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- Relatório de estágio profissionalPublication . Costa, Rute Carvalho Catarino
- Relatório de estágio profissionalPublication . Passarinho, Nádia Milene Alves
- Avaliação da qualidade microbiológica de produtos prontos a consumirPublication . Gonçalves, Sara Lúcia Soares Góis PereiraNos últimos vinte e cinco anos tem-se assistido a um aumento na procura de serviços que disponibilizam refeições prontas a consumir. Contudo, esta tendência trouxe problemas a nível da segurança e qualidade dos alimentos. Assim, tem-se vindo a verificar um grande número de surtos de intoxicação alimentar documentados, a nível mundial, relacionados não só com o aumento de consumo de produtos minimamente processados, como também com o incremento do comércio e distribuição internacional, e o aumento do número de consumidores de grupos vulneráveis, como imunodeprimidos. Neste trabalho realizou-se um estudo microbiológico de produtos destinados a serem consumidos no dia de produção. Os três produtos escolhidos foram os seguintes: sandes de pasta de atum, salada de alface e tomate e fruta laminada. De cada produto foram recolhidas 15 amostras. Na realização das análises microbiológicas foram utilizadas metodologias clássicas e realizados sete parâmetros analíticos. Numa avaliação geral dos resultados dos três alimentos analisados, todas as amostras foram consideradas não satisfatórias, uma vez que todas elas apresentavam pelo menos um parâmetro não satisfatório. Apesar desta avaliação dos alimentos, o perigo de intoxicação alimentar para o consumidor saudável é baixo.
- O Turismo para Todos na oferta hoteleira de Lisboa: um custo ou um investimento?Publication . Alexandre, Dora Maria MessiasA existência de uma dada deficiência ou incapacidade não é necessariamente impeditiva do desejo e do gosto pelas viagens. No entanto, muitos cidadãos com deficiências ou incapacidades encontram dificuldades no acesso à indústria do Turismo. Tendo em conta que o paradigma internacional estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que seja o meio ambiente a adaptar-se às necessidades das pessoas e não o contrário, e tendo em conta que Lisboa é um destino primordial em Portugal, foi desenvolvido um estudo, para conhecer a forma como a hotelaria da capital encara esta questão – se tende a encarar a inclusão de clientes com necessidades especiais como um custo, no sentido de obrigação, a ser suportado, ou um investimento com potencial retorno. O estudo teve como base um inquérito aos responsáveis hoteleiros, e uma análise aos respetivos websites, e permitiu aferir aspetos qualitativos e quantitativos. Os resultados revelam que o interesse dos responsáveis hoteleiros na inclusão de clientes com necessidades especiais não vai muito além dos requisitos mínimos impostos pela lei, que não existe uma aposta na acessibilidade aos websites e que a informação relevante para estes potenciais clientes é prestada por uma minoria dos hoteleiros de Lisboa, e foca sobretudo questões de acessibilidade física. Aprofundar o conhecimento sobre as causas deste posicionamento face aos clientes com necessidades especiais, bem como do potencial económico destes turistas no panorama nacional poderá potenciar o interesse e o melhor acolhimento prestado a estes cidadãos.
- Relatório de estágio profissionalPublication . Gomes, Ana Rita Alves
- A ansiedade no idosoPublication . Gonçalves, Isabel Margarida B.M.O presente estudo teve por objecto de estudo a ansiedade no idoso, um sentimento considerado pelos estudiosos, um dos mais importantes aspectos da saúde mental dos nossos dias. A ansiedade como parte inevitável da vida da sociedade contemporânea. Asseguramos ao longo da dissertação, a ideia reiterada por muitos autores, de que a ansiedade é um complexo problema transversal, todavia, foi nossa preocupação salientar de que forma esta componente, ainda pouco estudada, afecta com maior significância a vida dos mais velhos. Procuramos perceber as causas que levam a que a ansiedade dita “ normal” se possa metamorfosear naquilo a que se dá o nome de transtornos ou perturbações de ansiedade. Focamos de forma minuciosa as particularidades de cada um destes tipos de transtornos. Tentamos explicar a concomitância entre depressão e ansiedade, as quais, por sintomatologia semelhante se pode confundir, aquando do diagnóstico da doença. Ao longo do estudo abordamos como se pode proceder ao controlo de sintomas. Finalmente, o nosso leitor poderá aclarar os mais avançados modelos terapêuticos, no tratamento ministrado aos pacientes, para que estes possam viver e ter uma esperança menos angustiante.
- As perceções dos professores de educação visual e tecnológica face à inclusão dos alunos com necessidades educativas especiaisPublication . Martins, Cristovão RodriguesA inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais na escola atual constitui um processo que assenta em princípios democráticos, de justiça social e igualdade de oportunidades ao propiciar o direito à educação de todos os alunos com ou sem deficiência numa nova perspetiva de conceito e prática da Escola Inclusiva. O presente trabalho apresenta como temática central recolher, analisar, compreender, e objetivar quais as perceções e atitudes dos professores de Educação Visual e Tecnológica face à inclusão dos alunos com NEE. A estratégia de investigação seguiu a observação quantitativa, utilizando o inquérito por questionário com repostas fechadas. Envolvemos no questionamento um número limitado de inquiridos (professores de EVT a lecionar nas escolas da RAM), para a obtenção de respostas objetivas e credíveis, no que diz respeito à experiência e formação adquiridas no domínio da Educação Especial, dificuldades vivenciadas face à inclusão dos alunos com NEE e opiniões relativas à Inclusão dos alunos com NEE. Os resultados, advindos do presente trabalho de investigação, levam-nos a concluir que a maioria dos docentes inquiridos revela: sentirem-se preparados para atuar com alunos com NEE; não terem recebido formação no âmbito da Educação Especial e declaram manifestar um desconhecimento dos normativos legais respeitantes a essa área, à exceção do Decreto Legislativo Regional Nº 33/2009/M de 31 Dezembro de 2009. Por último, de forma antagónica, a generalidade declara não sentir dificuldades no plano do relacionamento pessoal e/ou pedagógico com alunos com NEE.
- Relatório de estágio profissionalPublication . Pereira, Maria Aurora Assis Camilo Lopes
- 21st century Cascais:how the waves of time forged a cultural heritage also enjoyed by touristsPublication . Carvalho, CristinaThe romans were the first seafaring visitors to reach Cascais, a place where men already lived off harvesting the ocean.Throughout the centuries his proximidity to Lisbon turned it into a focal point for the military defence of the capital, and the warning of seafarers against costal perils. As a strategic landmark, Cascais was one of the first towns in Portugal to have a permanent lighthouse, and the town chosen by King Luís as the country's first costal resort. Currently, many are the cultural resources available to tourists that reflect the reformulation of facilities and heritage for the sake of tourism. A lighthouse was recently converted into first museum of its kind, and the Sea Museum displays archaeological and ethnographic items, while Tourism and services have replaced fishing as important activities of the town. the sea is also represented on artistic pavements, while formeraristocratic residences have been converted into hotels, and a conventinto a cultural centre. Folk devotion still honours Our Lady´s protection to fishermen with outdoor events, while its citadel has lost its military purpose, in order to host several "genres" of open-air initiatives. In gastronomic terms, along withfish dishes, the "Areias de Cascais" are butter cookies spinkled with sugar that also recall the town´s sandy beaches.
- Escola de inclusão vs sociedade integradoraPublication . Silva, Luís Fernando de Madureira Ferrás daO presente trabalho visa proporcionar uma visão global do processo de integração de crianças portadoras de deficiência no ensino público, bem como as perspetivas futuras e respetiva integração profissional. O objetivo basilar foi abordar a inclusão escolar na sua dimensão psicossocial, legal e educativa, por um lado. Numa segunda fase procurou-se recolher dados relativos à integração profissional, às medidas legislativas existentes, bem como as críticas/sugestões de portadores de deficiência a exercer algum tipo de atividade profissional. Neste ponto também se recolheram informações junto de profissionais intervenientes no processo (professores, psicólogos, terapeutas, intérpretes, assistentes sociais, pais/responsáveis legais, empregadores), com vista a uma maior abrangência e objetividade de todo o processo. As entrevistas recolhidas visam essencialmente recolher o testemunho pessoal de quem é afetado diretamente quer pela deficiência, quer pelas medidas legislativas que têm vindo a ser implementadas. A inclusão escolar, de acordo com os testemunhos recolhidos, tem sido um sucesso, embora ainda existam arestas a limar. Por outro lado, a integração no mundo laboral nem sempre é fácil. É neste ponto que as maiores falhas continuam a sentir-se, como se poderá evidenciar nas entrevistas realizadas. Contudo, há a salientar que, aquando da escolarização dos entrevistados, o ensino especial ainda não era ministrado em regime de inclusão. No entanto, a maioria reconhece que a escola de inclusão é uma mais-valia para uma integração social e profissional de sucesso. Embora os resultados recolhidos da amostra se reportem à realidade açoriana, existem elos comuns com a realidade nacional. As dificuldades sentidas na conquista profissional só tende a ser dificultada em contexto nacional, onde a procura é muito mais significativa.