EN - TMI - Curso Marinha
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing EN - TMI - Curso Marinha by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 239
Results Per Page
Sort Options
- Poder Naval chinês no apoio à política externa - String of PearlsPublication . Janicas, João Paulo Vinagre Pedro; Cajarabille, Victor Manuel Bento e LopoA presente dissertação de mestrado pretende responder à questão principal: Em que medida o string of pearls representa a principal modalidade de ação estratégica da China no que respeita ao Oceano Índico? Para responder a esta pergunta, foram elencados os seguintes objetivos: identificar as principais prioridades da política externa chinesa; identificar os principais desafios internacionais que estão a ser colocados à China; analisar a implantação da estratégia do string of pearls no Oceano Índico; identificar as principais tendências da modernização naval chinesa; e validar o string of pearls como principal modalidade de ação estratégica da China, no Oceano Índico. Na prossecução destes objetivos, utilizou-se uma lógica dedutiva com o recurso à análise documental de diversos tipos de fontes, e a realização de entrevistas exploratórias. O trabalho está organizado em seis capítulos, nomeadamente: introdução; política externa chinesa; string of pearls; modernização naval chinesa; o string of pearls como modalidade de ação estratégica; e conclusões. Deste trabalho de investigação individual concluiu-se que, um dos principais desafios externos com que a China se depara no século XXI é o acesso aos recursos energéticos. A segurança energética tem uma importância extrema para a China na medida em que a sua economia está dependente dela. Com base neste panorama, a China implementou o string of pearls como principal modalidade de ação estratégica no Oceano Índico. Esta modalidade de ação estratégica está estruturada em três elementos: a obtenção de acesso a portos; a manutenção das relações diplomáticas; e a modernização das Forças Armadas – em particular da Marinha. Conclui-se ainda que, o string of pearls é tanto um produto como um objetivo da modernização naval chinesa, no que concerne à adaptação da Marinha chinesa às operações fora de área. Por último, conclui-se que o string of pearls apresenta-se como uma modalidade de ação estratégica adequada, exequível e aceitável.
- Modelação de Veículos de Superfície Aplicações e Segurança de PortosPublication . Bastos, Ana Sofia de Jesus; Sousa, João Tasso de Figueiredo Borges deNo âmbito do item #2 (Protection of Harbours and Ports) – Defence against Terrorism Programme of Work (DATPoW), a Marinha Portuguesa propôs o desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão, denominado Safeport, que pretende apoiar o planeamento das operações de segurança relacionadas com a defesa portuária aquando da presença de uma força NATO numa zona portuária potencialmente hostil. No âmbito da caraterização da ameaça de superfície do simulador torna-se relevante a modelação dos perfis de ataque de agentes terroristas com recurso a pequenas embarcações. Com efeito, é necessária a análise dos comportamentos registados em ataques desta natureza, por forma a definir variáveis situacionais passíveis de influenciar este tipo de ações. No presente trabalho são identificados os principais fatores de decisão no comportamento de um agente terrorista aquando de um ataque a uma área portuária, com recurso ao formalismo de máquinas de estado. São ainda abordadas equações simplificadas para uma embarcação de superfície, fruto de necessidades identificadas no âmbito do Projeto Safeport, isto é integrar modelos simplificados no simulador para posterior validação. Por último é feita a análise de um caso de estudo do ataque ao contratorpedeiro americano USS Cole de forma a reter as principais lições aprendidas e a tomar como exemplo as consequências de um ataque desta dimensão.
- Logística operacional do dispositivo naval da Marinha de Guerra AngolanaPublication . Ladislau , Manuel Moraton Claver; Martins, João José MaiaA presente dissertação de mestrado enquadra-se no âmbito dos Sistemas de Apoio à Decisão para a otimização dos Pontos de Apoio Logísticos Avançados que servem de armazéns de mercadorias para os navios da esquadra da Marinha de Guerra de Angolana. Foram recolhidos dados reais das facilidades de transporte de mercadorias em Angola, pedidos de transferências de material em Portugal e modelados através de métodos meta-heurísticos. O principal objetivo da dissertação consiste em minimizar os custos e as demoras de fornecimento dos materiais necessários para garantir o funcionamento dos armazéns da Marinha de Guerra de Angolana. Tratando-se dum problema de programação não-linear, aplicaram-se os métodos do Algoritmo Genético e Simulated Annealing para obter o menor valor da solução. O menor valor da solução é obtido a partir dum processo de simulação através na ferramenta informática Matlab, onde o utilizador poderá alterar os valores de entrada consoante o grau de importância das variáveis de decisão (custo e demora). Os resultados obtidos em ambos métodos variaram significativamente consoante as alterações feitas pelo decisor durante o processo de simulação para 60 meses. Estes resultados apontaram o Simulated Annealing como melhor método heurístico para a resolução de problemas de esfera idêntica.
- A arma submarina e os submarinos nos Anais do Clube Militar NavalPublication . Carvalho, Domingos Alexandre Ferreira Ribeiro de; Canas, António José Duarte Costa
- Qual o custo finanaceiro da projeção de uma força NATO para defesa portuária contra atques terroristas - projeto SAFEPORTPublication . Fernandes, Joana Raquel Henriques; Martins, João José MaiaNo âmbito do desenvolvimento de um Sistema de Apoio à Decisão para Proteção Portuária contra ataques terroristas - Projeto SAFEPORT, surge a necessidade de identificar qual o custo financeiro da projeção de uma força NATO, contemplando a montagem, operação e desmontagem da força. Sendo Portugal o atual líder de um Programa de trabalho para a defesa antiterrorismo e proteção de portos não NATO – DAT PoW #2, irá ser descrito ao longo deste trabalho de investigação a constituição ótima desta equipa. Esta definição dos elementos e material necessário à missão será elaborada em função da doutrina existente na área da logística operacional, tendo por base a consulta de publicações NATO e nacionais, de modo a obter as necessidades de apoio em termos de manutenção de material e de pessoal para a realização de missões deste caráter. Irão também, ser analisados vários teatros de operações como a Guerra do Golfo, Malvinas, Afeganistão e mais recentemente a missão atribuída à MGP a EUFOR RD Congo, nos quais é percetível a complexidade de planeamento, dos quais se retiram ilações – lições aprendidas que se tornam preciosas para posteriores planeamentos logísticos à escala mundial, no âmbito da projeção de forças da Marinha. Concomitantemente, será elaborado um estudo de caso para uma projeção de uma força portuária para Mindelo e Bissau de modo a fornecer um custo associado à missão para o projeto SAFEPORT. É, ainda sugerido a elaboração de um exercício real como forma de confrontar os resultados obtidos e a atomização de material feita com base nas missões anteriores noutros países e da Marinha de Guerra Portuguesa. Toda esta investigação resultará no produto final com a construção de uma base de dados que aceite os dados necessários à execução da missão e que forneça como saída o custo da missão de um determinado cenário para contributo ao projeto SAFEPORT.
- Modelação de engodos antimíssil com recurso ao Ship Air Defence Model (SADM)Publication . Ramos , Rita Carvalho Spínola da Silveira; Rafael, Pedro Manuel da Cruz; Isabel, Carlos Alberto JoséÀ semelhança de Marinhas de diversos países, a Marinha Portuguesa (MP) aderiu à utilização da simulação para estudar a adequabilidade, a eficácia e a eficiência dos sistemas de armas e sensores dos navios, tendo, em 2006, adquirido o software de simulação SADM - Ship Air Defence Model. Esta dissertação tem como objetivo a utilização do referido software de simulação, na modelação dos engodos antimíssil em uso na MP. Segue-se então a validação dos modelos, que passará pelo confronto dos resultados reais vs. resultados simulados, o que permitirá aferir a fiabilidade do modelo ou a possível deteção de alguma lacuna existente. Depois de validados, os modelos serão utilizados na simulação, análise e desenvolvimento de técnicas de defesa antimíssil, com recurso a medidas de softkill. Assim sendo, este trabalho inicia com uma breve explicação relativa ao funcionamento de alguns tipos de mísseis antinavio contemporâneos, bem como uma abordagem descritiva dos sistemas de defesa antimíssil softkill, isto é, sem recurso à destruição física do míssil, existentes nos navios das classes “Vasco da Gama” e “Bartolomeu Dias”. Segue-se a descrição das vantagens e desvantagens da simulação, segundo vários autores, e a apresentação do modo de funcionamento do SADM. Definido o modo de funcionamento do software, é então abordada a parametrização dos modelos, isto é, são referenciados quais os dados (parâmetros) introduzidos, de modo a obter um modelo dos engodos. Seguidamente são apresentados alguns cenários, onde é testada, com o auxílio da simulação, a utilização de engodos antimíssil, nomeadamente a confirmação da sua efetividade. Por fim, apresentam-se as conclusões, que respondem à questão do trabalho, abordando também a comparação entre os resultados obtidos através das simulações em SADM e os resultados reais dos EW Trials, constantes dos respetivos relatórios.
- Projeto ARCHINAVESPublication . Rodrigues , Francisco José Geraldes; Salgado, Augusto António AlvesAs origens da Marinha portuguesa, em todas as suas vertentes – militar, civil, comercial… - misturam-se com a própria origem do país. Assim, durante séculos a Marinha tem deixado um vasto legado histórico que é justo e necessário proteger a fim de preservar também a boa memória de Portugal. Advindo da necessidade de ferramentas possibilitadoras de recolha, análise e armazenamento da informação, de forma eficiente, o Projeto ARCHINAVES será uma maisvalia em informação referente a navios, pessoas, missões e presença naval portuguesa entre o séc. XV e o séc. XIX. O Projeto pretende também ser um meio de divulgação da Marinha portuguesa das suas origens até à atualidade. Do ponto de vista funcional, nos seus três níveis complementares, o Projeto compor-seá de um ficheiro Excel base a preencher pelos investigadores desejosos de contribuir para preservação do legado histórico da Marinha portuguesa. Seguidamente e após a informação validada pela Comissão de Acompanhamento do Projeto ARCHINAVES, esta será atualizada na Base de Dados. Tanto os investigadores como os interessados no geral poderão aceder à informação, quer em português quer em inglês, bastando para tal aceder à página de Internet do Projeto.
- Conceito de Operação dos Veículos Submarinos Autónomos SeaCon a partir dos Submarinos da Classe TridentePublication . Azevedo , Diana Oliveira Martins; Sousa, João Tasso de Figueiredo Borges de; Isabel, Carlos Alberto JoséOs veículos submarinos autónomos (AUV´s) surgiram no contexto militar (século XX) como um instrumento de progressão da força naval. Os AUV’s são pequenos submarinos não tripulados que executam missões pré-programadas sem intervenção de um operador, contribuindo assim para um acréscimo das capacidades inerentes às missões da Marinha, tanto em missões de caráter científico (e.g. recolha de dados oceanográficos) como operacional (e.g. guerra de minas). É objetivo deste trabalho a apresentação de uma solução para a operação de AUV’s da classe SeaCon a partir dos submarinos da classe Tridente. Os AUV´s SeaCon foram desenvolvidos pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em colaboração com a Marinha, no âmbito do projeto SeaCon financiado pelo Ministério da Defesa Nacional, mas encontram-se em fase de melhoramento (parceria de I&D SeaCon II). Esta solução permitirá dotar a Marinha de capacidades únicas a nível Europeu, sendo que tal só é possível em virtude da capacidade de desenvolvimento nacional nesta área. Estas capacidades complementam as capacidades únicas da nova arma submarina da Marinha e contribuirão para melhor as adaptar a novos ambientes de operação. A metodologia empregue neste trabalho inspira-se na metodologia proposta no Standard do IEEE (1220-2005) para o processo que Engenharia de Sistemas que estrutura todos os passos desde a análise e definição dos requisitos até à síntese de um sistema solução. O trabalho foi orientado para a apresentação de uma solução que privilegia a utilização de sistemas do submarino e do AUV, restringindo as modificações às necessárias à sua operação como sistema. O conceito de operação engloba o planeamento, lançamento, operação e recolha do AUV a partir do submarino (vertente mecânica, técnica e operacional). A solução proposta consiste no lançamento do AUV a partir do sistema de tubos lançadores de armas e a recolha pela eclusa, sendo objetivo do conceito de operação a flexibilidade de utilização dos dois sistemas.
- A História da Escola Naval (1845-1910) Formação dos Oficiais de Marinha numa Época de TransiçãoPublication . Guerreiro, Ricardo Daniel Reis; Matos, Luís Jorge Semedo deA presente Dissertação de Mestrado, subordinada ao tema “A História da Escola Naval (1845-1910): Formação dos Oficiais de Marinha numa Época de Transição” tem como objetivo central responder à questão: “Como evoluiu o ensino ministrado na Escola Naval desde a sua criação até ao ano em que terminou o período monárquico?”. Para tal procedeu-se à análise do contexto da época que originou a necessidade da criação de um estabelecimento de ensino capaz de garantir a formação adequada aos futuros Oficiais da Armada portuguesa. De facto, após a criação da Escola Naval e em plena segunda metade do século XIX, ocorreram diversos acontecimentos de elevada importância que levaram a cabo um conjunto de reorganizações ao nível do ensino naval. Para tal contribuíram a evolução da tática e guerra naval e o desenvolvimento industrial e científico Europeu. Este último traduziu-se na evolução dos meios de propulsão (da vela ao vapor); o crescente desenvolvimento da artilharia, relacionado com a utilização do aço na construção dos navios (da madeira ao aço); e o aparecimento de torpedos, como arma naval inovadora. Este conjunto de acontecimentos foi tido em conta e adaptado ao ensino ministrado, sendo que estas inovações requeriam uma adaptação do plano de estudos dos alunos da Escola Naval. Para alcançar estes objetivos foi utilizada uma metodologia baseada na análise documental, tentando, sempre que possível, basear a informação apresentada em documentos diretamente relacionados com o tema. A fim de apresentar os resultados alcançados estruturou-se o trabalho em cinco capítulos: “Introdução”, “Ensino e Educação Superior no início do século XIX”, “A Escola Naval”, “Reformas da Escola Naval” e “Conclusão”. Após o término da investigação concluiu-se que as restruturações sofridas ao nível do ensino proporcionaram aos alunos, que concluíam o curso da Escola Naval, uma formação, cultura e saberes para se tornarem aptos a desempenhar as exigentes funções de Oficial de uma Armada em desenvolvimento.
- Ciência e Técnica nos Anais do Clube Militar Naval da fundação até 1879Publication . Coronha, Rui Miguel David; Canas, António José Duarte CostaO presente estudo visa relacionar o conteúdo científico e técnico presente nos artigos dos Anais do Clube Militar Naval no período compreendido entre 1871 e 1879 com a evolução histórica da Marinha nesse mesmo período. Com um total de 114 artigos técnicos e 17 artigos científicos retirados dos Anais do Clube Militar Naval no período referido anteriormente, irá assim ser feita a sua análise e posteriormente a sua relação com a evolução histórica da Marinha. O estudo foi realizado com o intuito de avaliar qual a influência que os Anais do Clube Militar Naval podem ter tido nas decisões sobre o desenvolvimento e modernização da Marinha, ou, em outros casos, se a sua publicação foi feita com o intuito de trazer notícias de outros países, assim como algumas críticas ao atraso na modernização Este estudo foi desenvolvido com a relação entre os artigos dos Anais do Clube Militar Naval e a evolução histórica da Marinha portuguesa, tendo em conta os seus autores, muitos oficiais de Marinha, analisaram-se os artigos e relacionou-se com as mudanças que realmente foram realizadas, tanto a nível de modernização como da mentalidade política em aceitar as inovações e novidades que surgiam. Os resultados obtidos através de uma análise crítica entre os artigos recolhidos e a história da Marinha revelaram que todos os artigos eram atuais, assim como a sua escrita, na maioria dos casos, tinha o intuito de revelar inovações e aperfeiçoamentos que estavam a ser feitos noutras Marinhas. O presente estudo torna-se importante devido ao facto de nunca ter sido realizado, assim o desafio tornou-se maior devido ao facto de não existir algo a ter como base. Ainda assim os resultados, tendo em conta o objetivo da investigação, foram bastante positivos, pois conseguiu-se comprovar que os artigos publicados nos Anais do Clube Militar Naval mantinham-se bastante atuais e influenciaram algumas mudanças na Marinha portuguesa.
