ESEC - Comunicações em conferências e congressos
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Recent Submissions
- O romanceiro quer ir à bibliotecaPublication . Pires, Natália AlbinoDuring the period of kindergarten education, children have contact with multiple forms of tradicional (folk) literature, particularly the songbook. However, as they enter the Primary School, and with their evolution through the different levels of schooling, the presence of the tradicional text loses its relevance in the educational contexts of the classroom and in school textbooks. Approaches to tradicional text are, often, based on authorial texts written on the basis of traditional text. Examples of these options present in textbooks are the texts by António Torrado or Luísa Ducla Soares. In the digital and image Era, it is not possible to imagine that the contexts of transmission of traditional literature can be restored, therefore, a large part of the oral literary heritage, the identity link of civilization groups, tends to be definitively lost. In fact, it is a paradox, there is an increasing talk of intangible cultural heritage and there are several policies to achieve the protection and preservation of world’s oral literary manifestations (tales, legends, proverbs, epics, ballads, etc). Facing the paradox of the attempt to preserve textual, heritage, oral manifestations and the loss of heritage memory by young people, we have been reflecting on several issues connected to the ways of preservation and the possible uses for the oral heritage collection. What will be the role of the school, particularly the Portuguese class, in the preservation of memory and oral textual heritage? How are the different libraries (municipal and from schools) helping until now, and, in the future, how can they contribute to the preservation of traditional literature? Based on these issues, and always thinking in the major urgency of protecting an ancient oral literary heritage, we start with a ballad of the modern Portuguese oral tradition, “Bela Infanta”, we think carefully on the ways of preserving the memory, and we suggest a set of activities that can be developed in a library space, therefore, giving a very important contribute to the preservation of the oral literary heritage.
- A interdisciplinaridade na aula de português do 2.ºCEB : uma estratégia para a compreensão do texto poético e promoção da literaciaPublication . Oliveira, Sara Marques de; Pires, Natália AlbinoNas salas de aula, é comum vermos priorizada, por um lado, a disciplinaridade em vez de uma aprendizagem integrada de saberes e, por outro lado, a aprendizagem de conteúdos em detrimento de saberes que promovam o crescimento pessoal dos alunos. É, também, frequente constatarmos a preferência por um método de ensino diretivo e centrado no professor, no qual se procura não recorrer aos trabalhos em cooperação e limitar a utilização de novas tecnologias na sala de aula. No 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), com a existência de áreas disciplinares, a disciplinaridade é ainda mais acentuada, continuando, a metodologia de trabalho interdisciplinar, a ser pouco utilizadas nas nossas escolas apesar de a sua importância ser defendida por diversos autores. Assim, o trabalho que nos propomos apresentar decorre da implementação de uma proposta didática interdisciplinar, delineada e aplicada numa turma de 6.º ano de escolaridade durante o estágio curricular em 2º CEB do Mestrado em Ensino no 1º CEB e PHGP no 2º CEB. Trata-se de uma proposta didática (que envolveu as disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais) relativa ao texto poético, nomeadamente o estudo dos textos Poema do fecho éclair e Lágrima de preta, de António Gedeão, através da qual, baseando-nos nas metodologias de trabalho interdisciplinar e nas de trabalho cooperativo enquanto estratégias para a compreensão do texto poético e para a promoção da literacia, objetivamos a ampliação vocabular dos alunos, o alargamento do seu conhecimento sobre o mundo e da sua cultura geral.
- Desenvolver o léxico no pré-escolar : uma ponte para a aprendizagem da leituraPublication . Pires, Natália Albino
- Desenvolver o léxico na educação pré-escolar : uma experiência de aprendizagem com base na metodologia de trabalho de projetoPublication . Serra, Catarina Mafalda Mota; Pires, Natália AlbinoVários autores salientam a estreita relação do conhecimento lexical e das habilidades fonológicas com a aprendizagem da leitura e da escrita, destacando com particular ênfase a direta correspondência estabelecida entre o conhecimento lexical e a compreensão de um texto e o consequente sucesso ou insucesso escolar dos alunos. Assim, quanto maior for o número de palavras conhecidas pela criança à entrada do 1º Ciclo do Ensino Básico, melhor será a sua compreensão textual/leitora; e quanto melhor for a sua compreensão leitora maior será o seu conhecimento lexical. Com base nos estudos que comprovam que algumas das dificuldades de leitura detetadas durante o 1.º Ciclo do Ensino Básico correspondem a défices metalinguísticos evidenciados logo na educação pré-escolar, acentuamos a ideia já defendida por outros investigadores de que uma consciência lexical desenvolvida à entrada do 1.º Ciclo é imprescindível para a compreensão textual. Assim, sendo a competência lexical das crianças fundamental para o seu sucesso escolar ao longo de toda a escolaridade, procuramos mostrar que o jardim-de-infância pode ter um papel determinante na ampliação e sedimentação das estruturas léxicas das crianças. Por conseguinte, apresentaremos os primeiros resultados de uma experiência de aprendizagem baseada na metodologia de trabalho de projeto realizada com um grupo heterogéneo de uma sala de Jardim de Infância de uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) situada no distrito de Coimbra que consistiu na implementação, ao longo de seis semanas, de um projeto pedagógico nascido dos interesses e motivações do grupo de crianças sobre plantas, ervas aromáticas e sementes.
- Singularidades linguísticas dos romances da tradição oral moderna portuguesa : estruturas de quantificaçãoPublication . Pires, Natália Albino
- Qual o processo psicológico que leva à intenção de candidatura a uma oferta de emprego?Publication . R. Gomes, Daniel; Neves, José Gonçalves dasAtrair candidatos a uma organização é uma fase crítica no recrutamento. Compreender o processo psicológico que leva à intenção de candidatura de potenciais candidatos a uma oferta de emprego é uma questão relevante, à qual a investigação tarda em responder convincentemente. Propõe-se que a relação entre as características da função e os atributos da organização junto da intenção de candidatura é mediada pela percepção de atractividade organizacional. Colaboraram neste estudo 208 participantes, enquadrados enquanto potenciais candidatos na área do marketing, mediante resposta a um questionário composto por medidas das variáveis analisadas. Utilizando métodos de análise confirmatórios, validou-se um modelo que atesta que a relação entre os atributos organizacionais com a intenção de candidatura é mediada pela atractividade organizacional percebida. A importância destes resultados é discutida e interpretada ao nível das razões que estruturam este processo psicológico e das suas aplicações práticas em recrutamento e na atracção de colaboradores a organizações.
- O efeito da imagem da organização enquanto empregadora no processo que conduz às intenções de candidatura a ofertas de empregoPublication . R. Gomes, Daniel; Neves, José Gonçalves dasAtraír candidatos num processo de recrutamento representa um desafio de grandes proporções para organizações competitivas. Compreender como potenciais candidatos avaliam uma oferta de emprego e reagem à mesma representa um desafio importante para investigadores e para gestores de recursos humanos. Sustentado na premissa teórica de que a imagem enquanto empregadora fortalece a atracção de colaboradores, este estudo pretende clarificar o efeito moderador desta variável junto do processo que leva potenciais candidatos a desenvolverem intenções de candidatura. Testou-se um modelo teórico apontando a atractividade organizacional enquanto mediadora do processo que decorre da avaliação dos atributos organizacionais e que conduz à intenção de candidatura. Avaliámos o efeito moderador da imagem junto deste processo, sustentando, assim, um modelo de mediação-moderada. 208 participantes constituem a amostra de potenciais candidatos interessados em responder a um anúncio de emprego na área do Marketing. Para corresponder aos objectivos do estudo, desenvolvemos e validámos três manipulações de imagem baseados em Backhaus (2004): positiva; negativa; neutra. Foram desenvolvidas comparações multi-grupo de acordo com o procedimento proposto por Byrne (2010) via SEM. Confirmaram-se os efeitos de mediação da atractividade na relação entre os atributos organizacionais e a intenção de candidatura. Confirmaram-se, igualmente, os efeitos de mediação-moderada previstos. Conclui-se que o processo que leva à intenção de candidatura tem enquanto preditor os atributos organizacionais e a atractividade organizacional enquanto mediadora. Quando os candidatos têm uma imagem positiva da organização, o efeito de mediação é mais forte, quando comparado com quando têm uma imagem neutra ou negativa da organização enquanto empregadora.
- Millenials e a tecnologia : desafios e oportunidades para as marcasPublication . R. Gomes, Daniel; Antunes, Ana CrisinaO presente estudo visa examinar a forma como a geração Millenial se relaciona com marcas, tecnologia e redes sociais, diferenciando-a de outras gerações. De forma a concretizar este objetivo, o presente trabalho foi desenvolvido através de uma metodologia quantitativa, utilizando uma amostra de conveniência composta por 188 participantes de ambos os sexos, oriundos de diferentes zonas do país e com idades compreendidas entre 18 e mais de 61 anos. Ao nível dos resultados, quando comparado com outras gerações, foi possível encontrar diferenças de perfis na forma como a geração Millenial se posiciona face à tecnologia, interação com marcas, ou face à utilização das redes sociais. Os resultados do presente trabalho são discutidos sob o ponto de vista das suas implicações teóricas, empíricas e práticas.
- E quando os efectivos pretendem sair? : contributo para a compreensão do processo psicológico subjacente às intenções de abandonoPublication . R. Gomes, DanielNo mercado de trabalho actual, a retenção de colaboradores constitui um factor de sucesso de qualquer organização competitiva. Compreender o processo que leva colaboradores a querer abandonar as organizações constitui uma questão relevante a que se atende neste estudo. Propõe-se que a intenção de turnover resulta de um processo mediado pela percepção de suporte organizacional e implicação afectiva e predito pela satisfação com as práticas de gestão de recursos humanos e orientações internas da responsabilidade social. Recorrendo a métodos de análise confirmatória, validou-se um modelo que suporta esta assumpção junto de uma amostra de 152 colaboradores. As conclusões do estudo apontam para a relevância da qualidade das práticas da gestão de recursos humanos e das orientações internas de responsabilidade social para a gestão deste indicador. Estas práticas e orientações fomentam o suporte percebido, reforçando o laço afectivo do colaborador com a organização, o que consequentemente reduz a intenção de abandono.
- Opinião pública, media e cidadania : as manifestações pela paz nas vésperas da II Guerra do GolfoPublication . Borges, SusanaCentramo-nos na representação mediática da Opinião Pública, interpelando criticamente este conceito normativo central das democracias de matriz liberal à luz de uma muito concreta (e particular) forma de expressão: as manifestações anti-guerra de 2003. Relacionaremos a forma como o jornal “Público”, em editorais, avaliou o significado político das manifestações com alguns dos momentos (autores) centrais da conceptualização da Opinião Pública no século passado. Problematizamos, em concreto, a forma como os media, enquanto estruturas fulcrais na comunicação pública política contemporânea, contribuem para a gestão dos fluxos de opinião no espaço público, através da representação que fazem da Opinião Pública e do significado que lhe atribuem, do ponto de vista da sua relação com o poder executivo (governo).