EN - TMI - Curso Marinha
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Recent Submissions
- Processo de tomada de decisão nas Forças ArmadasPublication . Henriques, David Casimiro da Silva Capinha; Correia, Anacleto Cortez eA presente dissertação tem como objetivo central analisar a forma como as tecnologias emergentes estão a afetar o processo de tomada de decisão nas Forças Armadas Portuguesas, com especial foco no nível tático e nas pequenas unidades operacionais. Num contexto de transformação tecnológica acelerada, marcado pela introdução de sistemas de combate inteligentes, inteligência artificial, veículos não tripulados e plataformas de comando e controlo digitalizadas, é crucial compreender como estas inovações estão a redefinir os modelos tradicionais de tomada de decisão e a cultura organizacional militar. A presente investigação desenvolve-se em torno de três eixos principais: o estudo teórico dos modelos de decisão, a análise das tecnologias emergentes aplicadas ao setor da defesa, e a perceção prática dos militares portugueses sobre a influência destas tecnologias nas suas decisões operacionais. Para este efeito, foi adotada uma metodologia qualitativa, que consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas a doze oficiais dos três ramos das Forças Armadas Portuguesas, com funções em unidades operacionais e experiência no uso de tecnologias. A análise dos dados recolhidos foi complementada com recurso ao software IRaMuTeQ, que possibilitou uma leitura lexical robusta e estruturada. Os resultados indicam que as tecnologias emergentes têm um impacto crescente no ciclo de decisão militar, contribuindo para uma maior rapidez, precisão, partilha de informação em tempo real e consciência situacional. No entanto, surgem também desafios significativos, como a necessidade de atualização doutrinária, formação contínua, interoperabilidade e clareza ética sobre os limites da autonomia dos sistemas. A discussão desenvolvida propõe um conjunto de implicações práticas para o treino, o planeamento e a formulação doutrinária nas Forças Armadas, reforçando a importância de uma abordagem crítica e estratégica à modernização tecnológica. O presente estudo tem como objetivo contribuir para o debate nacional sobre a transformação das FFAA face à guerra tecnológica moderna, propondo uma reflexão fundamentada sobre o equilíbrio entre o potencial da máquina, as limitações humanas e a responsabilidade do decisor.
- Modelo de Previsão de Efetivos, Ingressos e Atrição na Marinha a Longo PrazoPublication . Rocha, Diogo Miguel Rodrigues; Deus, CTEN TSN-EIO Rui Pedro Gonçalves de; Coelho, STEN TN (EIO) Inês MendesA presente dissertação tem como propósito desenvolver uma ferramenta de apoio à decisão, focada na gestão dos ingressos de forma a atingir um objetivo de quadros futuro pré-definido, contribuindo para uma gestão previsional de pessoas mais eficaz na Marinha Portuguesa (MP). A gestão do pessoal neste contexto assume-se como um desafio particularmente complexo, dada a dinâmica dos fluxos de entrada e saída, a elevada especialização exigida, a evolução do mercado de trabalho e as limitações impostas pelo enquadramento legal e organizacional. Para responder a este desafio, foi realizada uma análise detalhada dos dados históricos do Sistema Integrado de Informação do Pessoal (SIIP), abordando as categorias de Oficiais, Sargentos e Praças, com especial foco na atrição, passagens à reserva e transições entre categorias. Esta análise visou estimar a evolução futura destes fenómenos num horizonte temporal de 40 anos. Foram testados e comparados diferentes modelos estatísticos de séries temporais (ARIMA, NNAR e Prophet) e, posteriormente, integrada uma solução de otimização através de programação linear. Este modelo foi implementado numa aplicação em ambiente MATLAB, capaz de calcular, de forma automática, os ingressos anuais necessários para assegurar os objetivos definidos para cada categoria e classe de pessoal. Os resultados obtidos demonstram que a aplicação proposta constitui um instrumento útil e eficaz para apoiar a definição de políticas de recrutamento e de gestão previsional de quadros na Marinha Portuguesa. Para além de melhorar a capacidade de planeamento a longo prazo, este trabalho contribui para a modernização dos processos de gestão de pessoas, oferecendo simultaneamente uma base analítica sólida e uma ferramenta prática de apoio à decisão.
- Determinação da Longitude por alturas próximas da meridianaPublication . Faísca, João Maria Vasconcelos Caetano Pires; Canas, CMG RES António Costa; Sousa, Teresa MariaNesta dissertação de mestrado estuda-se o método proposto por Charles de Littrow em 1842, destinado ao cálculo aproximado da longitude por observações solares próximas da passagem meridiana. Ao contrário dos métodos tradicionais que calculam separadamente a latitude ao meio-dia solar e a longitude em momentos distintos, o processo de Littrow permite reduzir o intervalo entre ambas as observações, aproximando-se de uma solução simultânea para a posição astronómica. Para além da análise do método, foi realizado um embarque, durante o qual se efetuaram observações com recurso ao sextante e a um cronómetro. As alturas solares foram observadas em pares, antes e depois da passagem meridiana do Sol, de forma a testar o método nas condições sugeridas por Littrow e por autores posteriores. Os dados recolhidos foram tratados em folhas de cálculo, aplicando-se a fórmula de Littrow para a obtenção da longitude, a qual foi posteriormente comparada com a posição GPS registada no instante da passagem meridiana. Os resultados revelaram erros variáveis, em parte explicáveis por erros de leitura, pelas condições de mar e pela reduzida dimensão da amostra. No entanto, quando se substituíram as alturas observadas por alturas verdadeiras calculadas com base em trigonometria esférica, verificou-se uma melhoria significativa na precisão dos resultados. Esta constatação reforça a sensibilidade do método aos erros de observação e a importância do rigor nos dados utilizados. O método de Littrow, embora aproximado, demonstra utilidade como ferramenta auxiliar na navegação astronómica, especialmente em circunstâncias onde os sistemas eletrónicos possam estar inoperacionais.
- Desenvolvimento de um Sistema de Aterragem Automática Baseado em Visão para Drones MultirrotoresPublication . Bento, Guilherme de Matos e Silva Neves; Santos, Nuno Alexandre Antunes Martins Pessanha; Lobo, Victor José de Almeida e Sousa; Rodrigues, Alexandre ValérioA aterragem de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) constitui uma das fases mais críticas do voo, representando um elevado risco de acidente, sobretudo em cenários marítimos e em ambientes de negação de Sistema Global de Navegação por Satélite (Global Navigation Satellite System, GNSS). Com o objetivo de aumentar a segurança e reduzir a dependência de operadores humanos, esta dissertação propõe o desenvolvimento de um sistema de aterragem automática de um VANT multirrotor, baseado exclusivamente em visão computacional. A escolha de um multirrotor deve-se à sua capacidade de voo estacionário, elevada manobrabilidade e requisitos reduzidos de espaço para a aterragem, características essenciais em plataformas navais. Deste modo, o sistema proposto recorreu a uma câmara embarcada no VANT, capaz de captar imagens a cores segmentadas nos canais vermelho, verde e azul (Red, Green and Blue, RGB), cujos dados são processados em tempo real numa estação terrestre. A partir desta informação é estimada a pose relativa ao alvo, que serve de base para a geração de uma trajetória de aterragem. Uma vez que o VANT dispõe da capacidade de executar comandos de alto nível, permitindo translações e rotações de forma autónoma, a trajetória é então executada através desses comandos, tendo como objetivo alcançar uma aterragem com erro inferior a 20 cm. A metodologia foi desenvolvida em ambiente Software-In-The-Loop (SITL), com o apoio de três componentes principais: Robot Operating System 2 (ROS 2), que estrutura a comunicação modular do sistema, o simulador tridimensional Gazebo, que reproduz sensores, dinâmica e que permite simular de forma controlada o ambiente de estudo e o ArduPilot, um firmware de código aberto amplamente usado em VANTS. A metodologia foi validada em testes simulados atingindo uma precisão de aterragem com um erro mínimo de 5 cm, mantendo-se menor que os 20cm definidos como requisito, demonstrando a viabilidade da abordagem.
- Desafios Geracionais na Liderança das Forças Armadas, em Particular na Marinha PortuguesaPublication . Rocha, Sofia Isabel Santos ; Silva, COM M RES Miguel Nuno Pereira de Matos Machado daNum momento em que a crescente diversidade geracional impõe novas exigências aos modelos tradicionais de gestão de pessoas a presente dissertação analisa os desafios da liderança interjecional no contexto da Marinha Portuguesa. As rápidas transformações sociais, culturais e tecnológicas intensificaram as diferenças entre gerações, com reflexo nos valores, nas expetativas e nos estilos de trabalho. A investigação teve como objetivos: identificar as principais diferenças geracionais ao nível das perceções, valores e atitudes; analisar o impacto dessas diferenças na liderança de equipas; compreender a perceção dos militares quanto ao apoio prestado pela cultura organizacional da Marinha; e propor recomendações praticas para uma liderança mais eficaz e adaptada ao contexto intergeracional. A metodologia adotada baseou-se na realização de 20 entrevistas semiestruturadas a militares de diferentes gerações, com posterior analise qualitativa dos dados através do software MAXQDA Analytics Pro. A codificação temática permitiu identificar padrões significativos e divergências relevantes. Os resultados mostram que, embora existam diferenças geracionais, estas não são deterministas. Destacam-se fatores como a aceitação diferenciada de críticas, a perceção desigual de apoio institucional e a coexistência de estilos de liderança tradicional e transformacional na mesma organização. A geração Y evidencia-se como ponte entre gerações, facilitando a mediação e a adaptação. Por outro lado, observa-se que contextos exigentes podem levar líderes mais jovens a adotar posturas mais autoritárias, revelando uma flexibilidade adaptativa nos estilos de liderança. Conclui-se que a geração a que um individuo pertence influencia as suas atitudes e praticas, mas não as determina. A liderança, sendo uma relação interpessoal, e moldada por múltiplos fatores, entre os quais o geracional e apenas um. A capacidade de adaptação e a valorização da diversidade geracional revelam-se, assim, fundamentais para promover equipas mais coesas e eficazes no contexto da Marinha Portuguesa.
- Segurança Marítima no Golfo da Guiné (2008-2023)Publication . Sousa, Joel Carvalho dos Ramos ; Gil, CMG RES João CoelhoA presente dissertação analisa a evolução da pirataria marítima no Golfo da Guiné (GdG) entre 2008 e 2023, com especial enfoque na eficácia do Código de Conduta de Yaoundé (CCY) enquanto mecanismo de governação marítima cooperativa. O estudo combina uma abordagem metodológica mista, integrando dados quantitativos obtidos a partir de relatórios do International Maritime Bureau (IMB) e fontes institucionais, com uma análise qualitativa sustentada em literatura especializada e documentos oficiais. A investigação evidencia que, apesar de o CCY ter gerado avanços importantes ao nível da coordenação regional, partilha de informação e capacitação operacional, os seus resultados são limitados e desiguais. Verificou-se uma redução relativa dos incidentes em zonas costeiras, mas também uma adaptação estratégica dos grupos piratas, que passaram a operar em alto-mar, utilizando o sequestro como tática dominante. Fatores estruturais como a pobreza, a corrupção, a fragilidade institucional e a falta de harmonização legislativa continuam a comprometer os esforços regionais. Conclui-se que, embora o CCY represente um passo relevante, a sua eficácia plena depende da consolidação de capacidades internas, da cooperação multilateral efetiva e de uma abordagem integrada que inclua o desenvolvimento socioeconómico das comunidades costeiras.
- Tábuas para o Cálculo da Hora a Bordo de Lopes BanhosPublication . Barreto, Sílvio D’Oliveira Sousa ; Canas, CMG RES António CostaNos séculos anteriores ao advento da navegação moderna, o posicionamento de uma embarcação em alto-mar dependia exclusivamente da observação dos astros. A evolução da navegação astronómica esteve, desde cedo, associada ao aperfeiçoamento dos métodos de cálculo da latitude e, sobretudo, da longitude, cujo tratamento matemático mais complexo levou ao surgimento de diversas tábuas destinadas a facilitar os cálculos a bordo. Esta dissertação centra-se no estudo e análise das Taboas para o Cálculo da Hora a Bordo, publicadas por J. E. Lopes Banhos em 1897. O trabalho é conduzido com o propósito de compreender a estrutura e a utilidade prática desta tábua, bem como a sua aplicação no cálculo da hora e da posição de um navio em alto-mar. O estudo inclui a contextualização histórica da navegação astronómica e uma explicação matemática das fórmulas utilizadas nas tábuas de Lopes Banhos. Com o objetivo de avaliar a eficácia e a clareza destas tábuas, procedeu-se a uma comparação com as tábuas de John William Norie. Para tal, resolveram-se casos práticos utilizando tanto o método do ângulo horário como o método de Marcq Saint Hilaire, aplicando-se as duas tábuas. Recorreu-se ainda a um ficheiro Excel para sistematizar os dados e avaliar a precisão dos resultados obtidos.
- Entre o Norte Geográfico e o Norte Magnético no Século XVIPublication . Pereira, Simão Franco Marques ; Canas, CMG M RES António José Duarte CostaA presente dissertação analisa a contribuição de D. João de Castro (1500–1548) para o desenvolvimento da ciência náutica portuguesa no século XVI, com especial foco nas suas observações sobre o magnetismo terrestre e no valor técnico-científico dos seus roteiros. Partindo de uma contextualização do saber náutico da época, o estudo procura compreender em que medida os trabalhos de D. João de Castro, realizados entre 1538 e 1541, representam uma viragem metodológica na observação empírica e na sistematização de dados em contexto de navegação. A investigação estrutura-se em cinco capítulos. O primeiro examina os fundamentos e instrumentos da ciência náutica portuguesa, enquanto o segundo explora os conceitos de declinação magnética e magnetismo terrestre. O terceiro capítulo centra-se na figura de D. João de Castro, traçando a sua formação, itinerário e principais observações magnéticas. O quarto capítulo analisa o impacto dos seus roteiros na prática náutica e cartográfica da época, destacando o seu contributo para a correção de erros e a introdução de procedimentos mais rigorosos. O quinto capítulo constitui uma síntese crítica dos resultados, destacando os obstáculos à difusão das suas ideias e a sua receção na história da ciência. Com base na análise detalhada dos seus textos e das fontes posteriores, defende-se que D. João de Castro representa uma figura central da transição entre a náutica empírica tradicional e uma abordagem mais experimental e sistemática. Os seus roteiros, enquanto instrumentos operacionais, científicos e pedagógicos, refletem um modelo de observação orientado por princípios de medição, comparação e crítica. Apesar de diversos obstáculos à sua receção imediata, o legado científico de D. João de Castro permanece relevante para a compreensão das origens da geofísica e da epistemologia náutica moderna.
- Satisfação e Liderança nas Unidades NavaisPublication . Fernandes, Leonardo Lima ; Silva, Comodoro Machado daA presente dissertação de mestrado tem como objetivo principal analisar a influência dos estilos de liderança, nomeadamente o transformacional e o transacional, na satisfação dos militares embarcados nas Unidades Navais da Marinha Portuguesa. Numa época em que a redução dos efetivos representa um desafio para a operacionalidade das Forças Armadas, compreender os fatores que contribuem para a retenção dos militares torna-se essencial. Para tal, foram utilizados dois questionários: o Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ) e o Questionário de Satisfação no Trabalho da Marinha. Através de uma abordagem quantitativa, foi aplicado um inquérito a 90 militares embarcados. Os resultados obtidos revelam que o estilo de liderança transformacional tem uma correlação mais forte com os fatores de satisfação analisados, nomeadamente a satisfação com o líder, eficácia da liderança e esforço extra. No entanto, verificou-se também que fatores extrínsecos, como as condições de trabalho, têm também um impacto determinante na satisfação. Estes resultados sugerem que, apesar de uma liderança eficaz contribuir positivamente para a motivação dos militares, a sua permanência na instituição depende igualmente de melhorias estruturais e organizacionais.
- A Autoridade Marítima Nacional e a Direção-Geral da Autoridade MarítimaPublication . Silva, Bruno Marques ; Silva, CMG M RES Artur Manuel Simas; Agostinho, CFR M Paulo Sérgio GomesA presente dissertação de mestrado aborda o funcionamento da Autoridade Marítima Nacional (AMN) e da Direção-Geral da Autoridade Marítima (DGAM), tomando em especial atenção a sua relação com a estrutura da própria Marinha Portuguesa (MP). A AMN tem, ao longo dos últimos anos, assumido uma relevância maior para o Estado Português e para a sua capacidade de exercer a autoridade do estado no mar. Muitas vezes, a AMN surge através dos diferentes órgãos e serviços a esta associados, como é o caso da Polícia Marítima (PM), os capitães dos portos, o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), entre outros. Considera-se pertinente analisar a forma como toda esta estrutura interage entre si e com as entidades exteriores e de que forma é que cumpre com as responsabilidades e missões que lhe são atribuídas na lei, pelo Estado Português. Este trabalho inicia-se com uma breve análise da legislação aplicável ao tema, para efeitos de enquadramento normativo do sistema de ação e da estrutura da AMN – DGAM. Posteriormente, através de entrevistas a diversas entidades relevantes, formula-se uma análise das dificuldades sentidas ao longo da estrutura, nos diversos níveis de ação, bem como das propostas de mudança ouvidas ao longo dos contatos efetuados. Esta dissertação termina com uma análise do futuro da AMN e da sua contribuição para o Estado Português, concluindo que a AMN deve assumir, progressivamente, o seu papel como entidade-chave no Sistema de Autoridade Marítima (SAM), capacitada para exercer comando e controlo efetivo sobre os seus próprios meios, ambicionando o reforço de recursos humanos e materiais, e munida de um centro que apoie os atores, no terreno de operações, a efetuar a coordenação com as demais entidades que fazem parte do SAM, fomentando ainda a prevenção de situações de emergência.
