Browsing by Issue Date, starting with "2014-01-09"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Conceito, características, potencialidades e urgências do Património RuralPublication . Bucho, DomingosProcuramos contribuir com elementos fundamentais para equacionar a problemática e as possibilidades de resposta à perda irreparável e contínua do património rural. Definimos o conceito, sublinhamos as características mais importantes bem como as potencialidades e, em consequência, propomos o que urge fazer e com que metodologia. Mobilizamos a nossa experiência de inventariação do património arquitectónico, de que somos autores de cerca de 100 fichas (não actualizadas, diga-se) respeitantes ao Distrito de Portalegre, muitas delas feitas em meio rural (www.monumentos.pt).
- Artes e Ofícios do Nordeste AlentejanoPublication . Cordeiro, Maria da Conceição TorresTem a presente comunicação o objetivo de reunir informação de um modo sequencial e ao mesmo tempo apresentar dados recolhidos pelos alunos da disciplina de Artefactos e Arte de Expressão Popular, do Curso de Animação Educativa e Sociocultural (1999-2008), da Escola Superior de Educação de Portalegre (E.S.E.P.). Localizando-se a E.S.E.P. num território privilegiado, o Nordeste Alentejano, onde as artes e os ofícios marcam a sua presença definindo uma identidade cultural muito própria. Apontam-se ainda autores plásticos cujas obras demonstram sensibilidade pela produção artesanal. Procura-se por outro lado apresentar projetos onde a produção artesanal se concilia com as metodologias do design, de modo a reconverter os artefactos existentes, criando propostas contemporâneas. Apresenta-se um caso de um artesão que não se circunscrevendo ao Nordeste Alentejano julgamos ser de todo o interesse referir.
- Ausência/presença: projeto de interiores Murmur para a edição 2013 da 100% DesignPublication . Sinde, CatarinaAo longo dos últimos anos tem sido notório o despertar para a importância das experiências, principalmente dos eventos, no quotidiano do consumidor. Cada vez mais as marcas e as empresas apostam nos eventos para promover os seus produtos e serviços. As grandes feiras inseridas em eventos de grande dimensão popularizaram-se, ultrapassando o público especializado e alargando-se e absorvendo o público em geral. O design de interiores, associado à área dos eventos, visa a comunicação entre o espaço e o visitante, um espaço que se transforma e que é produto da relação entre conteúdo e contentor, e que é constantemente reinventado. O espaço é uma das principais chaves deste sistema; é através dele que se transmitem ideias e sensações capazes de criar e aprofundar a relação entre a marca e os seus clientes. O presente projeto procura a internacionalização da Murmur, com sede na Esplanada do Castelo, na Foz do Douro, através da sua participação na feira 100% Design em Londres, criando um stand à imagem da marca e perspectivando a conquista de novos públicos.
- A aplicação de métodos diretos e indiretos de avaliação da paisagem na valoração de amenidades ambientaisPublication . Viegas, Ana Lúcia; Loures, Luís; Nunes, José RatoA componente estética constitui um atributo indispensável para um melhor entendimento da paisagem. O presente estudo analisa a qualidade estética e a valoração económica da paisagem fluvial do Baixo Guadiana, através da aplicação de métodos diretos e indiretos de avaliação da paisagem, suportados pela realização de questionários de participação pública. Pretende-se aferir a opinião de especialistas e também de visitantes deste local. Relativamente à análise da qualidade, fragilidade e capacidade de absorção visual da paisagem, considerando as seis subunidades de paisagem identificadas, verificou-se que a subunidade Complexo Turístico|Golfe é a que possui maior qualidade visual, a subunidade Agrícola|Produção é a que tem maior nível de fragilidade visual, e que a subunidade Complexo Turístico|Golfe é a que tem a capacidade de absorção visual mais elevada. Verifica-se ainda que os visitantes preferem os espaços associados ao golfe e ao sapal, sendo a presença de água o principal fator para a sua preferência. No que se refere à valoração económica verifica-se que em média cada utilizador gastou cerca de 50 euros, valor que despenderia para visitar novamente a paisagem. Da análise efetuada conclui-se que os métodos de avaliação utilizados se adequam às análises efetuadas pois, mesmo aplicando enfoques hipotéticos, é possível quantificar o valor de existência, gestão e manutenção de determinado bem ou serviço ambiental.
