ESEC - Teses de Doutoramento
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- A abordagem holística do marketing como o novo paradigma no mercado da modaPublication . Morais, João; Guedes, Maria da GraçaAs recentes alterações do contexto económico mundial, em geral, e da Europa, em particular, combinadas com as crises ecológica, climática e social marcaram as características estruturais dos diferentes sistemas e levaram à mudança dos mercados. Este primeiro período conturbado do século XXI., assente, especialmente, no colapso financeiro, teve a particularidade de, entre outros aspectos, conseguir colocar em causa os princípios, os valores e as práticas de consumo das últimas décadas. No caso particular da moda a reorientação dos critérios de escolha dos consumidores, no sentido das questões ambientais e sociais, fizeram com que as propostas de valor passassem a ter que incorporar estas novas realidades. Se no passado recente a abordagem de mercado passava pela criação e comunicação de marcas de moda potenciadoras de impulsos e desejos, assumem agora o imperativo da mudança e estabelecem uma nova abordagem de natureza holística, enquadrando, dessa forma, os ambientes de marketing, a natureza global dos mercados e a expressão destes novos paradigmas económico-sociais. A moda, como expoente do efémero, evolui então rumo a conceitos como a sustentabilidade, a ética, a responsabilidade social ou o comércio justo. As estratégias de marketing das marcas de moda, do criador às marcas de massa, começam assim a assumir uma orientação sustentável e de partilha de valores com os seus clientes, colaboradores, distribuidores, intermediários, fornecedores (stakeholders), preocupando-se em contribuir para um mundo melhor e que, ao mesmo tempo, satisfaça as necessidades dos diferentes agentes. De modo a seguir esta linha e visão orientadora, o trabalho de investigação passa pela concessão de um modelo de marketing adequado às novas condições de competitividade do mercado global, adaptado às próprias características das PME’s da cadeia de valor da moda e que, ao mesmo tempo, seja capaz de combinar as exigências de valor dos stakeholders, em particular dos consumidores. Com origem na identificação das alterações do contexto, da abordagem de marketing e da moda descritas por autores, investigadores e diversas instituições e empresas foi recolhida informação junto de empresas de moda e de agências de tendências que, posteriormente, deram origem a exploração de conclusões. Como consequência constatamos que marcas de moda devem ter uma abordagem holística ao mercado de forma a conseguirem acompanhar os novos critérios de escolha, cada vez mais marcados por preocupações ligadas à sustentabilidade.
- Antecipação da conciliação dos papéis familiares e profissionais na transição para a idade adulta : estudo diferencial e intergeracionalPublication . Andrade, C.; Fontaine, Anne MarieNas últimas décadas assistiu-se a um conjunto de alterações sociais surgindo uma etapa do ciclo vital com características próprias do ponto de vista do desenvolvimento psicológico e social que se designa por adultez emergente. Esta transição para a idade adulta tende a ser vivida, cada vez mais, num contexto de coabitação com os pais, onde a influência destes ao nível das atitudes e dos modelos de actuação pode sofrer uma extensão dando lugar à transmissão intergeracional de pais para filhos de atitudes em relação aos papéis de adulto e sua conciliação. O presente estudo pretendeu analisar junto de um grupo de universitários e de jovens trabalhadores em que medida as diferenças de estatuto ocupacional e de género se traduziam nas atitudes em relação aos papéis de género, em relação à família, ao trabalho, ao conflito e às estratégias de conciliação papéis. Pretendeu-se também observar diferenças ao nível de um conjunto de variáveis psicológicas, mais concretamente dos estatutos de identidade, do auto-conceito e da construção da autonomia em relação aos pais sendo também estudadas, as relações entre as atitudes e as variáveis psicológicas e as estratégias antecipadas de conciliação dos papéis familiares e profissionais também de acordo com o género e o estatuto dos sujeitos. Este estudo envolveu 709 universitários e trabalhadores licenciados tendo-se encontrado diferenças significativas ao nível do desenvolvimento psicológico, das atitudes e das estratégias antecipadas para a conciliação de papéis de acordo com o género e com o estatuto. Os resultados permitem, por um lado, sustentar a hipótese da presença das características da adultez emergente para o caso dos trabalhadores, sendo esta questionada para os estudantes. Destaca-se, ainda, que as variáveis em estudo e os modelos para a conciliação de papéis familiares são diferentes de acordo com o género e estatuto ocupacional e apontam para modelos de influências diferentes. O segundo estudo realizado junto de 101 famílias (pai, mãe e filho/filha) pretendeu analisar diferenças entre gerações de pais e filhos nas atitudes em relação aos papéis de género, à família, ao trabalho, ao conflito e às estratégias de conciliação de papéis e efectuar um estudo comparativo das influências das atitudes nas estratégias de conciliação da vida familiar e profissional, tanto para os pais como para os filhos de acordo género do progenitor e do descendente. Na linha de estudo da transmissão intergeracional e com base num modelo de relações entre atitudes de pais e filhos analisam-se as influências das atitudes dos progenitores nos descendentes. Os resultados permitem identificar, numa primeira fase, um conjunto de diferenças nas atitudes entre pais e filhos apontando para a existência de diferenças geracionais e diferenças de género intrageracionais. Por último, o teste do modelo de transmissão intergeracional de pais para filhos permitiu obter resultados que apoiam, em geral, a hipótese da transmissão geracional, ao nível mãe-filha, mãe-filho e paifilho, não tendo sido encontradas influencias de pais para filhas. Globalmente, os resultados obtidos são discutidos e analisados no quadro conceptual do estudo da transição para a idade adulta, da transmissão intergeracional de atitudes no contexto dos papéis de adulto e sua conciliação e dos modelos de influências de atitudes nas estratégias antecipadas de conciliação de papéis. A análise destaca ainda, em qualquer um dos estudos a importância do género enquanto variável diferenciadora destes processos. Os limites metodológicos de presente estudo bem como algumas implicações decorrentes do mesmo para a análise da transição para a idade adulta e a conciliação de papéis familiares e profissionais são apresentadas.
- Atitude face ao futuro, satisfação com a vida e raciocínio sistemático em novas situações : estudo com uma amostra de estudantes do ensino superiorPublication . Matos, Alda; Paixão, Maria Paula Barbas de AlbuquerqueNo presente trabalho procurámos averiguar se existia alguma relação entre as variáveis atitude face ao futuro, satisfação com a vida e raciocínio sistemático em novas situações. Com esse objetivo, aplicámos a Escala de Atitudes Relativamente ao Futuro (Time Attitude Scale - TAS), a Escala de Satisfação com a Vida (Satisfaction With Life Scale - SWLS) e o Teste de Dominós D48 a uma amostra de 319 sujeitos, estudantes dos 1º, 2º e 3º anos das Licenciaturas de Animação Socioeducativa, Educação Básica e Musica, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. Em termos gerais, ao nível das variáveis acima mencionadas, encontrou-se uma relação positiva e significativa entre a atitude face ao futuro e a satisfação com a vida. A variável raciocínio sistemático em novas situações não se mostrou relacionada com nem com a atitude face ao futuro nem com a satisfação com a vida. Adicionalmente, no âmbito desta investigação, com uma amostra de 241 estudantes de várias Licenciaturas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, efetuou-se uma análise confirmatória da Escala de Atitudes Relativamente ao Futuro (Time Attitude Scale - TAS), tendo-se mostrado apropriada a supressão de um fator (Distância Temporal) e a eliminação de três itens da referida Escala. Realizou-se ainda uma análise cognitiva (e respetiva categorização) dos itens do Teste de Dominós D48. Ao que sabemos, esta tarefa nunca havia sido realizada com este teste de dominós. A nosso ver, estas diligências com o Teste D48 permitiram obter algumas informações relevantes que poderão ser úteis, quer no domínio da prática da avaliação psicológica com este teste quer numa eventual futura revisão desta prova. Por último, do conjunto total dos resultados obtidos, procurámos retirar implicações suscetíveis de melhorar a nossa atividade pedagógica junto dos/das estudantes do Ensino Superior com os/as quais trabalhamos.
- Competencialização colaborativa em educação de infância : com suporte numa plataforma supervisiva onlinePublication . Chélinho, Joana; Portugal, Maria Gabriela Correia de CastroO estudo que se apresenta resulta de um projeto de investigação-ação centrado na problematização de uma ‘blended’ supervisão pedagógica em educação de infância, ou seja, no ensaio de estratégias supervisivas online complementares às estratégias presenciais de acompanhamento e emancipação de (futuros) profissionais da infância. Como eixo estruturante do referencial formativo (concetual-práxico) optou-se pela pilotagem online do Sistema de Acompanhamento das Crianças (Laevers & Portugal, 2010), enquanto dispositivo organizador e promotor de competências experienciais (empíricas/analíticas, práticas/estratégicas, avaliativas, comunicacionais), que parecem ter sido potenciadas, reforçando-se igualmente a construção e socialização de um discurso coletivo sobre as próprias práticas. As participantes no projeto de investigação traduziram, nas suas narrativas de aprendizagens experienciais (pré)profissionais, ter explorado “Um instrumento de trabalho muito importante”, “para apurar o olhar” e “despertar a minha atenção”, “para conhecer melhor a individualidade das crianças”, “para estruturar e refletir”, “as condições do ambiente educativo”, “dando voz às crianças”, “continuando o trabalho”, “para refletir/operacionalizar/ atualizar”, “melhoramentos”. A plataforma Colabor@, desenvolvida para o efeito, revelou-se, segundo os dados obtidos, um ‘entre-lugar’ reflexivo e articulador entre as práticas concretas e a sua análise crítica, desenvolvida em partilha e debate de experiências e referenciais; uma oportunidade de construção autónoma, mas conjunta de saberes profissionais; um desafio (trans)formador de perspetivas acerca das crianças e do seu acompanhamento.
- Compreensão na leitura : processos e estratégias para a activação de competênciasPublication . Vaz, João; Abreu, Manuel Viegas
- A comunicação das organizações socialmente responsáveis : uma análise de relatórios de respondabilidadePublication . Leandro, Alexandra; Ruâo, TeresaEste estudo teve como ponto de partida a intenção de ampliar o conhecimento sobre a área específica e emergente da comunicação da responsabilidade social. A responsabilidade social é um conjunto de políticas e práticas que uma organização adota voluntariamente tendo em vista o cumprimento harmonioso das necessidades das suas diversas partes interessadas (stakeholders), sem que o seu objetivo natural de geração de lucro seja anulado (CE, 2001). Com o ponto de vista da comunicação organizacional e estratégica, esta pesquisa centrou-se na vontade de conhecer qual o valor que a responsabilidade social interna toma nas escolhas estratégicas ao nível da comunicação nas empresas da atualidade, nesses documentos institucionais plenos de intencionalidade que são os relatórios de responsabilidade social, intencionalidade essa que, aliás, fundamenta a própria disciplina da comunicação estratégica, enquanto novo paradigma do estudo da comunicação das organizações (cf, e.g., Argenti, Howell, & Beck, 2005; Hallahan, Holtzhausen, van Ruler, Vercic, & Sriramesh, 2007; Carrillo, 2014; Oliveira & Ruão, 2014). Para levar a cabo o objetivo mais lato deste trabalho recorremos a uma metodologia qualitativa. Através de um estudo de caso múltiplo, debruçamo-nos sobre as unidades de análise, sendo estas os enunciados sobre as práticas de responsabilidade social interna dos relatórios de 10 empresas socialmente responsáveis, que foram validadas externamente (rankings) como sendo bons locais para trabalhar. Assim, tendo em conta esse pendor da responsabilidade social interna, propomo-nos a verificar se essa preocupação com o stakeholder colaboradores é vertida nos relatórios. Este estudo de caso é um contributo válido para os estudos da comunicação organizacional estratégica, em concreto, a comunicação da responsabilidade social, no sentido em que conseguimos fazer emergir um perfil de coerência entre as preocupações com a responsabilidade social interna das organizações estudadas e a comunicação das mesmas (por locução própria ou alheia às organizações) e, ainda, demonstrar alguns traços preponderantes nas organizações que têm cotação mais alta nesse perfil. Esses traços podem resumir-se no alinhamento identitário da organização com a sua identidade enquanto socialmente responsável; outro traço é a representação imagética do foco nos colaboradores naquilo que é a componente visual dos RRS que é coerente com o conteúdo altamente vocacionado para esses stakeholders; e, por fim, é a atribuição por outros de sentidos, que remetem, essencialmente, para o espírito de equipa, sentido de pertença e a importância da cultura dessa mesma organização.
- A construção do ambiente como problema social em Portugal : anos 70 - anos 90Publication . Carvalho, Nuno Manuel dos Santos; Santos, Rui; Soromenho-Marques, Viriato
- A dança criativa e a aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico : contributos de uma abordagem interdisciplinar no estudo do meio, no português, na matemática e na atitude criativaPublication . Rebelo Leandro, Cristina; Monteiro, Elisabete Alexandra Pinheiro; Melo, Filipe Manuel SoaresEste estudo, quasi-experimental, pretendeu analisar a dança criativa como um meio de aprendizagem interdisciplinar de conteúdos das áreas curriculares e da criatividade. Os objetivos da investigação foram: analisar o impacto da dança criativa na aprendizagem de conteúdos de Estudo do Meio, Português e Matemática e a influência da dança na atitude criativa, em crianças do 2.º Ano do 1.º Ciclo Ensino Básico. A amostra incluiu oito turmas (cinco do grupo experimental e três do grupo de controlo), perfazendo um total de 117 crianças. Como proposta metodológica apontámos para uma intervenção composta por quatro sessões de dança criativa em cada área disciplinar no grupo experimental, tendo os dois grupos sido avaliados através de fichas de desempenho, em três momentos diferentes (pré-teste, pós-teste e reteste) e através do teste de criatividade, no pré e pós-testes. Os dados foram analisados maioritariamente com recurso a análises de variância e testes t de Student para amostras emparelhadas. As conclusões evidenciaram que os alunos que consolidaram os conteúdos nas aulas de dança criativa apresentaram diferenças significativas nos ganhos de aprendizagem na área disciplinar de Estudo do Meio, Português e Matemática, por comparação ao grupo controlo. No referente à criatividade concluímos que a intervenção pela dança criativa não apresentou qualquer efeito ao nível da atitude criativa dos alunos.
- Design e urbanidade : cumplicidades do programa PolisPublication . Paiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo; Duarte, Rui Barreiros; Silva, Fernando José Carneiro Moreira daA presente tese insere-se na área científica de Design, e pretende contribuir para um (re)conhecimento e compreensão aprofundados da sua participação disciplinar na qualificação e valorização de contextos patrimoniais e culturais de cidades portuguesas, tendo como pano de fundo os novos paradigmas e modelos de comportamento sócio- -urbano e, concomitantemente, as novas manifestações de urbanidade. Fundados na estrutura temática da tese, recuperamos a matriz conceptual de urbanidade, numa perspectiva centrada no quadro evolutivo das complexidades urbanas, tendo por objecto fundamental a reflexão sobre a cidade física e social, na qual se fundamentam valores históricos, simbólicos e culturais. Convocamos o design, como disciplina central desta investigação, e dissertamos sobre o seu papel socializante no quadro do respeito pela cidade nas suas múltiplas dimensões, designadamente, na responsabilidade pela inclusão, na criatividade e inovação e na defesa da identidade cultural, a que associamos os contributos da sociologia, do ambiente e da educação. Em complementaridade aos núcleos teórico-conceptuais e visando-se o aprofundamento do campo de estudo, procedemos a uma abordagem transversal ao Programa Polis, tendente a clarificar o seu alcance e influência na qualificação urbana e valorização ambiental das urbes portuguesas, tendo subjacentes a participação e contributos do design. A complexidade de que se revestem os âmbitos e as perspectivas enunciadas encontra eco numa visão aparentemente não consciencializada dos cidadãos relativamente aos espaços e objectos determinados pelo design, problemática que justifica a investigação e a produção de novo conhecimento sobre o seu estatuto participativo e a sua dimensão cultural(izante) em espaço público. Metodologicamente, embora o estudo constitua essencialmente uma abordagem de tipo qualitativo, recorre também a informação quantitativa complementar, pelo que remete para uma metodologia mista não-intervencionista − dinâmica metodológica que, associada a múltiplos contextos e participantes, justificam a inclusão dos paradigmas construtivista e da complexidade no quadro desta investigação, que se assume ainda como um estudo de caso na variante multicaso. A conclusão geral do estudo permite considerar que o Programa Polis promoveu a requalificação do património urbano e contribuiu para a revalorização ambiental e usufruição de um expressivo número de lugares de cidades portuguesas. Essa evidência decorre do envolvimento de múltiplas entidades e agentes que potenciaram o carácter multidisciplinar das intervenções, destacando-se neste âmbito o design, o qual concorreu para novas estéticas e funcionalidades do espaço público - factores que induziram a novos usos e apropriações, reforçaram a identidade das cidades, favoreceram a qualidade de vida dos cidadãos e propiciaram a fundação de novas urbanidades.
- O design gráfico para a infância : os manuais escolares do 1.º ciclo do ensino básico em PortugalPublication . Antunes, M.; Plasencia Climent, CarlosA presente tese tem como temática o design gráfico dos manuais escolares do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e pretende contribuir para um conhecimento e compreensão da participação do design como uma área disciplinar imprescindível para a qualidade dos manuais escolares. A importância desta investigação justifica-se devido à atualidade do tema, dadas as variantes sociais que Portugal tem vindo a enfrentar e que se refletem no setor da educação, originando uma readaptação constante das editoras a essas mudanças. No sistema educativo, o manual escolar é um auxiliar útil para o professor no processo de ensino e um instrumento indispensável no desenvolvimento das aprendizagens da criança, pelo que tem sido alvo de análise, debate e crítica ao longo dos tempos na sociedade portuguesa. Sendo assim, o trabalho de investigação que aqui apresentamos teve como objetivos analisar e comprovar a importância do design gráfico na elaboração dos manuais escolares nacionais, em geral, e nos do 1.º CEB, em particular; e perceber até que ponto as editoras (responsáveis pela elaboração dos manuais escolares) reconhecem a importância do design gráfico e do designer como interveniente imprescindível para que os manuais respondam adequadamente às características específicas das crianças, neste caso do 1.º CEB. Para a fundamentação teórica, recorremos à legislação nacional e à bibliografia de referência para a temática em estudo. Metodologicamente, definimos, para esta investigação, uma abordagem de caráter misto, qualitativa de pendor interpretativo, não intervencionista. Para tal, recorremos à pesquisa documental, à observação direta do estudo de caso, na variante multicaso, e à pesquisa por entrevista, no sentido de compreendermos e interpretarmos o fenómeno em estudo. A conclusão geral do estudo permite considerar que o contributo do design tem sido valorizado pelas editoras na elaboração dos manuais escolares, quer através do departamento de design, inserido na editora, quer através de encomenda a um atelier de design de comunicação. Verificámos que o designer assume um papel importante dentro da editora, uma vez que tem a responsabilidade de definir os diferentes aspetos gráficos, capa e layout do manual, e coordenar o trabalho desenvolvido pelos paginadores.