Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

"Teclas prá vida" : a transformar janelas em realidades inclusivas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Teclas pra vida.pdf335.18 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O desafio da inclusão das pessoas mais velhas na realidade digital leva- -nos a apresentar algumas experiências vivenciadas pelos participantes nas oficinas "Teclas Prá Vida". Estas oficinas de alfabetização digital integram- -se num projeto vocacionado para a promoção das literacias, o "Letras Prá Vida". Descrevemos como é desenvolvida a literacia digital crítica, ao longo das sessões das oficinas, e partilhamos alguns dados decorrentes da participação das pessoas na ação nacional "7 Dias com os Media", uma iniciativa do Grupo Informal sobre Literacia para os Media, que visa a promoção da literacia crítica com e para os media. Seguindo uma metodologia qualitativa de investigação-ação participativa, as oficinas de alfabetização baseiam-se numa abordagem de educação de adultos não formal, com planificações e avaliações flexíveis e participadas, usando a música, a poesia, a literatura e a tecnologia como meios de promoção das várias literacias. Valoriza-se a literacia da vida dos participantes, sendo os afetos uma constante. No final de cada sessão, a equipa reúne, reflete, partilha, avalia e produz o relatório crítico. Entre os resultados, consideram- -se as várias literacias que o projeto promove e, no âmbito da literacia digital crítica, destacamos a pertinência dos participantes aprenderem a avaliar a credibilidade e a fiabilidade da informação e das suas fontes, com preocupação pela proteção e questões éticas. Assim, os participantes tornam-se capazes de tirar benefício pessoal e social do uso das tecnologias, assumindo-se como cidadãos ativos. Inspirados na ideia de Sydney Harris (1985) de que o propósito da educação é transformar espelhos em janelas, sugerimos a proposta de transformar janelas em realidades inclusivas. Não é a imagem do “velhinho à janela”, a observar o presente e o futuro a ser construído, mas da pessoa mais velha a construir a paisagem, no presente e para o futuro.

Description

Keywords

alfabetização de adultos desinformação ética literacia digital crítica notícias falsas

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

CC License