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A jóia, artefacto pré-histórico, acompanhou a evolução da sociedade e respondeu às suas necessidades como objeto de adorno cultural e social. A joalharia como narrativa surgiu da necessidade do joalheiro contar uma história, transmitir uma mensagem ou afirmar uma posição política, sexual, cultural ou social.
Neste contexto, o projeto apresentado consiste na elaboração de uma coleção de jóias que pretende em dois momentos sequenciais: narrar a realidade de viver com cancro e comentar socialmente a posição daqueles que ignoram a realidade narrada. Futuramente a coleção será exposta, aspirando a educação, sensibilização e prevenção dos observadores, numa ação de angariação de fundos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Definido o tema narrativo para a criação das peças, o projeto dividiu-se em duas etapas principais: a tradução do tema narrativo em ações, através da
investigação e da recolha e análise de informação com a cooperação da L.P.C.C., e a tradução das ações em joias narrativas, através de um processo criativo experimental fundamentado.
No teor abordado o registo do processo criativo é igualmente interessante ao resultado final. As técnicas e ferramentas utilizadas no decorrer do projeto foram escolhidas de forma a facilitar a fluidez do projeto, potenciar a criatividade e organizar a visualização da informação.
Este projeto situa-se no paradigma metodológico da Coevolução de Problema Solução. Existe uma perceção única do problema, a narrativa do projeto corresponde a uma realidade social e consequentemente a sua interpretação é fundamentada através da investigação científica e análise do contexto sociocultural envolvente. A intervenção subjetiva apenas acontece durante “salto criativo” no processo de ideação que conduz à solução final - a coleção de jóias.
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Keywords
Joalharia narrativa Cancro LPCC Processo criativo Coleção de joias