enquadramento teórico, No segundo capítulo, as Expressões Artísticas serão abordadas fazendo-se acompanhar de um enquadramento teórico. Por último, no capítulo três é feita uma reflexão sobre o grupo docente, nomeadamente os Educadores de Infância e os Professores do 1.º Ciclo e o que representam nas suas áreas disciplinares, Pré-escolar e 1.º Ciclo respectivamente. A segunda parte deste trabalho é composta por uma investigação empírica constituída por um estudo sobre a opinião dos Professores do 1º Ciclo e a respectiva comparação com a opinião dos Educadores de Infância acerca das temáticas anteriormente referidas. Por fim será efectuada uma reflexão relativamente aos resultados obtidos e dos possíveis aspectos que possam contribuir para um melhor desenvolvimento no domínio da sociabilidade em crianças autistas.