Browsing by Issue Date, starting with "2019-09-30"
Now showing 1 - 10 of 54
Results Per Page
Sort Options
- O Conflito trabalho-familia relacionado com a satisfação organizacional na categoria de praças.Publication . BALAN, IGOR; Palma Esteves Rosinha, António JoséO presente estudo tem como objetivo analisar de que forma o conflito trabalho-família sentido pelos militares no Regime de Contrato e no Regime de Voluntariado na categoria de Praças afeta a satisfação com a organização. Para a elaboração desta investigação foi utilizada a abordagem quantitativa onde se utilizaram as respostas de 112 militares de vários regimentos de Portugal Continental ao inquérito por questionário que tem como objetivo recolher informação sobre as Motivações de Ingresso, Regime de Incentivos, Satisfação com a Organização e Conflito Trabalho-Família. Os resultados obtidos demonstram que o Conflito Trabalho-Família influencia de forma significativa a satisfação destes militares com a organização. Quando a profissão militar interfere com a família a satisfação baixa, sendo que o contrário não se verifica.
- O futuro emprego da Arma de Cavalaria no Campo de Batalha: Capacidades e PotencialidadesPublication . ALFAIATE RODRIGUES, JOÃO PEDRO; Moreira Freire, José MiguelO presente trabalho de investigação aplicada encontra-se subordinado ao tema “O Futuro Emprego da Arma de Cavalaria no Campo de Batalha: Capacidades e Potencialidades”. O objetivo geral da investigação incide em como as grandes potências militares perspetivam a aquisição, financiamento e desenvolvimento de novas plataformas blindadas terrestres, recorrendo a uma prospetiva temporalmente delimitada entre os anos de 2020 e 2040 e pretende responder à seguinte pergunta de partida: “Quais os futuros requisitos para a Arma de Cavalaria no Futuro Campo de Batalha?”. Recorreu-se ao método de investigação indutiva, na qual se parte de um caso particular para o geral, sendo a recolha de dados abordada através de análise documental e bibliográfica extensa, para resposta à pergunta de partida levantada. Para delimitar a abordagem ao tema recorreu-se a subtemas relativos às caraterísticas futuras do campo de batalha, o emprego de meios da ameaça, o desenvolvimento de plataformas blindadas terrestres e as plataformas terrestres não tripuladas. Ao longo desta investigação concluiu-se quatro requisitos essenciais para caracterizarem a Arma de Cavalaria (Plataformas Blindadas) no campo de batalha: a capacidade de proteção contra fogos inimigos, a capacidade de reação autónoma; a capacidade modular; e a capacidade de ligação com outras plataformas. Tendo esses requisitos resultado da dedução dos dados recolhidos, com a elaboração de cada um dos capítulos e as respetivas respostas às perguntas derivadas.
- O emprego dos binómios cinotécnicos em missões de busca e salvamento no âmbito do apoio militar de emergência. O Caso do Exército Português.Publication . SÁ DA SILVA, DAVIDE MIGUEL; Henriques dos Reis, César LuísA presente investigação está subordinada ao tema “O emprego de binómios cinotécnicos em missões de busca e salvamento no âmbito do apoio militar de emergência. O caso do Exército Português”. Perante o intuito da investigação, foi definido como objetivo geral “Aferir quais são os aspetos a desenvolver para que seja possível criar a capacidade de busca e salvamento com recurso aos binómios cinotécnicos no Exército Português, aferindo as suas vantagens e inconvenientes neste processo”. De modo a ir de encontro ao objetivo geral, foi empregue como método científico o método dedutivo. A valência da busca e salvamento já tem provas dadas ao nível das Foças de Segurança, que é o caso da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública, e nas demais entidades civis, que para o caso serve o Regimento de Sapadores de Bombeiros de Lsiboa a Associação de Resgate Cinotécnico e a K9H- Corpo de Intervenção de Proteção e Socorro. Tal facto mostra que esta capacidade também é passível de ser desenvolvida no Exército (que atualmente não possui capacidade cinotécnica vocacionada para missões de busca e salvamento), nomeadamente no Regimento de Lanceiros n.º 2, que de facto já conta com historial em atividade cinotécnica. O trabalho de investigação está organizado em cinco capítulos, em que se inicia com um breve enquadramento teórico, de modo a dar a conhecer alguns conceitos e mostrar o estado atual da busca e salvamento em entidades com capacidade cinotécnica. Após uma análise às mesmas identificou-se as potencialidades e vulnerabilidades do modo como estas têm desenvolvida a questão da busca e salvamento com binómios cinotécnicos vocacionada para atuar sob o âmbito da proteção civil. No final é proposto um modelo que serve de apoio a que se desenvolva esta capacidade no Exército. As principais conclusões assentam na premissa que existem muitas lacunas e obstáculos ao desenvolvimento desta capacidade no Exército, nomeadamente no Regimento de Lanceiros n.º 2 e tendo em vista o seu desenvolvimento, é necessário que sejam ultrapassadas. As mais determinantes são a não existência de um programa de certificação de binómios a nível nacional e a questão da limitação a nível de pessoal, dado que se traduzem em sérios entraves ao desenvolvimento da capacidade suprarreferida.
- Processamento auditivo central em pessoas idosas : resultados preliminaresPublication . Fernandes, Carolina; Silva, Carla Matos, 1975-; Alves, Ana Rita; Prata, Cláudia; Rocha, Clara; Martins, Jorge HumbertoINTRODUÇÃO: A presbiacúsia acarreta dificuldades na interpretação do sinal sonoro com uma influência acrescida na perceção do discurso na presença de ruído. Pretende-se estudar as habilidades do processamento auditivo central na discriminação da fala no ruído, em pessoas idosas. MATERIAL E MÉTODOS: A amostra foi constituída por 20 sujeitos, com idades compreendidas entre os 67 e os 92 anos. Todos realizaram otoscopia, timpanograma, audiograma tonal simples e teste de fala no ruído. Este estudo é do tipo descritivo-correlacional e transversal. RESULTADOS: A curva audiométrica apresenta declínio significativo (p < 0,001) com o aumento das frequências testadas, a partir da frequência dos 500 Hz, apresentando o ouvido esquerdo melhores resultados do que o ouvido direito, com significância estatística (p = 0,043), apenas nos 250 Hz. No teste de fala no ruído, os resultados do ouvido esquerdo evidenciaram uma média de acertos de 21,5% na relação sinal/ruído de 10 dB, tendo um aumento significativo (p < 0,001) na relação sinal/ruído de 15 dB cuja média de acertos foi 26,3%. O ouvido direito exibe uma média de acertos de 17,3% e de 27,85% na relação sinal/ruído de 10 dB e de 15 dB respetivamente, com um aumento significativo (p = 0,002) na relação sinal/ruído de 15 dB. CONCLUSÃO: Tendo em conta os resultados, em que o teste de fala no ruído apresenta uma média de acertos inferior aos 50% em ambos os ouvidos, chegámos à conclusão que quanto menor for a relação sinal/ruído maiores as dificuldades na compreensão da fala. Assim, a avaliação audiológica da pessoa idosa deve incluir a avaliação periférica e central.
- As Limitações e Potencialidades na Prevenção, Intervenção e Pósvenção do Suicídio na Guarda Nacional RepublicanaPublication . SANTOS FERREIRA, LUÍS CARLOS; Pessoa dos Santos, Renato Emanuel C.Em Portugal, a taxa de suicídios de elementos das Forças de Segurança atingiu valores duas vezes superiores aos verificados na população em geral ao longo da última década. Desde o início do seu registo, contabilizaram-se, até ao final de 2018, um total de 112 mortes por suicídio de militares da Guarda Nacional Republicana. Os militares procuram no suicídio uma solução para os seus problemas e para o fim do sofrimento sendo este causado por uma complexa multiplicidade de fatores. Esta investigação tem como objetivo geral compreender a problemática do suicídio na Guarda Nacional Republicana. Para tal fim, foram estabelecidos objetivos específicos, designadamente: Analisar as causas e consequências do suicídio como fenómeno, atendendo às várias correntes existentes; caracterizar os serviços existentes na Guarda Nacional Republicana no que diz respeito à prevenção e intervenção no suicídio; determinar o impacto do suicídio nas forças de segurança, particularmente na Guarda Nacional Republicana; identificar a pósvenção como fenómeno impulsionado e potencial eixo de prevenção do suicídio. A metodologia utilizada no decorrer desta investigação tem por base uma lógica dedutiva, recorrendo a uma abordagem qualitativa, através de uma análise documental e entrevistas semiestruturadas, que, privilegiando um raciocínio de análise do geral para o particular, permitiram chegar às conclusões. No final do trabalho, conclui-se que a Guarda Nacional Republicana tem aplicado e desenvolvido as medidas implícitas nos planos de prevenção do suicídio, tendo estabelecido para tal, canais que permitem auxiliar prontamente um militar e, paralelamente, canais que possibilitam pedir apoio numa determinada situação. No entanto, há ainda um longo caminho a percorrer no que diz respeito à formação nesta área, à otimização de recursos e ainda na divulgação de informação de apoio na área da saúde mental. Há que quebrar o tabu e envolver todos numa prevenção responsável, bem estruturada e monitorizável. Este trabalho pretende assim aumentar a literacia e conhecimento científico do tema do suicídio, antecipando possíveis eixos orientadores para futuros programas ou medidas preventivas e, acima de tudo, contribuir para quebrar o estigma e aumentar a sensibilização relativamente ao tema do suicídio.
- Artilharia de Campanha: Rapidez vs PrecisãoPublication . FAÍSCA MENDEZ, ADRIANO MIGUEL; Rodrigues Gouveia, Humberto MiguelO presente trabalho de investigação é subordinado ao tema “Artilharia de Campanha: Rapidez vs Precisão” e tem como objetivo geral identificar quais as técnicas e procedimentos que melhor poderão contribuir para a aproximação da Artilharia de Campanha portuguesa às Artilharias mais evoluídas tecnologicamente. Com vista a alcançar este objetivo foram estabelecidos dois objetivos específicos: o primeiro tem a finalidade de analisar qual a característica mais importante para a Artilharia de Campanha moderna, a Rapidez ou a Precisão e o segundo tem como finalidade analisar a adequação das técnicas e procedimentos utilizados pela Artilharia de Campanha portuguesa às novas realidades operacionais, caracterizadas pelo ambiente maioritariamente urbano e com enorme preocupação no que concerne aos danos colaterais. Para a realização desta investigação foi aplicado o método indutivo procurando partir de certas premissas, como é o caso de variadas técnicas, táticas e procedimentos definidas na doutrina nacional que potenciam os fatores rapidez e precisão, para chegar a conclusões e generalizações mais alargadas. Como resultado chegou-se à conclusão de que ainda que as técnicas, táticas e procedimentos definidos na doutrina não permitam garantir os níveis de precisão e rapidez exigidos no atual ambiente operacional, contribuem para uma melhoria dessas capacidades, sendo portanto necessário considerar o seu treino, implementação e melhoria.
- Da importância da gestão de bibliotecas e do uso de bases de dados científicas e estatísticas. Estudo de caso: Biblioteca da Academia Militar.Publication . CARDOSO RIBEIRO, JOĂO CARLOS; Pascoal Rosado, DavidAs Bibliotecas têm um papel fundamental na vida académica dos alunos do Ensino Superior. Os serviços prestados pelas mesmas, assim como os seus recursos, físicos ou digitais devem estar em constante utilização, por forma a responder às solicitações dos seus utilizadores com a maior celeridade possível. Assim, com o objetivo de apurar quais os recursos da Biblioteca da Academia Militar que precisam de melhorias, procuraram-se investigar quais as áreas científicas, em termos de recursos de fontes bibliográficas, aqueles que mais lacunas apresentam, relevar as mais expressivas carências ao nível da base de dados científicas e estatísticas e, ainda acalentar os outros recursos, além dos recursos bibliográficos e de base de dados, aqueles que são mais urgentes fazer a melhoria da eficiência e qualidade dos serviços prestados pela Biblioteca da Academia Militar. Dos resultados obtidos através da análise de entrevistas à equipa da Biblioteca da Academia Militar e dos questionários submetidos aos Cadetes-Alunos, apurou-se que existem Bases de Dados como a b-On ou a EBSCO e o RCAAP, entre outros recursos, à disposição dos Alunos, e com eles existe uma vasta panóplia de áreas científicas para pesquisa. Contudo, o Espaço Físico da Biblioteca não é o mais adequado, nomeadamente no que diz respeito aos próprios móveis nos quais se armazena o acervo documental, a falta de recursos humanos e a sua formação, assim como a falta de equipamentos para tornar mais célere o empréstimo domiciliário.
- O Perfil do oficial de Artilharia de uma Bateria de bocas de fogoPublication . ROMÃO PEREIRA, SAMUEL; Palma Esteves Rosinha, António JoséO presente Trabalho de Investigação Aplicada tem como pilar fundamental a seguinte questão central “Que características e competências devem os oficiais de Artilharia possuir e desenvolver no desempenho de funções de uma Bateria de bocas de fogo?”. Os objetivos que foram definidos para a realização do tema em epigrafe passam por identificar competências dos oficiais subalternos e capitães de Artilharia, que desempenham as funções de comandante de Bateria de Tiro e de comandante de Bateria de Bocas de fogo, de forma a conseguir responder a todas as questões derivadas levantadas de maneira a no final conseguir responder à questão central. A metodologia utilizada para realizar a investigação teve como base dois métodos científicos, o método qualitativo para a realização dos inquéritos por entrevistas e método quantitativo para os inquéritos por questionário. Tanto as entrevistas, que foram realizadas a 6 oficiais de Artilharia, como os inquéritos, realizado por 29 oficiais de Artilharia, foram realizados a oficiais que já tinham desempenhado ou que ainda desempenham as funções em estudo. Em suma, foi concluído que o oficial de Artilharia a desempenhar as funções de comandante de Bateria de Tiro ou de comandante de Bateria de Bocas de fogo possui um elevado número de competências críticas e core de acordo com todas as dimensões das competências, tornando o seu dia a dia mais facilitado e permitindo que cumpra as suas funções da maneira mais eficiente possível.
- O Business Intelligence como ferramenta no apoio à gestão estratégica no Exército. Oportunidades para a sua implementaçãoPublication . DANTAS ARAÚJO, LUCIANO; Vieira Saraiva, Artur ManuelNum mundo em que cada vez mais a tomada de decisão se apresenta como fundamental para levar uma organização à sua máxima potencialidade com o mínimo dispêndio de recursos, o Business Intelligence afigura-se como um sistema que apoia a tomada de decisão nesse ensejo. É de todo o interesse, neste nível, que uma organização como o Exército português possua um sistema de Business Intelligence, devidamente estruturado, contribuindo para aprimorar as decisões que definem o rumo da Instituição. Neste sentido, com este trabalho de investigação pretende-se obter uma compreensão acerca da atual estrutura dos sistemas e ferramentas de apoio à decisão do Exército e se as mesmas possibilitam a implementação de um sistema de Business Intelligence, tal como define a literatura. A abordagem seguida nesta investigação está orientada pelos objetivos específicos relacionados com a análise das cinco componentes essências para a construção do sistema em causa. Para a consecução dos objetivos definidos, optou-se pela realização de uma pesquisa qualitativa, adotando o método hipotético-dedutivo. Para a recolha dos dados realizaram-se entrevistas semiestruturadas complementadas com uma análise documental e observação direta. Os resultados obtidos mostram que existe formalmente um sistema de Business Intelligence no Exército, embora muito recente, aprovado em 2017. Este sistema divide-se entre informações trabalhadas na Defesa Nacional através do Sistema Integrado de Gestão e as informações que passam pela Direção de Comunicações e Sistemas de Informação do Exército, até chegar ao decisor final. Existe ainda uma tentativa de implementação de um Self-Service BI. Conclui-se que, embora grande parte das componentes necessárias para o BI funcionar em pleno já estarem implementadas, o sistema ainda está numa fase muito prematura, carecendo de melhoraria em alguns aspetos. A vertente em que mais se verifica essa necessidade de aperfeiçoamento é na aplicação dos Self-Service BI.
- Análise e desenvolvimento do conceito de Exosqueleto para aplicação em ambiente operacionalPublication . ROCHA FERREIRA, RAFAEL JOÃO; Pratas Quinto, Luís FilipeAtualmente, o militar do Exército Português exerce funções que solicitam esforços superiores aos limites definidos tanto na legislação nacional como em estudos científicos neste âmbito. Ao artilheiro, nomeadamente da secção de bocas de fogo (bf) de uma Bateria de Artilharia de Campanha, é-lhe exigido que carregue, transporte e manuseie equipamento que, em algumas situações, ultrapassam os 40kg. Adicionalmente, a atividade militar implica grandes deslocamentos, envolvendo aumentos significativos de fadiga e potenciais riscos de lesão. Neste sentido, os exosqueletos emergem como uma solução viável à redução dos custos metabólicos destes militares. O objetivo deste estudo é identificar os requisitos necessários à aplicação de um exosqueleto em ambiente operacional no âmbito da Artilharia de Campanha. Para isso, foi necessário o deslocamento a várias Unidades e a participação em dois Exercícios táticos e técnicos, de modo a recolher informação essencial ao trabalho, através de medições, observação e registo, e recorrendo a inquéritos. Os dados recolhidos foram processados através de métodos estatísticos. De seguida, foi analisado e evoluído um protótipo de um exosqueleto passivo para redução das necessidades metabólicas durante a marcha, tendo os ensaios decorrido no Laboratório de Biomecânica de Lisboa, no Instituto Superior Técnico. Entre as evoluções do conceito, destaca-se a redução em 10% da massa do protótipo e a criação de uma metodologia de preparação e execução dos ensaios, permitindo aumentar de forma muito significativa a repetibilidade e fiabilidade do conjunto. Para ser aplicado no âmbito da Artilharia de Campanha, um exosqueleto deve apoiar o utilizador na marcha e corrida e na movimentação manual de cargas, devendo proporcional elevada mobilidade, autonomia e robustez. O trabalho experimental revelou a redução das necessidades metabólicas durante a marcha dos três sujeitos, com valores entre -6,1% e -0,8%, com uma média de 4%, registando-se uma elevada fiabilidade do sistema. A seleção da mola deve ser feita de acordo com cada indivíduo, de modo a otimizar o funcionamento do exosqueleto.