Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A Improvisação no Processo de Ensino Aprendizagem da Guitarra:Estudo de caso com os alunos do Conservatório de Música e Dança de Bragança

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
INSTITUTO PIAGET final.pdf2.31 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O propósito deste trabalho é o de perceber e refletir sobre a importância da improvisação no ensino da guitarra. Nele será abordada a história do ensino artístico em Portugal e os princípios pelos quais se rege, serão apresentadas e discutidas a de finição de improvisação, vantagens e abordagens dest a prática para a aplicação na sala de aula. Será também apresentado o trabalho de investigação desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, os seus resultados e consequentes conclusões que dele foram possíveis retirar. A improvisação é um ato espontâneo de criação musical, importante não só por permitir a descoberta e interiorização de novo vocabulário musical, mas também por conjugar todos os aspetos musicais num ato único. Estudos realizados por pedagogos desde inícios do século XX vêm confi rmar exatamente este facto e as próprias medidas educativas apontam cada vez mais como sendo este o caminho para uma educação mais rica e integradora.

Description

Keywords

Ensino Artístico Improvisação Criação Musical Educação

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License