Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Ribeiro Patrão, Carla Susana

Search Results

Now showing 1 - 10 of 11
  • "Teclas prá vida" : a transformar janelas em realidades inclusivas
    Publication . Patrão, Carla; Soeiro, Dina; Parreiral, Sílvia
    O desafio da inclusão das pessoas mais velhas na realidade digital leva- -nos a apresentar algumas experiências vivenciadas pelos participantes nas oficinas "Teclas Prá Vida". Estas oficinas de alfabetização digital integram- -se num projeto vocacionado para a promoção das literacias, o "Letras Prá Vida". Descrevemos como é desenvolvida a literacia digital crítica, ao longo das sessões das oficinas, e partilhamos alguns dados decorrentes da participação das pessoas na ação nacional "7 Dias com os Media", uma iniciativa do Grupo Informal sobre Literacia para os Media, que visa a promoção da literacia crítica com e para os media. Seguindo uma metodologia qualitativa de investigação-ação participativa, as oficinas de alfabetização baseiam-se numa abordagem de educação de adultos não formal, com planificações e avaliações flexíveis e participadas, usando a música, a poesia, a literatura e a tecnologia como meios de promoção das várias literacias. Valoriza-se a literacia da vida dos participantes, sendo os afetos uma constante. No final de cada sessão, a equipa reúne, reflete, partilha, avalia e produz o relatório crítico. Entre os resultados, consideram- -se as várias literacias que o projeto promove e, no âmbito da literacia digital crítica, destacamos a pertinência dos participantes aprenderem a avaliar a credibilidade e a fiabilidade da informação e das suas fontes, com preocupação pela proteção e questões éticas. Assim, os participantes tornam-se capazes de tirar benefício pessoal e social do uso das tecnologias, assumindo-se como cidadãos ativos. Inspirados na ideia de Sydney Harris (1985) de que o propósito da educação é transformar espelhos em janelas, sugerimos a proposta de transformar janelas em realidades inclusivas. Não é a imagem do “velhinho à janela”, a observar o presente e o futuro a ser construído, mas da pessoa mais velha a construir a paisagem, no presente e para o futuro.
  • Educating the new generation journalist : from moodle to facebook
    Publication . Patrão, Carla; Figueiredo, Antonio Dias
    The education of journalists is beginning to use social media tools extensively as a reflection of the fact that society now lives, not just with technology, but in technology. The action research project we describe in this paper, which is still in progress, tries to answer the question: “how can we educate the new generation journalist by exploring innovative learning experiences based on social contexts mediated by technology?” The analysis of the data collected so far reveals increased motivation and participation of the students in the learning experience, closer connection to the reality of the profession, and improvement of the students’ personal skills in the area of journalism. The recent migration of the project to Facebook is now offering outside visibility and contact with journalism professionals from outside the academic world.
  • O moodle e a pedagogia no ensino superior : um casamento ou um divórcio tecnológico?
    Publication . Patrão, Carla; Soeiro, Dina
    O projecto e-aulas é um espaço que utiliza a plataforma Moodle para os estudantes da Escola Superior de Educação de Coimbra, como complemento à formação presencial, cujo objectivo é melhorar a qualidade da aprendizagem. A plataforma é usada em mais de 100 disciplinas, de 16 cursos, apoiando cerca de 2000 utilizadores. A problemática central desta comunicação é a análise crítica do contributo da utilização do Moodle para a mudança nas percepções, metodologias e atitudes dos professores, estudantes regulares, estudantes trabalhadores e estudantes surdos sobre a aprendizagem e a pedagogia. A metodologia deste estudo é essencialmente qualitativa, baseada na análise de conteúdo de entrevistas a professores e estudantes e de dados da plataforma, como fóruns e estatísticas. Alguns professores aproveitaram o Moodle como uma boa oportunidade para mudar as metodologias pedagógicas, tornando as suas disciplinas mais abertas à participação dos estudantes. O uso pedagógico do e-aulas é especialmente eficaz para os estudantes trabalhadores, contrariamente aos estudantes surdos que não se queriam expor perante os colegas ouvintes. O estudo indica algumas pistas para os professores, no sentido da inclusão dos estudantes não tradicionais no ensino superior.
  • Novos caminhos para o ensino do jornalismo na era das redes sociais
    Publication . Patrão, Carla; Figueiredo, António Dias de
    Neste artigo, observamos como a ideia da profissão de jornalista é definida por alunos do Curso de Comunicação Social após uma experiência de aprendizagem suportada em redes sociais, que tinha em vista o exercício da produção jornalística e a melhoria de competências profissionais de jornalismo. A análise de conteúdo das entrevistas feitas aos alunos nos dois ciclos de investigação-ação do nosso projeto revela dificuldades comuns em perspetivar um futuro na profissão; apesar de os participantes reconhecerem algumas características essenciais do perfil profissional, prevalece uma noção ideológica e romântica do que é o jornalismo. Por outro lado, observamos uma perceção positiva da experiência de aprendizagem, que terá possibilitado a melhoria das competências profissionais e uma aproximação à realidade profissional. Pensamos que, embora centrando-se no caso específico do ensino do jornalismo, este artigo também poderá ser inspirador para a generalidade dos educadores preocupados com o uso de plataformas tecnológicas – desde sistemas de gestão de aprendizagem até redes sociais – no desenvolvimento de competências para o futuro exercício das profissões dos seus alunos.
  • Democracia, auto-capacitação e redes sociais na formação de jornalistas
    Publication . Patrão, Carla; Figueiredo, António Dias de
    Descrevemos um projecto que visa responder à questão: “Como educar a nova geração de jornalistas através de experiências de aprendizagem inovadoras baseadas em contextos sociais mediados pelas tecnologias?” Dado o carácter exploratório da investigação, optámos por uma abordagem de investigaçãoacção em três ciclos, cada um incidindo sobre ambientes de aprendizagem distintos: um sistema de gestão de aprendizagem convencional, o Moodle; uma plataforma de criação e animação de redes sociais, o Dolphin; e um ambiente centrado na manutenção colectiva de um blog e na indexação das respectivas publicações no Facebook. O artigo dedica particular atenção ao segundo ciclo deste processo, contextualizando-o em reflexões recentes sobre a formação de jornalistas, enquadradas por dois referenciais teóricos: as propostas filosóficas de Dewey sobre democracia e comunidade e os ideais de Freire sobre o papel da literacia na criação de cidadãos capazes de construírem, individual e colectivamente, os seus próprios destinos. Partindo da análise qualitativa dos resultados, apoiada pelo software NVivo, apresentam-se e comentam-se as opiniões dos alunos quanto ao efeito do projecto sobre factores como a sua experiência, competências e sensibilidade para a profissão, sentido crítico, responsabilidade, reflexividade e capacidade para trabalhar em equipa.
  • A social web based pedagogical strategy for teaching journalism in higher education
    Publication . Patrão, Carla; Dias-de-Figueiredo, António
    This article presents a pedagogical strategy for the education of journalists in higher education. Its main characteristic is that it occurs mainly on the social web, with the students sharing their journalistic productions in a collective blog and discussing their work on a Facebook page. The strategy also aims at developing the sense of autonomy and democratic participation of the students and their awareness of the values and practices of the profession. The strategy is the culmination of a three-cycle action-research project, developed over a period of five years, on how to educate journalists through innovative learning experiences based on new technologies. We believe that both the strategy and the research that led to it may be inspiring to educators and researchers concerned with the challenges of education on the social web.
  • Letras prá vida a esperançar com Paulo Freire
    Publication . Soeiro, Dina; De Oliveira Santos, Lina Cláudia; Parreiral, Sílvia; Patrão, Carla
  • Letras prá vida : os media ao serviço da literacia
    Publication . Soeiro, Dina; Patrão, Carla; Parreiral, Sílvia; Carvalho, Vera
    Desde 2015 que o projeto Letras Prá Vida dinamiza oficinas de alfabetização e de literacia digital com adultos, promovendo a compreensão do mundo através da literacia com e para os media. Actualmente as oficinas contam com cerca de 120 participantes, maioritariamente mulheres, entre os 20 e os 95 anos de idade, de etnia cigana, imigrantes, idosos institucionalizados e não institucionalizados, organizados em nove grupos com diferentes níveis de literacia. Entre as muitas atividades, exploram jornais, revistas e outras publicações como o “Borda D’Água”, pesquisam na Internet, escrevem memórias e participam no programa de rádio “Velhos Amigos”, emitido na MundialFM. Os alunos de Comunicação Social, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, têm participado no projeto, realizando entrevistas, reportagens, vídeos, documentários, e desenvolvem competências e aptidões jornalísticas, saber-fazer profissionais, auto-determinação, participação cívica, autonomia, sentido de responsabilidade e de cidadania.
  • Realizing McLuhan’s dream in the 21st century classroom
    Publication . Patrão, Carla; Figueiredo, Antonio Dias de
    This paper attempts to pay tribute to Marshall McLuhan while describing an action research project that tries to answer the question: how can we educate the new generation of journalists by exploring innovative learning experiences based on social contexts mediated by technology? The project has followed three cycles: one based on Moodle, a popular learning management system; another based on Dolphin, a platform for the creation of social networks; and a final one based on a collective blog whose posts are indexed and discussed on Facebook. The description of the flow of the project through the three cycles is developed resorting to McLuhan’s tetrad of media effects. The analysis of the collected data reveals increased motivation and participation of the students in the learning experience, closer connection to the reality of the profession, and improvement of the students’ personal skills in the area of journalism.
  • E-aulas na ESEC : muito para além das aulas
    Publication . Patrão, Carla; Soeiro, Dina
    A aprendizagem acontece muito para além das aulas. Numa lógica à Bolonhesa, de tutoria, orientação, a utilização de um sistema de gestão da aprendizagem através da Internet possibilita um acompanhamento para além de limites de horários, espaços presenciais, formais, distâncias. Por isso, neste artigo, mais do que promovermos o Moodle, daremos voz a quem o utiliza e a quem dele precisa para falar do que é o E-aulas, das suas potencialidades pedagógicas por explorar, do que tem muito mais para oferecer do que apenas ser um distribuidor de conteúdos, que pode ser um promotor de contextos de desenvolvimento pessoal, social e até organizacional.