Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
335.18 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O desafio da inclusão das pessoas mais velhas na realidade digital leva-
-nos a apresentar algumas experiências vivenciadas pelos participantes nas
oficinas "Teclas Prá Vida". Estas oficinas de alfabetização digital integram-
-se num projeto vocacionado para a promoção das literacias, o "Letras Prá
Vida". Descrevemos como é desenvolvida a literacia digital crítica, ao longo
das sessões das oficinas, e partilhamos alguns dados decorrentes da participação das pessoas na ação nacional "7 Dias com os Media", uma iniciativa
do Grupo Informal sobre Literacia para os Media, que visa a promoção da
literacia crítica com e para os media.
Seguindo uma metodologia qualitativa de investigação-ação participativa, as
oficinas de alfabetização baseiam-se numa abordagem de educação de adultos não formal, com planificações e avaliações flexíveis e participadas, usando a música, a poesia, a literatura e a tecnologia como meios de promoção
das várias literacias. Valoriza-se a literacia da vida dos participantes, sendo
os afetos uma constante. No final de cada sessão, a equipa reúne, reflete,
partilha, avalia e produz o relatório crítico. Entre os resultados, consideram-
-se as várias literacias que o projeto promove e, no âmbito da literacia digital
crítica, destacamos a pertinência dos participantes aprenderem a avaliar a
credibilidade e a fiabilidade da informação e das suas fontes, com preocupação pela proteção e questões éticas. Assim, os participantes tornam-se capazes de tirar benefício pessoal e social do uso das tecnologias, assumindo-se
como cidadãos ativos. Inspirados na ideia de Sydney Harris (1985) de que
o propósito da educação é transformar espelhos em janelas, sugerimos a
proposta de transformar janelas em realidades inclusivas. Não é a imagem
do “velhinho à janela”, a observar o presente e o futuro a ser construído, mas
da pessoa mais velha a construir a paisagem, no presente e para o futuro.
Description
Keywords
alfabetização de adultos desinformação ética literacia digital crítica notícias falsas
Citation
Publisher
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho