Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
8.36 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
Este estudo, quasi-experimental, pretendeu analisar a dança criativa como um
meio de aprendizagem interdisciplinar de conteúdos das áreas curriculares e
da criatividade. Os objetivos da investigação foram: analisar o impacto da
dança criativa na aprendizagem de conteúdos de Estudo do Meio, Português e
Matemática e a influência da dança na atitude criativa, em crianças do 2.º Ano
do 1.º Ciclo Ensino Básico. A amostra incluiu oito turmas (cinco do grupo
experimental e três do grupo de controlo), perfazendo um total de 117 crianças.
Como proposta metodológica apontámos para uma intervenção composta por
quatro sessões de dança criativa em cada área disciplinar no grupo
experimental, tendo os dois grupos sido avaliados através de fichas de
desempenho, em três momentos diferentes (pré-teste, pós-teste e reteste) e
através do teste de criatividade, no pré e pós-testes. Os dados foram
analisados maioritariamente com recurso a análises de variância e testes t de
Student para amostras emparelhadas. As conclusões evidenciaram que os
alunos que consolidaram os conteúdos nas aulas de dança criativa
apresentaram diferenças significativas nos ganhos de aprendizagem na área
disciplinar de Estudo do Meio, Português e Matemática, por comparação ao
grupo controlo. No referente à criatividade concluímos que a intervenção pela
dança criativa não apresentou qualquer efeito ao nível da atitude criativa dos
alunos.
Description
Keywords
Dança criativa aprendizagem interdisciplinar áreas disciplinares de Estudo do Meio, Português e Matemática atitude criativa; 1.ºCiclo do Ensino Básico Creative dance interdisciplinary learning disciplinary areas of Social Studies, Portuguese, and Mathematics creative attitude primary education