ESAD - Interiores
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- Mutações e permanências: a evolução da tensão entre o público e o privado nos espaços habitacionais do século XIX ao século XXIPublication . Cardoso, AnaMutações e Permanências é um estudo sobre que elementos de mediação espacial permaneceram e quais foram transformados, a partir do advento da industrialização, no imaginário do projecto habitacional, quanto à relação estabelecida entre os espaços públicos e privados. O objectivo é reflectir sobre a importância do papel destes elementos projectuais para a evolução do habitar, a partir do marco histórico e transformador que foi a industrialização. A partir do início do século XIX, um conjunto de acontecimentos despoletaram uma mutação radical das premissas e valores da sociedade. Em consequência os projectistas começas a pensar o espaço habitável a partir de uma perspectiva diferente. Esta irá contribuir para uma mutação da relação proxémica do Homem com o espaço do habitar, nomeadamente quanto à alteração da transição espacial do público para o privado e do exterior para o interior. A mudança do pensamento construtivo habitacional, que até então edificava do exterior para o interior, assim como a consequente valorização do espaço interior e a diluição e diminuição dos invólucros arquitectónicos, mediadores por excelência, vai constituir uma das mudanças mais radicais do habitar humano. Resumindo, este é um estudo sobre a evolução histórica que nos precede, com o objectivo de consciencializar os projectistas para a importância desta problemática. Enquanto, simultaneamente procuramos melhor clarificar a produção projectual passada, analisamos as possibilidades que nos oferecem para o futuro, demonstrando a nossa responsabilidade que nos oferecem para o futuro, demonstrando a nossa responsabilidade enquanto projectistas actuais, na construção da presciência e da memória do projecto habitacional, assim como a produção cultural que esta proporciona.
- O comércio e a vivência urbana: contributos do projecto de interiores para a dinamização da Rua Miguel Bombarda no PortoPublication . Barbosa, MariaComeça hoje a despertar uma consciência social e cultural quanto à importância do papel do retalho independente de matriz tradicional e familiar nas dinâmicas e na animação urbanas. É, assim, que novos formatos comerciais começam a surgir na cidade do Porto, acentuando-se uma tendência para a emancipação do produto e da imagem nacional, funcionando o comércio não só como agente de troca de bens e serviços, mas também como meio de promoção e exaltação da imagem nacional, num período em que precisamos de nos (re)conhecer. O designer de interiores, associado à prática do retail design, participa na construção de uma tipologia comercial ligada à tradição, reinventando- a e transpondo-a para um contexto urbano e contemporâneo. O presente projecto parte de um estudo de caso, que procura analisar e revitalizar a Mercearia Loja Nova de Francisco Fernandes, situada na rua Miguel Bombarda, no Porto, visando compreender a relação do comércio retalhista com as dinâmicas da rua e, através do design de interiores, responder às necessidades do espaço, do consumidor e do trabalhador, na demanda da optimização das relações interior/exterior num sentido de continuidade.
- Descobrir, explorar, apropriar: o design de interiores como elemento valorizador da arquitectura - um exemplo práticoPublication . Miranda, AnaA arquitectura de interiores, o design de interiores e decoração de interiores podem ser entendidos como manifestações de uma mesma arte, manifestações estas variando apenas na escala e na profundidade da intervenção, da edificação de paredes novas, à construção do mobiliário ou à edificação de revestimentos. Reconhecendo que estas manifestações da mesma arte têm em comum o facto de projectarem para o ser humano, é importante que a sociedade entenda o designer de interiores, como complemento ao trabalho do arquitecto. Nesse sentido, o presente projecto debruça-se sobre a actual posição do designer de interiores em relação à arquitectura e a sua importância no desenvolvimento da sua prática profissional, demonstrando através de um exemplo prático – a Creche da Santa Casa da Misericórdia – de que modo a sua actividade é útil e proveitosa quando integrada numa equipa multidisciplinar.
- Arquitectura e design articulação de saberes na unidade de habitação de MarselhaPublication . Silva, MariaEste estudo teve como objectivo analisar a articulação de saberes nos domínios da Arquitectura e do Design. Para tal, foi seleccionada a Unidade de Habitação de Marselha, obra realizada pelo arquitecto Le Corbusier (1874-1968), em finais da década de quarenta, como resposta a uma situação de crise habitacional do pós-segunda guerra mundial. A Unidade de Habitação de Marselha, tornou-se o objecto de experimentação de uma nova forma de habitar. Obedecendo a um programa que incluia habitação, comércio e equipamentos, nela foi aplicado o conceito de cidade-jardim vertical, resultante de estudos teóricos desenvolvidos desde as primeiras décadas do séc. XX. A sua concepção envolveu um novo conceito de planeamento para a cidade, a introdução de novos materiais e métodos construtivos, uma organização espacial dirigida para o aproveitamento dos recursos naturais e para a vida em comunidade: cada nível foi transformado em bairro residencial, o corredor em rua interior e os apartamentos em moradias concebidas como “verdadeira máquina para habitar”, onde zonas de convivência familiar e de espaço indivdual se organizam e articulam de modo a garantir a separação dia/noite do espaço interior. A imbricação das áreas arquitectura/design foi reforçada na concepção de um conjunto de peças de mobiliário, especialmente concebidas para este projecto, onde a função foi duplicada, na articulação e organização do espaço interior.
- Arquitetura sem fundações: projeto de um refúgio de carácter móvel, auto-sustentávelPublication . Martins, ElisabeteA rapidez com que as experiências de vida se sucedem faz com que as pessoas mudem a cada momento, e com elas, os seus gostos e necessidades, é por isso que cada vez mais os produtos têm que ser de acesso imediato e de baixo custo, cada vez mais se procuram objetos flexíveis ou mesmo “descartáveis”. Paradoxalmente, a arquitetura teima em manter-se difícil, cara, inacessível e de carácter perene, e quando construída, é para sempre. Em alternativa à arquitetura tradicional, simplificando os processos construtivos e valorizando a personalização e flexibilidade das casas, surge a arquitetura móvel, mais especificamente designada de arquitetura sem fundações e raízes, procurando assim, novos modos de habitar. Atualmente, o tema da habitação tem um papel importante no alerta da consciência social para a transformação do modo de habitar, por isso, deve-se ter especial preocupação com o impacto ambiental, de forma a reduzir a emissão de CO2, obtendo maiores ganhos sociais. O presente trabalho parte dum estudo sobre estas temáticas, visando a conceção de um projeto, aliando a arquitetura móvel à sustentabilidade. Este resulta ainda num estudo de caso de quatro referências projetuais, analisando trabalhos já existentes sobre estes temas, servindo de inspiração para a realização projetual.
- Design de eventos em espaço urbano: Projeto de ambientes para um festival de artes cénicasPublication . Freitas, FilipaNas últimas décadas tem-se verificado uma crescente aposta em eventos, não só devido às suas caraterísticas festivas, mas sobretudo devido ao papel social, cultural e económico que desempenham na sociedade. Os eventos, que são projetos multidisciplinares, têm como objetivo primordial a criação de experiências memoráveis para os seus participantes, sendo neste contexto que o design assume particular relevância. O design surge como um aliado no desenvolvimento e projetação do evento, sendo o design de interiores particularmente responsável pela conceção dos espaços e desenvolvimento de ambientes que satisfazem as necessidades e expectativas dos diversos stakeholders. Este projeto, que procura demonstrar a mais-valia do design de ambientes em eventos, corresponde a uma solução para o desenvolvimento de um festival de artes cénicas em espaço urbano (três jardins na cidade do Porto), em que se procura promover, de forma inovadora, um conjunto de espetáculos, proporcionando aos participantes adequados níveis de conforto e serviço.
- Núcleos museológicos em edifícios históricos de valor patrimonial: o caso prático do núcleo museológico da Sé de SantarémPublication . Carvalho, JoãoA presente investigação tem como objeto de estudo a requalificação e reestruturação de edifícios de valor patrimonial em núcleos museológicos. Assistimos à reconstrução de edifícios com uma identidade própria, alterando as suas funções e abrindo-os ao mundo. O que fazemos nesta investigação é aferir o modo de realizar estas transformações, respeitando o edificado ao mesmo tempo que no seu interior nasce um espaço expositivo. Escolhemos como referência estética as requalificações dos edifícios históricos italianos, destruídos durante a segunda guerra, e transformados, nas décadas de 50 e 60 do século XX, em núcleos museológicos, tendo elegido investigar os arquitetos BBPR, Carlo Scarpa e Franco Albini. Porém, como a época em que os projetos foram concebidos não apresentava o rigor e a exigência legislativa que hoje são requeridos, complementamos o trabalho com uma investigação sobre núcleos museológicos construídos em Portugal na primeira década do século XXI, centrando esta investigação nas soluções técnicas e infraestruturais concebidas. A investigação é colocada em prática com o projeto do núcleo museológico da Sé de Santarém, sendo nossa intenção criar uma exposição que se localize nas salas do futuro núcleo museológico.
- Da utopia ao utopismo: design e processo na cidade modernaPublication . Campos, AndréNo princípio do século XXI a nossa relação com o Movimento Moderno continua ainda intrínseca em toda a sociedade. Os ideais e termos modernistas, fundados no início do século XX, foram sofrendo uma transformação social e projetual que atravessaram todo o século e transfiguraram o design das suas formas modernista, às formas pós-modernistas e, por fim, à condição contemporânea que vivemos. Enquanto muitos dos projetos representaram a tradução de muitas das visões e ideologias associadas a estes movimentos, o espírito permaneceu utópico e com ele muitas das visões formuladas. Partindo da interligação entre os conceitos de design, cidade e utopia, percorremos e mapeamos algumas das experimentações que interligam o utopismo e o design ao longo do espaço temporal do Movimento Moderno, debatendo e refletindo, a ambivalência de conceitos como autoridade e desordem, sonho e realidade, e processo e resultado que incorporaram a transformação que o design sofreu até ao presente enquadramento na realidade contemporânea.
- Regresso à baixa: residência universitáriaPublication . Silva, Daniela“A Baixa Portuense, coroa envolvente da zona histórica da cidade do Porto, classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, e centro da actividade da cidade do Porto e da região, encontra-se neste momento num acelerado processo de deterioração urbana que urge contrariar”. A frase lapidar de Sarmento e Cunha, administrador da Porto 2001, produzida no virar do século, em pleno ano 2000, passada uma década mantém-se actual, e impõe uma reflexão. Não obstante os méritos conseguidos ao nível da requalificação da cidade nos últimos 10 anos, através de diversos protagonistas públicos e privados, a verdade é que muito ainda falta fazer para que a Baixa Portuense se torne um ex-líbris da região, não apenas pela sua história, mas principalmente pelo que pode ser no presente. A reabilitação (dimensão física) de uma habitação da Baixa Portuense – o Prédio de Rendimento, projectado pelo ilustre arquitecto Marques da Silva em 1928 – e sua transformação em residência universitária é o contributo, a pista que se deixa no traçado, para a revitalização (dimensão social) e consequente requalificação da cidade (dimensão urbana). Alguns passos foram dados para concretizar essa vontade transformadora e é para lhes dar seguimento que surge o presente projecto, pois nas sábias palavras de António Machado “o caminho faz-se caminhando”.
- Reabilitação sustentável: adaptação conceptual de um edifício do século XIX do centro do PortoPublication . Silva, MartaA reabilitação e a construção sustentável assumem, atualmente, uma importância fundamental no património natural e arquitetónico, constituindo-se como duas áreas complementares e indissociáveis. As intervenções de reabilitação do património construído, quando realizadas de forma sustentável, são oportunidades únicas para a conservação e atualização dos recursos históricos e culturais, associando qualidade ambiental, social e económica, à qualidade arquitetónica. Neste sentido, o principal objetivo deste trabalho foi, para além de desenvolver e aprofundar conhecimentos nas áreas da reabilitação e sustentabilidade, enquadrar o processo de reabilitação tradicional com os parâmetros da construção sustentável, de forma ajustada e particular a cada caso. Para tal, optou-se por trabalhar um edifício do século XIX no centro do Porto que fosse representativo do conjunto edificado que o caracteriza e, por isso, apresentasse especificações e exigências próprias. Assim, o caso de estudo localiza-se no número 382 da Rua Miguel Bombarda e, antes da elaboração do projeto de intervenção, foi necessário realizar um estudo de diagnóstico e enquadramento que permitisse a análise e caracterização detalhada de todos os seus elementos. Apenas este conhecimento profundo pelo objeto alvo de intervenção permitiu encontrar soluções devidamente fundamentadas, e avançar com uma proposta ajustada e, de facto, sustentável.