ESEC - Comunicações em conferências e congressos
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Recent Submissions
- Um problema de optimização: de Euclides à actualidadePublication . Esteves Santiago, Ana Elisa; Astudillo, Maria Teresa GonzálezNesta comunicação apresentamos parte de uma investigação histórica acerca dos problemas de optimização. Nela, começámos por identificar os matemáticos que os abordaram dando ênfase à forma como era elaborada a respectiva resolução, antes e depois de surgir a derivada. Tentamos também caracterizar os vários tipos de problemas que se podem encontrar. Depois analisámos os programas oficiais portugueses e os manuais escolares com o objectivo de verificar os que abordavam os problemas de optimização, que problemas abordam e a forma como estes eram resolvidos. A primeira referência que encontramos foi na obra Elementos de Euclides no século IV. a. C., ou seja, antes de se usar a derivada. Assim, nesta comunicação iremos indicar os problemas de optimização presentes na obra de Euclides. Em particular será analisada a resolução de um desses problemas e estabelecer o paralelo com a resolução, de um problema idêntico, que hoje se apresenta nos manuais escolares, sem o recurso à derivada.
- OS ESTÁGIOS NO LICEU D. JOÃO III E O PAPEL DO METODÓLOGO JOSÉ AUGUSTO CARDOSOPublication . Esteves Santiago, Ana ElisaNeste texto iremos abordar a formação de professores de Matemática dos liceus entre a década de 30 e de 60 do século XX e, posteriormente, aprofundar para o Liceu D. João II, em Coimbra, no período entre 1952 e 1954, período em que foi metodólogo José Augusto Cardoso. Para tal iremos começar por explicar como funcionava a formação de professores nesse período e, de seguida, iremos explorar o papel do metodólogo José Augusto Cardoso nos vários cargos que assumiu durante o seu percurso profissional, na área da formação de professores de Matemática e as publicações feitas Exploraremos ainda o trabalho desenvolvido pelos professores estagiários orientados por ele, em particular entre 1952 e 1954. José Augusto Cardoso foi Professor, Reitor, Metodólogo, Membro do Exame de Estado, governador Civil, e autor de diversos artigos. Através da pesquisa documental, nomeadamente legislação, atas, revistas científicas e arquivos dos liceus onde desempenhou funções, foi possível perceber o papel que José Augusto Cardoso na formação de professores de Matemática dos Liceus e também os seus ideais. Foi ainda possível caracterizar o trabalho desenvolvido pelos professores estagiários.
- Norms and practices of secondary teachers’ formation. The Portuguese case (1915-1930)Publication . Esteves Santiago, Ana Elisa; Matos, José ManuelThis paper discusses norms and practices of secondary teacher education in mathematics in the be- ginning of the 20th century in Portugal. Following the educational proposals of the new republican order, Normal Higher Schools [Escolas Normais Superiores), created in 1911 and operational from 1915 until 1930, play a central role in the training of professionals for teaching secondary disciplines, particularly mathematics. For the first time at the secondary level, teacher education comprises a theoretical study of subjects akin to their future profession and a practical initiation at the school level. We focus on the analysis of norms and practices leading to the professional knowl- edge formation of secondary school mathematics teacher. Norms are assessed through the study of legislative documents, regulations and bureaucratic materials. Practices are determined following the analysis of several kinds of students’ work required for the diverse disciplines (exercises, tests, conferences, written assignments, etc.) and the extensive reports produced at the end of their intern- ship. We found these schools fostered the development of a pedagogical knowledge influenced by the New School movement which was based on the ideas of Pestalozzi, Rousseau, etc.; the innovative international mathematical tendencies supported by ICME: and the appreciation of the social util- ity of school mathematics
- MONITORING A TECHNOLOGICAL BASED APPROACH IN MATHEMATICS IN PORTUGAL — THE CASE OF KHAN ACADEMYPublication . Domingos, António; Esteves Santiago, Ana Elisa; Ventura, Cláudia; Costa, Conceição; Matos, José Manuel; Machado, Ricardo; Teixeira, PaulaThis paper intends to present a project to monitor the implementation of the Khan Academy Platform (KAP), in mathematics classrooms of 1st to 9th grade in Portugal. Based on a partnership between EDUCOM, Portugal Telecom Foundation and the Ministry of Education, a project is underway that involves the training of teachers in the use of the platform (KAP) and its implementation with students from five schools in the outskirts of Lisbon. We present here the theoretical and methodological assumptions that underlie this monitoring, with the objective of characterizing the training of the teachers involved, the students' learning and the role played by the platform in the process of teaching and learning mathematics.
- Monitorização de uma abordagem tecnológica em matemática - a Academia de khan em PortugalPublication . Domingos, António; Esteves Santiago, Ana Elisa; Ventura, Cláudia; Costa, Conceição; Matos, José Manuel; Teixeira, Paula; Machado, RicardoEste texto apresenta um plano de monotorização do projeto de implementação da Plataforma da Academia de Khan em salas de aula de matemática do 1º ao 9º ano em Portugal. Com base numa parceria entre a EDUCOM, a Portugal Telecom e o Ministério da Educação português, está em curso um projeto que envolve a formação de professores na utilização da plataforma e a sua implementação com alunos de cinco escolas nos arredores de Lisboa. Apresentamos aqui os pressupostos teóricos e metodológicos subjacentes a esta monitorização, com o objectivo de caracterizar a formação dos professores envolvidos, a aprendizagem dos alunos e o papel desempenhado pela plataforma no processo de ensino e aprendizagem da matemática.
- O romanceiro quer ir à bibliotecaPublication . Pires, Natália AlbinoDuring the period of kindergarten education, children have contact with multiple forms of tradicional (folk) literature, particularly the songbook. However, as they enter the Primary School, and with their evolution through the different levels of schooling, the presence of the tradicional text loses its relevance in the educational contexts of the classroom and in school textbooks. Approaches to tradicional text are, often, based on authorial texts written on the basis of traditional text. Examples of these options present in textbooks are the texts by António Torrado or Luísa Ducla Soares. In the digital and image Era, it is not possible to imagine that the contexts of transmission of traditional literature can be restored, therefore, a large part of the oral literary heritage, the identity link of civilization groups, tends to be definitively lost. In fact, it is a paradox, there is an increasing talk of intangible cultural heritage and there are several policies to achieve the protection and preservation of world’s oral literary manifestations (tales, legends, proverbs, epics, ballads, etc). Facing the paradox of the attempt to preserve textual, heritage, oral manifestations and the loss of heritage memory by young people, we have been reflecting on several issues connected to the ways of preservation and the possible uses for the oral heritage collection. What will be the role of the school, particularly the Portuguese class, in the preservation of memory and oral textual heritage? How are the different libraries (municipal and from schools) helping until now, and, in the future, how can they contribute to the preservation of traditional literature? Based on these issues, and always thinking in the major urgency of protecting an ancient oral literary heritage, we start with a ballad of the modern Portuguese oral tradition, “Bela Infanta”, we think carefully on the ways of preserving the memory, and we suggest a set of activities that can be developed in a library space, therefore, giving a very important contribute to the preservation of the oral literary heritage.
- A interdisciplinaridade na aula de português do 2.ºCEB : uma estratégia para a compreensão do texto poético e promoção da literaciaPublication . Oliveira, Sara Marques de; Pires, Natália AlbinoNas salas de aula, é comum vermos priorizada, por um lado, a disciplinaridade em vez de uma aprendizagem integrada de saberes e, por outro lado, a aprendizagem de conteúdos em detrimento de saberes que promovam o crescimento pessoal dos alunos. É, também, frequente constatarmos a preferência por um método de ensino diretivo e centrado no professor, no qual se procura não recorrer aos trabalhos em cooperação e limitar a utilização de novas tecnologias na sala de aula. No 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), com a existência de áreas disciplinares, a disciplinaridade é ainda mais acentuada, continuando, a metodologia de trabalho interdisciplinar, a ser pouco utilizadas nas nossas escolas apesar de a sua importância ser defendida por diversos autores. Assim, o trabalho que nos propomos apresentar decorre da implementação de uma proposta didática interdisciplinar, delineada e aplicada numa turma de 6.º ano de escolaridade durante o estágio curricular em 2º CEB do Mestrado em Ensino no 1º CEB e PHGP no 2º CEB. Trata-se de uma proposta didática (que envolveu as disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais) relativa ao texto poético, nomeadamente o estudo dos textos Poema do fecho éclair e Lágrima de preta, de António Gedeão, através da qual, baseando-nos nas metodologias de trabalho interdisciplinar e nas de trabalho cooperativo enquanto estratégias para a compreensão do texto poético e para a promoção da literacia, objetivamos a ampliação vocabular dos alunos, o alargamento do seu conhecimento sobre o mundo e da sua cultura geral.
- Desenvolver o léxico no pré-escolar : uma ponte para a aprendizagem da leituraPublication . Pires, Natália Albino
- Desenvolver o léxico na educação pré-escolar : uma experiência de aprendizagem com base na metodologia de trabalho de projetoPublication . Serra, Catarina Mafalda Mota; Pires, Natália AlbinoVários autores salientam a estreita relação do conhecimento lexical e das habilidades fonológicas com a aprendizagem da leitura e da escrita, destacando com particular ênfase a direta correspondência estabelecida entre o conhecimento lexical e a compreensão de um texto e o consequente sucesso ou insucesso escolar dos alunos. Assim, quanto maior for o número de palavras conhecidas pela criança à entrada do 1º Ciclo do Ensino Básico, melhor será a sua compreensão textual/leitora; e quanto melhor for a sua compreensão leitora maior será o seu conhecimento lexical. Com base nos estudos que comprovam que algumas das dificuldades de leitura detetadas durante o 1.º Ciclo do Ensino Básico correspondem a défices metalinguísticos evidenciados logo na educação pré-escolar, acentuamos a ideia já defendida por outros investigadores de que uma consciência lexical desenvolvida à entrada do 1.º Ciclo é imprescindível para a compreensão textual. Assim, sendo a competência lexical das crianças fundamental para o seu sucesso escolar ao longo de toda a escolaridade, procuramos mostrar que o jardim-de-infância pode ter um papel determinante na ampliação e sedimentação das estruturas léxicas das crianças. Por conseguinte, apresentaremos os primeiros resultados de uma experiência de aprendizagem baseada na metodologia de trabalho de projeto realizada com um grupo heterogéneo de uma sala de Jardim de Infância de uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) situada no distrito de Coimbra que consistiu na implementação, ao longo de seis semanas, de um projeto pedagógico nascido dos interesses e motivações do grupo de crianças sobre plantas, ervas aromáticas e sementes.
- Singularidades linguísticas dos romances da tradição oral moderna portuguesa : estruturas de quantificaçãoPublication . Pires, Natália Albino
