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Estudo da prevalência e preditores sociodemográficos do Burnout dos professores do 1º,2º,3º ciclo e secundário

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Abstract(s)

A profissão de docente é reconhecida como uma das mais stressantes, sendo sujeita a constantes stressores crónicos, o que pode levar ao estado de burnout Este estudo analisa o burnout nos professores, numa amostra de N=150 professores do 1.º ciclo até ao ensino secundário que lecionam em escolas públicas, que foram inquiridos através de questionário. Tem como objetivo identificar a prevalência do burnout entre os professores da amostra e determinar a sua associação com as variáveis sociodemográficas pessoais e profissionais. Para alcançar estes objetivos, este trabalho foi organizado em quatro capítulos: Burnout, Método, Resultados, Discussão de resultados. Por último, apresentamos as nossas conclusões. Os resultados permitem-nos concluir que: os professores se encontram emocionalmente exaustos, metade dos professores da nossa amostra apresentam baixos níveis de realização pessoal, sendo que 9,3% (n=14) sofrem de síndrome de burnout; o número de anos de serviço, a localização geográfica - urbanidade e o horário letivo semanal podem considerar-se preditores do burnout; a exaustão emocional é influenciada pelos anos de serviço, localização geográfica – urbanidade, número médio de alunos por turma, grupo disciplinar que leciona, horário letivo semanal e vínculo laboral; a despersonalização varia em função do estado civil e horário letivo semanal; os valores de realização pessoal são afetados pelo horário letivo semanal e vínculo laboral. Assim, este estudo permitiu avaliar diversos fatores, nomeadamente o facto do horário letivo semanal ser um fator comum para o desenvolvimento das três dimensões do burnout, bem como propor algumas medidas de prevenção e de intervenção.

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Burnout Professores Prevalência Preditores Variáveis Sociodemográficas

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