ISCET - Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo
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O ISCET é uma instituição de ensino superior politécnico privada, reconhecida pelo Ministério da Educação. Constituem seus objetivos principais organizar e ministrar ciclos de estudos, conferentes dos graus de licenciado e mestre em todas as áreas do saber consideradas relevantes do ponto de vista científico, social e económico; desenvolver, no âmbito do projeto de uma formação ao longo da vida, cursos e outros tipos de formações de especialização ou de reciclagem, certificados, ainda que não conferentes de grau académico; promover atividades de pesquisa e de extensão cultural; fomentar a prestação de serviços à comunidade em áreas da sua atividade; assegurar a adequada inserção dos seus projetos de ensino e de investigação em redes nacionais e internacionais.
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- Uma proposta de modelo para distribuiçãoo de ofertas de actividades turísticasPublication . Pereira, Maria SaleteO presente trabalho trata da apresentação de Uma Proposta de Modelo para Distribuição de Ofertas de Atividades Turísticas, online, que através de um estudo de Benchmarking, entre dez sites de comércio eletrónico voltados na sua maioria ao turismo e que, possuem características semelhantes, servem de base para a criação desta proposta de modelo. O objetivo foi propor um modelo com base na utilização da internet e da WEB procurando maximizar o rendimento dos fornecedores dos serviços turísticos e a maior satisfação do cliente. Foram abordados os seguintes conceitos: Tecnologia de Informação e Comunicação, Distribuição, Redes Sociais e Benchmarking. A metodologia utilizada neste trabalho, envolveu a aplicação de um questionário aplicado, pela própria Autora da pesquisa, aos sites em estudo. A partir dos resultados foi criada a proposta de Modelo que muito pode contribuir para os Fornecedores de Atividades Turísticas promoverem ou divulgarem seus produtos ou serviços, de forma global aproximando cada vez mais cliente e fornecedor. O modelo é aqui suportado pela sugestão da sua implementação em um caso prátic
- Guimarães: considerações sobre o turismo acessívelPublication . Pereira, VeraGradualmente tem-se assistido a uma crescente chamada de atenção para a importância da acessibilidade no sector turístico. Torna-se imperativo o desenvolvimento de produtos turísticos acessíveis para que a igualdade de oportunidades esteja presente neste importante sector da economia do Mundo. Para além das questões da acessibilidade no turismo serem parte constituinte das preocupações éticas e sociais, estas albergam uma dimensão económica importante que pode ser um fator diferenciador de qualidade de um destino turístico. Procurando ir ao encontro destas realidades, surge o presente trabalho de projeto. Analisa-se a evolução das preocupações com a acessibilidade no turismo, estudam-se os vários conceitos de turismo acessível, quem se insere neste segmento, quais as oportunidades deste segmento, a sua importância económica e ainda a legislação que defende as condições de acesso aos edifícios. Neste contexto, elaborou-se um caso de estudo centrado no Turismo Acessível na cidade de Guimarães, a partir do qual se construi um itinerário turístico-cultural adequado a deficientes auditivos.
- Enoturismo:fator de desenvolvimento da região do DãoPublication . Marine, LopesO presente projeto denominado: “Enoturismo: Fator de Desenvolvimento da Região do Dão?” realizou-se no âmbito do mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Negócios. O tema base desta investigação é o enoturismo enquanto elemento suscetível de dinamizar a Região Demarcada do Dão. O setor do turismo em Portugal é responsável pela geração de importantes receitas e pela criação de um número considerável de postos de trabalho. No entanto, existem regiões do país onde a dependência no setor é mais evidente. O setor do turismo assumese, deste modo, como um fator impulsionador do desenvolvimento socioeconómico. A pesquisa incidiu no desenvolvimento do Enoturismo na Região do Dão. Analisou-se igualmente o desenvolvimento do Enoturismo em termos europeus, tendo em conta a sua manifestação mais expressiva: as Rotas do Vinho. O enoturismo, enquanto produto turístico, não deve restringir-se à existência de unidades vitivinícolas com capacidade para receber visitas. Efetivamente, o produto enoturismo será tanto mais rentável, quanto melhor se valorizar, proteger e promover os recursos da região vitivinícola, integrados num “mix” de serviços e equipamentos. A organização e qualificação da oferta existente faculta a possibilidade de captar, em cada local, um maior número de clientes, aproveitando a dinâmica do setor do turismo enquanto setor que origina um fluxo de visitantes no território, podendo adquirir os produtos junto dos produtores, aumentando assim o impacto direto e o volume de negócios de cada agente económico.
- Análise da Interacção de Agentes de Viagens e Geração YPublication . Arenque Magalhães, Giovanna; Santos, Eugénio dosCom a crescente evolução das tecnologias na nossa sociedade várias mudanças foram ocorrendo, obrigando a que, tanto aos consumidores, como aos vendedores, se adaptassem a novos comportamentos de compra e venda. Um destes novos comportamentos encontrados, foi o contínuo crescimento da realização de compras online. No sector turístico não foi diferente, o processo denominado por e-commerce ganha, cada vez mais, grandes dimensões, e maiores adeptos. Aliado ao desenvolvimento tecnológico, houve o surgimento da geração y, já preparada para lidar com todos os dispositivos eletrónicos possíveis, e utiliza-los de forma contínua, aproveitando todas as suas potencialidades. Consequentemente surgiram dúvidas, relativamente ao sector das agências de viagens tradicionais, relativamente à junção do e-commerce com a geração y. O presente trabalho de projeto estuda o comportamento de consumo de produtos turísticos da geração y de modo a determinar, como o e-commerce se encontra a afetar o negócio tradicional das agências de viagens. Analisa-se as preferências dos consumidores, os seus comportamentos, e as suas preferências de compra de produtos turísticos. Comparativamente, os agentes de viagens tradicionais, também expõem a sua opinião face à problemática proposta. Neste contexto, foram realizados e analisados dois inquéritos, um à geração y e outro aos agentes de viagens tradicionais de modo a retirar conclusões aos seus hábitos de compra e venda, às suas necessidades, e ainda particularmente, a sua opinião face ao desenvolvimento do negócio agência de viagens.
- Marketing Digital como arma para o desenvolvimento de um negócio turísticoPublication . Soares, SandraEste projeto centra-se no estudo de caso do HiOporto, que é um blog turístico que fala sobre acidade do Porto.O blog foi criado no âmbito de um projeto académico por ex-alunos universitários e, no curto espaço de tempo em que o projeto esteve ativo, teve uma boa receção por parte do público e até dos media. No entanto, atualmente o blog encontra-se inativo. Assim, com o presente documento, pretende-se que o HiOporto volte ao ativo – e com um objetivo diferente: o de se transformar num negócio turístico capaz de gerar receitas. Para tal, há que estudar e decidir qual será a melhor forma de rentabilizar o negócio, o melhor público-alvo e a melhor estrutura e design. Visto que o blog é uma plataforma digital, é também essencial criar um plano de marketing digital, com estratégias de promoção para o novo conceito do HiOporto.
- O turismo como fator de desenvolvimento na Vila Histórica de BelmontePublication . Fernandes, FláviaO turismo constitui uma das principais atividades económicas do mundo, tendo um papel fundamental no desenvolvimento social e económico dos destinos turísticos. O mercado turístico está em constante mudança, verificando-se o surgimento de novas tendências como consequência da diversificação das motivações das pessoas na escolha das suas viagens. Estas mudanças, na procura turística levam à necessidade de descobrir novos produtos por parte da oferta que permitam responder às necessidades dos turistas, tornando-se crucial acrescentar algo único e diferenciador aos produtos turísticos já existentes. Neste sentido, alguns tipos de turismo, têm vindo a refletir um rápido crescimento, criando sinergias e desenvolvendo novos segmentos de mercado, tal como o turismo cultural e o turismo judaico. Assiste-se, também, a uma crescente preocupação relativamente ao paradigma da sustentabilidade, aplicada à atividade turística e ao papel do turismo como fator de desenvolvimento económico e social a nível local e regional. O presente projeto incide sobre o estudo de caso da Vila de Belmonte, onde o turismo constitui a principal atividade económica. Desta forma, na presente investigação é feito um estudo sobre turismo em Belmonte tendo por base a análise e caracterização da oferta e da procura. Definiu-se as potencialidades e limitações de Belmonte enquanto destino turístico e analisou-se o perfil dos visitantes através da elaboração de questionários, no sentido de apresentar uma proposta de circuito cultural, combinando os vários atrativos turísticos que Belmonte tem para oferecer, com a prestação de serviços fundamentais para a experiência do turista.
- Crestuma, património e turismo industrialPublication . Santos, DanielaO património de Crestuma, o caso de estudo abordado neste projecto de investigação que procura identificar e caracterizar o legado industrial de um conjunto de fábricas e estruturas de carácter produtivo no território junto à foz do Uíma. Este projeto tem como objetivo fundamental alertar para os riscos que esse património corre e sublinhar a necessidade urgente da sua preservação, tendo em conta que poderá constituir uma oportunidade para o desenvolvimento local, através do turismo. Assim, foi realizado um levantamento desses recursos, com fichas de caracterização e contexto geográfico. Por fim, foi ainda elaborada uma rota de Turismo Industrial, combinando o património material com o imaterial e oferecendo uma possibilidade de descoberta de um território ainda por explorar e com escassos trabalhos monográficos realizados.
- Turismo AcessivelPublication . Rocha da Silva, LinaO turismo acessível tem tido cada vez mais visibilidade e é um segmento de mercado em ascensão. Torna-se essencial adaptar as infraestruturas, torna-las acessíveis, mas para um destino ser completamente acessível, para além das infraestruturas também é importante formar e sensibilizar os técnicos de turismo e os futuros técnicos de turismo em turismo acessível. Para ir ao encontro destas realidades, surge o presente projeto. Este verificou o estado da arte do turismo e do turismo acessível, demonstrou a importância económica deste segmento e a legislação que apoia estas pessoas. Também demonstrou a importância da qualificação dos técnicos de turismo em turismo acessível e quantos cursos profissionais e licenciaturas de turismo formam e sensibilizam os seus alunos em turismo acessível. Com a realização de entrevistas a instituições que têm projetos e que lidam diretamente com este público foi possível compreender a importância da implementação de um módulo/unidade curricular que forme e eduque os futuros técnicos e técnicos superiores de turismo em turismo acessível, para que a gestão do turista com incapacidade seja única e autêntica.
- Da profusão cultural à perfusão da criatividade das aldeias d’ouro de bayam ao museu da comunidadePublication . Ferreira da Silva, André FilipeA última década do século XX foi marcada por profundas alterações que direcionaram os diversos setores da sociedade para um processo de reorganização e redefinição, no sentido de acompanharem as mudanças globais. No turismo, essa evolução manifestou-se particularmente na busca de experiências mais autênticas. No centro desta transformação estiveram as pessoas, os seus interesses e valores e a sua forma de interação em sociedade. Neste contexto, a procura do turista por experiências diferenciadoras, autênticas, geradoras de aprendizagens e capazes de contribuir para o seu desenvolvimento pessoal, lançou um novo olhar sobre os recursos culturais e os espaços onde estes se inserem. Desta evolução do turismo cultural para um conhecimento experimentado, nasce o turismo criativo. Com este trabalho, pretende-se estudar o potencial do Concelho de Baião para o desenvolvimento de turismo criativo, tendo por base a ruralidade e autenticidade inscritas nas artes, nos ofícios, nos costumes e nas tradições característicos e diferenciadores da sua identidade cultural. Com base numa pesquisa exploratória, procurou-se, num primeiro momento, identificar e inventariar o conjunto de recursos culturais existentes no território passíveis de operacionalizar, numa visão de inovação pela criatividade. Num segundo momento, conjeturar e arquitetar uma possível rede de aldeias que suportariam uma nova estratégia de comunicação e marketing onde a estruturação de um museu comunitário, transversal à rede e aos demais recursos, fosse o motor impulsionador capaz de induzir inovação e criatividade ao espólio cultural existente. Numa terceira etapa, o autor pretende concretizar num caso de estudo, o potencial contributo para a inovação de um espaço museológico através do desenvolvimento de turismo criativo – as Bengalas de Gestaçô. Estas bengalas são uma das artes tradicionais e identitárias de Baião, cujo fabrico se mantém ainda hoje na freguesia de Gestaçô. Os pólos museológicos planeados devem criar condições de conservação e preservação dos saberes locais assim como contextos para o desenvolvimento de experiências participativas. Por fim, pretende-se elencar algumas recomendações que permitam contribuir para o desenvolvimento rural de Baião, território de baixa densidade populacional, localizado no interior do distrito do Porto.
- Impacto a longo prazo de Guimarães capital europeia da cultura – A Perceção do residentesPublication . Ferreira, CátiaA Capital Europeia da Cultura (CEC) é o projeto mais reconhecido pela União Europeia. Iniciou-se em 1985 pela ministra da cultura grega, Melina Mercouri (University Network of the European Capital of Culture, 2017), e desde essa data, 60 cidades europeias foram premiadas com este título, sendo três em Portugal (Oleg Koefoed, 2013). Os principais fatores associados à sua realização são a promoção do diálogo intercultural, a criação ou aumento de emprego e o crescimento do número de turistas (Open Acess Government, 2017). Os objetivos da presente dissertação baseiam-se na análise das perceções dos residentes relativamente aos impactos a longo prazo da CEC e aferição das relações que subsistem entre as pessoas e as mais-valias culturais adquiridas através do evento. A metodologia utilizada na investigação organizou-se em duas partes. A primeira parte focou-se na análise de estudos de língua portuguesa e inglesa, com o objetivo enquadrar o leitor na investigação que iria posteriormente ser analisada. Posteriormente, na segunda parte realizou-se uma investigação sobre a perceção dos residentes relativamente aos impactos da CEC Guimarães 2012, através de um inquérito por questionário aplicado aos residentes do concelho e/ou cidade de Guimarães (incluindo também a discussão dos resultados obtidos e apresentadas conclusões finais). Na presente dissertação foram considerados 502 inquiridos (dos quais 302 residem na cidade de Guimarães e os restantes 200, no concelho de Guimarães). Numa perspetiva geral, os indivíduos consideraram que o evento teve impacto a nível cultural (nomeadamente na valorização e conservação do património, na criação ou aumento de emprego e na atração de mais investimento para a região). Do ponto de vista turístico, o aumento de turistas, alojamentos e restaurantes foram os pontos mais realçados pela maioria dos inquiridos. Verificou-se que os indivíduos com idades superiores a 65 anos, os reformados e os viúvos responderam negativamente a todas as vertentes avaliadas. Em suma apurou-se uma mediana de 3,47 no total de respostas, o que representa que os residentes têm uma perceção positiva relativamente aos impactos provocados.