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EN - TMI - Curso Marinha

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  • Modelos de otimização para avaliar dispositivos de forças da componente de Marinha com base em capacidades
    Publication . Silva, Diogo Filipe Gambôa da; Coelho, Inês Mendes; Deus, Rui Pedro Gonçalves
    O conceito de Sistema de Forças é definido no artigo 5.º da Lei Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas (LOBOFA, 2021) como sendo "o conjunto de capacidades que devem existir para o cumprimento das missões das Forças Armadas, identificando os tipos e quantitativos de forças e meios, tendo em conta a sua adequada complementaridade operacional". A elaboração desse documento sucede da revisão sequencial do Conceito Estratégico da Defesa Nacional (CEDN, 2013), Conceito Estratégico Militar (CEM, 2014) e por fim das Missões das Forças Armadas (MIFA, 2014). Esta dissertação propõe um método quantitativo para auxiliar a obtenção da componente de Marinha do Sistema de Forças. O método apresentado assenta em três grandes partes. A primeira é a caracterização de meios navais, helicópteros orgânicos e aeronaves de patrulha marítima relativamente aos parâmetros identificados para as diferentes capacidades. A segunda consiste no desenvolvimento de modelos de otimização para apoiar na identificação/escolha dos quantitativos de meios relativamente às capacidades de Defesa Convencional e de Projeção e Apoio. A terceira etapa consiste no desenvolvimento de uma ferramenta MATLAB que, primeiramente, quantifica as diversas capacidades dos meios. Depois, utilizando os modelos de otimização Minimum Capability Requirement (MCR), obtém um dispositivo de meios que atende ao nível de ambição estabelecido, otimizado para o menor custo possível. Além disso, a ferramenta MATLAB permite conjugar a identificação e quantitativos de meios para as restantes capacidades. No caso da Vigilância e Patrulha, são utilizados resultados de modelos de otimização previamente desenvolvidos e implementados num protótipo específico. Por fim, o método proposto culmina na determinação quantitativa dos meios necessários para as demais capacidades associadas à Marinha. Este estudo foi desenvolvido em conjunto com a Direção de Análise e Gestão de Informação (DAGI) e com a Divisão de Planeamento do Estado-Maior da Armada, inseridos nos estudos realizados no âmbito da identificação quantitativo de meios navais do Sistema de Forças, necessários para o cumprimento das MIFA.
  • Drone Warfare : Operational Context, Countermeasures and Tactical Insights for the Portuguese Marine Corps
    Publication . Costa, Francisco José Teixeira da; Felício, João; Damas, Bruno; Sebastião, Pedro
    A dissertação foca-se no estudo de Drone Warfare. Este campo tem crescido e, nos últimos anos, com a implementação de novas tecnologias, doutrinas e capacidades de sistemas, tem havido uma necessidade de adaptação por parte das forças armadas mundiais. O objetivo da dissertação é fornecer à Marinha Portuguesa um estudo operacional contemporâneo sobre Drone Warfare, testando, comparando e avaliando C-UAS. Isto visa garantir que a Marinha utilize e saiba como usar os C-UAS mais eficientes e rentáveis para estar preparada para futuras adversidades tecnológicas de Drone Warfare. Durante a dissertação, concluiu-se que Drone Warfare está a mudar a guerra moderna, com avanços tecnológicos diários, como a implementação de novas tecnologias e sistemas mais capazes. Foram testados os sistemas PITBULL WINGMAN e SWATTER, e avaliou-se o seu uso para o Corpo de Fuzileiros Portugueses, bem como as suas capacidades e emprego. Provou-se que a placa balística protege o combatente e melhora a eficiência dos C-UAS. As lições aprendidas indicaram que o uso destes sistemas é mais eficiente em forças rápidas, leves, pequenas e especializadas, com o uso de um UAV e um C-UAS para cada 4 homens, e a necessidade de uma unidade de ISR. Identificou-se também a necessidade de TTPs e o desenvolvimento de formação para operadores de UAV, que esta dissertação procura abordar. Estas conclusões serão importantes para facilitar e avançar o trabalho produzido pelas unidades X31 e CEOV em Drone Warfare, fornecendo TTPs atuais, possíveis organizações operacionais, segurança no uso de sistemas e compreensão do mundo atual e futuro da Drone Warfare.
  • A Estação Naval de Angola. Caracterização e análise do seu contributo para a manutenção da soberania portuguesa em Angola. 1845 -1910
    Publication . Martins, Guilherme Lemos; Neves, Bruno Alexandre Gonçalves
    A primeira metade do século XIX caracteriza-se por um período marcante para Portugal, caracterizado por mudanças políticas, económicas e sociais. Com a independência do Brasil em 1822, a viragem para África foi crucial para o sustento da economia portuguesa, que se encontrava em declínio. Foi então criada, em meados da década de 1840, a Estação Naval de Angola. A Estação Naval e os seus meios foram também fundamentais para Angola, auxiliando a manter a ordem pública e protegendo o território de rebeliões num dos períodos mais conturbados. A Estação Naval foi absolutamente essencial, não só para Portugal relativamente ao combate ao tráfico de escravizados, exploração dos recursos naturais existentes em Angola e auxílio no território devido a rebeliões, mas também para Inglaterra, que com a criação das ligações a vapor necessitavam de pontos de apoio e abastecimento, algo que a Estação Naval podia oferecer. Até 1895, a presença e administração no território africano era sobretudo feita pela Marinha, mas no mesmo ano o sistema colapsa e as campanhas de pacificação voltam-se para o interior. Em 1910 é entregue à administração de Angola a Estação Naval.
  • A Influência do Contexto Psicossocial no Ecossistema Laboral da Equipa
    Publication . Alves, Francisco Almeida; Pereira, Cláudia Sofia Carrapiço; Cavaleiro, Sandra Patrícia Veigas Campaniço
    Os fatores psicossociais são aspetos da gestão do trabalho, bem como dos seus contextos sociais e organizacionais, suscetíveis de causar danos psicológicos ou físicos, ou ambos. É um conceito recente e com ampla aplicação dentro das organizações. Esta dissertação é o culminar de um estudo abrangente que visa a obtenção do grau de Mestre em Ciências Militares Navais. A investigação aprofundou os efeitos dos fatores psicossociais na saúde e bem-estar das guarnições das Unidades Navais e das unidades da Superintendência do Pessoal. O estudo centrou-se na avaliação dos fatores psicossociais e na sua influência no local de trabalho. Para avaliar os fatores psicossociais, utilizou-se como ferramenta primária o COPSOQ II, tendo este questionário sido aplicado aos militares a exercer funções nas Unidades Navais e na área funcional da Superintendência do Pessoal da Marinha Portuguesa. Os resultados da investigação visaram compreender o papel dos fatores psicossociais na saúde e bem-estar dos militares da Marinha Portuguesa. Estes revelaram a presença de alguns fatores de risco nas guarnições já mencionadas e, com base na análise e conclusões retiradas, recomendou-se algumas medidas para melhorar o ambiente de trabalho dos militares desta organização.
  • Eficácia da fiscalização da pesca realizada pela Marinha Portuguesa : Indicadores e caracterização do esforço de fiscalização para apoio ao comando
    Publication . Pinho, David Luís de Figueiredo; Deus, Rui Pedro Gonçalves; Coelho, Inês Mendes
    O atual contexto socioeconómico tem apresentado diversos desafios à Marinha Portuguesa no que respeita à eficácia e eficiência das suas missões. Uma das atividades que a Marinha Portuguesa realiza é a de fiscalização da pesca, em conjunto com as entidades participantes do sistema SIFICAP, que implica o empenhamento de diversos recursos humanos e materiais. A questão central neste trabalho prende-se com a caracterização da atividade de fiscalização da pesca realizada pela Marinha Portuguesa em conjunto com a Autoridade Marítima Nacional a fim de determinar se esta é realizada de forma eficaz, especialmente considerando o seu efeito dissuasor sobre práticas ilícitas. A eficácia da fiscalização da pesca realizada pela Marinha é difícil de estimar, uma vez que não se conhece a totalidade de infrações cometidas, com exceção daquelas que resultam das ações de vistoria. Contudo, a eficácia pode ser inferida indiretamente através de indicadores associados à cobertura da fiscalização a embarcações de pesca equipadas com o sistema MONICAP e indicadores relativos ao efeito dissuasor da fiscalização. Para aferir a eficácia da fiscalização, é efetuada uma análise estatística aos relatos de fiscalização de ambas as entidades através dos comunicados relativos à fiscalização da pesca, em particular do comunicado FISCREP, bem como aos dados do sistema de Monitorização Contínua das Atividades de Pesca – MONICAP, que permitem saber quais as embarcações que estão em atividade. São propostos novos indicadores estatísticos de forma a aferir a eficácia da fiscalização da pesca. Estes indicadores incidem sobre as inspeções realizadas a embarcações de pesca que estiveram em atividade num determinado período e área de análise e que não foram alvo de fiscalização. As conclusões pretendidas com este estudo incidem na caracterização dos espaços marítimos sob soberania e jurisdição nacional em termos da cobertura da atividade de fiscalização da pesca. A partir desta caracterização é possível definir metas e inferir sobre a eficácia da fiscalização realizada pela Marinha Portuguesa e Autoridade Marítima Nacional nessas áreas. Os indicadores estatísticos propostos constituirão elementos de informação chave para a definição de planos e estratégias neste domínio a fim de incrementar a eficácia da fiscalização da pesca realizada pela Marinha Portuguesa e Autoridade Marítima Nacional.
  • Emprego de SNT-Aer (sistemas não tripulados aéreos) na segurança de unidades navais
    Publication . Amador, Tiago Alexandre Vieira; Marante, Emanuel Rodrigues; Martinho, Santos
    A evolução tecnológica dos últimos anos tem remodelado profundamente as estratégias em operações militares. Os Sistemas não tripulados aéreos (SNT-Aer), também conhecidos como “Drones” e originalmente criados para fins militares têm-se mostrado recursos valiosos, oferecendo vantagens estratégicas, táticas e operacionais às forças que utilizam os mesmos nos mais diversos teatros de operação. Este estudo tem como objetivo analisar o impacto de sistemas não tripulados aéreos na dinâmica bélica, explorando as suas capacidades no contexto da segurança de unidades navais. Compreender as suas potencialidades e limitações, destacando tanto as vantagens quanto as desvantagens dos diversos tipos de sistemas já utilizados a nível nacional e internacional em vários cenários militares. Para a realização deste estudo, o signatário, propõe explorar o sistema de desenvolvimento e integração DOTMLPF-I, utilizado na NATO para a edificação de novas capacidades, com o intuito de propor um sistema que melhor se adeque na segurança de unidades navais e a respetiva implementação desta capacidade em navios da marinha portuguesa.
  • Cálculo da Posição pelo Método de Sumner
    Publication . Trigo, João Tomás Ramalho Pires; Canas, António Costa
    A navegação astronómica ao longo dos séculos apresentou sempre desafios no que toca à determinação precisa da posição de um navio em alto-mar. Em 1837, Thomas Sumner, um capitão de um navio americano, desenvolveu um método inovador para determinar a posição de um navio através de técnicas no âmbito da navegação astronómica nunca antes utilizadas. O seu método ficou conhecido como método de Sumner. Este método revolucionou a navegação na época ao introduzir novos conceitos astronómicos que futuramente viriam a ser úteis para a descoberta de novos métodos. Um desses conceitos foi a descoberta de uma nova linha de posição, a reta altura, que irá ser abordada com detalhe neste estudo. Esta dissertação explora processos históricos e teóricos que conduziram ao desenvolvimento do método e posteriormente analisa-se a componente prática do método. Esta componente é composta pela aplicação prática do método de Sumner com valores retirados de observações reais através do sextante, aquando de duas navegações efetuadas. Este estudo tem como objetivo aferir a viabilidade do método comparando os valores calculados com as posições GPS (Global Positioning System) obtidas no momento das observações.
  • O mar como um ambiente de competição estratégica global : a segurança dos cabos submarinos no mundo do Ciberespaço
    Publication . Silva, Daniela Filipa Miranda da; Sousa, Gonçalo Baptista de; Ribeiro, Palmeiro; Mendonça, Sandro
    O facto de Portugal exercer jurisdição sob a maior área marítima atlântica da Europa, reforça a necessidade de proteção e segurança dos Cabos Submarinos (CSs), ao nível da segurança marítima e da cibersegurança, uma vez que circulam através destas infraestruturas críticas cerca de 99% do tráfego transatlântico de dados, fazendo parte da crescente dependência tecnológica a nível mundial. Os Estados dependem fortemente destes cabos no que respeita a interesses de segurança e soberania nacionais, estando estes relacionados com o domínio do ciberespaço, a fim de garantir a sustentabilidade da Sociedade da Informação (SI). A presente Dissertação de Mestrado, incide essencialmente sobre a segurança dos CSs no mundo do ciberespaço, estando este vulnerável no que toca à cibersegurança da Humanidade devido às ciberameaças, cada vez mais presentes no mundo tecnológico, na medida em que qualquer entidade pode ser alvo de um ciberataque. Como forma de melhorar a proteção dos CSs, insere-se nesta temática, o projeto Fibersense, através de uma tecnologia muito promissora, eficaz e de baixo custo em comparação com as já existentes. Atualmente, o mundo encontra-se em expansão tecnológica, sendo importante salientar o desenvolvimento deste projeto que contribuirá de uma forma bastante significativa para a monitorização, vigilância e deteção submarinas, através desta tecnologia de fibra ótica. Os resultados obtidos através do uso desta tecnologia de Distributed Acoutic Sensing (DAS) ao longo deste projeto pretendem comprovar que a sensibilidade, operacionalidade e fiabilidade do sinal acústico são detetados, garantindo a necessidade de resiliência dos Cabos de Fibra Ótica (CFO) submarinos essenciais para o Conhecimento Situacional Marítimo. Para proceder à elaboração desta Dissertação, foram pesquisados inúmeros artigos, datados entre 1983 e 2024, nas seguintes bases de dados: ScienceDirect, Google Scholar, b-on, RCAAP, Elsevier, ResearchGate e IEEE.
  • Deteção de comportamentos anómalos em espaços marítimos de interesse nacional
    Publication . Correia, Duarte Miguel Nunes; Deus, Rui Pedro Gonçalves; Coelho, Inês Mendes
    A indústria de transporte marítimo desempenha um papel crucial no comércio global, atuando como o principal meio de transporte de mercadorias internacionalmente. A vigilância e monitorização dos espaços marítimos, por parte das entidades com competências nestas áreas pertencentes a Estados costeiros, constitui uma atividade essencial a fim de garantir a segurança das atividades económicas e evitar a ocorrência de atividades ilícitas. O controlo do tráfego marítimo assenta no uso de sistemas de informação sofisticados e no desenvolvimento e exploração de novas tecnologias e de sistemas de vigilância. Estes recursos garantem que as autoridades competentes tenham conhecimento em tempo real sobre as atividades que ocorrem e que ocorreram nos espaços marítimos sob sua jurisdição. No entanto, as fragilidades que estes sistemas apresentam permitem a alguns navios contornar a vigilância constante. Este fenómeno possibilita que atividades ilícitas sejam efetuadas, podendo não serem detetadas pelas autoridades. Através de algoritmos e procedimentos heurísticos, os dados a serem tratados tem como fonte o sistema Automatic Identification System (AIS). Esta dissertação tem por objetivo desenvolver ferramentas que permitem ao analista detetar situações de ausência de relato de dados AIS e, analisar se os eventos se encontram associados à falta de informação do sistema ou a atividades de natureza ilegal, como Dark Activity.
  • Modelo de Desenvolvimento de Competências de Comunicação e Liderança ao Longo da Carreira dos Oficiais da Marinha Portuguesa
    Publication . Baptista, Mariana Moreira; Soares, Ivo dos Santos; Água, Pedro Borda de
    A rápida evolução das operações marítimas globais sublinha a necessidade de liderança competente nas forças navais. Para a Marinha Portuguesa, este ambiente dinâmico exige oficiais tecnicamente proficientes e hábeis em liderança, comunicação e gestão. Esta investigação aborda uma lacuna no regime de formação existente para os Oficiais da Marinha Portuguesa, propondo um modelo de formação contínua em liderança para dotar os oficiais das competências comportamentais, de liderança e de comunicação essenciais ao longo das suas carreiras. A investigação foi motivada pela observação de que a formação inicial dos Oficiais da Marinha, embora abrangente, frequentemente carece de um foco sustentado nas competências interpessoais, cruciais para o comando e a gestão eficazes em cenários diversos e de grande pressão. Esta lacuna dificulta a capacidade dos oficiais em responder eficazmente aos desafios multifacetados da segurança marítima, manutenção da paz e operações de resposta a desastres. Usando uma extensa revisão da literatura e das competências existentes na Marinha Portuguesa, este estudo constrói um modelo de desenvolvimento que integra formação contínua em liderança comportamental e competências de gestão. A investigação é guiada pela questão: Qual é o quadro de referência para a formação em componentes comportamentais, liderança e comunicação para os Oficiais da Marinha Portuguesa, assegurando a sua preparação para funções de comando e liderança ao longo das suas carreiras? Questões específicas incluem o momento ideal para a formação em liderança, modalidades de formação eficazes (civis ou militares) e o impacto projetado no sucesso organizacional. A metodologia inclui uma abordagem qualitativa com entrevistas semiestruturadas com oficiais navais e uma análise dos padrões de formação em instituições comparáveis. O modelo proposto adapta programas de formação aos requisitos operacionais em evolução e às fases de desenvolvimento pessoal dos oficiais. Identifica momentos-chave para intervenção, de modo a introduzir ou reforçar competências de liderança e comunicação, garantindo atualizações contínuas alinhadas com as exigências operacionais. Os resultados iniciais destacam o potencial do modelo para melhorar significativamente as capacidades de liderança. Ao fomentar uma cultura de melhoria contínua e de aprendizagem, o modelo prepara os oficiais para os desafios imediatos das operações navais e dota-os das competências necessárias para o sucesso a longo prazo nas suas carreiras. Este estudo contribui para o discurso sobre formação militar e desenvolvimento de liderança, oferecendo uma abordagem inovadora para a integração da formação contínua, baseada em competências na educação militar.