ESAD - Interiores
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- Aesop - um estabelecimento comercial no PortoPublication . Vieira, Maria; Gomes, JoãoO projeto de retail design é cada vez mais reconhecido como um elemento essencial na otimização da experiência comercial, e está provado que estimula o ato de compra. O presente projeto parte do estudo de um caso prático, onde a arquitetura e design dos seus espaços comerciais são um elemento imprescindível para o sucesso da marca: a Aesop. A Aesop é uma marca de produtos cosméticos de alta qualidade. Distinguese pela sua diferença, recusando-se a obedecer às tendências da indústria cosmética relativamente a todos os aspetos de uma marca. As suas lojas são projetadas de uma forma única no contexto do retail, são sempre diferentes e projetadas especificamente para o local onde estão situadas. Considerando os elementos a ter em conta aquando de um projeto de retail design, focando-se especialmente nas lojas Aesop existentes - analisando o seu briefing, conceitos e ambientes- e no branding da marca, surge o que seria uma loja Aesop na cidade do Porto. Sendo as suas lojas inseparáveis do lugar onde estão situadas, um breve estudo dos símbolos e materialidade da cidade definiu que o rio Douro, um símbolo da cidade, seria o ponto de partida para o projeto.
- Anamnese do habitarPublication . Alves Amorim, Bruna; Cardoso, Ana SofiaO estudo investiga o processo de briefing no desenvolvimento de projetos de habitação unifamiliar, onde o cliente é também o futuro habitante do espaço projetado. Pretende-se, assim, compreender os primeiros contactos entre o arquiteto ou designer de interiores e o cliente, absorvendo as necessidades individuais e pessoais que moldam a concepção de um lar. Para isso, faz-se uso da experiência vivenciada durante um estágio curricular, no âmbito do qual este relatório se insere, num escritório de arquitetura em Vila do Conde, Portugal. Na primeira parte, o tema é explorado com foco nas particularidades do habitar, descrevendo a fase de briefing e sugerindo uma possível adaptação do método da anamnese (entrevista feita aos pacientes da área da saúde) para à área do design e arquitetura. A análise é fundamentada em entrevistas e contacto direto com seis profissionais, refletindo sobre o processo de briefing, a prática profissional e a interação com os clientes. A segunda parte deste documento é dedicada ao relatório de estágio, apresentando a história e ideologia da empresa Edmundo* Arquitetura e Planeamneto, destacando dois dos seus projetos finalizados voltados para habitação. São descritas as metodologias utilizadas desde a concepção até à implementação dos projetos, incluindo o relato da experiência do estudante no ambiente profissional, evidenciando os projetos em que houve participação direta e nos quais foi possível colocar em prática o que foi estudado acerca das metodologias de contacto com o cliente. A investigação realizada, aliada à experiência de estágio, ilustra que, dentro de um único projeto, podem coexistir múltiplos habitantes com necessidades distintas, que resultam em diversas percepções de um mesmo programa ou problema. Os problemas, dores e diferenças podem ser intensificados ou resolvidos através das metodologias adotadas para interpretá-las, o que anuncia a importância da investigação na compreensão das necessidades individuais de um habitante ao projetar “o seu lugar no mundo”.
- Anarquia na cidade - A arquitectura viral como método de reabilitação da cidadePublication . Ramos, AnaA regeneração e a necessidade de repensar a cidade, senão fazem parte do pensamento do arquiteto e do designer atuais, devem rapidamente solidificar-se em cada um dos seus projetos. A cidade do Porto tem a cada esquina sombras do seu passado. Os edifícios abandonados alastram-se, evidenciando que não existe uma resposta imediata e direta às necessidades dos seus atuais habitantes. O despertar para a plenitude do futuro que se aproxima torna-se cada vez mais importante, mas a questão fulcral é: como conseguimos manter o ecletismo e a história de uma cidade recheada de memórias e ao mesmo tempo projetar obras que refletem os anseios e as necessidades da atualidade. A arquitetura viral surge como uma ponte entre o passado e o presente, onde as noções científicas sobre o parasitismo conseguem ser transportadas para a arquitetura, como um meio de injetar contemporaneidade em edifícios que se encontram estagnados nas suas épocas de nascimento. Como uma possível tipologia de reabilitação, a arquitetura viral descontextualiza o edificado, intervindo nas barreiras anteriormente estabelecidas. As regras impostas pela arquitetura rígida do passado dão lugar ao projeto arquitetónico visto como algo plástico e abstrato e abrem caminho à intervenção desinibida e desprovida de frieza na cidade.
- Arquitectura e design articulação de saberes na unidade de habitação de MarselhaPublication . Silva, MariaEste estudo teve como objectivo analisar a articulação de saberes nos domínios da Arquitectura e do Design. Para tal, foi seleccionada a Unidade de Habitação de Marselha, obra realizada pelo arquitecto Le Corbusier (1874-1968), em finais da década de quarenta, como resposta a uma situação de crise habitacional do pós-segunda guerra mundial. A Unidade de Habitação de Marselha, tornou-se o objecto de experimentação de uma nova forma de habitar. Obedecendo a um programa que incluia habitação, comércio e equipamentos, nela foi aplicado o conceito de cidade-jardim vertical, resultante de estudos teóricos desenvolvidos desde as primeiras décadas do séc. XX. A sua concepção envolveu um novo conceito de planeamento para a cidade, a introdução de novos materiais e métodos construtivos, uma organização espacial dirigida para o aproveitamento dos recursos naturais e para a vida em comunidade: cada nível foi transformado em bairro residencial, o corredor em rua interior e os apartamentos em moradias concebidas como “verdadeira máquina para habitar”, onde zonas de convivência familiar e de espaço indivdual se organizam e articulam de modo a garantir a separação dia/noite do espaço interior. A imbricação das áreas arquitectura/design foi reforçada na concepção de um conjunto de peças de mobiliário, especialmente concebidas para este projecto, onde a função foi duplicada, na articulação e organização do espaço interior.
- Arquitetura sem fundações: projeto de um refúgio de carácter móvel, auto-sustentávelPublication . Martins, ElisabeteA rapidez com que as experiências de vida se sucedem faz com que as pessoas mudem a cada momento, e com elas, os seus gostos e necessidades, é por isso que cada vez mais os produtos têm que ser de acesso imediato e de baixo custo, cada vez mais se procuram objetos flexíveis ou mesmo “descartáveis”. Paradoxalmente, a arquitetura teima em manter-se difícil, cara, inacessível e de carácter perene, e quando construída, é para sempre. Em alternativa à arquitetura tradicional, simplificando os processos construtivos e valorizando a personalização e flexibilidade das casas, surge a arquitetura móvel, mais especificamente designada de arquitetura sem fundações e raízes, procurando assim, novos modos de habitar. Atualmente, o tema da habitação tem um papel importante no alerta da consciência social para a transformação do modo de habitar, por isso, deve-se ter especial preocupação com o impacto ambiental, de forma a reduzir a emissão de CO2, obtendo maiores ganhos sociais. O presente trabalho parte dum estudo sobre estas temáticas, visando a conceção de um projeto, aliando a arquitetura móvel à sustentabilidade. Este resulta ainda num estudo de caso de quatro referências projetuais, analisando trabalhos já existentes sobre estes temas, servindo de inspiração para a realização projetual.
- Art and Gallery...desenvolvimento do espaço através da cenografia: polivalência e flexibilidade, galeria comercialPublication . Martins, TâniaO projecto de reabilitação de património edificado, que nos propomos desenvolver, data de 1584 e pretende passar a albergar a uma galeria comercial, situada em Vila Real. Funcionará como espaço expositivo de obras de arte. Este espaço deverá primar pela flexibilidade e polivalência, isto seria possível através de vocabulário cenográfico. O seu uso associado à luz e mobiliário de fácil deslocação, permitirão diversas opções, possibilitando e dando resposta a qualquer tipo de exposição. Pretende-se que o espaço seja compreendido de diversos modos, mas com entidade e carácter próprio. A luz por se tratar de um dos elementos centrais, seria trabalhada em conjunto com um perito neste assunto, de modo a criar um ambiente equilibrado e apelativo. Outro factor de relevância, reside no facto de despertar o interesse pelas artes de modo a fazer parte da vivência e cultura urbana. Por último, este seria projectado de modo a facilitar os acessos a pessoas com mobilidade condicionada. De modo geral, pretende-se que as intervenções que este edifício irá sofrer no âmbito deste projecto, se adequém à sua nova função, ou seja, de restaurante para galeria de arte. Pretende-se uma galeria aberta à cidade que passasse a fazer parte dos hábitos sociais urbanos e a um público vasto e diversificado.
- Artefactos nómadas, corpo e espaço. Projeto de abrigo móbil em contexto urbanoPublication . Magalhães, LeonorA sociedade contemporânea assumiu a mobilidade e a necessidade de criar fáceis acessos aos centros urbanos, como sistema organizador, privilegiando formas de habitar cosmopolitas, mais acessíveis a novos utilizadores. Mobilidade e transitoriedade são determinantes nas respostas dadas ao nosso quotidiano. No Porto metropolitano verifica-se um fenómeno “silencioso” de ocupação urbana, pequenos e proliferantes volumes de apoio, de carácter temporário e móvel, elementos estranhos ao enquadramento urbano e à vivência da cidade (Tomé, 2006). O tema abordado insere-se no contexto das arquiteturas nómadas, perseguindo a simbiose entre o não-lugar e o lugar de conforto e bem-estar, estes, antíteses um do outro (Augé, 1992). A realização de um projeto de espaço mínimo transitório para habitar temporariamente, um micro-hotel, inclui a criação de um habitáculo, um coccoon em que o design para soluções móveis é visto como um manifesto ao híbrido. O projeto será enquadrado por vários espaços urbanos da área metropolitana do Porto e terá em conta as respetivas realidades físicas e sociais de cada local. Problematizar e resolver a questão da falta destes equipamentos e da sua inserção num contexto urbano, conduzirá ao estudo de questões relacionadas com as micro-arquiteturas adequadas aos novos conceitos de hotel, design de interiores, de equipamento e design urbano, integradas num contexto social de neo-nomadismo. A consequência desta problematização passará pela fase de desenvolvimento do projeto, em que se conceberá um espaço que desenvolva o tema da mobilidade, transitoriedade e dinâmica dos centros urbanos, dissociando estas unidades móveis da ideia de marginalidade, a que habitualmente são conotados este tipo de projetos.
- Ausência/presença: projeto de interiores Murmur para a edição 2013 da 100% DesignPublication . Sinde, CatarinaAo longo dos últimos anos tem sido notório o despertar para a importância das experiências, principalmente dos eventos, no quotidiano do consumidor. Cada vez mais as marcas e as empresas apostam nos eventos para promover os seus produtos e serviços. As grandes feiras inseridas em eventos de grande dimensão popularizaram-se, ultrapassando o público especializado e alargando-se e absorvendo o público em geral. O design de interiores, associado à área dos eventos, visa a comunicação entre o espaço e o visitante, um espaço que se transforma e que é produto da relação entre conteúdo e contentor, e que é constantemente reinventado. O espaço é uma das principais chaves deste sistema; é através dele que se transmitem ideias e sensações capazes de criar e aprofundar a relação entre a marca e os seus clientes. O presente projeto procura a internacionalização da Murmur, com sede na Esplanada do Castelo, na Foz do Douro, através da sua participação na feira 100% Design em Londres, criando um stand à imagem da marca e perspectivando a conquista de novos públicos.
- O azulejo como elemento patrimonial - a essência cultural do design de interiores para a a construção, conservação e preservação da identidadePublication . Silva, Carolina; Cardoso, AnaCom a evolução da sociedade, associada à cultura e ao passado, a revalorização do edificado passou a adquirir um novo grau de urgência, de tal modo que a consciência do tempo e da historicidade, acabaram por transformar a forma como encaramos e vivemos o presente. Assim, ao adequar o espaço interior às representações sobre o património, os bens materiais e imateriais acabaram por influenciar a forma interventiva do design, bem como as características espaciais e, consequentemente, os modos de habitar o espaço. Neste sentido, a necessidade de adaptação a novas realidades, bem como a introdução de novas funções – associadas à forte degradação provocada pela falta de manutenção -, para além de serem aspetos fundamentais a ter em conta numa possível (re)qualificação do património, por vezes implicaram a demolição de grande parte da construção, não preservando a história do seu interior. Deste modo, ao unir-se a um a um grande número de disciplinas requeridas para trabalharem em conjunto, o design de interiores luta por um bem maior: a conservação. Posto isto, a presente dissertação tem como objetivo abordar qual poderá ser o papel do design de interiores para a preservação do valioso património que nos rodeia - através da investigação e da abordagem de seis casos de estudo. Acima de tudo, pretende-se evidenciar a forma como o design de interiores, a arquitetura e a engenharia civil podem atuar, com o objetivo de harmonizar novos conhecimentos, e de forma a fortalecer, revitalizar e requalificar a preservação de alguns projetos de valor patrimonial qualificável. Mais que um papel funcional, é essencial que o design de interiores tenha, cada vez mais, um papel autêntico e comunicativo na cultura e na sociedade atual.
- Bairro Caixa TextilPublication . Carvalho Pinto Freitas, Ana Rita; Seco, Paulode vida do ser humano, respondendo às necessidades sociais, ambientais, ergonómicas, de segurança e saúde. A temática da habitação é complexa, sobretudo nas questões de acessibilidade em espaços reduzidos. Com a evolução da sociedade e da cidade, levantam-se questões e necessidades para combater a instabilidade social e apelar à uniformização dos direitos humanos, sendo a habitação um direito fundamental à vida da comunidade. O Design de Interiores tem o potencial para capacitar o desenvolvimento de espaços de forma a solucionar incompatibilidades espaciais existentes. Interpretar as necessidades da população é essencial para a criação de espaços adequados consoante as suas realidades. Neste contexto, o presente objeto de estudo centra-se numa habitação do Bairro Caixa Têxtil, onde a MatosinhosHabit é gestora de fogos, e pretende adaptar um destes a pessoas com mobilidade condicionada, apelando à autonomia e igualdade social na habitação.
