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Advisor(s)
Abstract(s)
O ensino da liderança é estruturante para o Ensino Superior Público Universitário
Militar e para a Academia da Força Aérea (AFA), em particular, no que diz respeito à
formação e capacitação dos futuros quadros superiores da Força Aérea. Esta investigação
propôs-se a verificar o impacto do estilo de liderança aplicado aos alunos no engagement
dos mesmos, à luz de um modelo de liderança em contínuo: o Full Range Leadership Model
(FRLM) (Bass & Avolio, 1994). Cumulativamente, procurou-se aferir o nível de satisfação
dos alunos da AFA face à liderança exercida pelo respetivo Comandante de Esquadrilha e
verificar até que ponto os atuais alunos admitiam a influência da liderança que lhes é incutida
na forma como vão, eles próprios, liderar no futuro.
De forma exploratória, foram feitas entrevistas aos responsáveis diretos pela
condução da formação em liderança na AFA para enquadrar devidamente toda a
investigação. Numa fase subsequente, através de uma metodologia mista de recolha de dados
e utilizando um inquérito por questionário, foram recolhidos dados junto dos alunos do
Curso de Mestrado em Aeronáutica Militar com o propósito de relacionar o envolvimento
destes alunos com a AFA, em função do estilo de liderança a que são sujeitos.
Os inquéritos distribuídos aos alunos compreendiam dois questionários: um sobre
liderança; outro sobre engagement. Ambos foram tratados pela análise de dados quantitativa
e com recurso ao programa estatístico SPSS. A estes questionários somaram-se três questões
de resposta aberta, que por sua vez, tiveram um tratamento de análise qualitativa através do
software MAXQDA.
Verificou-se que os fatores de liderança Inspiração Motivacional (IM) e
Estimulação Intelectual (EI), associados à liderança transformacional, promovem um tipo
de envolvimento dos alunos: o envolvimento afetivo. Em termos de diferenças entre anos,
concluiu-se que a liderança percecionada pelos alunos do 1º Ano demonstrou um pendor
mais transformacional comparativamente com os restantes anos. Os resultados
percecionados pelos alunos do 4º e 5º Anos, por sua vez, sugerem valores mais elevados no
fator “ausência de liderança” Estas diferenças verificadas entre os vários anos estão
desfasadas com o que pretendem os responsáveis pela formação em liderança na AFA. Relativamente à influência da liderança, quase 90% dos alunos afirmou ter consciência que
será influenciado no futuro pela forma como está a ser liderado no presente.
No final do estudo foram apresentadas algumas recomendações, limitações e
propostas de futuras investigações do mesmo âmbito.
Description
Keywords
Academia da Força Aérea engagement liderança modelo de liderança em contínuo