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Estudo da prevalência e preditores sociodemográficos do Burnout dos professores do 1º,2º,3º ciclo e secundário
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Sousa, Cristina | |
dc.contributor.author | Magro, Francisco | |
dc.date.accessioned | 2021-06-16T18:23:30Z | |
dc.date.available | 2021-06-16T18:23:30Z | |
dc.date.issued | 2019-11-07 | |
dc.description.abstract | A profissão de docente é reconhecida como uma das mais stressantes, sendo sujeita a constantes stressores crónicos, o que pode levar ao estado de burnout Este estudo analisa o burnout nos professores, numa amostra de N=150 professores do 1.º ciclo até ao ensino secundário que lecionam em escolas públicas, que foram inquiridos através de questionário. Tem como objetivo identificar a prevalência do burnout entre os professores da amostra e determinar a sua associação com as variáveis sociodemográficas pessoais e profissionais. Para alcançar estes objetivos, este trabalho foi organizado em quatro capítulos: Burnout, Método, Resultados, Discussão de resultados. Por último, apresentamos as nossas conclusões. Os resultados permitem-nos concluir que: os professores se encontram emocionalmente exaustos, metade dos professores da nossa amostra apresentam baixos níveis de realização pessoal, sendo que 9,3% (n=14) sofrem de síndrome de burnout; o número de anos de serviço, a localização geográfica - urbanidade e o horário letivo semanal podem considerar-se preditores do burnout; a exaustão emocional é influenciada pelos anos de serviço, localização geográfica – urbanidade, número médio de alunos por turma, grupo disciplinar que leciona, horário letivo semanal e vínculo laboral; a despersonalização varia em função do estado civil e horário letivo semanal; os valores de realização pessoal são afetados pelo horário letivo semanal e vínculo laboral. Assim, este estudo permitiu avaliar diversos fatores, nomeadamente o facto do horário letivo semanal ser um fator comum para o desenvolvimento das três dimensões do burnout, bem como propor algumas medidas de prevenção e de intervenção. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202417824 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/36793 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Burnout | pt_PT |
dc.subject | Professores | pt_PT |
dc.subject | Prevalência | pt_PT |
dc.subject | Preditores | pt_PT |
dc.subject | Variáveis | pt_PT |
dc.subject | Sociodemográficas | pt_PT |
dc.title | Estudo da prevalência e preditores sociodemográficos do Burnout dos professores do 1º,2º,3º ciclo e secundário | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações | pt_PT |
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