Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Novos caminhos para o ensino do jornalismo na era das redes sociais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Novos caminhos para o ensino.pdf715.38 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste artigo, observamos como a ideia da profissão de jornalista é definida por alunos do Curso de Comunicação Social após uma experiência de aprendizagem suportada em redes sociais, que tinha em vista o exercício da produção jornalística e a melhoria de competências profissionais de jornalismo. A análise de conteúdo das entrevistas feitas aos alunos nos dois ciclos de investigação-ação do nosso projeto revela dificuldades comuns em perspetivar um futuro na profissão; apesar de os participantes reconhecerem algumas características essenciais do perfil profissional, prevalece uma noção ideológica e romântica do que é o jornalismo. Por outro lado, observamos uma perceção positiva da experiência de aprendizagem, que terá possibilitado a melhoria das competências profissionais e uma aproximação à realidade profissional. Pensamos que, embora centrando-se no caso específico do ensino do jornalismo, este artigo também poderá ser inspirador para a generalidade dos educadores preocupados com o uso de plataformas tecnológicas – desde sistemas de gestão de aprendizagem até redes sociais – no desenvolvimento de competências para o futuro exercício das profissões dos seus alunos.

Description

Keywords

educação investigação-ação jornalismo media sociais

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade de Aveiro

CC License