Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
87.04 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Descrevemos um projecto que visa responder à questão: “Como educar a nova
geração de jornalistas através de experiências de aprendizagem inovadoras
baseadas em contextos sociais mediados pelas tecnologias?” Dado o carácter
exploratório da investigação, optámos por uma abordagem de investigaçãoacção em três ciclos, cada um incidindo sobre ambientes de aprendizagem
distintos: um sistema de gestão de aprendizagem convencional, o Moodle; uma
plataforma de criação e animação de redes sociais, o Dolphin; e um ambiente
centrado na manutenção colectiva de um blog e na indexação das respectivas
publicações no Facebook. O artigo dedica particular atenção ao segundo ciclo
deste processo, contextualizando-o em reflexões recentes sobre a formação de
jornalistas, enquadradas por dois referenciais teóricos: as propostas filosóficas
de Dewey sobre democracia e comunidade e os ideais de Freire sobre o papel
da literacia na criação de cidadãos capazes de construírem, individual e
colectivamente, os seus próprios destinos. Partindo da análise qualitativa dos
resultados, apoiada pelo software NVivo, apresentam-se e comentam-se as
opiniões dos alunos quanto ao efeito do projecto sobre factores como a sua
experiência, competências e sensibilidade para a profissão, sentido crítico,
responsabilidade, reflexividade e capacidade para trabalhar em equipa.
Description
Keywords
Autonomia auto-capacitação democracia jornalismo
Citation
Publisher
Universidade do Minho: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade