Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
263.54 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O projecto e-aulas é um espaço que utiliza a plataforma Moodle para os estudantes da Escola Superior
de Educação de Coimbra, como complemento à formação presencial, cujo objectivo é melhorar a
qualidade da aprendizagem. A plataforma é usada em mais de 100 disciplinas, de 16 cursos, apoiando
cerca de 2000 utilizadores.
A problemática central desta comunicação é a análise crítica do contributo da utilização do Moodle
para a mudança nas percepções, metodologias e atitudes dos professores, estudantes regulares,
estudantes trabalhadores e estudantes surdos sobre a aprendizagem e a pedagogia.
A metodologia deste estudo é essencialmente qualitativa, baseada na análise de conteúdo de
entrevistas a professores e estudantes e de dados da plataforma, como fóruns e estatísticas.
Alguns professores aproveitaram o Moodle como uma boa oportunidade para mudar as metodologias
pedagógicas, tornando as suas disciplinas mais abertas à participação dos estudantes. O uso
pedagógico do e-aulas é especialmente eficaz para os estudantes trabalhadores, contrariamente aos
estudantes surdos que não se queriam expor perante os colegas ouvintes.
O estudo indica algumas pistas para os professores, no sentido da inclusão dos estudantes não
tradicionais no ensino superior.