Repository logo
 
Publication

As atitudes dos professores do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico face à inclusão de alunos com a síndrome de Asperger no ensino regular

dc.contributor.authorRodrigues, Maria da Conceição Alves
dc.date.accessioned2012-10-10T10:41:58Z
dc.date.available2012-10-10T10:41:58Z
dc.date.issued2012-09
dc.description.abstractA incessante procura de conhecer e perceber o Ser Humano, leva os cientistas a descobrir os processos psicológicos do Homem. A Síndrome de Asperger é uma categoria recente da investigação científica e ainda existe pouca informação relativamente a este assunto. As crianças/jovens com a Síndrome de Asperger não apresentam qualquer atraso no desenvolvimento da fala ou cognitivo porém é importante que esta receba uma educação especializada o mais cedo possível. (Teixeira, s.d.) Actualmente, uma das metas da escola, é levar aos alunos a aprender as normas da cultura onde encontram-se inseridos (solidariedade, respeito, cooperação…) mas também deve dar condições para que construam e interiorizem tais valores. O direito a uma igualdade de oportunidades exige da escola as melhores condições possíveis e profissionais cada vez mais qualificados para a formação de alunos que necessitam de uma educação especial. Assim é necessário conhecer as estratégias de ensino individual e transmitir aos alunos certas ferramentas para que estes recebam um ensino adequado à sua patologia. Os professores têm um papel importante neste processo, pois são os responsáveis na formação do indivíduo, são estes que fornecem-lhe as ferramentas/conhecimentos necessários para o convívio em sociedade. (Guimarães, s.d.) O presente estudo propõe-se descrever as atitudes dos professores do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico face à inclusão de alunos com a Síndrome de Asperger no ensino regular. O objectivo do trabalho consiste em saber quais as variáveis que influenciam as atitudes dos professores face à inclusão de alunos com a Síndrome de Asperger, tentando relacionar o nível de ensino (1º, 2º e 3º ciclos) com as atitudes mais ou menos favoráveis apresentadas pelos docentes.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/2569
dc.language.isoporpor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectIntegração escolarpor
dc.subjectSíndrome de Aspergerpor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectAlunopor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleAs atitudes dos professores do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico face à inclusão de alunos com a síndrome de Asperger no ensino regularpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
mestrado.pdf
Size:
2.47 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: