Repository logo
 
Publication

Práticas educativas diferenciadas - A importância da atividade lúdica e do jogo como instrumento promotor da diferenciação pedagógica no contexto do pré-escolar:

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRebelo, António
dc.contributor.authorJacinto, Mafalda
dc.date.accessioned2019-04-09T16:00:49Z
dc.date.available2019-04-09T16:00:49Z
dc.date.issued2019-01-21
dc.description.abstractO presente relatório intenta dar resposta a um estudo de caso, em que se visa aferir qual a importância da atividade lúdica e do jogo como instrumentos promotores da diferenciação pedagógica no contexto de pré-escolar. Esta investigação inscreve-se no âmbito da prática de ensino supervisionada e surgiu a partir da implementação de um projeto num contexto educativo heterogéneo de pré-escolar, no qual se procurou operacionalizar uma prática pedagógica diferenciada, assente em dinâmicas cooperativas e com o recurso à dinamização de jogos e atividades de cariz lúdico. No término deste estágio, decorrente do exercício crítico e reflexivo acerca da práxis educativa preconizada, emergiu a problemática de investigação, que objetiva esclarecer o potencial diferenciador das atividades lúdicas, na formulação de uma resposta educativa inclusiva, que atenda à heterogeneidade dos perfis individuais de aprendizagem das crianças. Após a definição da temática a investigar, procedemos à pesquisa de bibliografia relativa à mesma, com o intuito de sustentá-la em pressupostos teóricos válidos. Posteriormente, empreendemos na recolha de dados coerentes e fidedignos, mediante a aplicação de métodos qualitativos, como a observação direta e a realização de entrevistas semi-estruturadas a duas docentes do pré - escolar e aos intervenientes diretos no estudo (encarregados de educação e crianças), com a finalidade de aceder às suas perspetivas e conceções sobre a temática em questão. A análise dos dados alerta para a premência de entidades educativas e docentes repensarem as suas posturas pedagógicas e adotarem estratégias metodológicas diversificadas, mobilizando instrumentos lúdicos na proposta de uma diferenciação pedagógica positiva, que assegura uma educação de qualidade a todos os seus alunos. Os resultados obtidos nesta investigação evidenciam ainda a influência das atividades lúdicas e do jogo na otimização do processo de aprendizagem, elucidando que, ao constituírem uma estratégia natural de aprendizagem da criança, fomentam a sua participação progressivamente mais autónoma no mesmo e contribuem para o desenvolvimento das suas competências cognitivas e interpessoais, garantindo a sua inclusão social.pt_PT
dc.identifier.tid202212092pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/28213
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAtividade lúdicapt_PT
dc.subjectJogopt_PT
dc.subjectDiferenciação pedagógicapt_PT
dc.subjectPráticas pedagógicas inclusivaspt_PT
dc.subjectHeterogeneidadept_PT
dc.subjectPerfis de aprendizagempt_PT
dc.titlePráticas educativas diferenciadas - A importância da atividade lúdica e do jogo como instrumento promotor da diferenciação pedagógica no contexto do pré-escolar:pt_PT
dc.title.alternativeum estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Mafalda Jacinto.pdf
Size:
2.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: