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Práticas educativas diferenciadas - A importância da atividade lúdica e do jogo como instrumento promotor da diferenciação pedagógica no contexto do pré-escolar:
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rebelo, António | |
dc.contributor.author | Jacinto, Mafalda | |
dc.date.accessioned | 2019-04-09T16:00:49Z | |
dc.date.available | 2019-04-09T16:00:49Z | |
dc.date.issued | 2019-01-21 | |
dc.description.abstract | O presente relatório intenta dar resposta a um estudo de caso, em que se visa aferir qual a importância da atividade lúdica e do jogo como instrumentos promotores da diferenciação pedagógica no contexto de pré-escolar. Esta investigação inscreve-se no âmbito da prática de ensino supervisionada e surgiu a partir da implementação de um projeto num contexto educativo heterogéneo de pré-escolar, no qual se procurou operacionalizar uma prática pedagógica diferenciada, assente em dinâmicas cooperativas e com o recurso à dinamização de jogos e atividades de cariz lúdico. No término deste estágio, decorrente do exercício crítico e reflexivo acerca da práxis educativa preconizada, emergiu a problemática de investigação, que objetiva esclarecer o potencial diferenciador das atividades lúdicas, na formulação de uma resposta educativa inclusiva, que atenda à heterogeneidade dos perfis individuais de aprendizagem das crianças. Após a definição da temática a investigar, procedemos à pesquisa de bibliografia relativa à mesma, com o intuito de sustentá-la em pressupostos teóricos válidos. Posteriormente, empreendemos na recolha de dados coerentes e fidedignos, mediante a aplicação de métodos qualitativos, como a observação direta e a realização de entrevistas semi-estruturadas a duas docentes do pré - escolar e aos intervenientes diretos no estudo (encarregados de educação e crianças), com a finalidade de aceder às suas perspetivas e conceções sobre a temática em questão. A análise dos dados alerta para a premência de entidades educativas e docentes repensarem as suas posturas pedagógicas e adotarem estratégias metodológicas diversificadas, mobilizando instrumentos lúdicos na proposta de uma diferenciação pedagógica positiva, que assegura uma educação de qualidade a todos os seus alunos. Os resultados obtidos nesta investigação evidenciam ainda a influência das atividades lúdicas e do jogo na otimização do processo de aprendizagem, elucidando que, ao constituírem uma estratégia natural de aprendizagem da criança, fomentam a sua participação progressivamente mais autónoma no mesmo e contribuem para o desenvolvimento das suas competências cognitivas e interpessoais, garantindo a sua inclusão social. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202212092 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/28213 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Atividade lúdica | pt_PT |
dc.subject | Jogo | pt_PT |
dc.subject | Diferenciação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Práticas pedagógicas inclusivas | pt_PT |
dc.subject | Heterogeneidade | pt_PT |
dc.subject | Perfis de aprendizagem | pt_PT |
dc.title | Práticas educativas diferenciadas - A importância da atividade lúdica e do jogo como instrumento promotor da diferenciação pedagógica no contexto do pré-escolar: | pt_PT |
dc.title.alternative | um estudo de caso | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |