Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
974.67 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Description
Este Relatório, para além da presente Introdução, encontra-se dividido em três Partes.
A Parte I é dedicada aos Relatos Diários – que seguem os diferentes estágios junto de turmas do Pré-escolar, no Jardim-Escola dos Olivais e no Jardim-Escola da Estrela. Como referido, visto que fiz semanas de compensação, nomeadamente junto das turmas do Bibe Encarnado, do Bibe Azul (ambas dos Olivais) e do Bibe Amarelo (da Estrela) relato essas semanas dentro do capítulo dedicado a cada Bibe.
A Parte II contém as Planificações que fiz, no âmbito do Pré-Escolar. A primeira refere-se à Área de Expressão e Comunicação – Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, e apliquei-a aquando da minha passagem pelo Bibe Amarelo, turma B, do Jardim-Escola dos Olivais. A segunda, respeitante à Área de Conhecimento do Mundo, foi feita para o Bibe Encarnado, turma B, no mesmo Jardim-Escola. A terceira diz respeito à Área de Expressão e Comunicação – Domínio da Matemática realizada junto da turma A do Bibe Azul do Jardim-Escola da Estrela.
Na Parte III, expõem-se os dispositivos de avaliação utilizados para a Área de Expressão e Comunicação – Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita e Domínio da Matemática, e para a Área de Conhecimento do Mundo. Os dois primeiros foram aplicados aos alunos da turma B do Bibe Azul do Jardim-Escola dos Olivais e o último aos alunos da turma A do Bibe Azul do Jardim-Escola da Estrela. O motivo pelo qual só apresento dispositivos de avaliação para turmas de crianças de 5 anos (Bibe Azul) prende-se com o facto de para os demais Bibes ter organizado atividades que não previam o uso de propostas de trabalho num registo escrito.
Na Reflexão Final, teço considerações quer sobre o estágio, quer sobre a experiência de realização deste Relatório; para além disso, apresento as limitações encontradas e as perspetivas profissionais e académicas que se me apresentam como mais aliciantes.
Keywords
Relatório Educação pré-escolar