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Advisor(s)
Abstract(s)
A incessante procura de conhecer e perceber o Ser Humano, leva os cientistas a descobrir os processos psicológicos do Homem. A Síndrome de Asperger é uma categoria recente da investigação científica e ainda existe pouca informação relativamente a este assunto. As crianças/jovens com a Síndrome de Asperger não apresentam qualquer atraso no desenvolvimento da fala ou cognitivo porém é importante que esta receba uma educação especializada o mais cedo possível. (Teixeira, s.d.)
Actualmente, uma das metas da escola, é levar aos alunos a aprender as normas da cultura onde encontram-se inseridos (solidariedade, respeito, cooperação…) mas também deve dar condições para que construam e interiorizem tais valores.
O direito a uma igualdade de oportunidades exige da escola as melhores condições possíveis e profissionais cada vez mais qualificados para a formação de alunos que necessitam de uma educação especial.
Assim é necessário conhecer as estratégias de ensino individual e transmitir aos alunos certas ferramentas para que estes recebam um ensino adequado à sua patologia.
Os professores têm um papel importante neste processo, pois são os responsáveis na formação do indivíduo, são estes que fornecem-lhe as ferramentas/conhecimentos necessários para o convívio em sociedade. (Guimarães, s.d.)
O presente estudo propõe-se descrever as atitudes dos professores do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico face à inclusão de alunos com a Síndrome de Asperger no ensino regular.
O objectivo do trabalho consiste em saber quais as variáveis que influenciam as atitudes dos professores face à inclusão de alunos com a Síndrome de Asperger, tentando relacionar o nível de ensino (1º, 2º e 3º ciclos) com as atitudes mais ou menos favoráveis apresentadas pelos docentes.
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Keywords
Necessidades educativas especiais Integração escolar Síndrome de Asperger Professor Aluno Prática pedagógica