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As atitudes dos professores do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico face à inclusão de alunos com a síndrome de Asperger no ensino regular
dc.contributor.author | Rodrigues, Maria da Conceição Alves | |
dc.date.accessioned | 2012-10-10T10:41:58Z | |
dc.date.available | 2012-10-10T10:41:58Z | |
dc.date.issued | 2012-09 | |
dc.description.abstract | A incessante procura de conhecer e perceber o Ser Humano, leva os cientistas a descobrir os processos psicológicos do Homem. A Síndrome de Asperger é uma categoria recente da investigação científica e ainda existe pouca informação relativamente a este assunto. As crianças/jovens com a Síndrome de Asperger não apresentam qualquer atraso no desenvolvimento da fala ou cognitivo porém é importante que esta receba uma educação especializada o mais cedo possível. (Teixeira, s.d.) Actualmente, uma das metas da escola, é levar aos alunos a aprender as normas da cultura onde encontram-se inseridos (solidariedade, respeito, cooperação…) mas também deve dar condições para que construam e interiorizem tais valores. O direito a uma igualdade de oportunidades exige da escola as melhores condições possíveis e profissionais cada vez mais qualificados para a formação de alunos que necessitam de uma educação especial. Assim é necessário conhecer as estratégias de ensino individual e transmitir aos alunos certas ferramentas para que estes recebam um ensino adequado à sua patologia. Os professores têm um papel importante neste processo, pois são os responsáveis na formação do indivíduo, são estes que fornecem-lhe as ferramentas/conhecimentos necessários para o convívio em sociedade. (Guimarães, s.d.) O presente estudo propõe-se descrever as atitudes dos professores do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico face à inclusão de alunos com a Síndrome de Asperger no ensino regular. O objectivo do trabalho consiste em saber quais as variáveis que influenciam as atitudes dos professores face à inclusão de alunos com a Síndrome de Asperger, tentando relacionar o nível de ensino (1º, 2º e 3º ciclos) com as atitudes mais ou menos favoráveis apresentadas pelos docentes. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/2569 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | por |
dc.subject | Integração escolar | por |
dc.subject | Síndrome de Asperger | por |
dc.subject | Professor | por |
dc.subject | Aluno | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.title | As atitudes dos professores do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico face à inclusão de alunos com a síndrome de Asperger no ensino regular | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |