Browsing by Issue Date, starting with "2016-02-11"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A construção fílmica da cultura profissional dos jornalistas – uma análise diacrónicaPublication . Garção, Gaspar Augusto Venâncio; Bonixe, Joaquim Luís RodriguesO cinema, conhecido como a 7ªArte, é uma ‘fábrica de sonhos’ e de imagens, capturando e enfeitiçando há mais de um século os seus espetadores, que no escuro da sala de cinema se sentem identificados com os seus ídolos, criando dessa forma mitos, tal como o do ‘jornalista-herói’. Os jornalistas são definidos pela sua cultura profissional, uma série de características inerentes à profissão, tais como a objetividade, a neutralidade e a procura da verdade, por exemplo. Possuem também, dentro da chamada rotina jornalística, uma série de procedimentos que são específicos desta comunidade, tais como a forma de falar, o pensamento de alcateia, e uma obsessão pelos ‘furos’, os prazos e a concorrência, entre outros. O objetivo desta dissertação será o de perceber como a imagem do jornalista tem sido retratada no cinema, ao longo dos anos, e de que forma essa imagem tem evoluído. Para tal, serão analisados cinco filmes fundamentais para a história do jornalismo no cinema, desde os anos 40 e 50, através d’ O Grande Escândalo, Citizen Kane e O Grande Carnaval, até a Os Homens do Presidente, dos anos 70 e ao filme mais recente, Ligações Perigosas, de 2009.
- A Gestão Pública como instrumento de combate à estigmatização e sentimentos de (in) segurança nos Bairros Sociais. Estudo de Caso: Bairro de Habitação Social "Quinta do Mocho"Publication . Correia Batista Tomás, Helena Maria; Brandão, NunoNuma era globalizada, a informação é difundida de uma forma assustadoramente veloz. Relatos de violência, pobreza e injustiças chegam-nos diariamente, quer pela própria vivência em comunidade, quer através dos meios de comunicação social, criando em cada um nós sentimentos de insegurança. Mas será que a forma como nos chega tal conhecimento corresponde à realidade? Estes temas têm vindo a ser debatidos na sociedade, tentando obter, sob várias perspetivas, as causas dos mesmos. Mais do que um debate é necessário mudar mentalidades, mostrar outras realidades. Na grande maioria das vezes julgamos atores e locais, estigmatizando-os, associando-os a imagens negativas, contribuindo para a sua segregação. Foi esta a razão da escolha deste trabalho: o combate às desigualdades, às injustiças, aos estigmas. A dignidade da pessoa humana, tratar todos os cidadãos por igual, independentemente da sua religião, raça, credo ou status social, é uma tarefa do Estado. Compete ao Gestor Público aplicar políticas que satisfaçam as necessidades dos seus cidadãos. A dignidade do ser humano deverá ser sempre o fim último de toda e qualquer decisão. Assim, o grande desafio para o gestor público, num Mundo preocupado com “números” e com custos, é combater as desigualdades sociais, é pensar nas pessoas, não somente nos seus direitos e deveres, mas também nos seus anseios, nos seus sonhos, no seu bem-estar. Pese embora nada se faça sem dinheiro, mudanças acontecem quando nos propomos a olhar para situações, locais ou indivíduos sob uma outra perspetiva. Este trabalho pretende mostrar como a gestão pública tem uma área bem mais abrangente: a gestão pública é o poder de mudar a vida de pessoas.
- As Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas na Gestão das Autarquias como fator de prestação e proximidade junto dos cidadãos - Estudo de Caso: O CRM no Municipio de AlcochetePublication . Estrela Santa Paixão da Silva, Eulália Maria; Brandão, NunoPerante a atual evolução dos mercados e a constante competitividade entre as entidades, há a necessidade de valorizar e de fortalecer o relacionamento com os clientes. As entidades da Administração Pública (AP) também sofrem esta evolução do mercado. O Customer Relationship Management (CRM) é a ferramenta quem vem facilitar esta evolução, que permite o armazenamento de toda a informação dos clientes, bem como personalizar todas as interações com estes e tornar os processos mais céleres. Uma vez que esta investigação contempla um Estudo de Caso numa Entidade Pública, será pertinente falar em Citizen Relationship Management (CzRM), dado que é uma estratégia das organizações públicas que procura melhorar o relacionamento com os seus cidadãos. Essa estratégia é inspirada nas iniciativas de Customer Relationship Management (CRM) das empresas privadas. Para tanto, são implementados valores do marketing relacional em articulação com um conjunto de Sistemas de Informação (SI) que auxiliam no tratamento individualizado do cidadão. Os principais objetivos das Autarquias prendem-se com a melhoria da gestão de relacionamento com o cidadão, a prestação ao cidadão um serviço de qualidade, colocando este no centro das atenções. Assim sendo, a adoção de CRM irá aprimorar tanto os processos internos como os externos reduzindo o tempo de espera no atendimento, o que resulta numa melhoria da qualidade do serviço prestado e, consequentemente, no aumento da satisfação dos cidadãos.