Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 10 of 13
  • "Teclas prá vida" : a transformar janelas em realidades inclusivas
    Publication . Patrão, Carla; Soeiro, Dina; Parreiral, Sílvia
    O desafio da inclusão das pessoas mais velhas na realidade digital leva- -nos a apresentar algumas experiências vivenciadas pelos participantes nas oficinas "Teclas Prá Vida". Estas oficinas de alfabetização digital integram- -se num projeto vocacionado para a promoção das literacias, o "Letras Prá Vida". Descrevemos como é desenvolvida a literacia digital crítica, ao longo das sessões das oficinas, e partilhamos alguns dados decorrentes da participação das pessoas na ação nacional "7 Dias com os Media", uma iniciativa do Grupo Informal sobre Literacia para os Media, que visa a promoção da literacia crítica com e para os media. Seguindo uma metodologia qualitativa de investigação-ação participativa, as oficinas de alfabetização baseiam-se numa abordagem de educação de adultos não formal, com planificações e avaliações flexíveis e participadas, usando a música, a poesia, a literatura e a tecnologia como meios de promoção das várias literacias. Valoriza-se a literacia da vida dos participantes, sendo os afetos uma constante. No final de cada sessão, a equipa reúne, reflete, partilha, avalia e produz o relatório crítico. Entre os resultados, consideram- -se as várias literacias que o projeto promove e, no âmbito da literacia digital crítica, destacamos a pertinência dos participantes aprenderem a avaliar a credibilidade e a fiabilidade da informação e das suas fontes, com preocupação pela proteção e questões éticas. Assim, os participantes tornam-se capazes de tirar benefício pessoal e social do uso das tecnologias, assumindo-se como cidadãos ativos. Inspirados na ideia de Sydney Harris (1985) de que o propósito da educação é transformar espelhos em janelas, sugerimos a proposta de transformar janelas em realidades inclusivas. Não é a imagem do “velhinho à janela”, a observar o presente e o futuro a ser construído, mas da pessoa mais velha a construir a paisagem, no presente e para o futuro.
  • O moodle e a pedagogia no ensino superior : um casamento ou um divórcio tecnológico?
    Publication . Patrão, Carla; Soeiro, Dina
    O projecto e-aulas é um espaço que utiliza a plataforma Moodle para os estudantes da Escola Superior de Educação de Coimbra, como complemento à formação presencial, cujo objectivo é melhorar a qualidade da aprendizagem. A plataforma é usada em mais de 100 disciplinas, de 16 cursos, apoiando cerca de 2000 utilizadores. A problemática central desta comunicação é a análise crítica do contributo da utilização do Moodle para a mudança nas percepções, metodologias e atitudes dos professores, estudantes regulares, estudantes trabalhadores e estudantes surdos sobre a aprendizagem e a pedagogia. A metodologia deste estudo é essencialmente qualitativa, baseada na análise de conteúdo de entrevistas a professores e estudantes e de dados da plataforma, como fóruns e estatísticas. Alguns professores aproveitaram o Moodle como uma boa oportunidade para mudar as metodologias pedagógicas, tornando as suas disciplinas mais abertas à participação dos estudantes. O uso pedagógico do e-aulas é especialmente eficaz para os estudantes trabalhadores, contrariamente aos estudantes surdos que não se queriam expor perante os colegas ouvintes. O estudo indica algumas pistas para os professores, no sentido da inclusão dos estudantes não tradicionais no ensino superior.
  • Letras prá Vida: alfabetização de adultos com o coração!
    Publication . Soeiro, Dina; Silva, Inês; Silva, Joana; Silva, Mónica; Parreiral, Sílvia; Carvalho, Vera
    Letras Prá Vida é um projecto de intervenção comunitária que promove a literacia, o empoderamento e a inclusão social através da dinamização de oficinas de alfabetização com pessoas adultas. Dinamizaram-se sessões semanais com cerca de 60 participantes, entre os 20 e os 90 anos, organizados em 6 grupos heterogéneos. Desenvolveram-se actividades de leitura e escrita, baseadas no Método Paulo Freire, na Pedagogia da Autonomia, Andragogia e Aprendizagem Autodirigida, nos afectos e na literacia da vida de cada um. O projecto participa no Círculo de Alfabetização da APCEP, desenvolve uma comunidade de prática e oferece formação em alfabetização de adultos.
  • Sentimento de comunidade e bem-estar em contexto institucional : perceção das pessoas idosas
    Publication . Silva, Sofia; Marques, Filipa Daniela; Soeiro, Dina; Parreiral, Sílvia; Tavares, João; Atalaia, Leonor; Raposo, Daniel
    Os estudos sobre o sentimento de comunidade (SdC) revelam que este conceito está associado a uma maior participação ou envolvimento na vida da comunidade, satisfação com a vida, capacidade para mobilização na resolução dos problemas pessoais e coletivos, autoestima, suporte social percebido e qualidade das relações sociais. A investigação sobre o SdC em contexto gerontológico é ainda parca, mas a literatura sugere a sua relação com o envelhecimento bem-sucedido. O objetivo deste estudo é analisar a relação entre o SdC e bem-estar em contexto institucional dirigido à pessoa idosa. A amostra é constituída por 274 pessoas com mais de 60 anos a frequentar diversos contextos gerontológicos: centros de dia, Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e escolas séniores. Os principais resultados indicam um elevado sentimento de comunidade nas três tipologias de instituições consideradas, sendo as diferenças estatisticamente significativas mais elevadas em centros de dia e ERPI. O SdC apresentou uma relação positiva moderada com a satisfação com a vida, satisfação com suporte social e afetividade positiva. A pertinência desta investigação relaciona-se com a possibilidade de dar voz à perceção da pessoa idosa em contexto institucional e compreender medidas de planeamento e intervenção social no contexto gerontológico que promovam o SdC que poderá ser um catalisador para o envelhecimento bem-sucedido.
  • Spaces of literacy: from diversity of learners to significant learning models
    Publication . Salgado, Lucília; Soeiro, Dina; Rufino, Isabel; Paulo, Maria Manuela; Rolo, Maria da Conceição; Carvalho, Vera
    The Project Literacy for Democracy aimed at educating youngsters in the exercise of citizenship and involved several communities, stakeholders and institutions. The Project became a part of the practices occurring in each context, adopting an approach of research-action. It tried to generate knowledge about the manner how it is possible, in each selected site, to work and organise education for citizenship. During the local projects lifetime it was tried to, locally and collectively, define concepts while deepening and enlarging the theoretical search that would give a direction to the ongoing practices and, at the same time, generating new and leading knowledge. Lifelong Education. This Symposium has allowed the analysis of current practices in community premises of Oeiras (projects Literacy in Navegadores and Literacy for Democracy) with African-descent communities; with Roma women in cooperation with ALEM; with senior citizens in rural areas (ICreate) and young adult students (of the Higher School of Education in Coimbra); and with children and adults (Barafunda in Benedita). While working with vulnerable communities it was necessary to characterise their own ways of participation and the dominant knowledge in each domain. For that reason, knowledge about getting literate, literacy and the corresponding processes became a constant factor in each group, taking into account their specific ethnic, age and social traits. The same can be said regarding new vulnerabilities, either economic (in contexts of crisis) or connected to environmental sustainability. We understand that the need to accede to new knowledge with regard to economic and environmental vulnerability can enrich the process of literacy and that was only possible due to the development of such ability. Based on the understanding that citizenship only develops through the very practice of citizenship, we concluded that our action should not isolate the youngsters out of their community and also that the work with any of the selected groups required the parallel development of the others, be it groups of seniors, adults, youngsters or children. While implementing such a methodology the Project products would then emerge in a constant dialectic process, forcing us, at any moment, to redefine direction. As we acquired new knowledge we had to define new objectives and to restructure our practices and follow new paths. As a remarkable example we can refer to the pandemic situation that erupted at a crucial stage of the Project and inevitably led to new practices of citizenship and to new literacy approaches.
  • Letras prá vida a esperançar com Paulo Freire
    Publication . Soeiro, Dina; De Oliveira Santos, Lina Cláudia; Parreiral, Sílvia; Patrão, Carla
  • Letras prá vida : os media ao serviço da literacia
    Publication . Soeiro, Dina; Patrão, Carla; Parreiral, Sílvia; Carvalho, Vera
    Desde 2015 que o projeto Letras Prá Vida dinamiza oficinas de alfabetização e de literacia digital com adultos, promovendo a compreensão do mundo através da literacia com e para os media. Actualmente as oficinas contam com cerca de 120 participantes, maioritariamente mulheres, entre os 20 e os 95 anos de idade, de etnia cigana, imigrantes, idosos institucionalizados e não institucionalizados, organizados em nove grupos com diferentes níveis de literacia. Entre as muitas atividades, exploram jornais, revistas e outras publicações como o “Borda D’Água”, pesquisam na Internet, escrevem memórias e participam no programa de rádio “Velhos Amigos”, emitido na MundialFM. Os alunos de Comunicação Social, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, têm participado no projeto, realizando entrevistas, reportagens, vídeos, documentários, e desenvolvem competências e aptidões jornalísticas, saber-fazer profissionais, auto-determinação, participação cívica, autonomia, sentido de responsabilidade e de cidadania.
  • O projecto OPDES e a valorização da pedagogia do ensino superior
    Publication . Gonçalves, Susana; Soeiro, Dina; Silva, Sofia
    O objectivo deste artigo é contribuir para a valorização da pedagogia do Ensino Superior, através da apresentação do projecto de intervenção Orientações Pedagógicas para Docentes do Ensino Superior, desenvolvido na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, que teve como ponto de partida uma avaliação de necessidades de formação e um curso piloto. Com vista a contribuir para a inovação, qualidade e excelência no Ensino Superior, os produtos deste projecto (workshops, publicações, página de internet, consultadoria) envolvem aspectos tão diversos como o ensino em sala de aula, tutoria, e-learning, métodos de avaliação, motivação e aprendizagem, diversidade dos estudantes, entre outros. As publicações sobre Pedagogia no Ensino Superior e a disponibilização online de orientações pedagógicas têm sido um complemento importante para a partilha de métodos pedagógicos e ideias inovadoras para o Ensino Superior.
  • Student empowerment in higher education through participatory evaluation
    Publication . Soeiro, Dina; Figueiredo, António Dias de; Ferreira, Joaquim Armando Gomes
    This paper is concerned with sharing between students and teacher the power to manage a course that engages heterogeneous student populations in a blended learning environment in higher education. Our aim is not just to see how the students can be empowered to act autonomously, but rather to understand how they can fare as full partners of the course management experience. To this end, we engage them in a cultural transformation based on strategies that promote their participation in their own learning and evaluation. This is done with the help of the evaluation star, an ideogram we have developed to support these strategies. Our study draws on principles proposed by Dewey, Freire, Knowles, Mezirow, and Fetterman, and follows a research approach based on two action research cycles that involve different courses, subjects, and students. Our study, which can be seen as a proof of concept, shows that the students have learned to evaluate and accept evaluation, share critical reflections, and take responsibility for their contributions. They have also participated democratically in their learning process and have built change, quality, and competent collective learning.