Browsing by Issue Date, starting with "2019-01-21"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Territórios criativos enquanto modelo dinamizador do destino turístico : estudo - caso: Algarve e o Festival BPM PortugalPublication . Antunes, Joana Filipa de Jesus; Completo, Fernando Manuel CerqueiraO turismo cultural e criativo é cada vez mais um veículo importante para o desenvolvimento económico de uma região, constituindo um fator de atratividade que potencia a competitividade do destino e nesse contexto o Festival BPM - Portugal constitui um exemplo de uma manifestação de turismo criativo no Algarve que tem propiciado o desenvolvimento económico de Portimão e Lagoa. Da análise dos estudos e demais elementos que servem de base a esta dissertação, resulta que o festival constitui um meio de promoção de bem-estar dos residentes e visitantes, dado que permite diversificar a economia local e presente uma possibilidade de combate à sazonalidade. Difunde a cultura e a história mediterrâneas, atrai visitantes interessados no conhecimento das tradições e mais importante, atrai visitantes interessados na vivência de experiências e envolvimento com o meio. O Festival BPM - Portugal constitui um foco de atração turística nesta região algarvia e assumese como um evento que projeta o território além - fronteiras.
- Environmental Practices in Hospitality Industry for a more Sustainable Tourism (Case Study- Sheraton Lisboa Hotel & Spa)Publication . Catan, Mihaela; Portugal, Luís Manuel Gomes BoavidaO turismo está a avançar para a fase de maturidade, por este motivo o desenvolvimento da sustentabilidade deve ser a principal preocupação dos intervenientes do turismo. Os hotéis sustentáveis são considerados como negócios respeitadores do ambiente que implementam práticas ambientais para reduzir os resíduos e o consumo de água e energia. As questões ambientais estão a influenciar as pessoas a serem mais conscientes ao alterar os seus estilos de vida e adotar hábitos mais sustentáveis. Muitos hotéis estão a seguir estas tendências através da “construção” de hotéis ecológicos, como por exemplo Marrior, Hilton, Best Westren e Hyatt. Os hotéis têm um efeito tremendo no comportamento das pessoas, deste modo podiam alterar o impacto da indústria hoteleira ao investir na implementação práticas ambientais. Além disso, é a nossa responsabilidade proteger o ambiente, pois somos nós a principal causa da destruição ambiental que afetam todos nós e as futuras gerações. Este relatório descreve a importância de adoção de uma política ambiental pela indústria hoteleira, visto que isso não implica apenas a proteção do ambiente e redução da pobreza, mas também a economia dos custos. Além disso, apresenta uma visão global das práticas ambientais na indústria hoteleira, nomeadamenteno Sheraton Lisboa Hotel & Spa, onde realizei o estágio e que me deu a oportunidade de compreender melhor como um hotel sustentável gere as suas operações ambientais. Posteriormente, após a análise e recolha de informações dos documentos do hotel relacionadas à gestão da sustentabilidade, bem como os dados do método de observação, foi possível obter uma resposta aos objetivos propostos para o estudo. Deste modo, durante o estágio também consegui desenvolver alguns projetos que contribuíram para a eficiência dos processos de gestão ambiental do hotel.
- A perda de identidade cultural das cidades e o enfraquecimento da experiência turística: o caso dos bairros históricos de LisboaPublication . Teixeira, Dina Raquel Faria; Silva, Ana Isabel Inácio Gomes daO crescente volume de oferta e procura turísticas em Portugal tornou-se hoje numa realidade incontornável. Entende-se necessário um olhar mais cuidado e reflexivo acerca de questões éticas que decorrem do desenvolvimento e crescimento exponencial deste sector, nomeadamente as que envolvem as relações entre diferentes stakeholders, em particular turistas, comunidades locais e agentes públicos e privados que promovem e lucram com esta atividade. Deste modo, aprofunda-se a importância da ética num mundo cada vez mais globalizado, dominado pelos “jogos de interesses” e dinâmicas económicas, que constituem verdadeiros poderes transversais, e pela consequente desvalorização de questões sociais e culturais. Nesta investigação objectivou-se uma reflexão e análise de prós e contras do desenvolvimento do turismo neste contexto, admitindo que esta é uma atividade que tem tanto de vantajoso como de prejudicial se não for gerida nos termos certos. E é neste sentido que se conduz este estudo, no qual se procurou perceber se existe uma relação de causa efeito entre o boom turístico e a perda de identidade cultural nas cidades, ou seja, tentou analisar-se o processo de gentrificação e os seus efeitos nas identidades urbanas. Para uma análise mais detalhada do tema, optou-se por incluir neste estudo quatro bairros históricos de Lisboa - Alfama, Mouraria, Estrela e Campo de Ourique – por se reconhecer neles um passado de história, de cultura e de tradição urbanas com grandes especificidades, mas também por neles se perceber um presente e um futuro incertos no que toca a estas características identitárias. E é por se valorizar e admirar a “alma” destes bairros, que se dá voz às comunidades, aos turistas, aos comerciantes e empresários de alojamento turístico e restauração. Assim, foram analisadas questões importantes como a relação entre alguns dos stakeholders presentes nestes bairros e o turismo; características culturais/tradicionais; o envelhecimento populacional; o fenómeno do crescimento do alojamento local e também o turismo de massas. Pretendeu-se com o estudo, verificar como é que todas estas novas situações podem representar uma ameaça para os bairros e para as suas comunidades e, simultaneamente, para os turistas e para o turismo cultural neste contexto. Lançou-se, desta forma, um olhar mais crítico e mais profundo sobre o turismo que existe actualmente em Lisboa, realçando algumas preocupações não só pelas questões culturais, mas sobretudo pelas questões sociais e emocionais que aqui se vivem. Espera-se que este estudo sirva de instrumento para uma maior reflexão e cidadania neste contexto.
- A educação interculturalPublication . Veiga, Suely; Nogueira, ClementinaO presente relatório tem como tema a educação intercultural. A interculturalidade tem lugar quando duas ou mais culturas entram em interação de uma forma horizontal e coesa. Para tal, nenhum dos grupos se deve encontrar acima de qualquer outro que seja, favorecendo assim a integração e a convivência das pessoas. Desta forma, pretende-se com esta investigação caraterizar a forma como a Educação Intercultural se realiza no contexto pré-escolar e analisar o modo como é feita a abordagem intercultural em duas instituições com Selo Intercultura. Assim sendo, optamos por escolher duas instituições escolares: um Externato privado, localizado no distrito de Setúbal e um Jardim-de-infância que é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), localizada no concelho de Loures., (Estas instituições foram uns dos estabelecimentos escolares que receberam o Selo Escola Intercultural pelas suas boas práticas, atribuído pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI, IP) (atual ACM) e pela Direção-Geral da Educação (DGE), em Janeiro de 2016). Ambas as organizações escolares pertencem à rede de escolas com Selo Intercultural, mas com níveis socioeconómicos diferentes. Essas características possibilitarão a comparação por contraste das realidades existentes nas duas instituições. A metodologia utilizada assenta num estudo de caso múltiplo em que foram inquiridos os diretores, coordenadores e educadores das instituições já referidas. A nossa sociedade, em rápida e constante mutação, tem presente em si mesma, cada vez mais, a realidade da diversidade cultural, linguística, religiosa e étnica. A educação intercultural deve ser entendida como uma mais-valia, pois o reconhecimento das diferentes culturas existentes nas instituições escolares pode trazer vantagens para todos se houver respeito pelas diferenças e o entendimento de que não somos todos iguais e nem temos de o ser. Todos nós temos formas de estar, pensar e sentir diferentes, o que nos torna seres únicos. Todas as crianças seja de que raça for, seja negra, branca, vermelha, amarela, rapariga ou rapaz, fale a língua que falar, acredite no que acreditar, tenha nascido seja onde for, pense o que pensar ela tem direitos.Todos nós independentemente das nossas origens podemos contribuir para o desenvolvimento da sociedade em que estamos inseridos e a escola como espaço de igualdade, oportunidades e esperança enfrenta o complexo, porém motivador, desafio de criar dinâmicas que respondam a esta realidade. Este é, um trabalho que pretende contribuir para uma reflexão sobre a importância da Educação Intercultural e de como esta abordagem trás vantagens para a sociedade intercultural em que vivemos e que nos coloca, constantemente, perante novos desafios.
- A GRANDE VIAGEM AO INTERIOR O IMPACTO DA LIDERANÇA AUTÊNTICA NO ENGAGEMENTPublication . Rúben, José Rodrigues Reis; Pinto da Silva, Tenente-Coronel Doutor Mário RuiA presente investigação aplicada tem como objetivo verificar a associação entre a liderança autêntica e o engagement no contexto dos turnos operacionais das seis companhias operacionais do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa. Para tal foram aplicadas as escalas correspondentes às variáveis em estudo a 241 efetivos, com o posto de bombeiro sapador e subchefe de 2ª classe, que corresponde a cerca de 53% do total de efetivos que prestam serviço operacional. Como método foi seguida uma lógica dedutiva, um procedimento estatístico, sendo descritiva em relação aos objetivos. Após tratamento estatístico, utilizando o coeficiente de correlação de Spearman, verificaram-se associações positivas e estatisticamente significativas entre as duas variáveis (ρs=0,302; p <0,01). Em termos de dimensões foram verificadas associações positivas e estatisticamente significativas (p <0,01) entre todas as dimensões das variáveis. Estes resultados reforçam a teoria que sugere uma ligação positiva entre a liderança autêntica e o engagement, assim como outras investigações que verificaram empiricamente associações positivas e estatisticamente significativas entre a Liderança autêntica e o engagement. Existem assim indicadores sugestivos de que as chefias do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa devem desenvolver a Liderança Autêntica por forma a promover o bem-estar dos seus subordinados em contexto de trabalho.
- Práticas educativas diferenciadas - A importância da atividade lúdica e do jogo como instrumento promotor da diferenciação pedagógica no contexto do pré-escolar:Publication . Jacinto, Mafalda; Rebelo, AntónioO presente relatório intenta dar resposta a um estudo de caso, em que se visa aferir qual a importância da atividade lúdica e do jogo como instrumentos promotores da diferenciação pedagógica no contexto de pré-escolar. Esta investigação inscreve-se no âmbito da prática de ensino supervisionada e surgiu a partir da implementação de um projeto num contexto educativo heterogéneo de pré-escolar, no qual se procurou operacionalizar uma prática pedagógica diferenciada, assente em dinâmicas cooperativas e com o recurso à dinamização de jogos e atividades de cariz lúdico. No término deste estágio, decorrente do exercício crítico e reflexivo acerca da práxis educativa preconizada, emergiu a problemática de investigação, que objetiva esclarecer o potencial diferenciador das atividades lúdicas, na formulação de uma resposta educativa inclusiva, que atenda à heterogeneidade dos perfis individuais de aprendizagem das crianças. Após a definição da temática a investigar, procedemos à pesquisa de bibliografia relativa à mesma, com o intuito de sustentá-la em pressupostos teóricos válidos. Posteriormente, empreendemos na recolha de dados coerentes e fidedignos, mediante a aplicação de métodos qualitativos, como a observação direta e a realização de entrevistas semi-estruturadas a duas docentes do pré - escolar e aos intervenientes diretos no estudo (encarregados de educação e crianças), com a finalidade de aceder às suas perspetivas e conceções sobre a temática em questão. A análise dos dados alerta para a premência de entidades educativas e docentes repensarem as suas posturas pedagógicas e adotarem estratégias metodológicas diversificadas, mobilizando instrumentos lúdicos na proposta de uma diferenciação pedagógica positiva, que assegura uma educação de qualidade a todos os seus alunos. Os resultados obtidos nesta investigação evidenciam ainda a influência das atividades lúdicas e do jogo na otimização do processo de aprendizagem, elucidando que, ao constituírem uma estratégia natural de aprendizagem da criança, fomentam a sua participação progressivamente mais autónoma no mesmo e contribuem para o desenvolvimento das suas competências cognitivas e interpessoais, garantindo a sua inclusão social.
- A importância da introdução ao estudo do jazz na escola erudita: umaaprendizagem enriquecedora e a criação do músico versátil - estudo decaso no Conservatório de Caldas da RainhaPublication . Andreia Margarida FerreiraO presente estudo foi realizado no âmbito do Mestrado de Ensino em Música pelo Instituto Piaget de Viseu. O mesmo foi concebido ao longo do ano letivo 2016/17, no decorrer do estágio de Prática de Ensino Supervisionado que se realizou no Conservatório de Caldas da Rainha. Através de um estudo de caso de três alunos de Trompete do CCR, implementando diferentes metodologias e estratégias, pretende-se avaliar de que maneira a introdução ao estudo do Jazz pode ser uma mais valia na aprendizagem de música. Ao mesmo tempo foram realizados questionários a várias escolas portuguesas e entrevistas a diferentes professores e performers para podermos avaliar o panorama do Ensino Vocacional da Música. Pretende-se com este estudo e através da análise de resultados definir a importância da introdução ao estudo do Jazz como uma ferramenta essencial na criação de um músico mais versátil.
- A Improvisação no Processo de Ensino Aprendizagem da Guitarra:Estudo de caso com os alunos do Conservatório de Música e Dança de BragançaPublication . Heitor Costa Aguiar de CastroO propósito deste trabalho é o de perceber e refletir sobre a importância da improvisação no ensino da guitarra. Nele será abordada a história do ensino artístico em Portugal e os princípios pelos quais se rege, serão apresentadas e discutidas a de finição de improvisação, vantagens e abordagens dest a prática para a aplicação na sala de aula. Será também apresentado o trabalho de investigação desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, os seus resultados e consequentes conclusões que dele foram possíveis retirar. A improvisação é um ato espontâneo de criação musical, importante não só por permitir a descoberta e interiorização de novo vocabulário musical, mas também por conjugar todos os aspetos musicais num ato único. Estudos realizados por pedagogos desde inícios do século XX vêm confi rmar exatamente este facto e as próprias medidas educativas apontam cada vez mais como sendo este o caminho para uma educação mais rica e integradora.