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O presente relatório intenta dar resposta a um estudo de caso, em que se visa aferir qual a importância da atividade lúdica e do jogo como instrumentos promotores da diferenciação pedagógica no contexto de pré-escolar.
Esta investigação inscreve-se no âmbito da prática de ensino supervisionada e surgiu a partir da implementação de um projeto num contexto educativo heterogéneo de pré-escolar, no qual se procurou operacionalizar uma prática pedagógica diferenciada, assente em dinâmicas cooperativas e com o recurso à dinamização de jogos e atividades de cariz lúdico. No término deste estágio, decorrente do exercício crítico e reflexivo acerca da práxis educativa preconizada, emergiu a problemática de investigação, que objetiva esclarecer o potencial diferenciador das atividades lúdicas, na formulação de uma resposta educativa inclusiva, que atenda à heterogeneidade dos perfis individuais de aprendizagem das crianças.
Após a definição da temática a investigar, procedemos à pesquisa de bibliografia relativa à mesma, com o intuito de sustentá-la em pressupostos teóricos válidos. Posteriormente, empreendemos na recolha de dados coerentes e fidedignos, mediante a aplicação de métodos qualitativos, como a observação direta e a realização de entrevistas semi-estruturadas a duas docentes do pré - escolar e aos intervenientes diretos no estudo (encarregados de educação e crianças), com a finalidade de aceder às suas perspetivas e conceções sobre a temática em questão.
A análise dos dados alerta para a premência de entidades educativas e docentes repensarem as suas posturas pedagógicas e adotarem estratégias metodológicas diversificadas, mobilizando instrumentos lúdicos na proposta de uma diferenciação pedagógica positiva, que assegura uma educação de qualidade a todos os seus alunos. Os resultados obtidos nesta investigação evidenciam ainda a influência das atividades lúdicas e do jogo na otimização do processo de aprendizagem, elucidando que, ao constituírem uma estratégia natural de aprendizagem da criança, fomentam a sua participação progressivamente mais autónoma no mesmo e contribuem para o desenvolvimento das suas competências cognitivas e interpessoais, garantindo a sua inclusão social.
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Keywords
Atividade lúdica Jogo Diferenciação pedagógica Práticas pedagógicas inclusivas Heterogeneidade Perfis de aprendizagem