ISCET - Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo
Permanent URI for this community
O ISCET é uma instituição de ensino superior politécnico privada, reconhecida pelo Ministério da Educação. Constituem seus objetivos principais organizar e ministrar ciclos de estudos, conferentes dos graus de licenciado e mestre em todas as áreas do saber consideradas relevantes do ponto de vista científico, social e económico; desenvolver, no âmbito do projeto de uma formação ao longo da vida, cursos e outros tipos de formações de especialização ou de reciclagem, certificados, ainda que não conferentes de grau académico; promover atividades de pesquisa e de extensão cultural; fomentar a prestação de serviços à comunidade em áreas da sua atividade; assegurar a adequada inserção dos seus projetos de ensino e de investigação em redes nacionais e internacionais.
Browse
Browsing ISCET - Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo by Title
Results Per Page
Sort Options
- Análise da Interacção de Agentes de Viagens e Geração YPublication . Arenque Magalhães, Giovanna; Santos, Eugénio dosCom a crescente evolução das tecnologias na nossa sociedade várias mudanças foram ocorrendo, obrigando a que, tanto aos consumidores, como aos vendedores, se adaptassem a novos comportamentos de compra e venda. Um destes novos comportamentos encontrados, foi o contínuo crescimento da realização de compras online. No sector turístico não foi diferente, o processo denominado por e-commerce ganha, cada vez mais, grandes dimensões, e maiores adeptos. Aliado ao desenvolvimento tecnológico, houve o surgimento da geração y, já preparada para lidar com todos os dispositivos eletrónicos possíveis, e utiliza-los de forma contínua, aproveitando todas as suas potencialidades. Consequentemente surgiram dúvidas, relativamente ao sector das agências de viagens tradicionais, relativamente à junção do e-commerce com a geração y. O presente trabalho de projeto estuda o comportamento de consumo de produtos turísticos da geração y de modo a determinar, como o e-commerce se encontra a afetar o negócio tradicional das agências de viagens. Analisa-se as preferências dos consumidores, os seus comportamentos, e as suas preferências de compra de produtos turísticos. Comparativamente, os agentes de viagens tradicionais, também expõem a sua opinião face à problemática proposta. Neste contexto, foram realizados e analisados dois inquéritos, um à geração y e outro aos agentes de viagens tradicionais de modo a retirar conclusões aos seus hábitos de compra e venda, às suas necessidades, e ainda particularmente, a sua opinião face ao desenvolvimento do negócio agência de viagens.
- Análise sobre as expectativas, intenções e impressões dos hóspedes de hostels no PortoPublication . DOMINGUES CONDURÚ, OLAVOO presente trabalho corresponde ao projeto realizado no âmbito da dissertação de Mestrado em Desenvolvimento de Negócios de Turismo pelo ISCET, e visou fundamentalmente mapear através de entrevistas com formulários o que conjeturam e quais as impressões dos hóspedes de hostels antes, durante, e depois de suas estadias na cidade do Porto ou cercanias. Tais formulários foram aplicados pessoalmente pelo autor para mais de cem hóspedes, em diversos pontos turísticos e no interior de alguns hostels da região. Esta coleta de dados e opiniões de turistas advindos de diversas partes do mundo busca fornecer informação atualizada para indicar trajetórias estratégicas a serem melhor aproveitadas pela cidade e por empreendedores locais. Ao final da coleta dos dados, foi realizada a análise estatística com comentários a respeito dos mesmos, afim de esclarecer e indicar quais as atuais tendências deste mercado tão alvissareiro e pujante para o turismo na cidade do Porto.
- O comportamento do consumidor português perante a utilização de animais como entretenimento na indústria turística.Publication . Fonseca, MartaExistem cerca de 560.000 animais selvagens espalhados por atrações turísticas por todo o mundo. Estes locais de entretenimento são, por vezes, locais onde a crueldade está presente. Locais esses que mantêm os animais acorrentados durante 24h por dia, sedados, sem acesso a comida ou água. Este trabalho pretende avaliar a consciencialização do consumidor português perante este género de atividades. Inicialmente, através de uma revisão bibliográfica, investigou-se as teorias motivacionais ligadas ao setor turístico, de modo a que se conseguisse entender o que motiva um indivíduo a consumir este estilo de atividades. A segunda revisão bibliográfica teve como principal objetivo perceber a oferta e a procura de entretenimento com animais, por todo o mundo. De modo a alcançar o objetivo principal deste projeto, elaborou-se uma pesquisa exploratória e percebeu-se que não existe um nível elevado de consciencialização do consumidor português. Existe uma necessidade de informar o consumidor de modo a alertá-lo sobre algumas atividades turísticas.
- Crestuma, património e turismo industrialPublication . Santos, DanielaO património de Crestuma, o caso de estudo abordado neste projecto de investigação que procura identificar e caracterizar o legado industrial de um conjunto de fábricas e estruturas de carácter produtivo no território junto à foz do Uíma. Este projeto tem como objetivo fundamental alertar para os riscos que esse património corre e sublinhar a necessidade urgente da sua preservação, tendo em conta que poderá constituir uma oportunidade para o desenvolvimento local, através do turismo. Assim, foi realizado um levantamento desses recursos, com fichas de caracterização e contexto geográfico. Por fim, foi ainda elaborada uma rota de Turismo Industrial, combinando o património material com o imaterial e oferecendo uma possibilidade de descoberta de um território ainda por explorar e com escassos trabalhos monográficos realizados.
- Da profusão cultural à perfusão da criatividade das aldeias d’ouro de bayam ao museu da comunidadePublication . Ferreira da Silva, André FilipeA última década do século XX foi marcada por profundas alterações que direcionaram os diversos setores da sociedade para um processo de reorganização e redefinição, no sentido de acompanharem as mudanças globais. No turismo, essa evolução manifestou-se particularmente na busca de experiências mais autênticas. No centro desta transformação estiveram as pessoas, os seus interesses e valores e a sua forma de interação em sociedade. Neste contexto, a procura do turista por experiências diferenciadoras, autênticas, geradoras de aprendizagens e capazes de contribuir para o seu desenvolvimento pessoal, lançou um novo olhar sobre os recursos culturais e os espaços onde estes se inserem. Desta evolução do turismo cultural para um conhecimento experimentado, nasce o turismo criativo. Com este trabalho, pretende-se estudar o potencial do Concelho de Baião para o desenvolvimento de turismo criativo, tendo por base a ruralidade e autenticidade inscritas nas artes, nos ofícios, nos costumes e nas tradições característicos e diferenciadores da sua identidade cultural. Com base numa pesquisa exploratória, procurou-se, num primeiro momento, identificar e inventariar o conjunto de recursos culturais existentes no território passíveis de operacionalizar, numa visão de inovação pela criatividade. Num segundo momento, conjeturar e arquitetar uma possível rede de aldeias que suportariam uma nova estratégia de comunicação e marketing onde a estruturação de um museu comunitário, transversal à rede e aos demais recursos, fosse o motor impulsionador capaz de induzir inovação e criatividade ao espólio cultural existente. Numa terceira etapa, o autor pretende concretizar num caso de estudo, o potencial contributo para a inovação de um espaço museológico através do desenvolvimento de turismo criativo – as Bengalas de Gestaçô. Estas bengalas são uma das artes tradicionais e identitárias de Baião, cujo fabrico se mantém ainda hoje na freguesia de Gestaçô. Os pólos museológicos planeados devem criar condições de conservação e preservação dos saberes locais assim como contextos para o desenvolvimento de experiências participativas. Por fim, pretende-se elencar algumas recomendações que permitam contribuir para o desenvolvimento rural de Baião, território de baixa densidade populacional, localizado no interior do distrito do Porto.
- O Ecomuseu da Identidade e Memória TirsensePublication . Martins, DianaNa década de 1970 inicia-se uma nova tipologia museológica, capaz de incluir a sociedade, o meio envolvente e as organizações que relacionam com a comunidade local. Os ecomuseus passam, portanto, a ser adotados como um modelo de museologia integrativa que permite o desenvolvimento do meio envolvente onde se insere. Neste sentido o seguinte trabalho adapta este modelo ao contexto do concelho de Santo Tirso, integrando temáticas relacionadas com a identidade tirsense e memória tirsense, através do desenvolvimento de uma proposta de criação de um ecomuseu. Dentro da metodologia, inicialmente são abordados alguns temas conceptuais que serão importantes para definir a proposta do ecomuseu. Uma vez que a temática principal proposta para o ecomuseu relaciona-se com a identidade tirsense, desenvolve-se alguns dos tópicos principais que contribuem para esta identidade como é o caso da agricultura, da indústria têxtil e dos produtos locais. Para além disso, desenvolve-se o contexto daquele que foi o local elegido para sediar o ecomuseu, a antiga casa dos lagareiros da Quinta de Gião, junto ao rio Sanguinhedo e ao lugar da Ponte Velha em Santo Tirso, na qual consta um antigo lagar de azeite que se pretende reabilitar. Relativamente ao trabalho de campo surge no contexto de entrevistas realizadas com a comunidade local, com os stakeholders e com profissionais da área da museologia. Por último é apresentada a proposta efetiva do ecomuseu e de algumas atividades que se pretende ver incluídas na oferta cultural do museu.
- Enoturismo:fator de desenvolvimento da região do DãoPublication . Marine, LopesO presente projeto denominado: “Enoturismo: Fator de Desenvolvimento da Região do Dão?” realizou-se no âmbito do mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Negócios. O tema base desta investigação é o enoturismo enquanto elemento suscetível de dinamizar a Região Demarcada do Dão. O setor do turismo em Portugal é responsável pela geração de importantes receitas e pela criação de um número considerável de postos de trabalho. No entanto, existem regiões do país onde a dependência no setor é mais evidente. O setor do turismo assumese, deste modo, como um fator impulsionador do desenvolvimento socioeconómico. A pesquisa incidiu no desenvolvimento do Enoturismo na Região do Dão. Analisou-se igualmente o desenvolvimento do Enoturismo em termos europeus, tendo em conta a sua manifestação mais expressiva: as Rotas do Vinho. O enoturismo, enquanto produto turístico, não deve restringir-se à existência de unidades vitivinícolas com capacidade para receber visitas. Efetivamente, o produto enoturismo será tanto mais rentável, quanto melhor se valorizar, proteger e promover os recursos da região vitivinícola, integrados num “mix” de serviços e equipamentos. A organização e qualificação da oferta existente faculta a possibilidade de captar, em cada local, um maior número de clientes, aproveitando a dinâmica do setor do turismo enquanto setor que origina um fluxo de visitantes no território, podendo adquirir os produtos junto dos produtores, aumentando assim o impacto direto e o volume de negócios de cada agente económico.
- Escarpas do Tâmega como Produto TurísticoPublication . Vasconcelos, João; Aguiar, LídiaEste projeto final no âmbito do estágio realizado na Câmara Municipal de Mondim de Basto, para obtenção e conclusão do Mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Produtos Turísticos, intitulado “Escarpas do Tâmega”, tem como principal objetivo a criação, de raiz, de um percurso pedestre na margem esquerda do rio Tâmega, lugar de enorme valor natural e paisagístico na região e concelho de Mondim de Basto. A escolha deste tema e ideia para a realização deste projeto final de Mestrado, muito tem a ver com um gosto e curiosidade pessoal. Tal conhecimento e interesse foi certamente fomentado com o muito tempo que deslumbrei estas paisagens, sem nunca antes esperar que algum dia viria a realizar um trabalho tão importante e focado no desenvolvimento de uma região privilegiada pelos seus recursos naturais únicos. Assim, pretendo desenvolver um produto turístico de natureza e aventura que abarque pontos de interesse, de elevado valor e diferenciados dos demais na região, numa simbiose entre a água, a terra e o ar, com o Monte de Nossa Senhora da Graça como pano de fundo, num dos pontos mais estratégicos deste concelho, como plano natural. Neste vínculo da natureza, é adaptado sob uma visão progressista, uma estrutura em passadiço a culminar um dos pontos mais prodigiosos e inacessíveis desta zona, escarpas rochosas com cerca de 100 metros, designado como o Geospot do Boqueiro. Alicerçado a esta cultura da natureza, esta rota visa proporcionar ao turista/visitante, uma experiência única, através não só de toda a beleza natural do concelho e limítrofes, bem como uma educação ambiental presente, devidamente pensada e estruturada face às condições apresentadas e possíveis de implementar.
- Estrutura de Capitais das Startups Portuguesas.Publication . MAGALHÃES DE OLIVEIRA E SILVA, SOFIA RAQUEL; Gomes de Almeida, Luis AntónioA estrutura de capitais, procura maximizar o valor da empresa e minimizar o custo do capital contribuindo para a maximização da rentabilidade empresarial, o trade off entre a utilização de capitais próprios ou capitais alheios tem sido nas últimas décadas uma das maiores preocupações dos gestores, sendo também cenário de diversas investigações a nível académico. Neste sentido, este estudo investiga os determinantes da estrutura de capital das startups portuguesas nos setores do turismo e tecnologia entre 2017 e 2022, com o objetivo de entender como estas empresas equilibram capitais próprios e de terceiros no financiamento dos seus ativos. Recorrendo a uma metodologia de dados em painel, onde o modelo de efeitos fixos foi considerado o mais adequado, foram analisadas três variáveis dependentes, endividamento geral, de curto e de médio-longo prazo, e a capacidade explicativa de várias variáveis independentes, como a dimensão, a rentabilidade, liquidez, alavancagem e idade. Os resultados indicam que o endividamento das startups é influenciado por diversos fatores, com diferenças significativas entre os setores em estudo. Para as empresas tecnológicas, a dimensão está positivamente relacionada com o endividamento de curto e médio-longo prazo. Contrariamente o setor do turismo, onde essa relação é negativa, mostrando a evidência de que quanto maior a empresa menor o nível de endividamento da mesma. Além disso, para o setor do turismo, o aumento da rentabilidade está associado a um maior endividamento de curto prazo, enquanto os benefícios fiscais contribuem para o Estrutura de Capitais das startups portuguesas. Evidência das empresas Tecnológicas e do Turismo. v aumento do endividamento a médio e longo prazo nas empresas tecnológicas. Este trabalho oferece insights valiosos para a formulação de políticas de gestão e estratégias de financiamento mais eficazes para as startups, área fundamental para garantir a sua sustentabilidade e crescimento. Contribui também para o desenvolvimento da teoria académica e da literatura financeira, ao fornecer evidências empíricas sobre os determinantes da estrutura de capitais das startups portuguesas.
- Fatores determinantes na escolha dos serviços termaisPublication . Pereira, Armanda; Dias de Carvalho, AdalbertoA presente dissertação aborda as estâncias termais de Portugal, baseando-se em passar um questionário por algumas delas. Pretende-se, deste modo, perceber quais os fatores determinantes na escolha dos serviços termais. A metodologia utilizada baseou-se na revisão de literatura e em seguida passar um questionário pelas seguintes estâncias termais, as Termas de São Pedro do Sul, as Termas das Caldas de Arêgos, as Termas de Chaves e as Termas de Amarante, conseguimos resposta de aquistas de outras termas através do questionário online partilhado pelas redes sociais. Os resultados indicam que a valorização deste tipo de estâncias termais é uma mais-valia na dinamização turística de territórios com menor procura turística, de menor densidade populacional, como é o caso de algumas termais que analisamos.