Repository logo
 
Publication

Estudo da prevalência e preditores sociodemográficos do Burnout dos professores do 1º,2º,3º ciclo e secundário

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Cristina
dc.contributor.authorMagro, Francisco
dc.date.accessioned2021-06-16T18:23:30Z
dc.date.available2021-06-16T18:23:30Z
dc.date.issued2019-11-07
dc.description.abstractA profissão de docente é reconhecida como uma das mais stressantes, sendo sujeita a constantes stressores crónicos, o que pode levar ao estado de burnout Este estudo analisa o burnout nos professores, numa amostra de N=150 professores do 1.º ciclo até ao ensino secundário que lecionam em escolas públicas, que foram inquiridos através de questionário. Tem como objetivo identificar a prevalência do burnout entre os professores da amostra e determinar a sua associação com as variáveis sociodemográficas pessoais e profissionais. Para alcançar estes objetivos, este trabalho foi organizado em quatro capítulos: Burnout, Método, Resultados, Discussão de resultados. Por último, apresentamos as nossas conclusões. Os resultados permitem-nos concluir que: os professores se encontram emocionalmente exaustos, metade dos professores da nossa amostra apresentam baixos níveis de realização pessoal, sendo que 9,3% (n=14) sofrem de síndrome de burnout; o número de anos de serviço, a localização geográfica - urbanidade e o horário letivo semanal podem considerar-se preditores do burnout; a exaustão emocional é influenciada pelos anos de serviço, localização geográfica – urbanidade, número médio de alunos por turma, grupo disciplinar que leciona, horário letivo semanal e vínculo laboral; a despersonalização varia em função do estado civil e horário letivo semanal; os valores de realização pessoal são afetados pelo horário letivo semanal e vínculo laboral. Assim, este estudo permitiu avaliar diversos fatores, nomeadamente o facto do horário letivo semanal ser um fator comum para o desenvolvimento das três dimensões do burnout, bem como propor algumas medidas de prevenção e de intervenção.pt_PT
dc.identifier.tid202417824pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/36793
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBurnoutpt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectPrevalênciapt_PT
dc.subjectPreditorespt_PT
dc.subjectVariáveispt_PT
dc.subjectSociodemográficaspt_PT
dc.titleEstudo da prevalência e preditores sociodemográficos do Burnout dos professores do 1º,2º,3º ciclo e secundáriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizaçõespt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Francisco Magro.pdf
Size:
1.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format