Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Coelho P B Pardal, Pedro Nuno

Search Results

Now showing 1 - 10 of 34
  • A Criação de Valor no Sector Empresarial do Distrito de Setúbal: Um Contributo para o Empreendedor
    Publication . Teixeira, Nuno; Pardal, Pedro; Mata, Carlos; Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado
  • O desempenho empresarial numa ótica de caixa: estudo comparativo entre as PME’s excelência e as médias empresas portuguesas
    Publication . Carreira, Francisco José Alegria; Alexandre, Paulo; Pardal, Pedro
    O tecido empresarial português é constituído, essencialmente, por pequenas e médias empresas e no atual contexto de incerteza em que estas desenvolvem a sua atividade, o fator liquidez, é uma das principais preocupações dos gestores. Neste contexto destacam-se as PME Excelência, que constituem a “nata” das PME’s em Portugal. Este estudo tem por objetivo comparar o desempenho entre as PME Excelência’16 e o universo das empresas portuguesas de média dimensão, numa perspetiva de caixa pelo que se recorreu a um conjunto dos indicadores suportado na Demonstração de Fluxos de Caixa, ao invés de uma abordagem mais tradicional. Constatamos que, por um lado, as PME Excelência apresentam uma maior capacidade de gerar caixa por unidade vendida, um maior esforço de investimento e financiamento com maior recurso aos fluxos gerados pelo seu negócio em detrimento de financiamento por parte de sócios/acionistas ou empréstimos bancários e, por outro lado, apresentam um rácio inferior na qualidade dos resultados (transformação de volume de negócios e EBITDA em fluxos monetários recebidos).
  • The Contribution of financial information for stock price value
    Publication . Teixeira, Nuno; Carreira, Francisco José Alegria; Pardal, Pedro; Mata, Carlos
  • O ambiente digital e a metodologia Problem-Based Learning (PBL)
    Publication . Borrego, Ana Clara; Carreira, Francisco José Alegria; Abreu, Rute; Pardal, Pedro
    Este artigo tem como objetivo compreender se, na perceção dos estudantes de licenciaturas em Contabilidade em Portugal, o curso que frequentam os prepara para o mercado de trabalho. Verificou-se que a maioria dos estudantes se avaliam como bem preparados no que concerne às capacidades técnicas e softskills. Porém, há dificuldades no ambiente digital mais avançado associado à profissão, relativamente ao qual se sentem menos preparados. E, relativamente, às unidades curriculares (UC) que recorrem à metodologia Problem-Based Learning (PBL), as mesmas são maioritariamente percecionadas como tendo um impacto positivo na futura integração dos estudantes no mercado de trabalho.
  • Os Indicadores de desempenho utilizados nos municípios do distrito de Setúbal
    Publication . Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado; Mata, Carlos; Pardal, Pedro; Teixeira, Nuno
    A aplicação do POCAL deverá permitir a obtenção de indicadores de diversa ordem, nomeadamente, orçamentais, patrimoniais e de custos. Estes deverão possibilitar a análise de desempenho das autarquias locais medindo níveis de economia, eficiência e eficácia, e que sirvam de apoio à gestão autárquica. O objectivo do presente estudo centra-se na caracterização da informação sobre o desempenho dos municípios do distrito de Setúbal, com base no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses e nos indicadores apresentados no Relatório de Gestão. Os resultados demonstram que os municípios apresentam fundamentalmente indicadores de carácter orçamental e/ou patrimonial, facto justificado pela fraca implementação da contabilidade de custos. Nos Relatórios de Gestão foram identificados 159 indicadores diferentes, sendo 115 de carácter orçamental e 44 económicos e/ou patrimoniais. Através da elaboração de um ranking de desempenho para o distrito de Setúbal confirmámos que os municípios melhores posicionados são os de Alcácer do Sal, Almada e Grândola.
  • O desempenho orçamental de 2014 a 2016 dos municípios do distrito de Setúbal
    Publication . Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado; Mata, Carlos; Pardal, Pedro; Teixeira, Nuno
    A informação contabilística na Administração Pública em Portugal, acompanhando a evolução quer do normativo internacional para o setor público, quer do normativo nacional aplicado no setor privado, aprovou, em 2015, o SNC-AP que veio revogar o POCP e os seus planos setoriais a partir de 1 de janeiro de 2018, mantendo-se todavia a obrigatoriedade da aplicação dos três subsistemas contabilísticos, dos quais destacamos neste estudo, a contabilidade orçamental e a sua importância na avaliação do desempenho orçamental, nos municípios dos distrito de Setúbal. Assim, para o período de 2014 a 2016, apresenta-se, para os municípios do distrito de Setúbal, com base na informação da contabilidade orçamental, a análise da: receita cobrada, receita própria, despesa paga, despesa corrente vs. despesa capital, despesa com pessoal e grau de cobertura da despesa pela receita.
  • The accountant in the digital era and the Covid-19
    Publication . Borrego, Ana Clara; Pardal, Pedro; Carreira, Francisco José Alegria
  • Avaliação e divulgação de indicadores de desempenho dos municípios portugueses: o caso do distrito de Setúbal
    Publication . Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado; Mata, Carlos; Pardal, Pedro; Teixeira, Nuno
    A aplicação do POCAL deverá permitir a obtenção de indicadores de diversas ordens, nomeadamente, orçamentais, patrimoniais e de custos. Estes deverão possibilitar a análise de desempenho das autarquias locais medindo níveis de economia, eficiência e eficácia, e que sirvam de apoio à gestão autárquica. O objectivo do presente estudo centra-se na caracterização da informação sobre o desempenho dos municípios do distrito de Setúbal, com base no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses e nos indicadores apresentados no Relatório de Gestão. Os resultados demonstram que os municípios apresentam fundamentalmente indicadores de carácter orçamental e/ou patrimonial, facto justificado pela fraca implementação da contabilidade de custos. Apesar de 3 municípios não apresentarem qualquer indicador nos seus Relatórios de Gestão, os restantes apresentam no total, 159 indicadores diferentes, sendo 115 de carácter orçamental e 44 económicos e/ou patrimoniais. Contudo, identificou-se que parte dos indicadores apresentados são baseados em conceitos da contabilidade empresarial e que não existe uma uniformização da divulgação entre municípios, sendo um claro limite à análise comparativa de desempenho. Através da elaboração de um ranking de desempenho para o distrito de Setúbal confirmámos que os municípios melhores posicionados são os de Alcácer do Sal, Almada e Grândola.
  • Fatores determinantes na mudança de auditor: o caso português
    Publication . Heliodoro, Paula; Carreira, Francisco José Alegria; Pardal, Pedro
    A literatura que relaciona a mudança de auditor com a opinião emitida pelo auditor tem sido um tema objeto de estudo por parte de investigadores. O relatório de auditoria financeira representa a materialização do produto final de uma auditoria externa e independente e, é expresso no relatório de auditoria financeira. O presente artigo visa determinar quais as variáveis que determinam a empresa auditada a mudar de auditor, suportada nas reservas apresentadas pelos auditores, sendo que quanto maior o número de reservas, maior é a tendência para mudar de auditor. Este estudo recorreu a uma amostra de empresas cotadas em mercado contínuo no período de sete anos e utilizou o modelo de regressão logística para testar se a receção de um relatório de auditoria modificado indiciava a mudança de auditor. Os resultados apontam para a existência de uma relação significativamente positiva entre o relatório de auditoria financeira modificado e a mudança de auditor, sendo que os fatores mais determinantes na mudança de auditor foram as Reservas sobre o Ativo, existência de outras Reservas, a dimensão da empresa auditada, o crescimento da empresa e o tipo de modelo de governo.
  • O SI-Inovação como oportunidade de financiamento de projectos de empreendedorismo
    Publication . Pardal, Pedro; Teixeira, Nuno; Mata, Carlos; Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado