ISG - Dissertações de Mestrado em Gestão Pública
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISG - Dissertações de Mestrado em Gestão Pública by Title
Now showing 1 - 10 of 21
Results Per Page
Sort Options
- Adaptação e validação de uma escala de medida do Cinismo Organizacional para o contexto português: Exemplo de um Instituto PúblicoPublication . Pestana Reis Pais Cardoso Saraiva Marques, Teresa; Dias, DamascenoO presente trabalho tem como fundamento a continuidade da investigação desenvolvida por Assis e Nascimento, cujo objetivo é a adaptação e validação para Portugal de uma escala de medição do cinismo organizacional, desenvolvida originalmente para o contexto americano. Não tendo sido conclusivo o estudo dos autores, estes deixaram pistas para investigações futuras, sendo sugerida a repetição do mesmo com novas amostras. Achou-se assim interessante desenvolver a pesquisa num contexto da Administração Pública indireta, concretamente num Instituto Público que resultou de um processo de fusão. O tema é pertinente, na medida em que a sua análise poderá dar relevo a variáveis passíveis de minimizar eventuais consequências menos positivas advindas do processo recentemente ocorrido com a fusão. Pode ainda fornecer pistas que permitam, por um lado, um contributo para a melhoria do desempenho e coesão organizacional e, por outro, colocar na agenda da investigação da Administração Pública um estudo atual que vise estudar esta temática tendo em conta justamente o universo próprio da Administração Pública. Apesar de este estudo não confirmar as conclusões da investigação em que se baseou, revela um novo foco, relativo ao contexto estudado, apresentando um constructo bidimensional em vez de unidimensional, como sugerido por Assis e Nascimento.
- Avaliação da marca na prespectiva dos visitantes e residentes: Estudo de Caso - Viver AlcochetePublication . Correia de Oliveira , Susana Isabel; Varela, MiguelNo contexto atual, os destinos, as cidades, os países são agora encarados como produtos. Neste âmbito, o city marketing e o city branding desempenham um papel chave na identificação das necessidades, desejos e interesses dos diferentes públicos da cidade, assim como na procura efetiva da sua satisfação e preservação do seu bem-estar, em particular e da sociedade em geral. Embora sendo uma disciplina recente, o branding de lugares tem despertado um interesse significativo, acompanhado pelo crescente número de publicações e artigos científicos sobre o tema. No entanto, continua a ser difícil desenhar e implementar eficazmente uma estratégia de marketing aplicada aos lugares, devido à sua complexidade enquanto produtos. Para o efeito, procura-se explicitar o branding, e o city branding, bem como sua evolução para place branding. Não existe melhor forma de perceber os mecanismo de ação, do que através experimentação. Aplicou-se um modelo de avaliação place branding a uma cidade em concreto.
- Avaliação do desempenho e do mérito operacional da Unidade de Gestão de Contra-ordenações da Autoridade Nacional de Segurança RodoviáriaPublication . Oliveira, Rui Manuel da Silva; Magalhães, José
- Balanced Scorecard - Concepção de um modelo de aplicação ao Exercito PortuguêsPublication . Ribeiro, Paulo; Ferreira, Joel
- A complementaridade das Obrigações Municipais como Recurso ao Financiamento Local. Evolução do endividamento creditíco no periodo 2008-2014Publication . Fernandes Pedro , Deodoro Joaquim; Gameiro, AntónioHodiernamente às finanças públicas e municipais portuguesas enfrentam grandes desafios. Os municípios são confrontados com fortes restrições de financiamento, mormente das suas fontes tradicionais; dos impostos, das transferências do Estado e do empréstimo bancário, incrementando assim a deterioração da economia municipal. A crise financeira a nível global veio demostrar a necessidade de se diversificar aquelas fontes, demostrando as fragilidades dos sectores públicos e privado da economia portuguesa, agravado com da exiguidade do crédito bancário concedido para o investimento em projectos de desenvolvimento. Acreditamos que se perde uma grande oportunidade de se combater esta crise ao não fazermos devido uso, do potencial que o mercado de capitais interno nos oferece, com vista a financiar projectos de longo prazo. Pensamos que há espaço para que se adopte o uso de obrigações municipais, não como alternativa mas como fonte complementar ao financiamento local.
- Criatividade nas Organizações Públicas: Para quando o Sector da Saúde?Publication . Batista Coelho, Anabela; Almeida, LeonorA criatividade enquanto habilidade para criar ideias novas e úteis, assim como soluções para as mudanças do dia-a-dia, tem vido a ser alvo, nos últimos anos, de uma importância e relevo crescentes. Por outro lado, as infecções associadas aos cuidados de saúde são um problema grave com que as instituições hospitalares se deparam diariamente. Sabendo que uma percentagem dessas infecções pode ser prevenida com uma adequada higiene das mãos, porque não colocar a criatividade ao serviço das organizações de saúde no sentido de aumentar a adesão aos programas de higienização das mãos? Com o objectivo de caracterizar os níveis de criatividade de uma amostra de 161 enfermeiros de um Hospital público da região de Lisboa, foi utilizado o Test for Creative Thinking – Drawing Production de Urban & Jellen (1996), por nos permitir explorar o potencial criativo global desses indivíduos. Com este estudo, procuramos ainda estabelecer uma relação entre os níveis de criatividade e a adesão ao programa de higiene das mãos. Entre os principais resultados, salienta-se a existência de uma correlação positiva entre a criatividade dos enfermeiros e a adesão ao programa de higiene das mãos e uma correlação negativa entre criatividade e tempo de experiência profissional.
- Descentralização: Implicações na Gestão Municipal - Uma aplicação na Ilha de Santiago, Cabo VerdePublication . Furtado Afonso, Adriano; Dias, ÁlvaroA presente dissertação centrou-se na análise do programa de descentralização em Cabo Verde e as suas implicações na gestão municipal, particularmente nos municípios da Ilha de Santiago. Os objectivos foram avaliar a percepção da participação dos cidadãos na elaboração de políticas, nas decisões locais, na fiscalização e controlo da acção dos dirigentes municipais, estudar o conhecimento dos mecanismos de participação, analisar o nível de dependência financeira em relação ao governo central e discutir a relação entre as capacidades técnicas municipais e a qualidade das decisões. Com base em questionários aplicados aos cidadãos e autarcas de três municípios da Ilha e, nos documentos oficiais e estudos já publicados, constatou-se que a participação dos cidadãos na gestão municipal é limitada e, por conseguinte, um fraco controlo, por parte dos cidadãos, sobre a acção dos governantes. Outrossim, a capacidade dos municípios em gerar receitas próprias é limitada, e sua dependência face à administração central é muito elevada, e uma certa carência em termos de pessoal técnico.
- A Gestão Pública como instrumento de combate à estigmatização e sentimentos de (in) segurança nos Bairros Sociais. Estudo de Caso: Bairro de Habitação Social "Quinta do Mocho"Publication . Correia Batista Tomás, Helena Maria; Brandão, NunoNuma era globalizada, a informação é difundida de uma forma assustadoramente veloz. Relatos de violência, pobreza e injustiças chegam-nos diariamente, quer pela própria vivência em comunidade, quer através dos meios de comunicação social, criando em cada um nós sentimentos de insegurança. Mas será que a forma como nos chega tal conhecimento corresponde à realidade? Estes temas têm vindo a ser debatidos na sociedade, tentando obter, sob várias perspetivas, as causas dos mesmos. Mais do que um debate é necessário mudar mentalidades, mostrar outras realidades. Na grande maioria das vezes julgamos atores e locais, estigmatizando-os, associando-os a imagens negativas, contribuindo para a sua segregação. Foi esta a razão da escolha deste trabalho: o combate às desigualdades, às injustiças, aos estigmas. A dignidade da pessoa humana, tratar todos os cidadãos por igual, independentemente da sua religião, raça, credo ou status social, é uma tarefa do Estado. Compete ao Gestor Público aplicar políticas que satisfaçam as necessidades dos seus cidadãos. A dignidade do ser humano deverá ser sempre o fim último de toda e qualquer decisão. Assim, o grande desafio para o gestor público, num Mundo preocupado com “números” e com custos, é combater as desigualdades sociais, é pensar nas pessoas, não somente nos seus direitos e deveres, mas também nos seus anseios, nos seus sonhos, no seu bem-estar. Pese embora nada se faça sem dinheiro, mudanças acontecem quando nos propomos a olhar para situações, locais ou indivíduos sob uma outra perspetiva. Este trabalho pretende mostrar como a gestão pública tem uma área bem mais abrangente: a gestão pública é o poder de mudar a vida de pessoas.
- Impacto do Codigo dos Contratos Públicos na Gestão de Empreendimentos de Obras PúblicasPublication . Ramos, Rodrigo João de Oliveira de Campos; Magalhães, José
- O Impacto do horário por turnos na eficácia da administração pública e os seus efeitos psicossociaisPublication . Alves Branco, Maria Isabel; Almeida, LeonorPromover a melhoria do bem-estar dos trabalhadores é investir na economia e aumentar a produtividade e/ou melhorar a qualidade dos serviços prestados, para tal, é necessário que o foco de estudo seja a sociedade politicamente articulada e a concepção de que é o ser humano o foco na construção dessa mesma sociedade (Salm e Menegasso, 2009). É nesta perspectiva que surge este estudo com o objectivo de caracterizar os níveis de Bemestar de uma amostra de enfermeiros do Centro Hospitalar Lisboa Norte/ Hospital de Santa Maria, bem como identificar os seus níveis de ansiedade e depressão. Participaram n=173 Enfermeiros, 146 do sexo feminino e 27 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 23 e os 59 anos (M= 34,79 e DP=8,683). Foram avaliados alguns dos efeitos associados ao trabalho por turnos ao nível da saúde/bem-estar e da vida familiar e social bem como as alterações a nível do estado emocional e depressivo. Os dados foram recolhidos através de um Questionário elaborado para o efeito, do “Hospital Anxiety and Depression Scale”/ Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar e do“Personal Wellbeing Índix/ Escala de Bem- Estar Pessoal, ambas validadas para a população portuguesa. Os resultados obtidos sugerem não existir diferenças significativas nos níveis de bem-estar entre os enfermeiros que trabalham por turnos e os que trabalham em horário de manhãs e tardes, nem quanto ao género, nem quanto ao facto de terem ou não filhos menores. Apesar dos enfermeiros com filhos menores apresentarem níveis de bem-estar mais elevados estes não são estatisticamente significativos. Quanto aos níveis de ansiedade e depressão també se encontraram diferenças significativas embora as médias dos níveis de ansiedade e depressão sejam sempre superiores nos enfermeiros que trabalham por turnos.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »