Browsing by Issue Date, starting with "2024-07-31"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Silva, Raquel da Conceição; Boaventura, Diana MendesEste Relatório de Estágio Profissional tem como intuito refletir sobre vários temas relacionados com a área da investigação em Educação e sobre alguns momentos vividos no Estágio Profissional I, II, III e IV, ao longo do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, que teve início em outubro de 2022 e terminou em julho de 2024, na Escola Superior de Educação João de Deus. Este relatório encontra-se dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Trabalho de Projeto. No primeiro capítulo descrevo dez relatos que considerei significativos para o meu processo de formação enquanto futura profissional. No decorrer dos relatos refleti sobre estes e fundamentei-os de forma a suportar a sua importância no processo de ensino e aprendizagem. No segundo capítulo apresento oito planificações realizadas por mim, justificando as diferentes estratégias e recursos utilizados. Das oito planificações, quatro foram pensadas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico e as quatro restantes para o 2.º Ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de Matemática e Ciências Naturais. O terceiro capítulo é constituído por quatro dispositivos de avaliação, realizados nas duas valências de ensino. Para cada dispositivo é feita uma análise e interpretação dos resultados obtidos. O quarto e último capítulo apresenta uma proposta de projeto educativo, designado “Vem fazer desporto, quero ver-te a mexer!”. O objetivo do mesmo é alertar para a prática da atividade física nas crianças do 2.º Ciclo porque estas cada vez estão mais dependentes das tecnologias. Por fim, termino com a apresentação das considerações finais, enaltecendo as aprendizagens e as limitações que tive no decorrer deste percurso.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Brilhante, Joana Sequeira; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO presente Relatório de Estágio Profissional tem como intuito a reflexão sobre temas ligados à área de investigação em Educação. Desta forma, contempla diversos momentos vivenciados ao longo dos estágios I, II, III e IV, inseridos no Mestrado em Educação do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação João de Deus, com início em outubro de 2022 e finalizado em julho de 2024. O documento encontra-se dividido em quatro capítulos intitulados: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Projeto. O primeiro capítulo contempla dez relatos de aulas que vivenciei e que considerei significativas no decorrer da prática pedagógica. O segundo capítulo reúne oito planificações de aulas, realizadas por mim, das quais quatro foram pensadas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico e as restantes quatro de aulas para o 2.º Ciclo do Ensino Básico para as disciplinas de Matemática e Ciências Naturais. O terceiro capítulo é constituído por quatro dispositivos de avaliação e respetiva análise de resultados da avaliação das aprendizagens realizadas aos alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico ao longo dos 4 semestres. No quarto capítulo, apresento uma proposta de projeto educativo intitulado “Papel, papelinho, papelão ao ser aproveitado serei um campeão”. Este projeto pretende alertar os alunos para o excesso de resíduos, nomeadamente o papel. Para terminar, apresento as considerações finais deste relatório, onde reflito sobre os anos da minha formação, sobre o que aprendi e sobre as limitações que senti.
- Multimodality Imaging In The Assessment Of Dogs With Pericardial EffusionPublication . Isnard, Zoé Clélie Néhla; Figueira, Ana Catarina Pais dos SantosEsta revisão bibliográfica tem como objetivo avaliar a utilidade e eficácia das técnicas de imagem multimodalidade na avaliação de cães com efusão pericárdica. Ao analisar a literatura existente, este estudo busca fornecer insights sobre as ventagens e limitações de várias modalidades de imagem, incluindo ecocardiografia, radiografia, tomografia computadorizada e tomografia computadorizada multidetetores com contraste na diagnóstico, caracterização e maneio da efusão pericárdica em cães. Isso contribui para uma melhor precisão diagnóstica e resultados de tratamento em cardiologia veterinária. A efusão pericárdica representa uma ameaça significativa devido à sua potencial progressão para estados que ameaçam a vida, destacando a importância de um diagnóstico preciso e oportuno para intervenção rápida. A pericardiocentese serve como um tratamento vital de primeira linha, destacando a necessidade de uma abordagem diagnóstica completa para fornecer informações prognósticas cruciais para decisões de tratamento. Técnicas de imagem desempenham um papel crucial no maneio de efusões pericárdicas em cães, oferecendo perspetivas únicas que permitem aos veterinários estabelecer diagnósticos precisos e determinar intervenções terapêuticas apropriadas. A ecocardiografia transtorácica e o ultrassom cardíaco focalizado surgem como métodos de imagem primários, com a ecocardiografia transtorácica fornecendo avaliações cardíacas detalhadas não invasivas, incluindo confirmação de diagnóstico, identificação de causas potenciais e orientação para pericardiocentese. A radiografia serve como uma opção valiosa e económica, especialmente para casos crónicos ou de progressão lenta. No entanto, o ultrassom e a radiografia isoladamente podem ser insuficientes para diagnóstico preciso devido à sensibilidade variável e incapacidade de avaliar anormalidades associadas. Técnicas de imagem avançadas como tomografia computadorizada, tomografia computadorizada multidetetores e ressonância magnética cardíaca oferecem sensibilidade aumentada na detecão de casos de efusão pericárdica e avaliação de anormalidades associadas. A integração de técnicas de imagem avançadas como ferramentas complementares aos métodos tradicionais poderia melhorar significativamente o arsenal diagnóstico para avaliação de efusão pericárdica em cães. Pesquisas futuras devem se concentrar em abordar lacunas entre medicina humana e veterinária para refinar abordagens de tratamento e melhorar resultados para cães com esta condição.
- Estudo Serológico De Doenças Zoonóticas Em Médicos Veterinários De Portugal - Febre QPublication . Martins, Miguel José Carrilho; Duarte, Sofia Alexandra Giestas CancelaA febre Q, causada por Coxiella burnetii, é uma zoonose que apresenta uma ocorrência mundial. Os ruminantes são reconhecidos como importantes fontes de infeção, podendo os animais infetados eliminar o agente através de secreções e/ou excreções. O contacto com animais, nomeadamente com ruminantes parece aumentar a probabilidade de exposição a C. burnetii. O presente estudo visou identificar os fatores de risco de infeção nos Médicos Veterinários com exercício profissional na área das espécies pecuárias (grupo teste). Para tal foi determinado o título de anticorpos anti-C. burnetii, em soro de indivíduos do grupo teste (n=92) e do grupo controlo (n=184; dadores de sangue) utilizando um teste ELISA comercial. Foi ainda aplicado um questionário aos Médicos Veterinários que integraram o grupo teste com o intuito de identificar os fatores relacionados com a atividade que aumentam a probabilidade de exposição a C. burnetii. Foi evidenciada uma exposição em 33,7% (n=31) dos indivíduos do grupo teste e em 17,4% (n=32) dos indivíduos do grupo controlo. Verificou-se que a diferença encontrada entre os dois grupos é estatisticamente significativa (P=0,0023) e que o risco de exposição é superior no grupo teste (OR=2,41). Uma análise univariada permitiu identificar (P=0,0404) o contacto com ruminantes em regime extensivo com o maior risco de exposição a C. burnetii em médicos veterinários de espécies pecuárias. Do nosso conhecimento, este é o primeiro estudo, realizado em Portugal, que evidenciou a exposição de médicos veterinários a C. burnetii.
- Evaluation Of Tumour Necrosis Factor α And Zonulin As Potential Biomarkers For Intestinal Permeability In Acute Enteropathies In DogsPublication . Lheureux, Agathe Anne-Sophie Eliane; Montezinho, Liliana Cristina PereiraAs Enteropatias Agudas Caninas são distúrbios intestinais, caracterizados por sintomas gastrointestinais, com duração de 3 a 7 dias. O diagnóstico preciso da gastroenterite apresenta desafios, impulsionando a exploração de biomarcadores inovadores para o maneio não invasivo da doença. A zonulina regula a permeabilidade intestinal de forma reversível, enquanto o fator de necrose tumoral alfa (TNF-α), uma citocina pró-inflamatória, desempenha um papel crucial na inflamação intestinal. Apesar da investigação limitada na medicina veterinária, esses biomarcadores podem ser importantes no diagnóstico e prognóstico de doenças gastrointestinais. Este estudo teve como objetivo avaliar as concentrações de zonulina sérica e fecal em cães com diarreia aguda e em animais saudáveis, avaliando as alterações na permeabilidade intestinal. O estudo incluiu 6 cães com enteropatias agudas e 11 cães saudáveis. Foram analisadas amostras de sangue e fezes de ambos os grupos para quantificação da concentração de zonulina e TNF-α por Ensaio de Imunoabsorção Enzimática. Os resultados mostraram que os cães com diarreia aguda apresentaram níveis significativamente mais altos (p<0,05>) de TNF-α no plasma (167,10 ± 18,92 pg/mL; n=6,) em comparação com os controlos (126,40 ± 37,62 pg/mL; n=11), com uma tendência para aumentar os níveis plasmáticos de zonulina (35.07 ± 7.96 ng/mL; n=6 versus 28.54 ± 9.10 ng/mL, n=11). Em contraste, os níveis fecais de zonulina foram significativamente (p<0,05) mais baixos nos cães diarreicos (13,10 ± 11,63 pg/mL; n=3,) em comparação com os animais controlo (151,40 ± 48,45 ng/mL; n=10), enquanto o TNF-α mostrou uma tendência para diminuir nos cães com diarreia (391.30 ± 383.80 pg/mL, n=3 versus 712.20 ± 58.66 pg/mL, n=10). Tanto a zonulina como o TNF-α exibiram uma correlação de Pearson fraca e negativa (≈0,25), que não alcançou significância estatística. O tamanho reduzido da amostra neste estudo limitou as conclusões finais. Investigações futuras com amostras maiores e mais abrangentes são necessárias para expandir o conhecimento das relações entre zonulina, TNF-α e permeabilidade intestinal, especialmente considerando a duração e gravidade da enteropatia canina.
- Feline Mammary Tumors Of Rare And Uncommon Histological TypesPublication . Pontes, João Nuno Almeida de Vilhena e Silva; Vilhena, Hugo Corte-RealOs tumores mamários são uma das neoplasias mais comuns em gatas. Alguns subtipos histológicos malignos como os carcinomas tubulares, tubulopapilares e sólidos são comuns, enquanto outros são considerados tumores mamários raros e incomuns (RUMT). Este grupo inclui carcinomas simples (micropapilares e anaplásicos) e de tipo especial (carcinomas adenoscamosos, mucinosos, ricos em lipídios (secretores), de células fusiformes, inflamatórios e carcinossarcomas), e alguns estão associados a um pior prognóstico. No entanto, devido à sua raridade, os dados disponíveis sobre RUMT em animais de companhia, particularmente na gata, são limitados. Assim, os principais objetivos deste estudo foram caracterizar e avaliar a evolução clínica [intervalo livre de doença (DFI) e tempo de sobrevida global (OS)] de gatas com RUMT, através de um estudo retrospetivo multicêntrico. Foram analisados registos clínicos de gatas com tumores da glândula mamária consultadas em diferentes centros de atendimento médico veterinários de Portugal, entre 2012 e 2023. Animais diagnosticados com RUMT e com informação clínica disponível foram incluídos no estudo. Gatas com RUMT, mas sem informação clínica disponível, com comorbilidades, com história de neoplasia maligna prévia (mamária ou outros tipos), com apenas lesões mamárias não-neoplásicas, tumores mamários benignos ou tumores mamários malignos de tipos histológicos frequentes foram excluídas. Gatas com RUMT e com lesões mamárias não neoplásicas, tumores mamários benignos ou tumores mamários malignos de tipos histológicos frequentes síncronos foram admitidas. Dezoito gatas com idades compreendidas entre os 3 e 14 anos (média 10.6 anos, DP 2.5 anos) ao diagnóstico foram selecionadas para este estudo, incluindo 7 gatas com carcinomas mucinosos (OS 0.6-14.7 meses, tempo mediano de sobrevivência (MST) 10.1 meses), 6 com carcinomas adenoescamosos (OS 0.7-24.3 meses, MST 6.4 meses), 2 com carcinomas micropapilares invasores (OS 3.5 e 10.5 meses), 2 com carcinossarcomas (OS 1.5 e 4.9 meses), e 1 uma gata com um carcinoma anaplásico (OS 4.9 meses). A maioria das gatas com RUMT apresentou um DFI e um OS inferiores aos dados reportados em estudos anteriores de gatas com tumores mamários de subtipos histológicos comuns, sugerindo um comportamento biológico mais agressivo e um pior prognóstico dos RUMT nesta espécie. No entanto, no nosso estudo, os tempos de sobrevivência diferiram, em alguns casos substancialmente, entre gatas com tumores de mama do mesmo histotipo tumoral. São necessários estudos prospetivos futuros, envolvendo um maior número de animais, para aumentar o conhecimento das características biológicas, genómicas, moleculares e clínicas destes RUMT em gatas. Além disso, os tumores mamários felinos têm sido descritos como um modelo natural adequado para o estudo do cancro de mama humano. Assim, numa perspetiva de medicina comparada, o conhecimento sobre os RUMT em animais de companhia poderá ser potencialmente útil para a compreensão dos RUMT em humanos.
- Rare And Uncommon Mammary Gland Tumors In Female DogsPublication . Pereira, Ana Carolina Moura Mendes; Vilhena, Hugo Corte-RealOs tumores da glândula mamária constituem as neoplasias mais comuns em cadelas não castradas, sendo o seu desenvolvimento associado principalmente à exposição crónica à progesterona e aos estrogénios endógenos ou exógenos. Diferentes estudos mostraram que o subtipo histológico dos tumores de mama da cadela influencia o prognóstico. Alguns tipos histológicos tais como os carcinomas tubulopapilares e os carcinomas sólidos são frequentes, enquanto outros são considerados raros ou incomuns (RUMT), incluindo carcinomas simples – micropapilar e anaplásico, e de tipo especial – carcinoma adenoescamoso, carcinoma mucinoso, carcinoma rico em lípidos, carcinoma secretor, carcinoma de células fusiformes, carcinoma inflamatório, mioepitelioma maligno e carcinossarcoma. Em medicina humana, diferentes estudos demonstraram que alguns destes tumores apresentam alterações genéticas, moleculares e fenotípicas específicas, e estão associados a um pior prognóstico. Apesar de alguns estudos reportarem também um pior prognóstico de alguns destes RUMT em animais de companhia, o conhecimento relativo a estes tumores é escasso devido à sua baixa frequência. Por este motivo, este estudo teve como objetivos principais fazer uma caracterização e avaliar a evolução clínica, nomeadamente o tempo livre de doença (DFI) e o tempo de sobrevivência global (OS), de cadelas com RUMT através de um estudo retrospetivo multicêntrico. Com esse propósito, foram analisados os registos clínicos de cadelas com tumores da glândula mamária apresentadas em diferentes centros de atendimento médico veterinários de Portugal entre 2012 e 2023. Cadelas com RUMT, mas sem informação clínica disponível, com comorbilidades, com história de neoplasia maligna prévia (mamária ou outros tipos), com apenas lesões mamárias não neoplásicas, tumores mamários benignos ou tumores mamários malignos de tipos histológicos frequentes foram excluídas. Cadelas com RUMT e com lesões mamárias não neoplásicas, tumores mamários benignos ou tumores mamários malignos de tipos histológicos frequentes concomitantes foram admitidas. Foram incluídos neste estudo 42 cadelas com tumores mamários com idades compreendidas entre os 5 e os 18 anos (média de 11 anos) no momento do diagnóstico, das quais 14 apresentavam carcinossarcomas, sete carcinomas adenoescamosos, seis carcinomas inflamatórios, quatro carcinomas anaplásicos, quatro mioepiteliomas malignos, três carcinomas micropapilares, dois carcinomas de células fusiformes, um carcinoma mucinoso e um carcinoma e mioepitelioma maligno. De acordo com os resultados obtidos, os carcinomas anaplásicos e os carcinossarcomas apresentaram um comportamento biológico menos agressivo e uma evolução clínica mais favorável do que anteriormente descrito. Em contraste, as fêmeas com carcinomas de células fusiformes e carcinomas mucinosos apresentaram um pior prognóstico do que o anteriormente reportado, embora apenas dois e um animal de cada subtipo tumoral (respetivamente) tenham sido avaliados. Os carcinomas adenoescamosos, os carcinomas inflamatórios e os carcinomas micropapilares apresentaram um comportamento agressivo e as cadelas afetadas tiveram uma evolução clínica desfavorável, de acordo com o descrito em pesquisas anteriores. Em contrapartida, as cadelas com mioepiteliomas malignos tiveram melhor prognóstico, também de acordo com os resultados obtidos em estudos anteriores. Diferentes estudos demonstraram que os tumores mamários caninos são um modelo natural adequado para o estudo do cancro da mama humano, pelo que, do ponto de vista da medicina comparativa, o conhecimento sobre os RUMT em cadelas pode também ser potencialmente útil para a compreensão dos RUMT em humanos.
- Avaliação da pastagem e da produção animal da Herdade do FreixoPublication . Reis, Flávia Sofia GalãoO objetivo global foi avaliar a produção da pastagem e a produção animal da Herdade do Freixo, uma exploração de bovinos e ovinos de carne em Modo de Produção Biológico (MPB). Foi avaliada a produção de biomassa e a composição florística numa parcela já anteriormente estudada. Foi utilizado o método RPM (Rising Plate Meter) para avaliar a estimativa da biomassa desta pastagem. Foi efetuada a pesagem dos vitelos e calculo do ganho médio diário. A produção de biomassa medida foi de 6847kg/ha resultado de um ano agrícola favorável e elevada produtividade da vegetação espontânea da Herdade do Freixo. No outono a composição florística estava dominada por outras famílias (86.5%) com 9,6% gramíneas. Nos cortes seguintes as outras famílias diminuíram e na primavera a pastagem era dominada por gramíneas (54%) seguindo-se as outras famílias (31%). A melhor pastagem na primavera pode ter-se devido ao aumento da pressão de pastoreio. Foram identificadas 31 espécies: 8 gramíneas, 10 leguminosas e 13 de outras famílias botânicas. A espécie predominante foi Plantago lagopus L. A utilização do método do Rising Plate Meter (RPM) para estimar a biomassa revelou-se adequada no corte de 19/03, mas não no corte de 04/05, provavelmente devido à excessiva quantidade de biomassa presente. O encabeçamento total da exploração em 2024, era de 0,30 C.N./ha. Devido à falta de alimentos em 2022/2023 consequência da seca, o encabeçamento da exploração foi reduzido. Os machos apresentaram maior peso do que as fêmeas e maior ganho médio diário (1,3 kg/dia e 1,2kg/dia, respetivamente). Estes valores de GMD são muito bons atendendo a que os animais jovens são alimentados exclusivamente à base do leite materno e erva. O aumento do encabeçamento deverá melhorar a composição florística. Sugere-se a existência de um selo “pecuária extensiva”, valorização da carne produzida em MPB, redução da área de cada cerca e aumento dos pontos de água.
- Maneio da Dor em Animais Geriátricos através de Canabinóides e AcupunturaPublication . Godinho, Érica MoraisO estágio final da Licenciatura em Enfermagem Veterinária foi realizado na Clínica Veterinária Patas e Pêlos, de 26/02/2024 a 19/05/2024. Os objetivos principais foram aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e obter competências práticas e técnicas, e um dos objetivos específicos foi relativo a medicina complementar (canabinóides e acupuntura), uma área de interesse da aluna e praticada no local de estágio escolhido. Durante o estágio, a aluna estagiária, teve contacto com 760 animais, executou 386 atividades no internamento, 1042 a nível cirúrgico e 537 nas consultas de enfermagem; foram ainda realizadas 271 análises (sanguíneas, urinárias e citologias), 111 meios complementares de diagnóstico imagiológicos, 611 atividades relativas à preparação e administração de medicação e 792 outras atividades (que incluíram o acompanhamento de consultas veterinárias). Ao longo dos anos, tem-se assistido a uma procura crescente pela medicina complementar, especificamente, por canabinóides e acupuntura, principalmente para o maneio de dor crónica. De facto, existem diversos estudos que comprovam que ambos apresentam efeitos anti-inflamatórios e analgésicos e os canabinóides têm também efeitos ansiolíticos, antiepiléticos, anti-eméticos e estimulantes de apetite, imunossupressores e anti-neoplásicos. Assim, cada vez mais se verifica que os tutores preferem tratamentos naturais, com poucos efeitos adversos, comparativamente à medicina tradicional, sobretudo quando esta é insuficiente e apresenta limitações, sendo a solução principal os cuidados paliativos, de modo a promover o maior conforto e qualidade de vida para o seu animal de companhia, que muitas vezes já se encontra na fase de vida geriátrica.
- Avaliação do efeito da inoculação de espécies forrageiras na produção de biomassa aérea e radicularPublication . Martins, João Pedro MonteiroO presente trabalho decorreu na empresa Fertiprado, Sementes e Nutrientes, Lda., na Herdade dos Esquerdos, Vaiamonte, mais concretamente no departamento de Investigação e Desenvolvimento. O seu objetivo global é avaliar o efeito de inoculantes, com base em consórcios microbianos, em diferentes espécies forrageiras (Trifolium suaveolens Willd, Lolium multiflorum Lam., Avena strigosa Schreb. e x Triticosecale Witt.). As sementes destas espécies foram inoculadas com grupos específicos de microrganismos e foram avaliadas em campo e em vaso, para estudar o efeito na produção de biomassa aérea e radicular das culturas. Para as leguminosas foram testados os inoculantes: 1(consórcio de Rhizobium leguminosarum), 2 (Rhizoglomus irregulare, Funneliformis mosseae e Trichoderma koningii) e 3 (consórcio de Rhizobium leguminosarum). Para as gramíneas, foi avaliado o efeito do Inoculante 2 (Rhizoglomus irregulare, Funneliformis mosseae e Trichoderma koningii), o Inoculante 4 (Xanthomonas sp., Pseudomonas sp. e Stenotrophomonas rhizophila) e o Inoculante 5 (Pseudomonas sp. e Paenibacillus sp.). Nas leguminosas, os melhores resultados em termos de biomassa e rebrote, foram observados em plantas inoculadas com o Inoculante 3. Nas gramíneas, o Inoculante 4 aparenta ser o mais eficiente, quando consideramos a produção de biomassa aérea e radicular. Este estudo corrobora as evidências bibliográficas de que a pré-inoculação de leguminosas e gramíneas pode influenciar positivamente a produtividade destas culturas. Os resultados obtidos evidenciam a importância da seleção criteriosa de consórcios microbianos para a otimização da produção forrageira, podendo reduzir a utilização de adubos de síntese química, a redução de custos ao agricultor e, assim, promover práticas mais sustentáveis na agricultura.