Browsing by Issue Date, starting with "2019-11-07"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Quintas com Piano - Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Ceia, Carolina; Cunha, Alessio; Mata, Marta; Rocha, Francisca; Pinho, Matilde; Pimenta, Carolina; Brito, Daniela; Moniz, Leonor; Tomás, Beatriz; Ferreira, Inês; Lopes, Diogo; Rosa, Joana; Salvado, Lúcia; Monteiro, Jacqueline; Russo, Ana; Perestrelo, BeatrizBrochura de sala do concerto realizado pelos Jovens Solistas da Metropolitana a 7 de Novembro de 2019 no ESTÚDIO ABERTO, SEDE da METROPOLITANA em Lisboa no âmbito da Temporada 2019/2020 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras do Rota, Beethoven, Reger, Glazunov e Grieg. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Formação de Líderes no Ensino Superior Militar: Estudo de Caso da Academia da Força AéreaPublication . JOÃO NUNO AMARO DE BETTENCOURT CALADO; Gonçalves dos Reis, Dr.( Maj)João CarlosO ensino da liderança é estruturante para o Ensino Superior Público Universitário Militar e para a Academia da Força Aérea (AFA), em particular, no que diz respeito à formação e capacitação dos futuros quadros superiores da Força Aérea. Esta investigação propôs-se a verificar o impacto do estilo de liderança aplicado aos alunos no engagement dos mesmos, à luz de um modelo de liderança em contínuo: o Full Range Leadership Model (FRLM) (Bass & Avolio, 1994). Cumulativamente, procurou-se aferir o nível de satisfação dos alunos da AFA face à liderança exercida pelo respetivo Comandante de Esquadrilha e verificar até que ponto os atuais alunos admitiam a influência da liderança que lhes é incutida na forma como vão, eles próprios, liderar no futuro. De forma exploratória, foram feitas entrevistas aos responsáveis diretos pela condução da formação em liderança na AFA para enquadrar devidamente toda a investigação. Numa fase subsequente, através de uma metodologia mista de recolha de dados e utilizando um inquérito por questionário, foram recolhidos dados junto dos alunos do Curso de Mestrado em Aeronáutica Militar com o propósito de relacionar o envolvimento destes alunos com a AFA, em função do estilo de liderança a que são sujeitos. Os inquéritos distribuídos aos alunos compreendiam dois questionários: um sobre liderança; outro sobre engagement. Ambos foram tratados pela análise de dados quantitativa e com recurso ao programa estatístico SPSS. A estes questionários somaram-se três questões de resposta aberta, que por sua vez, tiveram um tratamento de análise qualitativa através do software MAXQDA. Verificou-se que os fatores de liderança Inspiração Motivacional (IM) e Estimulação Intelectual (EI), associados à liderança transformacional, promovem um tipo de envolvimento dos alunos: o envolvimento afetivo. Em termos de diferenças entre anos, concluiu-se que a liderança percecionada pelos alunos do 1º Ano demonstrou um pendor mais transformacional comparativamente com os restantes anos. Os resultados percecionados pelos alunos do 4º e 5º Anos, por sua vez, sugerem valores mais elevados no fator “ausência de liderança” Estas diferenças verificadas entre os vários anos estão desfasadas com o que pretendem os responsáveis pela formação em liderança na AFA. Relativamente à influência da liderança, quase 90% dos alunos afirmou ter consciência que será influenciado no futuro pela forma como está a ser liderado no presente. No final do estudo foram apresentadas algumas recomendações, limitações e propostas de futuras investigações do mesmo âmbito.
- O papel de um assistente social numa unidade de cuidados paliativosPublication . Ferreira, Joana Isabel Rato; Martins, Alexandre CotovioO Estudo desta Dissertação assentou na problemática dos Cuidados Paliativos, mais concretamente nas Unidades de Cuidados Paliativos, e no papel que os Assistentes Sociais têm nas mesmas. A população encontra-se cada vez mais envelhecida, sendo que são cada vez mais as doenças crónicas que afetam esta faixa etária. “O doente em fim de vida é aquele que tem uma doença crónica e não apresenta possibilidades de cura, com agravamento dos sintomas, e cuja morte se espera que aconteça num curto espaço de tempo.” (Pacheco, 2004). Este estudo ajuda para que haja maior compreensão do trabalho dos Assistentes Socias na área da saúde, neste caso em concreto na área dos Cuidados Paliativos, pois cada vez mais estes profissionais representam e têm um papel fundamental no que diz respeito ao trabalho com o doente e com a família. Com isto, pretende mostrar a prática e o trabalho dos Assistentes Sociais numa Unidade de Cuidados Paliativos.
- Metodologia de Trabalho ProjetoPublication . Duarte, Ana Filipa; Almeida, Ana PatríciaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado de qualificação para a docência em Educação Pré-escolar. Desta forma, estruturou-se este trabalho com o propósito de compreender as potencialidades desta Metodologia de Trabalho de Projeto realizada em contexto de Educação Pré-Escolar (EPE) e Creche. Com este intuito, definiram-se como as seguintes questões de partida: Como se caracteriza o trabalho de projeto, em contexto de creche e jardim de Infância?; De que forma se diferencia a prática pedagógica ?; De que modo o educador consegue interligar os processos de ensino e aprendizagem, aos interesses das crianças?; Quais as representações das educadoras de infância, sobre as vantagens e fatores condicionantes do desenvolvimento da Metodologia de Trabalho de Projeto em contexto de creche e jardim de infância? Definidas as questões que sustentaram a nossa investigação, foi fundamental focarmo-nos na recolha de informação para responder às nossas questões de pesquisa. Desta forma, optou-se por uma metodologia de abordagem qualitativa para atingir os objetivos deste estudo, fazendo uso, para tal, da técnica da entrevista. Assim sendo, foram realizadas nove entrevistas semi-estruturadas a educadores em exercício das suas funções (em creche e Jardim-de-infância) em diferentes instituições. Os dados recolhidos foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Com os resultados obtidos, verificamos que as educadoras têm opiniões próximas dos autores Dewey e Kilpatrick, e pedagogos Vygotsky, Hernandez e Freinet, mencionado, por exemplo, e de uma forma geral, a aprendizagem ativa, centrada na criança e na sua interacção com o quotidiano como uma das grandes vantagens desta metodologia.Foi possível concluir com as opiniões das educadoras que a prática da Metodologia de Trabalho de Projeto potencia a aquisição de novos conhecimentos e dá oportunidade para as crianças adquirem competências por elas próprias, em quanto as educadoras que não trabalham com esta metodolologia referem que ajudam as crianças adquirem conhecimentos.
- Estudo da prevalência e preditores sociodemográficos do Burnout dos professores do 1º,2º,3º ciclo e secundárioPublication . Magro, Francisco; Sousa, CristinaA profissão de docente é reconhecida como uma das mais stressantes, sendo sujeita a constantes stressores crónicos, o que pode levar ao estado de burnout Este estudo analisa o burnout nos professores, numa amostra de N=150 professores do 1.º ciclo até ao ensino secundário que lecionam em escolas públicas, que foram inquiridos através de questionário. Tem como objetivo identificar a prevalência do burnout entre os professores da amostra e determinar a sua associação com as variáveis sociodemográficas pessoais e profissionais. Para alcançar estes objetivos, este trabalho foi organizado em quatro capítulos: Burnout, Método, Resultados, Discussão de resultados. Por último, apresentamos as nossas conclusões. Os resultados permitem-nos concluir que: os professores se encontram emocionalmente exaustos, metade dos professores da nossa amostra apresentam baixos níveis de realização pessoal, sendo que 9,3% (n=14) sofrem de síndrome de burnout; o número de anos de serviço, a localização geográfica - urbanidade e o horário letivo semanal podem considerar-se preditores do burnout; a exaustão emocional é influenciada pelos anos de serviço, localização geográfica – urbanidade, número médio de alunos por turma, grupo disciplinar que leciona, horário letivo semanal e vínculo laboral; a despersonalização varia em função do estado civil e horário letivo semanal; os valores de realização pessoal são afetados pelo horário letivo semanal e vínculo laboral. Assim, este estudo permitiu avaliar diversos fatores, nomeadamente o facto do horário letivo semanal ser um fator comum para o desenvolvimento das três dimensões do burnout, bem como propor algumas medidas de prevenção e de intervenção.
- Chlamydia trachomatis: when the virulence-associated genome backbone imports a prevalence-associated major antigen signaturePublication . Borges, Vítor; Cordeiro, Dora; Salas, Ana Isabel; Lodhia, Zohra; Correia, Cristina; Isidro, Joana; Fernandes, Cândida; Rodrigues, Ana Maria; Azevedo, Jacinta; Alves, João; Roxo, João; Rocha, Miguel; Côrte-Real, Rita; Vieira, Luís; Borrego, Maria José; Gomes, João PauloChlamydia trachomatis is the most prevalent sexually transmitted bacterium worldwide and the causative agent of trachoma. Its strains are classified according to their ompA genotypes, which are strongly linked to differential tissue tropism and disease outcomes [ocular disease, urogenital disease and lymphogranuloma venereum (LGV)]. While the genome-based species phylogenetic tree presents four main clades correlating with tropism/prevalence, namely ocular, LGV, urogenital T1 (more prevalent genotypes) and urogenital T2 (less prevalent genotypes), inter-clade exchange of ompA is considered a rare phenomenon probably mediating marked tropism alterations. An LGV epidemic, associated with the clonal expansion of the L2b genotype, has emerged in the last few decades, raising concerns particularly due to its atypical clinical presentation (ulcerative proctitis) and circulation among men who have sex with men (MSM). Here, we report an LGV outbreak, mostly affecting human immunodeficiency virus-positive MSM engaging in high-risk sexual practices, caused by an L2b strain with a rather unique non-LGV ompA signature that precluded the laboratory notification of this outbreak as LGV. C. trachomatis whole-genome capture and sequencing directly from clinical samples was applied to deeply characterize the genomic backbone of this novel LGV outbreak-causing clone. It revealed a chimeric genome structure due to the genetic transfer of ompA and four neighbouring genes from a serovar D/Da strain, likely possessing the genomic backbone associated with the more prevalent urogenital genotypes (T1 clade), to an LGV (L2b) strain. The hybrid L2b/D-Da strain presents the adhesin and immunodominant antigen MOMP (major outer membrane protein) (encoded by ompA) with an epitope repertoire typical of non-invasive genital strains, while keeping the genome-dispersed virulence fingerprint of a classical LGV strain. As previously reported for inter-clade ompA exchange among non-LGV clades, this novel C. trachomatis genomic mosaic involving a contemporary epidemiologically and clinically relevant LGV strain may have implications on its transmission, tissue tropism and pathogenic capabilities. The emergence of variants with epidemic and pathogenic potential highlights the need for more focused surveillance strategies to capture C. trachomatis evolution in action.