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- Modelo de Governação e Desempenho Organizacional das Instituições de Ensino Superior – caso de estudoPublication . Lourenço, Rodrigo Teixeira; Mano, Margarida; Pires, A.M.R.A crescente preocupação com a melhoria da qualidade, os atuais constrangimentos financeiros e o aumento dos níveis de competitividade, têm colocado o Desempenho Organizacional (DO) como uma das questões mais determinantes na atual governação das Instituições de Ensino Superior (IES), nomeadamente no que se refere à definição, implementação e supervisão das suas orientações estratégicas. O modelo de governação das IES em Portugal, instituído pelo Regime Jurídico das IES de 2007 (Lei n.º 62 2007) conferiu aos Conselhos Gerais (CG) um papel altamente relevante na supervisão da atividade desenvolvida e uma responsabilidade acrescida na definição dos destinos destas instituições. Tendo em conta a relevância do órgão e a particularidade de ter uma constituição heterogénea, que engloba elementos internos, estudantes e elementos externos, coloca-se a questão de saber de que forma os CG têm contribuído para a problemática do DO das IES. O presente artigo pretende contribuir para a reflexão em torno desta questão, através da apresentação de resultados preliminares de um inquérito realizado a atuais e antigos membros dos CG. Do estudo resulta uma caraterização da perspetiva dos CG das IES Públicas relativamente ao significado do desempenho e as suas diferentes dimensões, tendo em conta as diferentes tipologias de instituições, as diferentes tipologias de conselheiros e a frequência da análise do desempenho efetuada pelos CG. A análise levada a cabo permitiu concluir que o conceito de DO de uma IES carece ainda de aprofundamento.
- Expressão musical na educação pré-escolar: constrangimentos e práticas educativasPublication . Mimoso, Ana Isabel Carapeto; Bento, Avelino; Porto, SusanaCom o intuito de conhecer e combater os principais constrangimentos que levam os(as) educadores(as) de infância a não implementar atividades de expressão musical, ou à sua escassa implementação, este relatório intitulado “Expressão Musical na Educação Pré-escolar - Constrangimentos e Práticas Educativas” pretende apresentar algumas atividades, neste domínio, que poderão ser desenvolvidas por educadores(as) cuja formação inicial é globalizante e não específica - contribuindo, deste modo, para a prática educacional em contexto pré-escolar. O presente relatório enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar, mais concretamente na unidade curricular de Prática e Ensino Supervisionada, e apresenta ainda a descrição e reflexão do percurso realizado numa instituição pública de educação pré-escolar. Para o desenvolvimento deste trabalho, como profissionais reflexivos, recorreu-se à metodologia de Investigação-Ação. Neste sentido desenvolveu-se uma atitude de pesquisa, experimentação, análise e reflexão, sendo estas as ações elementares para melhorar a prática educativa e dar às crianças uma educação de qualidade.
- Aprendizagem cooperativa em crianças em idade pré-escolarPublication . Baço, Daniela Marina Sequeira; Martins, Maria José D.O presente relatório decorreu durante a Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e é um reflexo das experiências no Jardim-de-Infância da Praceta, na cidade de Portalegre. O trabalho intitulado de “A Aprendizagem Cooperativa na Educação Pré-Escolar” teve comos principais objetivos: identificar e promover competências em crianças em idade pré-escolar; desenvolver competências sociais que permitam a cooperação entre crianças em idade pré-escolar (dos 3 aos 6 anos). Para tal, foram utilizados vários instrumentos de recolha de dados, e foram várias as atividades que promovemos com as crianças de modo a podermos refletir sobre esta metodologia que se baseia na cooperação e entreajuda. Metodologicamente foi usada a investigação-ação, o que permitiu uma reflexão em todos os momentos e que se constituiu como um apoio às nossas práticas enquanto estudantes de Mestrado e enquanto futuros profissionais de educação. Utilizámos um dilema social, não moral e uma entrevista semiestruturada, a fim de compreender melhor o mundo social e as competências sociais das crianças. Os resultados enfatizam que as crianças ainda se encontram entre o nível 0 – impulsivo e o nível 1 – unilateral, ou seja, que pensam na sua satisfação pessoal e tentam apaziguar o outro, respetivamente. Utilizámos ainda uma escala de avaliação do desenvolvimento da criança, de Alberto Sousa, a fim de avaliar as competências das crianças no que diz respeito à cooperação e ao relacionamento. Neste tópico os resultados que obtivemos demonstraram que a maioria das crianças se encontram num nível 3, no que diz respeito ao Relacionamento, e que na Cooperação as crianças obtêm valores mais baixos, isto é um reflexo da idade das crianças e da sua maturidade, pois a criança pré-escolar demonstra egocentrismo.
- A street fashion no Porto: soluções editoriais para a street fashionPublication . Figueiredo, SaraA moda é, comummente, compreendida como sendo conduzida pela consciência da actualidade e do efémero, é definida como a mais intensa definição do que é actual, do que é o hoje, o agora e o daqui a pouco. Este projecto tem, assim, como objectivo a exploração do tema da Street Fashion no Porto através da fotografia e das formas como essas imagens podem ser organizadas, simultaneamente, temática e visualmente no âmbito do design editorial. Desta forma, o intuito deste projecto de investigação será testar várias formas, modelos de design, onde os conteúdos possam ser fotografados, organizados e desenhados recorrendo a diferentes tipos de suportes impressos. O papel do designer gráfico não está, necessariamente, limitado à criação de soluções visuais, mas também contribui, invariavelmente, para a forma como os conteúdos são recolhidos, categorizados e organizados.
- Da utopia ao utopismo: design e processo na cidade modernaPublication . Campos, AndréNo princípio do século XXI a nossa relação com o Movimento Moderno continua ainda intrínseca em toda a sociedade. Os ideais e termos modernistas, fundados no início do século XX, foram sofrendo uma transformação social e projetual que atravessaram todo o século e transfiguraram o design das suas formas modernista, às formas pós-modernistas e, por fim, à condição contemporânea que vivemos. Enquanto muitos dos projetos representaram a tradução de muitas das visões e ideologias associadas a estes movimentos, o espírito permaneceu utópico e com ele muitas das visões formuladas. Partindo da interligação entre os conceitos de design, cidade e utopia, percorremos e mapeamos algumas das experimentações que interligam o utopismo e o design ao longo do espaço temporal do Movimento Moderno, debatendo e refletindo, a ambivalência de conceitos como autoridade e desordem, sonho e realidade, e processo e resultado que incorporaram a transformação que o design sofreu até ao presente enquadramento na realidade contemporânea.
- Liderança em gestão do design: o modelo de liderança integralPublication . Dias, JorgeA gestão do design desenvolve-se em todo o tipo de organizações. É definida pelo seu carácter holístico, organizador, pacificador, diplomata, plate-spinner, estratega e activista. Aliado à criatividade e constante aprendizagem organizacional, o gestor de design é líder nesta tarefa, gerindo, de forma holística, a multidisciplinaridade existente. Assim, procura, convergindo interesses, desenvolver e promover os valores e a cultura organizacionais criativas, dinamizando, através de uma liderança integral, a evolução pessoal dos stakeholders.
- Subjective timepieces: a personal approach to the notion of timePublication . Vale, GonçaloAo longo da história, o tempo teve sempre um papel central na vida das pessoas, e tem sido usado para organizar actividades no tempo,da mesma maneira que os mapas fazem com o espaço. Os sistemas usados para medi-lo sempre dependeram das necessidades de quem os utiliza, e como tal tem vindo a evoluir desde tempos antigos. As necessidades actuais são diferentes de qualquer outro período da história, devido a factores como a aceleração cultural. Este projecto questiona se existem sistemas que se adaptem melhor a estas necessidades, que os métodos clássicos que se encontram disponíveis desde os tempos mais antigos. Os mecanismos de sistemas antigos e existentes têm vindo a ser estudados, de forma a ser interpretada a sua forma de uso e funcionamento, esse conhecimento tem sido utilizado de forma a adaptar-se as necessidades actuais. Como tal, o tempo subjectivo foi medido, porque era preciso, e era uma área com muito espaço ainda por explorar. Os sistemas resultantes deste projecto levam à reflexão sobre a noção de tempo de cada um, e permitem obter nova informação da representação do tempo subjectivo de uma forma visual, que pode ser relacionada e comparada de novas formas.
- A jóia como artefacto narrativo social: a joalharia e o cancroPublication . Carreiras, ArianaA jóia, artefacto pré-histórico, acompanhou a evolução da sociedade e respondeu às suas necessidades como objeto de adorno cultural e social. A joalharia como narrativa surgiu da necessidade do joalheiro contar uma história, transmitir uma mensagem ou afirmar uma posição política, sexual, cultural ou social. Neste contexto, o projeto apresentado consiste na elaboração de uma coleção de jóias que pretende em dois momentos sequenciais: narrar a realidade de viver com cancro e comentar socialmente a posição daqueles que ignoram a realidade narrada. Futuramente a coleção será exposta, aspirando a educação, sensibilização e prevenção dos observadores, numa ação de angariação de fundos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Definido o tema narrativo para a criação das peças, o projeto dividiu-se em duas etapas principais: a tradução do tema narrativo em ações, através da investigação e da recolha e análise de informação com a cooperação da L.P.C.C., e a tradução das ações em joias narrativas, através de um processo criativo experimental fundamentado. No teor abordado o registo do processo criativo é igualmente interessante ao resultado final. As técnicas e ferramentas utilizadas no decorrer do projeto foram escolhidas de forma a facilitar a fluidez do projeto, potenciar a criatividade e organizar a visualização da informação. Este projeto situa-se no paradigma metodológico da Coevolução de Problema Solução. Existe uma perceção única do problema, a narrativa do projeto corresponde a uma realidade social e consequentemente a sua interpretação é fundamentada através da investigação científica e análise do contexto sociocultural envolvente. A intervenção subjetiva apenas acontece durante “salto criativo” no processo de ideação que conduz à solução final - a coleção de jóias.
- Measurement of Top Quark Polarization in Top-Antitop Events from Proton-Proton Collisions at $\sqrt{s}$ = 7 TeV Using the ATLAS DetectorPublication . ATLAS collaboration (2926 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Cantrill, Robert; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Do Valle Wemans, André; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Lopes, Lourenco; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Marques, Carlos; Oliveira, Miguel Alfonso; Onofre, António; Palma, Alberto; Pina, João Antonio; Pinto, Belmiro; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutThis Letter presents measurements of the polarization of the top quark in top–antitop quark pair events, using 4.7 fb$^{¯1}$ of proton–proton collision data recorded with the ATLAS detector at the Large Hadron Collider at √s = 7 TeV. Final states containing one or two isolated leptons (electrons or muons) and jets are considered. Two measurements of $\alpha_l P$, the product of the leptonic spin-analyzing power and the top quark polarization, are performed assuming that the polarization is introduced by either a CP conserving (CPC) or a CP violating (CPV) production process. The measurements obtained, $\alpha_l P_{CPC} = −0.035± 0.014(stat) ± 0.037(syst)$ and $\alpha_l P_{CPV} = 0.020 ± 0.016(stat)^{+0.013} _{-0.017}(syst)$, are in good agreement with the Standard Model prediction of negligible top quark polarization.