dc.contributor.author | Patrão, Carla | |
dc.contributor.author | Soeiro, Dina | |
dc.contributor.author | Parreiral, Sílvia | |
dc.date.accessioned | 2023-10-24T14:31:07Z | |
dc.date.available | 2023-10-24T14:31:07Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | O desafio da inclusão das pessoas mais velhas na realidade digital leva- -nos a apresentar algumas experiências vivenciadas pelos participantes nas oficinas "Teclas Prá Vida". Estas oficinas de alfabetização digital integram- -se num projeto vocacionado para a promoção das literacias, o "Letras Prá Vida". Descrevemos como é desenvolvida a literacia digital crítica, ao longo das sessões das oficinas, e partilhamos alguns dados decorrentes da participação das pessoas na ação nacional "7 Dias com os Media", uma iniciativa do Grupo Informal sobre Literacia para os Media, que visa a promoção da literacia crítica com e para os media. Seguindo uma metodologia qualitativa de investigação-ação participativa, as oficinas de alfabetização baseiam-se numa abordagem de educação de adultos não formal, com planificações e avaliações flexíveis e participadas, usando a música, a poesia, a literatura e a tecnologia como meios de promoção das várias literacias. Valoriza-se a literacia da vida dos participantes, sendo os afetos uma constante. No final de cada sessão, a equipa reúne, reflete, partilha, avalia e produz o relatório crítico. Entre os resultados, consideram- -se as várias literacias que o projeto promove e, no âmbito da literacia digital crítica, destacamos a pertinência dos participantes aprenderem a avaliar a credibilidade e a fiabilidade da informação e das suas fontes, com preocupação pela proteção e questões éticas. Assim, os participantes tornam-se capazes de tirar benefício pessoal e social do uso das tecnologias, assumindo-se como cidadãos ativos. Inspirados na ideia de Sydney Harris (1985) de que o propósito da educação é transformar espelhos em janelas, sugerimos a proposta de transformar janelas em realidades inclusivas. Não é a imagem do “velhinho à janela”, a observar o presente e o futuro a ser construído, mas da pessoa mais velha a construir a paisagem, no presente e para o futuro. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/47493 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho | pt_PT |
dc.subject | alfabetização de adultos | pt_PT |
dc.subject | desinformação | pt_PT |
dc.subject | ética | pt_PT |
dc.subject | literacia digital crítica | pt_PT |
dc.subject | notícias falsas | pt_PT |
dc.title | "Teclas prá vida" : a transformar janelas em realidades inclusivas | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 311 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 302 | pt_PT |
oaire.citation.title | Literacia, media e cidadania | pt_PT |
person.familyName | Ribeiro Patrão | |
person.familyName | Soeiro | |
person.familyName | Parreiral | |
person.givenName | Carla Susana | |
person.givenName | Dina | |
person.givenName | Sílvia | |
person.identifier | J-4942-2016 | |
person.identifier.ciencia-id | 5F10-B51C-22EE | |
person.identifier.ciencia-id | A51E-66FF-5697 | |
person.identifier.ciencia-id | 601A-D2F5-4DD4 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4232-1123 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1249-2711 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6344-5141 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 8f3682cb-eb6e-46e1-a4d7-82666f826d38 | |
relation.isAuthorOfPublication | 4187c2e8-da9e-4c97-8081-56a595305e1a | |
relation.isAuthorOfPublication | d7a2d547-b74f-4230-9d72-8f8ac8cb2f0b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 4187c2e8-da9e-4c97-8081-56a595305e1a |