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- Atas do V Encontro Científico da UI&D (ecUI&D´19)Publication . Martinho, Filipa; Santos, Vasco; Martinho, Domingos
- A utilização de terminais móveis de dados nos carros-patrulha da Polícia de Segurança Pública: potencialidades para a atividade operacionalPublication . Rodrigues, Rui Pedro Oliveira; Morgado, Sónia Maria AnicetoAs inovações tecnológicas foram surgindo como resultado de uma aspiração que tem vindo a definir o ser humano desde o início dos tempos: encontrar formas de facilitar o seu dia-adia. As tecnologias digitais são uma decorrência lógica do processo, tendo definido, determinantemente, inúmeros aspetos do quotidiano, quer das pessoas quer das organizações, nomeadamente, as policiais. Os Terminais Móveis de Dados (TMD), são exemplo disto, sendo utilizados de forma insubstituível nos carros-patrulha de diversas policiais mundiais, de onde se exclui a portuguesa. Diversos estudos presentes na literatura versam sobre as inúmeras vantagens que tais dispositivos apresentam, nomeadamente em termos de melhoria da capacidade de comunicação, na qualidade e quantidade de informação obtida e no consequente aumento da segurança dos polícias. O presente estudo teve por objetivo avaliar as potencialidades dos TMD e respetiva viabilidade de aplicação na Polícia de Segurança Pública. Para tal recorreu-se a uma revisão da literatura, colmatada por um questionário, o qual permitiu elaborar um modelo concetual, tendo as relações entre as variáveis sendo medidas com recurso ao Modelo de Equações Estruturais. Os resultados demonstram que as opiniões dos polícias envolvidos são favoráveis à implementação desta ferramenta, tendo-se verificado que a mesma contribuiria, entre outras, para o aumento da segurança dos agentes, para a melhoria da capacidade de comunicação e, consequentemente, para a melhoria do serviço policial. No sentido de dar continuidade ao trabalho efetuado seria de grande utilidade, com base nestes resultados, realizar um estudo prático por forma a confirmar se as opiniões coincidem com a realidade.
- Tomada de decisão policial em pequenos eventos desportivosPublication . Alves, Énio Sulivan Monteiro; Pais, Lúcia Maria de Sousa Gomes Gouveia; Felgueiras, SérgioO decisor policial desenvolve a sua atividade num ambiente complexo, incerto e mutável, enfrentando as situações com as mesmas limitações do comum cidadão (informação, processamento e memória), sendo condicionado pela pressão temporal, stress e escrutínio (político, institucional e social) associados ao caráter urgente das decisões que tem de tomar. A premência da decisão leva o decisor policial, tal como todos os outros, a recorrer a estratégias de simplificação, permitindo-lhe responder de forma satisfatória e suficiente, não obstante poderem ocorrer eventuais enviesamentos e erros nas avaliações e decisões que tome. Neste estudo procurámos compreender e descrever como é que decisores experientes, Chefes da Polícia de Segurança Pública (PSP) com função de Comandantes de policiamento, tomam decisões em contexto real, concretamente no policiamento de pequenos eventos desportivos. Realizou-se um estudo qualitativo, em contexto naturalista, tendo sido recolhidos dados relativos a oito jogos de futsal, através de pesquisa documental, observação no terreno e aplicação de protocolos think aloud, posteriormente submetidos a análise de conteúdo. Os resultados demonstram que a experiência e o conhecimento do decisor têm um papel primordial no processo de decisão, socorrendo-se de heurísticas rápidas e frugais para mitigar as suas limitações cognitivas, os constrangimentos ambientais e a incerteza. Além disso, o decisor policial utiliza diferentes estratégias no decurso do policiamento, mantendo o foco na pesquisa e transmissão de informação, fazendo um esforço constante de atualização dos objetivos a cumprir. Este processo comunicativo é intercalado pelo exercício decisório, consideradas as situações efetivas (exigência de uma resposta imediata) e hipotéticas (construção mental).
- Gravação PIP, nitruração seletiva e mudança do conjunto cortador no enrolamentoPublication . Martins, João António de Castro; Alcobia, Carlos José de Oliveira Pereira e JorgeNa produção dos segmentos de pistão, o processo de ‘Gravação PIP’ é fulcral pois é a fase em que é marcada a lateral do anel que ficará virada para a câmara de combustão. Esta marcação serve também como orientação para os operadores maquinarem os anéis no lado correto, o que exige ser uma marca visível a olho nu. Atualmente, a gravação é feita por broca, depois da primeira retificação lateral dos anéis. No entanto, seria mais vantajoso, em termos de rentabilização de tempo, espaço, recursos humanos e produtividade, efetuar a gravação por punção no primeiro passo da produção de anéis de pistão antes do enrolamento. Neste sentido, o presente estágio pretendeu implementar uma gravadora PIP por indentação na enroladora 01 (MCM 130) na linha do Aço PVD (Physical vapor deposition), na unidade fabril da Mahle, localizada em Murtede. Foi executada toda a preparação e análise de risco respeitante à sua implementação para facilitar e precaver eventuais problemas aquando da aplicação do referido mecanismo. Em simultâneo, fez-se um acompanhamento dos processos produtivos, da estrutura e da logística envolvida na produção de anéis de pistão, nomeadamente nas mini fábricas de Aço PVD e Racing. Nestas duas mini fábricas, é de referir que todos os anéis de aço (com ou sem revestimento) são sujeitos ao processo de nitruração com o objetivo de elevar a dureza nas extremidades de todo o anel. Ao contrário do anel comum com revestimento, o AN (Anel) 76557 não possui camada nitrurada na sua face de contato e chanfros externos, de modo a aumentar a sua ductilidade e resistência à fadiga, o que é extremamente importante. A remoção da camada nitrurada nessas áreas é feita por retificação do perfil, contendo apenas revestimento PVD, sendo este suficiente para cumprir com as exigências do desenho. Durante o estágio foi ainda elaborado um MTP (Método de Trabalho Padronizado), fruto de um SMED (Single Minute Exchange of Die), para o processo ’enrolamento de forma’, de modo a auxiliar e padronizar a mudança do conjunto cortador das enroladoras, dissipando, aos operadores, qualquer dúvida existente na operação.
- Atendimento a vítimas de violência doméstica: contributos para um serviço policial de qualidadePublication . Carvalho, Pedro José Duarte; Machado, PauloQualquer organização, pública ou privada, que desenvolva atividades para terceiros, tem como principal objetivo prestar o melhor serviço possível. Para tal, reveste-se de extrema importância perceber o nível de satisfação dos beneficiários da atividade da organização, com o serviço que lhes é proporcionado, por forma a que, quando algo se encontre a correr menos bem, possam ser feitos ajustes, sempre em busca da máxima satisfação do cliente. Como facilmente se percebe, a Polícia de Segurança Pública não é exceção. Esta, para cumprir o desiderato de prestar um serviço de qualidade ao cidadão, seu cliente externo, deverá procurar aferir os índices de satisfação deste com todos os serviços que lhe são prestados, para que, assim, caso se afigure necessário, se melhorem procedimentos, se intensifiquem processos de formação e supervisão, entre outras medidas. Foi com base nesta necessidade que surge o presente trabalho académico, procurando-se em termos gerais, perceber o nível de satisfação das vítimas de violência doméstica com o atendimento que lhes foi prestado, quando se deslocaram às esquadras de competência territorial da Polícia de Segurança Pública para formalizar denúncia pelo mesmo crime. Para isso, foram aplicados questionários com vista a avaliar a satisfação destas vítimas e a sua expectativa quanto ao atendimento. A aplicação destes questionários ocorreu nas Divisões Policiais da Amadora e de Sintra, tendo as suas questões sido subdivididas em três dimensões diferentes, todas elas associadas ao atendimento, a dimensão comunicacional, a dimensão procedimental e a dimensão contextual. Perante a análise dos resultados, conclui-se que as vítimas se encontram, na sua grande maioria, satisfeitas com atendimento que lhes foi prestado. No entanto, verificou-se a existência de alguns problemas que necessitam de ser melhorados, tecendo-se algumas recomendações que visam fazer face aos mesmos.
- CARATERIZAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS E ESTILOS DE LIDERANÇA: ESTUDO DE CASO SOBRE UMA SOCIEDADE DE ADVOGADOS PORTUGUESAPublication . Nobre Gregório , Jorge Manuel Pontes; Dias Rouco, Tenente-Coronel (Doutor) José CarlosA presente investigação visa identificar e caraterizar as competências e estilos de liderança que estão relacionados com o esforço extraordinário e a satisfação em contexto organizacional dos Advogados, através de um estudo de caso da Sociedade de Advogados Vieira de Almeida. Para alcançar os objetivos desta investigação utilizou-se o método quantitativo, através da aplicação de um questionário de competências e estilos de liderança (Rouco, 2012) e um questionário do esforço extraordinário e satisfação (Rouco, 2012, adaptado de Avolio & Bass, 2004) a 50 Advogados de diferentes categorias da Sociedade de Advogados Vieira de Almeida. Da análise e discussão dos resultados concluiu-se que as ações, atitudes e comportamentos associados às competências e estilos de liderança em estudo dos advogados estão todos relacionados com maior ou menor intensidade com o esforço extraordinário; e com exceção da assertividade, gestão de conflitos, reconhecimento e feedback positivo, transparência, proatividade, liderança participativa e liderança por delegação todas a outras que constituem o modelo adaptado também estão relacionados com a satisfação. As competências preditoras do esforço extraordinário são a autoconfiança e a orientação para a tarefa, e para a satisfação são as competências autoconfiança e abertura à multiculturalidade. Por último, o estilo de liderança praticado pelos advogados é o participativo.