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- Análise da cultura organizacional, do comprometimento organizacional e da motivação dos cadetes da Escola NavalPublication . Machado, Diogo Frias Barroso Oliveira; Silva, Nuno Pereira de Matos Machado da; Fragoso, Paulo Jorge dos AnjosTendo em conta o presente modelo organizacional, as forças armadas devem ser capazes de se adaptar a s constantes mudanças internas e externas geradas na sua envolvente, procurando otimizar as estratégias de gesta o de recursos humanos de forma a potenciar o comprometimento, a motivação e a retenção dos seus colaboradores. Neste contexto, o presente estudo teve como principais objetivos a) identificar o perfil da cultura organizacional presente na Escola Naval Portuguesa e caracterizar o grau de comprometimento e de motivação dos seus alunos, b) compreender as relações existentes entre a cultura organizacional, o comprometimento e a motivação, nas suas diferentes dimensões e ainda, c) analisar a capacidade da cultura organizacional e da motivação em predizer o comprometimento organizacional dos alunos da Escola Naval. Visando a prossecução destes objetivos e recorrendo a uma metodologia quantitativa, realiza mos um inquérito, composto por dois questiona rios, numa amostra constituí da por 198 alunos da Escola Naval. O primeiro questiona rio pretende analisar a cultura organizacional tendo como matriz o modelo dos valores contrastantes de Quinn e colaboradores. O segundo questiona rio pretende analisar o comprometimento organizacional e a motivação, incorporando as seguintes escalas: Escala do Comprometimento Organizacional de Meyer e Allen e Work Preference Inventory (Inventa rio de preferências de Trabalho, WPI). Com o intuito de identificar o perfil da amostra investigada, ambos os questiona rios incluíram uma escala das características sociodemográficas. Os resultados obtidos permitiram aferir que os alunos da Escola Naval se encontram comprometidos e motivados, que existem relações significativas entre as várias dimensões dos conceitos estudados, e ainda que, quer a cultura organizacional, quer a motivação, desempenham um papel significativo na determinação da componente afetiva e normativa do comprometimento organizacional.
- Deteção de comportamentos anómalos em espaços marítimos de interesse nacionalPublication . Correia, Duarte Miguel Nunes; Deus, Rui Pedro Gonçalves; Coelho, Inês MendesA indústria de transporte marítimo desempenha um papel crucial no comércio global, atuando como o principal meio de transporte de mercadorias internacionalmente. A vigilância e monitorização dos espaços marítimos, por parte das entidades com competências nestas áreas pertencentes a Estados costeiros, constitui uma atividade essencial a fim de garantir a segurança das atividades económicas e evitar a ocorrência de atividades ilícitas. O controlo do tráfego marítimo assenta no uso de sistemas de informação sofisticados e no desenvolvimento e exploração de novas tecnologias e de sistemas de vigilância. Estes recursos garantem que as autoridades competentes tenham conhecimento em tempo real sobre as atividades que ocorrem e que ocorreram nos espaços marítimos sob sua jurisdição. No entanto, as fragilidades que estes sistemas apresentam permitem a alguns navios contornar a vigilância constante. Este fenómeno possibilita que atividades ilícitas sejam efetuadas, podendo não serem detetadas pelas autoridades. Através de algoritmos e procedimentos heurísticos, os dados a serem tratados tem como fonte o sistema Automatic Identification System (AIS). Esta dissertação tem por objetivo desenvolver ferramentas que permitem ao analista detetar situações de ausência de relato de dados AIS e, analisar se os eventos se encontram associados à falta de informação do sistema ou a atividades de natureza ilegal, como Dark Activity.
- Sistema integrado de garantia da qualidade do ensino na Escola Naval : exploração dos processos de qualidade para um ensino de excelênciaPublication . Saraiva, Ricardo Jorge Maurício; Soares, Ivo dos Santos; Água, Pedro Borda de; Ricardo, João RodriguesNos últimos anos, a garantia da qualidade tem se destacado como um elemento crucial para a melhoria do ensino nas Instituições de Ensino Superior. A nível nacional, a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior é responsável por esta função, promovendo a implementação de Sistemas Integrados para a Garantia da Qualidade nas instituições, objetivando-se alcançar a excelência educacional. A Escola Naval, como Unidade Orgânica autónoma do Instituto Universitário Militar, não é indiferente a esta realidade, procurando imperativamente continuar a aprimorar a sua qualidade. Na dissertação de Ricardo (2023), foi realizado um estudo de caso com alunos e docentes da Escola Naval, tendo-se identificado lacunas na qualidade do ensino. Propôs se assim, um novo SIGQ, focado no aluno e em alinhamento com os parâmetros definidos pelo ALM CEMA na Diretiva Estratégica da Marinha e com os referenciais nacionais - A3ES e europeus - ENQA de garantia da qualidade. Desta forma, o objetivo do presente estudo é explorar os processos de qualidade do modelo proposto e estabelecer as guidelines, a partir da criação de novos processos e da realização de entrevistas, para a certificação do SIGQ pela A3ES. Com esta finalidade, foram analisados os modelos de qualidade de outras Instituições de Ensino Superior nacionais reconhecidas pela excelência, bem como as iniciativas e os mecanismos de monitorização propostos no estudo de Ricardo (2023). Para além disto, adotou-se uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas ao Comandante da Escola Naval, ao Presidente da A3ES e ao Chefe do Gabinete de Qualidade e Avaliação do IUM. Os resultados alcançados permitiram obter um detalhamento aprofundado dos processos associados ao SIGQEN, definir requisitos, atribuir funções e responsabilidades, e estabelecer benchmarks. Isto possibilitou uma nova compreensão dos processos de qualidade, facilitando a implementação do novo SIGQ e fornecendo diretivas para a sua certificação pela A3ES.
- Fim da produção de cartas náuticas em papel do Almirantado Britânico : O impacto na Marinha PortuguesaPublication . Freitas, Bruno Miguel Falcão de; Bué, Isabel Maria Morais Gonçalves; Canas, António CostaA carta náutica é amplamente utilizada há centenas de anos, possuindo uma finalidade específica importantíssima, a da segurança da navegação. É considerada um documento oficial, elaborado para os navegantes, seja em formato digital ou em papel. Porém, em 2023, o United Kingdom Hydrographic Office, notificou a comunidade hidrográfica da sua possível intenção de retirar o fólio de cartas náuticas em papel. Atendendo a que este produto é utilizado poe diversas entidades a nível global, bem como pela Marinha Portuguesa, pretende-se determinar, nesta dissertação, o impacto desta medida na nossa organização. Neste estudo será abordado um contexto histórico e legal das cartas náuticas digitais e em papel, serão introduzidos os conceitos de pontes paperless e de e navigation, será descrito o fólio cartográfico nacional utilizado em Portugal e os diferentes tipos de produtos e sistemas de informação digitais, e será também explorada a produção de diferentes tipos de cartografia náutica. Para este estudo foi aplicado um questionário a alguns militares da Marinha Portuguesa, com o intuito de recolher dados que permitissem perceber o impacto que poderá ser causado na organização pela decisão do United Kingdom Hydrographic Office em terminar a produção de cartas náuticas em papel. Posteriormente será apresentada uma análise SWOT, com base na informação recolhida, nomeadamente a resultante da aplicação do questionário. Esta análise considera os fatores positivos e negativos, internos e externos que afetam esta mudança de paradigma, permitindo alocar recursos que mitiguem as fraquezas e ameaças à mudança. A relevância do tema recai sobre o facto de a navegação através das cartas em papel sempre ter sido a ferramenta historicamente mais usual para orientação no mar, pelo que tem-se como objetivo neste estudo a obtenção de dados que permitam concluir o impacto que o cancelamento de cartas náuticas em papel virá a ter no desempenho da Marinha Portuguesa.
- Análise deAlgoritmos de Descompressão e Respetiva Adequação aos Perfis de Mergulho Habituais da Marinha PortuguesaPublication . Mateus, Tiago Pereira; Lampreia, Suzana Silva; Madeira, ZambujoA doença descompressiva afigura-se como um dos maiores problemas no mergulho. Com consequências tão graves como a morte ou uma perda da capacidade motora e cognitiva. O correto e atualizado estudo e acompanhamento das formas de prevenção e tratamento deste problema é crucial para qualquer mergulhador, esteja ele num ambiente recreativo, técnico ou militar. A prevenção da Doença Descompressiva começa muito antes do mergulho em si. O correto planeamento do mergulho é também essencial para manter níveis de segurança adequados, especialmente quando se praticam mergulhos com uma complexidade maior e, consequentemente, um risco maior. Este planeamento passa por estabelecer patamares de descompressão, tempos de fundo máximos, profundidades máximas, misturas respiratórias adequadas, entre outras. A ferramenta utilizada para a criação do planeamento é também de extrema relevância. Aqui entram em causa os algoritmos de descompressão e respetivas teorias que os fundamentam. Derivado do método de construção e dos fundamentos que utilizem, diferentes algoritmos sujeitarão mergulhadores a diferentes níveis de risco ou conservadorismo pelo que a escolha do algoritmo mais adequado será importante. O objetivo deste estudo centra-se, portanto, em determinar qual o algoritmo mais adequado para a prática de mergulho dentro do espetro de operações dos mergulhadores da Marinha Portuguesa. O método de estudo baseou-se profundamente na utilização da aplicação “Subsurface” onde são integrados os dados do perfil de mergulho e do perfil de descompressão pretendido e, posteriormente, retirados os resultados. Com o presente estudo, conclui-se que o algoritmo desenvolvido por Bühlmann, com o conservadorismo em estudo, é o mais conservador, mas também o mais lento, o algoritmo da United States Navy tem o menor tempo de descompressão associado e, consequentemente, o maior risco de desenvolvimento de Doença Descompressiva e o algoritmo Defence and Civil Institute of Environmetal Medicine oferece um compromisso entre o conservadorismo de Bühlmann e o tempo de descompressão da United States Navy.
- O Conceito Light and Fast: um caso de estudo à Marinha PortuguesaPublication . Brito, Gonçalo Rocha de; Alves, Ernesto António de Jesus; Almeida Gabriel, AlmeidaA proliferação de novas ameaças no contexto internacional e o aumento das tensões mundiais entre países implica uma adaptabilidade por parte das Forças Armadas em se manterem na vanguarda da “arte de fazer a guerra”. Neste sentido, os Fuzileiros portugueses alinharam a sua organização, de acordo com a nova extensão da abordagem manobrista, as Operações Distribuídas, ao longo de uma vasta e dispersa área de operações, privilegiando forças especialmente treinadas, a rapidez e a surpresa na execução, associação genética com a componente naval e auxiliados por tecnologias emergentes. Assim sendo, o objetivo de estudo da investigação centra-se na abordagem do Conceito Light and Fast e as necessidades de Comando e Controlo que este conceito exige, no sentido de propor melhorias no Sistema de Comando e Controlo. Para tal, utilizou-se o Pensamento Crítico, enquadrado numa estratégia de análise qualitativa e uma pesquisa interpretativa, seguido da análise documental e dados recolhidos através de entrevistas a especialistas na área do Comando e Controlo. Desta investigação conclui-se que, em conformidade com o atual contexto tecnológico e militar, o sistema de Comando e Controlo dos Fuzileiros expõe, por um lado, diversas lacunas nos equipamentos utilizados e, por outro, possui duas interfaces bastante adequadas. Além disto, propôs-se os requisitos operacionais em paralelo com o Conceito Light and Fast e uma nova arquitetura de Comando e Controlo para fazer face a este novo conceito de emprego.
- Desenvolvimento de um sistema de aprendizagem automática (Machine Learning) para previsão de condições de agitação marítimPublication . Castro, Ângela Beatriz Ramos Rodrigues deO conhecimento das condições de agitação marítima é essencial para o planeamento e condução das operações navais e anfíbias, bem como para as atividades da Autoridade Marítima Nacional, da Proteção Civil, e de outros serviços públicos. A previsão do estado do mar é atualmente obtida através de modelos computacionais que integram equações matemáticas capazes de descrever os processos de geração, propagação e transformação das ondas de vento. Esses modelos requerem a utilização de meios computacionais poderosos, operados continuamente por equipas especializadas, e a disseminação dos resultados desses modelos pode ser comprometida por ciberataques ou ações de Guerra Eletrónica. Neste trabalho, é apresentado um método de previsão baseado em modelos de aprendizagem automática (Machine Learning) supervisionada. O treino dos modelos foi efetuado a partir de registos dos modelos matemáticos de previsão e agitação marítima operados no Centro de Excelência Geoespacial, Meteorológico e Oceanográfico (CGEOMETOC) da NATO e dos dados da boia de Sines operada pelo Instituto Hidrográfico (IH). Estes modelos apresentam as vantagens de, uma vez treinados de forma adequada, permitirem obter previsões das condições de agitação marítima com um esforço computacional muito inferior ao dos modelos tradicionais, e de concederem uma maior autonomia às forças e unidades navais nas suas operações. O presente trabalho apresenta um passo significativo na tentativa de reduzir o esforço computacional despendidos pelo CGEOMETOC na produção de informação disponibilizada ao público sobre as condições de agitação marítima nas costas de Portugal, e de contribuir para uma maior autonomia e resiliência da elaboração das previsões meteo-oceanográficas por parte das forças e unidades navais empenhadas em operações. Representa também um contributo para o problema geral da previsão das condições de agitação marítima através de modelos de aprendizagem automática, que é de momento uma área de investigação ativa.
- Modelação e análise geoespacial das infrações pesqueiras ao nível das áreas de proteção marítima, com maior incidência no arquipélago dos Açores : O retrato geoespacial da ilegalidade da pesca nas áreas de proteção marítima dos AçoresPublication . Catarino, Maria Eduarda Azinheiro; Moura, Ricardo Pinto; Amaral, Rui SantosPortugal, como um país com uma extensa costa, tem a responsabilidade de manter uma vigilância ativa sobre a área correspondente à sua jurisdição e soberania marítima. É essencial assegurar que todas as embarcações estejam de acordo com a legislação em vigor e que as autoridades responsáveis pela fiscalização disponham dos recursos necessários para conduzir atividades de controlo. Dada a crescente preocupação com a sustentabilidade do setor da pesca e a preservação das espécies, é necessário garantir que as embarcações respeitem as regulamentações de segurança e as cotas de pesca estabelecidas para proteger a biodiversidade. Este estudo baseia-se nas ações de fiscalização realizadas pela Marinha Portuguesa sobre embarcações de pesca comercial e nos dados do sistema Monitorização Contínua da Atividade da Pesca. A análise abrange aspetos temporais e geoespaciais das atividades da fiscalização marítima, utilizando os dados que monitorizam a atividade das embarcações de pesca. Os dados georreferenciados apresentados cobrem as ações de fiscalização entre 2015 e 2022 e as rotas de tráfego e atividade pesqueira entre 2016 e 2022. O estudo concentra-se na Zona Económica e Exclusiva dos Açores e nas Áreas Marinhas Protegidas do Banco Condor, Princesa Alice e D. João de Castro. Para a região, foram desenvolvidas métricas para medir a Intensidade (ISK) da atividade pesqueira, que combina o número e o comprimento das embarcações de pesca por km2, para avaliar a pressão sobre os ecossistemas protegidos. Os resultados indicam uma elevada intensidade das atividades de pesca nas áreas marinhas protegidas, destacando a pressão dos ecossistemas. As descobertas deste estudo têm como objetivo auxiliar as instituições reguladoras e investigadores na avaliação da intensidade da pesca e na promoção de uma gestão sustentável da pesca nos Açores, contribuindo para a preservação dos ecossistemas marinhos.
- Localização e navegação em ambientes com disrupção de sinal GNSS usando unidades inerciais, odometria e outros sensoresPublication . Barata, Tomás dos Santos; Damas, Bruno; Viegas, Vítor; Conceição, Vítor F. Plácido daOs Sistemas Globais de Navegação por Satélite (Global Navigation Satellite System, GNSS) providenciaram um aumento significativo do rigor e disponibilidade de dados de Posicionamento, Navegação e Tempo (PNT), no entanto, esta vantagem expôs também vulnerabilidades nas infraestruturas críticas, pela dependência destes sistemas. A emergência dos veículos autónomos potencia ainda mais a criticidade desta dependência, em particular em cenários militares onde é fundamental dispor de dados de navegação e posição robustos e resilientes. Este estudo apresenta uma via para aumentar a resiliência dos sistemas PNT, através da implementação de fusão sensorial utilizando um Filtro de Kalman Estendido (Extended Kalman Filter, EKF). Explora-se, também, a importância dos dados PNT em cenários de Navigation Warfare (NAVWAR). É apresentada uma visão abrangente dos sensores relevantes. Os princípios dos Filtros de Kalman são abordados com detalhe. O trabalho desenvolvido na dissertação envolve a integração de um conjunto de sensores num veículo terrestre não tripulado (Unmanned Ground Vehicle, UGV) incorporando um recetor GNSS e um Sistema de Posicionamento Indoor (IPS) ba seado em beacons para complementar os sensores já existentes, Unidade de Medida Inercial (Inertail Measurement Unit, IMU) e encoders para as rodas. São desen volvidos modelos cinemáticos e dinâmicos, juntamente com modelos dos sensores para IMU, odometria, GNSS e IPS. O estudo centra-se na implementação de EKFs para fusão sensorial. Adquiriram-se múltiplos conjuntos de dados em ambiente interior e exterior, resultantes de diversos ensaios reais com o UGV. Subsequentemente, realizou-se uma análise qualitativa e crítica dos resultados obtidos. Este trabalho, alinhado com um grupo de trabalho da NATO, contribui para o avanço de soluções PNT robustas e resilientes para sistemas autónomos que operam em ambientes de disrupção de sinal GNSS. As conclusões e os resultados do desempenho da fusão sensorial são apresentados nos capítulos finais da dissertação.
- Modelo de Desenvolvimento de Competências de Comunicação e Liderança ao Longo da Carreira dos Oficiais da Marinha PortuguesaPublication . Baptista, Mariana Moreira; Soares, Ivo dos Santos; Água, Pedro Borda deA rápida evolução das operações marítimas globais sublinha a necessidade de liderança competente nas forças navais. Para a Marinha Portuguesa, este ambiente dinâmico exige oficiais tecnicamente proficientes e hábeis em liderança, comunicação e gestão. Esta investigação aborda uma lacuna no regime de formação existente para os Oficiais da Marinha Portuguesa, propondo um modelo de formação contínua em liderança para dotar os oficiais das competências comportamentais, de liderança e de comunicação essenciais ao longo das suas carreiras. A investigação foi motivada pela observação de que a formação inicial dos Oficiais da Marinha, embora abrangente, frequentemente carece de um foco sustentado nas competências interpessoais, cruciais para o comando e a gestão eficazes em cenários diversos e de grande pressão. Esta lacuna dificulta a capacidade dos oficiais em responder eficazmente aos desafios multifacetados da segurança marítima, manutenção da paz e operações de resposta a desastres. Usando uma extensa revisão da literatura e das competências existentes na Marinha Portuguesa, este estudo constrói um modelo de desenvolvimento que integra formação contínua em liderança comportamental e competências de gestão. A investigação é guiada pela questão: Qual é o quadro de referência para a formação em componentes comportamentais, liderança e comunicação para os Oficiais da Marinha Portuguesa, assegurando a sua preparação para funções de comando e liderança ao longo das suas carreiras? Questões específicas incluem o momento ideal para a formação em liderança, modalidades de formação eficazes (civis ou militares) e o impacto projetado no sucesso organizacional. A metodologia inclui uma abordagem qualitativa com entrevistas semiestruturadas com oficiais navais e uma análise dos padrões de formação em instituições comparáveis. O modelo proposto adapta programas de formação aos requisitos operacionais em evolução e às fases de desenvolvimento pessoal dos oficiais. Identifica momentos-chave para intervenção, de modo a introduzir ou reforçar competências de liderança e comunicação, garantindo atualizações contínuas alinhadas com as exigências operacionais. Os resultados iniciais destacam o potencial do modelo para melhorar significativamente as capacidades de liderança. Ao fomentar uma cultura de melhoria contínua e de aprendizagem, o modelo prepara os oficiais para os desafios imediatos das operações navais e dota-os das competências necessárias para o sucesso a longo prazo nas suas carreiras. Este estudo contribui para o discurso sobre formação militar e desenvolvimento de liderança, oferecendo uma abordagem inovadora para a integração da formação contínua, baseada em competências na educação militar.