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AM - CEN - FQ - Dissertação de Mestrado

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  • O Estilo de Liderança e o Engagement dos Colaboradores em Contexto Militar
    Publication . FERNANDO FONSECA DA COSTA, PAULO; Oliveira de Almeida, Dra. Sandra Luzia Esteves
    O presente estudo visou analisar de que forma o estilo de liderança adotado pelos líderes, exerce influência sobre o nível de engagement dos seus subordinados, em contexto militar. Participaram neste estudo 377 militares da Força Aérea Portuguesa, na efetividade de serviço, em regime de contrato e dos quadros permanentes. A recolha de dados foi efetuada através de inquérito por questionário, composto por três componentes: sociodemográfico; multifactor leadership questionnaire (MLQ-5x – rater form); utrecht work engagement scale (UWES-9). A investigação é de natureza dedutiva, numa abordagem quantitativa e de tipologia descritiva. Os resultados obtidos demonstraram que os estilos de liderança transformacional e transacional estão positivamente correlacionados com o engagement, e o estilo de liderança laissez-faire está negativamente correlacionado com o engagement. O estilo de liderança transformacional é o mais percecionado pelos militares, sendo também o maior preditor em termos de engagement. Foram observados elevados níveis de engagement pelos militares, com maior preponderância na componente absorção. A análise aos efeitos dos fatores sociodemográficos, revelou que estes exercem um efeito de pequena dimensão no nível de engagement dos militares. Conclui-se então através deste estudo que, o estilo de liderança adotado pelos líderes exerce influência no nível de engagement evidenciado pelos seus seguidores.
  • Formação de Líderes no Ensino Superior Militar: Estudo de Caso da Academia da Força Aérea
    Publication . JOÃO NUNO AMARO DE BETTENCOURT CALADO; Gonçalves dos Reis, Dr.( Maj)João Carlos
    O ensino da liderança é estruturante para o Ensino Superior Público Universitário Militar e para a Academia da Força Aérea (AFA), em particular, no que diz respeito à formação e capacitação dos futuros quadros superiores da Força Aérea. Esta investigação propôs-se a verificar o impacto do estilo de liderança aplicado aos alunos no engagement dos mesmos, à luz de um modelo de liderança em contínuo: o Full Range Leadership Model (FRLM) (Bass & Avolio, 1994). Cumulativamente, procurou-se aferir o nível de satisfação dos alunos da AFA face à liderança exercida pelo respetivo Comandante de Esquadrilha e verificar até que ponto os atuais alunos admitiam a influência da liderança que lhes é incutida na forma como vão, eles próprios, liderar no futuro. De forma exploratória, foram feitas entrevistas aos responsáveis diretos pela condução da formação em liderança na AFA para enquadrar devidamente toda a investigação. Numa fase subsequente, através de uma metodologia mista de recolha de dados e utilizando um inquérito por questionário, foram recolhidos dados junto dos alunos do Curso de Mestrado em Aeronáutica Militar com o propósito de relacionar o envolvimento destes alunos com a AFA, em função do estilo de liderança a que são sujeitos. Os inquéritos distribuídos aos alunos compreendiam dois questionários: um sobre liderança; outro sobre engagement. Ambos foram tratados pela análise de dados quantitativa e com recurso ao programa estatístico SPSS. A estes questionários somaram-se três questões de resposta aberta, que por sua vez, tiveram um tratamento de análise qualitativa através do software MAXQDA. Verificou-se que os fatores de liderança Inspiração Motivacional (IM) e Estimulação Intelectual (EI), associados à liderança transformacional, promovem um tipo de envolvimento dos alunos: o envolvimento afetivo. Em termos de diferenças entre anos, concluiu-se que a liderança percecionada pelos alunos do 1º Ano demonstrou um pendor mais transformacional comparativamente com os restantes anos. Os resultados percecionados pelos alunos do 4º e 5º Anos, por sua vez, sugerem valores mais elevados no fator “ausência de liderança” Estas diferenças verificadas entre os vários anos estão desfasadas com o que pretendem os responsáveis pela formação em liderança na AFA. Relativamente à influência da liderança, quase 90% dos alunos afirmou ter consciência que será influenciado no futuro pela forma como está a ser liderado no presente. No final do estudo foram apresentadas algumas recomendações, limitações e propostas de futuras investigações do mesmo âmbito.
  • A Inteligência Emocional e a Liderança de Equipas-Equipas de Intervenção Tática de Operações Especiais do GIOE
    Publication . MARCO ANTÓNIO DOS SANTOS BRITO; Oliveira de Almeida, Dra. Sandra Luzia Esteves
    Este estudo surge com o objetivo de verificar a relação existente entre a Inteligência Emocional e a Liderança de Equipas, nas Equipas de Intervenção Tática de Operações Especiais, pertencentes ao Grupo de Intervenção de Operações Especiais da Guarda Nacional Republicana. Foram aplicadas escalas referentes aos constructos em análise, nomeadamente o Team Leadership Questionnaire (TLQ) – Fase de Ação e o Wong and Law Emtional Intelligence Scale - (WLEIS) aos militares que representam a totalidade da população em estudo. Por recurso ao teste de correlação de Spearman, identificámos a existência de associação moderada entre os dois constructos em análise, (rs = 0,523; p<0,01). Através de regressão linear, verificou-se ainda um efeito preditor da variável independente Inteligência Emocional, sobre a variável dependente Liderança de Equipas (β = 0,619; P<0,01), sendo que este efeito preditor é exercido quase na totalidade pela dimensão Avaliação e Expressão das Emoções Próprias, que por sua vez toma como mediadoras, as restantes dimensões da Inteligência Emocional. Concluímos assim, que existe associação positiva entre os constructos estudados e que a Inteligência Emocional é preditor da Liderança de Equipas.
  • A importância do compremetimento organizacional e da motivação no líder militar
    Publication . MARIA INÊS ESPÍRITO SANTO LOURO DE ANDRADE; Dra. Sandra Luzia Esteves Oliveira de Almeida, Dra. Sandra Luzia Esteves
    A relação entre o comprometimento organizacional e a motivação tem assumido especial interesse por parte das organizações pois, acredita-se, que a junção destes dois conceitos se possa transformar em criação de valor para as organizações e para os colaboradores. Por isso, através deste estudo, pretende-se enquadrar os conceitos de motivação e do comprometimento organizacional, em todas as suas dimensões, no contexto específico da Força Aérea Portuguesa, especialmente no que respeita aos militares oficiais dos quadros permanentes. O objetivo do presente trabalho é analisar se o Líder Militar está comprometido e motivado com a Força Aérea Portuguesa. Para a concretização dos objetivos foi aplicado um inquérito por questionário a 170 militares, composto por três escalas: Questionário sociodemográfico, Work Preference Inventory e a Escala do Comprometimento Organizacional. Os oficiais dos quadros permanentes demonstram que estão comprometidos afetivamente com a instituição, bem como apresentam níveis significativos de motivação intrínseca e extrínseca. Concluímos que os resultados demonstraram que os objetivos propostos nesta investigação foram cumpridos, uma vez que, o líder militar se encontra comprometido e motivado para com a organização e assume comportamentos que demonstram essa motivação.
  • Liderança Partilhada na Guarda Nacional Republicana: Implicações no Empenhamento e na Satisfação Organizacional
    Publication . Oliveira, Germano José de Alves; Rosinha, António José Esteves
    Esta investigação teve por objetivo verificar se existe relacionamento entre a Liderança Partilhada, o Empenhamento e a Satisfação Laboral num contexto muito peculiar como é a organização Guarda Nacional Republicana. Neste sentido, procedeu-se a uma breve apresentação da instituição. Procedeu-se à revisão de literatura das temáticas de liderança para chegar à variável de Liderança Partilhada. Continuou-se com a revisão de Empenhamento e finalizou-se a parte exploratória com a temática de Satisfação Laboral. Procedeu-se à recolha de dados pelo método inquérito por questionário fechado ao qual se deu lugar ao tratamento estatístico, com recurso à determinação do Coeficiente de correlação de Pearson, foi possível verificar a existência de associação positiva e estatisticamente significativa, entre as variáveis em estudo, nomeadamente entre a Liderança Partilhada, Empenhamento e Satisfação Laboral. Por não existirem estudos conhecidos para a população portuguesa procedeu-se à validação do questionário de Liderança Partilhada, enquanto que as dimensões de Empenhamento e Satisfação por já estarem validadas para a população portuguesa permitiram correlacionar de imediato as variáveis. Constata-se que existe correlação entre as variáveis em estudo e que a Liderança Partilhada produz efeitos positivos sobre o Empenhamento e Satisfação Laboral.
  • IDENTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA ASSOCIADAS A DESEMPENHOS SUPERIORES E À SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES – ESTUDO DE CASO NAS UNIDADES DA POLÍCIA JUDICIÁRIA
    Publication . Coimbra Mourato, Manuel José; Dias Rouco, Tenente-Coronel (Doutor) José Carlos
    As instituições públicas, vulgarmente designadas de organizações não lucrativas, estão cada vez mais expostas a fatores de influência interna e externa do seu meio envolvente. Neste contexto, revelam fulcral importância as competências dos líderes que levam a desempenhos de excelência e promovem a eficácia para o sucesso das organizações. Vários estudos concluíram que os líderes afetam todos os aspetos de funcionamento das organizações, como o otimismo, o comprometimento com a organização, a identificação com o coletivo e a cooperação. Neste trabalho pretendeu-se verificar quais as principais competências que os líderes da PJ mais utilizam e quais estão positivamente relacionadas com desempenhos superiores e que contribuem para a satisfação e bem-estar dos seus colaboradores. A metodologia de investigação utilizada neste estudo de caso apresentou três fases, pesquisa bibliográfica sobre liderança, liderança organizacional e modelos de identificação de competências de liderança, investigação de natureza qualitativa, que avaliou, através de análise de conteúdo, uma entrevista semiestruturada aos vários diretores de Unidade e quantitativa que analisou estatisticamente os dados obtidos da aplicação de um questionário, adaptado por Rouco (2012), aos mesmos diretores, para estudar a sua perceção quanto aos fatores de liderança identificados no modelo de Rouco. Verificou-se que as competências de liderança mais utilizadas pelos líderes das Unidades da PJ são: transparência, orientação para as relações humanas, comunicação, relações interpessoais, aptidões técnicas e profissionais, tomada de decisão, orientação para a tarefa, visão e uma competência não identificada no modelo de Rouco, a motivação. Concluiu-se que as competências dos líderes relacionadas com a gestão das Unidades, a existência de uma visão, em conjunto com competências de relacionamento interpessoal são aquelas que se apresentam como as que mais contribuem para um melhor desempenho dos seus líderes e para uma maior satisfação e bem-estar dos seus colaboradores.
  • LIDERANÇA DE EQUIPAS, ESTILOS DE NEGOCIAÇÃO E EFICÁCIA NEGOCIAL - EQUIPAS DE NEGOCIAÇÃO DA REDE ATLAS -
    Publication . Teixeira, Valter Lima Santos; Rosinha, Professor Doutor – António José Palma Esteves
    Esta investigação teve por objetivo verificar se existe relacionamento entre a Liderança de Equipas, Estilos de Negociação e a Eficácia Negocial, no contexto das equipas de negociação da Rede de contraterrorismo europeia - ATLAS. Foram aplicadas escalas referentes aos construtos em análise, a 80 negociadores de 11 países Europeus e membros das forças de segurança. Do tratamento estatístico, com recurso à determinação do Coeficiente de correlação de Pearson, foi possível verificar a existência de associação positiva e estatisticamente significativa, entre as variáveis em estudo, nomeadamente entre a Liderança de Equipas e a Eficácia Negocial (r = 0,254; p<0,05). Quanto aos Estilos de Negociação, verificouse que apenas o Estilo integração e Compromisso, apresenta uma associação positiva com a Eficácia Negocial, com destaque para o Estilo integração (r = 0,444; p<0,01) e o Estilo Compromisso (r = 0,228; p<0,05). A regressão linear mostrou existir um efeito preditor da variável independente Liderança de Equipas sobre a variável dependente Eficácia Negocial, sendo este efeito mediado pelo Estilo de negociação integração. Constata-se que existe associação entre as variáveis em estudo e que a Liderança de Equipas produz um efeito preditor, relativamente à Eficácia Negocial, sendo este efeito potenciado apenas pelo Estilo de negociação integração.
  • CARATERIZAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS E ESTILOS DE LIDERANÇA: ESTUDO DE CASO SOBRE UMA SOCIEDADE DE ADVOGADOS PORTUGUESA
    Publication . Nobre Gregório , Jorge Manuel Pontes; Dias Rouco, Tenente-Coronel (Doutor) José Carlos
    A presente investigação visa identificar e caraterizar as competências e estilos de liderança que estão relacionados com o esforço extraordinário e a satisfação em contexto organizacional dos Advogados, através de um estudo de caso da Sociedade de Advogados Vieira de Almeida. Para alcançar os objetivos desta investigação utilizou-se o método quantitativo, através da aplicação de um questionário de competências e estilos de liderança (Rouco, 2012) e um questionário do esforço extraordinário e satisfação (Rouco, 2012, adaptado de Avolio & Bass, 2004) a 50 Advogados de diferentes categorias da Sociedade de Advogados Vieira de Almeida. Da análise e discussão dos resultados concluiu-se que as ações, atitudes e comportamentos associados às competências e estilos de liderança em estudo dos advogados estão todos relacionados com maior ou menor intensidade com o esforço extraordinário; e com exceção da assertividade, gestão de conflitos, reconhecimento e feedback positivo, transparência, proatividade, liderança participativa e liderança por delegação todas a outras que constituem o modelo adaptado também estão relacionados com a satisfação. As competências preditoras do esforço extraordinário são a autoconfiança e a orientação para a tarefa, e para a satisfação são as competências autoconfiança e abertura à multiculturalidade. Por último, o estilo de liderança praticado pelos advogados é o participativo.
  • A GRANDE VIAGEM AO INTERIOR O IMPACTO DA LIDERANÇA AUTÊNTICA NO ENGAGEMENT
    Publication . Rúben, José Rodrigues Reis; Pinto da Silva, Tenente-Coronel Doutor Mário Rui
    A presente investigação aplicada tem como objetivo verificar a associação entre a liderança autêntica e o engagement no contexto dos turnos operacionais das seis companhias operacionais do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa. Para tal foram aplicadas as escalas correspondentes às variáveis em estudo a 241 efetivos, com o posto de bombeiro sapador e subchefe de 2ª classe, que corresponde a cerca de 53% do total de efetivos que prestam serviço operacional. Como método foi seguida uma lógica dedutiva, um procedimento estatístico, sendo descritiva em relação aos objetivos. Após tratamento estatístico, utilizando o coeficiente de correlação de Spearman, verificaram-se associações positivas e estatisticamente significativas entre as duas variáveis (ρs=0,302; p <0,01). Em termos de dimensões foram verificadas associações positivas e estatisticamente significativas (p <0,01) entre todas as dimensões das variáveis. Estes resultados reforçam a teoria que sugere uma ligação positiva entre a liderança autêntica e o engagement, assim como outras investigações que verificaram empiricamente associações positivas e estatisticamente significativas entre a Liderança autêntica e o engagement. Existem assim indicadores sugestivos de que as chefias do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa devem desenvolver a Liderança Autêntica por forma a promover o bem-estar dos seus subordinados em contexto de trabalho.
  • O EFEITO DA AVALIAÇÃO CURRICULAR NA PERCEÇÃO DE JUSTIÇA DOS POLÍCIAS
    Publication . Silva, David de Almeida; Pissarra, Professor Doutor João
    A avaliação curricular (AC) é o instrumento que ordena os candidatos aquando das promoções na PSP. A sua aplicação é um tema em discussão e um fator influente na perceção da justiça. O nosso trabalho discute o papel da AC e dos seus componentes na construção da perceção da justiça. Realizámos um estudo de natureza quantitativa, no qual participaram 3 803 Polícias de todos os postos, com uma antiguidade média de 20 anos de serviço, distribuídos por todas as capitais de distrito portuguesas e ainda 201 participantes oriundos das ilhas. A idade média da amostra é 42 anos. Os resultados indicam que os Polícias detêm insuficiente informação sobre a AC e que a AC é um fator influente na perceção global da justiça sendo os louvores um fator moderador desta relação na justiça interpessoal e informacional, enquanto a antiguidade modera negativamente, de forma robusta, a justiça distributiva. Da análise dos resultados é notória a implicação prática da atribuição dos louvores, e da necessidade de reflexão sobre a gestão das carreiras de Agente e de Chefe de Polícia. O instrumento de avaliação em vigor carece de adaptação de modo a que não se verifiquem comparações inadequadas nos scores alcançados na AC pelos diferentes candidatos.